segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 13 / 4º Trim 2023

                                    

    PAULO ESCREVE AOS JOVENS PASTORES
___/ ___/ ______

TEXTO DE REFERÊNCIA: Tt 2.6-8

LEITURA SEMANAL
Seg 1Tm 1.5 O amor é o resultado de um coração puro.
Ter 1Tm 2.1 Devemos orar por todos.
Qua 1Tm 4.13 Paulo ínsita Timóteo à leitura e meditação da Palavra.
Qui Tt 1.16 As ações de uma pessoa refletem se ela conhece ou não Deus.
Sex Tt 2.1 Devemos ter compromisso com a verdadeira doutrina.
Sab Tt 3.5 O Evangelho é a base para a conduta cristã.

VERSÍCULO DO DIA
"Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza," 1Tm 4.12.

VERDADE APLICADA
Deus tem propósitos com os jovens e chama-os para posições de liderança, autoridade e compromisso com o Evangelho.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar as orientações de Paulo a Timóteo;
Expor as orientações a Tito;
Explicar as características de um bom líder.

INTRODUÇÃO
Timóteo é Tito eram jovem líderes da Igreja Primitiva que pastorearam as Igrejas em Éfeso e Creta respectivamente. Alguns estudiosos afirmam que o apóstolo escreveu as Cartas Pastorais (1 Timóteo e Tito) após sua prisão em Roma e depois de uma viagem missionária não relatada em Atos dos Apóstolos.

Ponto Chave
"Deus escolhe jovens comprometidos para estar na frente da Obra."

1 - ADMOESTAÇÕES A TIMÓTEO
Paulo conheceu Timóteo em sua Segunda Viagem Missionária nas cidades da Galácia, Listra e Derbe (At 16.1). Sua avó Loide e sua mãe Eunice o ensinaram as Sagradas Escrituras (2Tm 1.5). Paulo o instituiu como líder na Igreja em Éfeso (1Tm 1.3).

1.1. Um jovem pastor em Éfeso
Paulo ínsita Timóteo a que não permita que ninguém menospreze sua juventude. Como ele faria isso? Sendo um exemplo a todos na maneira de falar, no trato com os outros, no amor, na fé e na pureza, dedicando-se à leitura das Sagradas Escrituras e à pregação do Evangelho (1Tm 4.12). Somente desta forma os mais velhos respeitaram jovens obreiros em posição de liderança, pois Deus deseja levantar jovens que sejam comprometidos com a Obra e com a Palavra. Existem diversas histórias na Bíblia de jovens que permaneceram fiéis ao Senhor tais como Samuel, Davi e Daniel.

1.2.  Exortação a Timóteo
Paulo escreve a Timóteo motivado por um sentimento de cuidado por àquela Igreja devido a alguns problemas, o de falso ensino por meio de falsos mestres (1Tm 1.3,4). Ele encarregou seu discípulo de dirigir e corrigir as Igrejas por Ele fundadas, de consagrar presbíteros e diáconos. Sua responsabilidade como líder cristão era de ensinar a sã doutrina, de interesse moral e prático, a oração, as boas obras e as relações familiares. A mensagem a Timóteo é que o Evangelho deve gerar mudanças práticas e visíveis, os temas da ordem da Igreja e a discussão sobre os papeis é uma parte das orientações do apóstolo, em oposição aos falsos ensinos.

Refletindo
"Tenha cuidado com sua própria confiança, para não cair da altura de disciplina por falta de treinamento. É melhor avançar um pouco de cada vez." Basilio Magno

2 - ORIENTAÇÕES A TITO
Tito era grego, foi filho na fé de Paulo, seu companheiro e amigo particular (Gl 2.1-3), pastoreou a Igreja em Creta (Tt 1.4-,5). Bem conhecido na Igreja de Corinto, onde seu nome é citado por diversas vezes pelo Apóstolo (2Co 7.6-16).

2.1. Uma Igreja em Creta
Creta era uma Ilha no Mediterrâneo na qual Paulo e Tito estabeleceram uma Igreja (Tt 1.5-14). Assim como a Epístola de 1 Timóteo, a Carta a Tito foi escrita em uma viagem após a primeira prisão de Paulo em Roma. Uma das características da Carta é a correspondência entre fé e prática, crença e comportamento. Esses temas permeiam a mensagem evangélica até hoje, ou seja, a ortodoxia (compreensão correta da doutrina) gera a ortopraxia (prática correta mediante a doutrina). Não deve haver incoerência entre aquilo que acreditamos e aquilo que fazemos, pois são ações inerentes entre si, acreditar e fazer.

2.2. Colocando a casa em ordem
Outro problema apresentado era a presença de falsos mestres no meio da Igreja cretense. Parece que existe uma espécie de judaização da mensagem cristã pregada por Paulo nesta Igreja, tendo em vista que os adversários são do partido da circuncisão (Tt 1.10), e seus interesses estão em fábulas judaicas (Tt 1.14) e pureza ritual (Tt 1.15). Outro elemento que chama a atenção é que os falsos mestres, exigem pureza ritual, mas eles mesmos viviam de forma reprovável (Tt 1.16). A mudança na vida do cristão é o resultado de um verdadeiro encontro com o Cristo vivo.

3 - A LIDERANÇA JUVENIL
A liderança juvenil composta por Timóteo e Tito foi exemplar para as Igrejas em Éfeso e Creta, de tal forma que a comunicação do Apóstolo Paulo chegou até nós mais de 2000 anos depois dos eventos. Seu compromisso com a Obra fez com que hoje tivéssemos, em nossas mãos, essas pérolas do ensino bíblico.

3.1.  Características de um bom líder
Quando Paulo escreve a Timóteo, ele deixa claro que sua liderança não se faria por meio da imposição, mas pelo exemplo (1Tm 4.12), logo ele deveria ser um modelo a ser seguido para aquela Igreja. A liderança é diferente da chefia: o chefe estabelece suas ordens por meio da autoridade do cargo e pela ameaça, mais o líder não, ele exerce a sua função através do exemplo, do trato e da confiança. A verdadeira liderança faz com que fiquemos meio embaraçados devido a conduta do líder ser contagiante. Jesus é o modelo de líder a ser seguido, Sua conduta amorosa, Seu desprendimento aos Seus próprios interesses nos constrange a querermos ser iguais a Ele.

3.2. Áreas de vigilância em posição de destaque
Existe um duplo perigo para aqueles que se encontram em posição de liderança, ou desejam um dia exercê-la: o orgulho e a arrogância (1Tm 3.6). Nossas posições na Obra do Senhor, capacidades, talentos, dons ou experiências não devem fazer com que venhamos a nos sentir melhores do que os outros. Que possamos seguir o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, mesmo sendo Deus, se fez homem, servo, homem de dores (Fp 2.6,7). Diferentemente de Satanás, que, mesmo sendo um anjo, achou que poderia ser semelhante a Deus (Is 14.14). Deus dá graça para os humildes, mas resiste aos soberbos Tg 4.6.

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
A Bíblia nos apresenta jovens que permaneceram íntegros diante de Deus e dos homens. Podemos ver a integridade de José na casa de Potifar, de modo a não cair em adultério; mesmo sendo assediado pela esposa de seu senhor (Gn 39.7). Daniel, Mizael, Azarias e Hananias não se corromperam com o manjar do rei, mas permaneceram fiéis aos seus ideais e ao seu Deus na Babilonia (Dn 1.8-13). Atualmente, muitos jovens são levados pelas amizades, pelos ideais deste mundo tenebroso, seja na escola, no trabalho, nas universidades, perdem sua essência e se deixam levar, vendendo o que tem de mais precioso apenas por um prato de lentilhas como fez Esaú (Gn 25.34).

CONCLUSÃO
Assim como os jovens Timóteo e Tito, que foram importantes para Paulo e para o Reino de Deus, o Senhor quer levantar uma geração de jovens comprometidos com Ele, que não negociam seus valores, princípios e fé.

COMPLEMENTANDO
O relativismo é um pensamento que afirma que não existem verdades absolutas, mas elas dependem do referencial, de modo a se tornarem verdades relativas. Entretanto, em relação a Deus e a Sua Palavra, não existe meio termo, pois assim como não existem meias verdades, não existem meias mentiras. Atualmente, conceitos que são tratados na Bíblia como absolutos, como castidade, adultério, prostituição, imoralidades, dentre outros (1Co 6.9-11) têm sido tratados como relativos. O jovem cristão não deve negociar seus valores, mas deve permanecer fiel ao Senhor em todas as ocasiões.

Eu ensinei que:
Paulo enviou os jovens Timóteo e Tito para assumirem posições de liderança devido a sua conduta ilibada e seu compromisso com o Reino de Deus.

Fonte: Editora Betel

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.