sexta-feira, 7 de abril de 2023

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 2 / 2º Trim 2023

A CRIAÇÃO DO UNIVERSO
___/ ___/ ______



TEXTO DE REFERÊNCIA:  Gn 2.1-8

VERSÍCULO DO DIA
"Pela fé, entendemos que os mundos, pela Palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente". Hb 11.3

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Evidenciar Deus como Criador do mundo;
- Perceber o poder de Deus na Criação do homem;
- Entender que o Universo funciona em harmonia.

VERDADE APLICADA
A Criação mostra o poder sobre o Universo, ao criar tudo o que existe, apenas com o poder de Sua Palavra, ou seja, não havia matéria-prima.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos, para que todos possam compreender a grande Verdade do poder de Deus manifesto em toda a Sua criação.

LEITURA SEMANAL
Seg Gn 1.3-5
O primeiro dia da Criação.
Ter Gn 1.6-8
O segundo dia da Criação.
Qua Gn 1.9.13
O terceiro dia da Criação.
Qui Gn 1.14-19
O quarto dia da Criação.
Sex Gn 1.20-23
O quinto dia da Criação.
Sab Gn 1.24-30
O sexto e sétimo dias da Criação.

INTRODUÇÃO
Ao contrário do que diz a teoria evolucionista, a Bíblia relata a criação do mundo e tudo o que nele existe, pelo poder sobrenatural de Deus. Tudo foi criado pelo poder de Sua Palavra, conforme escrito em Hebreus 11.3.

Ponto-chave
"Deus criou o mundo, estabelecendo Leis, para que o homem e o Universo funcionassem em perfeita harmonia, porém o pecado alterou o ciclo das coisas".

1 - A CRIAÇÃO DA TERRA
Deus é o criador de todas as coisas. A ciência diz que a Terra passou por um processo de evolução no decorrer das eras geológicas, porém a Bíblia diz que tudo o que existe foi feito por Deus, em um período de seis dias.

1.1. Criado a partir do nada
O Livro de Gênesis, narra a criação da Terra e dos seres que nela existem. Na narrativa da criação, a palavra "haja" e usada cerca de quatro vezes e a expressão "produza" cerca de três vezes, mostrando que, através de uma Ordem Divina, as coisas foram criadas. O verbo "barah" usado apenas quando Deus é o sujeito da ação; a princípio, trazendo a ideia de criar, sem uso de matéria-prima. Não existia nada mas, pela Palavra de Deus, luz, céu, mar, terra, animais marítimos e terrestres passaram a existir e a terra passou a produzir seus frutos e árvores. João ressalta que, sem a Presença do Verbo, nada que existe, existiria (Jo 1.3).

1.2. Deus, o Criador de tudo
O Universo e tudo o que existe nele é obra exclusiva das Mãos de Deus. Cada vez que os cientistas descobrem mistérios relacionados à Via Láctea, à perfeição do Universo, bem como as leis que regem os planetas e a complexidade do corpo humano, percebemos a grandeza de Deus, entendendo que, somente um Ser Eterno e Poderoso, poderia criar algo com tanta perfeição e harmonia. Sabe-se que a superfície do sol, chega a 5.500° C, e Deus o colocou a uma distância segura da Terra. O Salmista exprimiu tamanha grandeza, ao dizer: "Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento, as
obras de suas mãos", Sl 19.1.

Refletindo
"A Criação do Universo demonstra, não somente o Poder de Deus, mas também Sua capacidade em colocar ordem e equilíbrio nas coisas, para funcionar em perfeita harmonia". Bispo Primaz Dr. Manoel Ferreira

2 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
Na Teologia, o homem é considerado coroa da Criação, pois justamente Deus, decide criar o ser humano, depois de ter feito a Terra. Deus primeiro fez a casa, para depois fazer o seu habitante.

2.1. Conforme a Sua imagem e semelhança
O Texto Sagrado é enfático em dizer que: "Deus criou o homem conforme a sua imagem, segundo a sua semelhança" (Gn 1.26). Os termos hebraicos usados na passagem são: "tselem" e demuch informando que o homem fora feito à semelhança de Deus, sendo uma criatura racional, pessoal, criativa e moral com quem, o próprio Deus compartilha alguns de Seus atributos. Deus é um Ser Trino, então o homem em sua constituição é formado de corpo, alma e espírito. Vale salientar, que as palavras imagem e semelhança; são sinônimas, não trazendo confusão na interpretação. O Amor de Deus com o homem é tão grande, que resolveu dar a ele Suas próprias características.

2.2. Feito alma vivente
Podemos dizer que a Criação do homem passou por três fases. A primeira, está no planejamento e no próprio ato da Trindade Santa em criar o homem (Gn 1.26). O segundo momento, se caracteriza na formação de um boneco, onde Deus coloca as Suas mãos no barro para formar o homem (Gn 2.7). A terceira e última fase, consiste em Deus soprar no homem, o fôlego de vida e torná-lo um ser vivo (Jó 33.4). Todas as coisas foram criadas com o poder da Palavra de Deus, porém o homem foi feito pelas Mãos de Deus e se tornou humano através do Sopro Divino. Carregamos as digitais de Deus em nossas vidas!

3 - A HARMONIA DA CRIAÇÃO
Deus quando criou o Universo, estabeleceu leis, para que regessem as estações e tudo funcionasse em perfeita harmonia. Em Jó 38, vemos o próprio Deus perguntando para Jó, sobre os limites estabelecidos na Terra e até mesmo Suas Leis.

3.1. Enquanto a Terra durar
O Livro de Gênesis mostra que Deus estabeleceu estações e épocas sobre a Terra. Disse que, enquanto a Terra durar, sempre haverá sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite (Gn 8.22). Sabemos pela Ciência que as estações do ano ocorrem devido a inclinação da Terra em relação ao sol. O movimento do planeta Terra em volta do sol é chamado de translação e dura um ano. A Ciência fez grandes descobertas em relação ao Universo e sua harmonia, mostrando a grandeza de Deus, em estabelecer a ordem diante do caos que existia no Princípio, quando a Terra era sem forma e vazia (Gn 1.2).

3.2. A fauna ea flora
Os relatos bíblicos mostram que Deus determinou que a Terra produzisse ervas e árvores frutíferas, assim como determinou a criação de répteis e toda a vida marinha. A Terra, fora criada para ser o habitat dos animais, plantas e, em especial do homem. Infelizmente, com a entrada do pecado no mundo e posteriormente com a corrupção do gênero humano, muitas espécies da fauna e da flora estão em extinção. Devido ao pecado, o equilíbrio natural estabelecido por Deus foi alterado e hoje até a terra geme com dores (Rm 8.19-22).

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
De acordo com Horton, existem quatro modelos que buscam harmonizar a Revelação especial de Deus: 1) Teoria da lacuna ou conceito da ruina e reconstrução, que defende que houve uma catástrofe universal entre Gênesis 1.1 e 1.2, quando Satanás foi expulso dos céus a ponto de a Terra ficar sem forma e vazia; 2) Criacionismo "fiat", conhecido também por Teoria da terra Jovem; 3) Criacionismo progressivo, denominado Teoria do dia época, que defende que os dias, no relato de Gênesis representam lapsos de tempo, chamado de Eras, o qual, Deus realizou Sua Obra Criadora; e 4) Evolução teísta (menos aceito pelos evangélicos) (1996, p. 231). No entanto e necessário tomar muito cuidado com a tentação de explicar a Bíblia pela Ciência e corrermos riscos de criar heresias. Por um lado, existe a Ciência com suas muitas teorias, tentando comprovar o Evolucionismo, que tem como principal defensor Charles Darwin, embora não consiga achar o "elo perdido" da evolução. Para nós cristãos, o relato do Gênesis é suficiente para entendermos, que Deus criou todas as coisas, pelo poder de Sua Palavra e sustenta tudo pela força do Seu Poder. (HORTON, S. M. Teologia Sistemática. Rio de
Janeiro: CPAD, 1996.)

CONCLUSÃO
Os céus e a terra, e tudo que neles há, manifestam a Glória, a Soberania e o Poder extraordinário de um Deus Criador.

Complementando
O Criacionismo fundamenta-se na Bíblia e tem como objetivo evidenciar o Poder de Deus em Sua criação; mostrar Deus como o Dono de tudo e levar-nos à adorá-lo como Senhor Criador.

Eu ensinei que:
Em toda a Criação, percebe-se um Deus Poderoso, Ordeiro, que tudo fez com propósitos definidos.

Fonte: Revista Betel Conectar


Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.