terça-feira, 24 de outubro de 2023

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 5 / 4º Trim 2023

PAULO, RUMO À EUROPA
___/ ___/ ______


TEXTO DE REFERÊNCIA: At 16.25-30

LEITURA SEMANAL

Seg I At 15.39 Paulo e Barnabé se separam na missão.
Ter I At 15.40,41 Paulo e Silas partem para a Ásia Menor.
Qua I At 16.9,10 Paulo tem uma visão para que vá em direção à Macedônia.
Qui l At 16.18 A libertação de uma jovem escrava que tinha espírito de adivinhação.
Sex I At 16.26 Deus providencia um terremoto que abala os fundamentos do cárcere. 
Sab 1 At 17.22,23 Paulo prega no centro cultural e filosófico do Império Romano, Atenas.

VERSÍCULO DO DIA
"E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus," At 15.40.

VERDADE APLICADA
A Obra do Senhor é cheia de desafios, mas em Deus encontramos a força e o encorajamento necessário para o cumprimento com excelência.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Explicar as características da Segunda Viagem Missionária de Paulo;
Expor os eventos significantes da viagem a Filipos;
Apresentar os eventos significantes da viagem na Grécia.

INTRODUÇÃO
A Segunda Viagem Missionária é cheia de novos desafios, Paulo e seus amigos sofreram perseguições, prisões, zombarias, mas Deus foi glorificado por aqueles homens que dedicaram sua vida para anunciar o Evangelho, de modo que várias almas foram salvas e Igrejas estabelecidas.

Ponto Chave 
"A Segunda Viagem Missionária é repleta de desafios e de sucessos."

1 - SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA
A Segunda Viagem Missionária de Paulo é caracterizada por desafios, discordância entre Paulo e Barnabé, prisões, e perseguições, mas também é cheia de frutos de modo que várias almas se rendem aos pés do Senhor.

1.1. Paulo e Barnabé se separam
Paulo sente que deveria visitar as Igrejas estabelecidas na Primeira Viagem, para ver como estavam os irmãos (At 15.36). Barnabé sugere que levem João Marcos (At 15.37), mas Paulo não concorda, pois João Marcos não permaneceu até o fim da primeira comissão (At 15.38). A divergência entre eles fez com que se formasse dois grupos missionários de frentes distintas. Os cristãos nem sempre concordam em tudo, mas as diferenças podem ser minimizadas quando aceitamos a diferença do outro. Apesar de Marcos ser o pivô da separação de Barnabé e Paulo, vemos que ele foi importantíssimo para o ministério paulino (Cl 4.10).

1.2.  Paulo e Silas partem em direção a Ásia menor
A Ásia Menor era a região à oeste do continente asiático entre o mar Egeu, Negro e Mediterrâneo, e, deste território, fazia parte também a Galácia. Paulo cruza as cidades de Tarso, Derbe, Listra e Icônio. Essa primeira etapa de sua viagem, diferentemente da primeira, foi realizada por terra. O Espírito Santo os orientou a não adentrarem pela Ásia, e, por este motivo, foram em direção à Bitínia, ao norte (At 16.7). Determinadas vezes, Deus vai dizer "não". Quando aceitamos Jesus em nossa vida, reconhecemos que é Ele quem direciona os nossos passos, devemos confiar que Seus planos são melhores e maiores do que os nossos (1Co 2.9).

Refletindo
"O objetivo final e mais elevado da Evangelização não é o bem-estar dos homens, nem mesmo sua bem-aventurança, mas a glorificação de Deus."
R. B. Kuiper

2 - PAULO E SILAS EM FILIPOS
Chegando a Trôade, Paulo tem uma visão de um varão que impele-os a ir em direção à Macedônia (At 16.9).

2.1. Guiado pelo Espírito à Macedônia
Após a visão recebida (At 16.9), Paulo tem uma direção bem definida pelo Espírito Santo, ir a Macedônia. O Espírito nos conduz aos lugares corretos e também nos orienta a desviar de caminhos errados. Uma vida pautada pela ação do Espírito é plena da bênção e da ação de Deus, contudo isso não nos exime das provações que devemos passar. Paulo e Silas, fazendo uso do nome poderoso de Jesus, libertaram uma jovem escrava do poder do diabo (At 16.18), e por isso foram presos, mas, no cárcere, Deus enviou um tão grande terremoto que os libertou (At 16.26). Deus pode ou não nos livrar do cárcere ou da cova dos leões, mas permanece sempre conosco em todas as adversidades e tribulações.

2.2. A Igreja Filipense
Em Trôade, Paulo, Silas, Timóteo e Lucas embarcaram em um navio e seguiram para a Samotrácia, Neápolis e Filipos. A cidade de Filipos ficava em uma região estratégica onde passava a via Egnátia, principal rota que ligava as províncias da Itália. Paulo fez menção do Evangelho para as mulheres que se reuniam próximo ao rio, de modo que Lídia, ao se converter, foi batizada (16.14,15). Os fatos subsequentes são significantes, a libertação da escrava (At 16.16 18), a prisão de Paulo e Silas (At 16.19-23), o terremoto e a libertação dos missionários (At 16.26), a conversão do carcereiro e a salvação de sua vida e de sua família (At 16.23-33). Grandes coisas fez o Senhor em Filipos, tão somente por Paulo e Silas terem obedecido a direção do Senhor.

3 - RUMO À GRÉCIA
Após os eventos em Filipos, os missionários seguem passando por Anfípolis, Apolônia, chegando em Tessalônica (At 17.1). Tessalônica era uma das cidades mais ricas e gozava de grande influência na Macedônia.

3.1. Em Tessalônica e em Beréia
Em Tessalônica, Paulo pregou durante três sábados consecutivos a crucificação e ressurreição de Cristo nas sinagogas (At 17.2,3), de modo que vários judeus e gentios se converteram ao Evangelho. A mensagem da cruz é sempre atual e é o testemunho do amor de Deus para conosco. Após um tumulto na casa de Jasom (At 17.5,6,10), Paulo foi forçado a sair da cidade, de modo que enviaram Paulo e Silas para Beréia. Em Beréia, os bereanos escutavam e checavam as Escrituras, e muitos se converteram (At 17.13-15). Consultar as Escrituras deve ser uma rotina na vida do cristão, ainda mais com as redes sociais, onde existe um "cardápio" de inúmeras informações, onde muitos se autointitulam mestres. Devemos ter cuidado com o que nos oferecem na internet.

3.2.Paulo no Areópago
Com a chegada de um grupo de judeus em Beréia para instigar um tumulto, Paulo parte sozinho para Atenas (At 17.15). Chegando na cidade, ele se dirige ao Areópago, onde faz o seu famoso sermão, no qual identifica Deus como "O DEUS DESCONHECIDO" a quem os atenienses tinham um altar (At 17.23). Ele afirma que Deus se revelou no passado tanto a judeus como a gentios (At 17.24-29), se revelou na presente era por meio de Jesus e deseja salvar a todos (At 17.27-30), e, no futuro, Deus julgará o mundo, através do Cristo, a quem ressuscitou dos mortos (At 17.31). Alguns zombam, outros postergam e alguns creem (At 17.32-34). A experiência da pregação do Evangelho se reflete desta forma, nem todos se converterão, mas a todos devemos anunciar a Palavra.

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Nos tempos atuais, a internet se transformou num lugar onde se tem de tudo, seja para o bem ou para o mal. Devemos ter muito cuidado com os conteúdos que acessamos, sejam eles até mesmo com aparência de coisa boa. É importante que toda e qualquer coisa que venhamos a receber desses meios de comunicação passem pelo crivo da Bíblia Sagrada e também da direção da Igreja, pois certos conteúdos podem confundir e até mesmo perverter a compreensão correta das Sagradas Escrituras. Exige-se, portanto, que a liderança, os professores da EBD e os obreiros estejam prontos e se dediquem ao ensinamento bíblico, para que os irmãos em Cristo não sejam levados por qualquer vento de doutrina (Ef 4.14).

CONCLUSÃO
O Espírito Santo conduziu Paulo e seus amigos. Seja guiando para onde eles deveriam ir, seja livrando de caminhos tortuosos. Até mesmo as provações estavam debaixo do controle de Deus. Seja na bonança ou na tribulação, o Senhor nos prometeu que estaria sempre conosco (Mt 28.20).

Eu ensinei que:
A Segunda Viagem Missionária foi cheia de desafios, mas deu muitos frutos para o Reino de Deus.

Fonte: Revista Betel Conectar Jovens

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.