Aprendemos que a libertação do pecado não é deixar
de pecar, e sim deixar de ser escravo do pecado.
INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL
[INÍCIO] [INTERPRETAÇÃO BÍBLICA] [CURSO DE OBREIROS] [ARTIGOS] [ATUALIDADE] [AGENDA] [PREGAÇÕES/PALEST] [ESCOLA DOMINICAL] [DIDÁTICA CRISTÃ] [ESTUDO BÍBLICO] [ESBOÇO DE PREGAÇÃO]
__________________________________________________________________
quinta-feira, 20 de março de 2014
sábado, 15 de março de 2014
DIDÁTICA CRISTÃO - Lista dos Temas de Didática
Veja os métodos didáticos para melhorar suas aulas e palestras. É só clicar no tópico:
Apresentação de Didática
Foco
O Debate
Perguntas e Respostas
A Palestra
domingo, 9 de março de 2014
DIDÁTICA CRISTÃ - Foco
Uma recomendação para o professor ou palestrante é que ele mantenha o foco da classe no objetivo durante a ministração.
Uma aula sem um objetivo definido pode se tornar em um emaranhado de conteúdos sem ligação entre si, mas quando o professor direciona a sua aula em um objetivo, ela fica bem mais coerente e interessante.
Para isso o professor pode seguir essas simples recomendações:
No início da aula deve comentar o objetivo proposto e duranta a sua explanação ele retorna ao objetivo relembrando os seus alunos.
Ele poderá fazer isso com perguntas diretas aos alunos:
Vocês se lembram do objetivo?
Ou ele também pode afirmar:
No início nós dissemos que...
Dessa forma ele vai lembrando à classe do objetivo durante a aula e massificando na mente dos alunos.
O questionário no final da lição geralmente é orientado para o objetivo, mas o professor pode acrescentar outras perguntas durante a ministração.
Veja um exemplo para formar objetivos.
Ex: Se a aula vai falar de Tabernáculo, o professor pode se orientar pelos seguintes objetivos:
1. Mostrar a representação de cada peça do Tabernáculo comparando com a Igreja hoje;
2. Mostrar como Cristo é representado em cada ritual ou parte do tabernáculo;
3. Mostrar como deveria haver reverência nos ritos cerimoniais.
O professor pode se guiar pelos três objetivos ou escolher ainda outros, essa escolha deve ser feita na hora de preparar o esboço.
Obs: O aluno jamais perceberá o porque da aula estar mais interessante, ele apenas perceberá que aprendeu mais.
Marcos André - Professor
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Jesus Prega na Praia Lc 5.3
"E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.” Lucas 5:3
Esse ato de Jesus parece ser simples, mas está carregado de sabedoria e conhecimento de ciências e físicas.
Devemos considerar que Jesus em sua época não dispunha de aparelhos de som e microfones e nem auditórios para reunir e acomodar o povo. Então Ele pede a Pedro que afaste o barquinho um pouco da margem.
Devido a ondulação da margem e a inclinação da areia, o povo estaria em posição perfeita para poder ver a Cristo no barco, assim Ele poderia ser visto por um número maior de pessoas.
Devemos considerar que Jesus em sua época não dispunha de aparelhos de som e microfones e nem auditórios para reunir e acomodar o povo. Então Ele pede a Pedro que afaste o barquinho um pouco da margem.
Devido a ondulação da margem e a inclinação da areia, o povo estaria em posição perfeita para poder ver a Cristo no barco, assim Ele poderia ser visto por um número maior de pessoas.
Além disso tem também a acústica veja: pela Física sabemos que o som tem a sua velocidade aumentada na superfície da água, ficando em torno de 1400 metros por segundos, desse forma as palavras de alguém que fala na superfície da água se tornam mais claras e mais altas. Como Jesus sabia disso? Obviamente por Ele ter trabalhado na criação do mundo!
Marcos André - Professor
Marcos André - Professor
domingo, 23 de fevereiro de 2014
Foram desfeitas as alterações de URL do CLUBE DA TEOLOGIA, permanece o URL tradicional:
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)