sábado, 9 de dezembro de 2023

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 12 / 4º Trim 2023

                                    

    EPÍSTOLA DA PRISÃO
___/ ___/ ______

TEXTO DE REFERÊNCIA: Ef 3.1-7

LEITURA SEMANAL
Seg Fp 2.18 Devemos nos alegrar no Senhor.
Ter Fp 2.5 Devemos ser humildes como foi Cristo.
Qua Cl 1.15 Jesus é a imagem do Deus invisível.
Qui Fm 1.7 Nós nos alegramos e somos encorajados pelo amor demonstrado.
Sex Ef 5.8 Devemos viver como filhos da luz.
Sab Ef 3.12 Por meio da fé em Cristo, temos acesso à presença de Deus.

VERSÍCULO DO DIA
"Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados", Ef 4.1.

VERDADE APLICADA
Nenhuma adversidade que nos sobrevenha pode impedir o propósito de Deus em nossa vida.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Explicar temas relevantes da Carta aos Filipenses; 
Apresentar as Cartas de Colossenses e Filemom; 
Desenvolver os temas centrais da Carta aos Efésios.

INTRODUÇÃO
Paulo escreveu quatro Cartas quando estava preso em Roma: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Estes escritos retratam um pouco as dificuldades e privações vividas por um homem que dedicou a sua vida por um único e grandioso propósito: viver para Cristo em prol do Reino e da Igreja.

Ponto Chave
"Mesmo preso em Roma, Paulo se preocupava com a saúde espiritual das Igrejas comunicando-se através de Cartas."

1 - FILIPENSES
A igreja dos Filipenses foi a primeira a ser fundada na Europa. Lídia foi a primeira pessoa convertida da cidade. Foi lá que Paulo ficou preso com Silas e ali pregaram ao carcereiro. A igreja mantinha financeiramente o ministério do apóstolo (Fp 4.15,16). Os estudiosos não têm um consenso onde provavelmente Paulo escreveu a Carta, sendo o mais provável Roma, pois afirma que poderia sofrer uma morte iminente (Fp 1.20).

1.1. Regozijai-vos sempre
Um dos temas principais da Carta é a exortação e o encorajamento de viver segundo os padrões de Cristo. É fundamental para todo cristão conhecer Cristo profundamente de modo a participar com Ele de Sua morte e de viver Sua vida, de forma a se sacrificar pelo próximo. O sofrimento certamente virá, todavia em Cristo podemos encará-lo com alegria. O incentivo em regozijai-vos é uma forma de contagiar e constranger, pois, mesmo preso, o apóstolo espalhava a alegria da salvação. Ele ensina que, por meio da oração, o cristão pode manter uma vida de alegria (Fp 1.3-11).

1.2.  Unidade pela humildade
Como cidadãos do Céu, Paulo ensina o caminho da unidade através da humildade conforme o hino cristológico de Fp 2.5-8. Mesmo humano, Jesus se mostra igual a Deus, por manifestar a essência divina em todo o Seu ser, o de amar de forma altruísta e de entrega plena e total de Si mesmo; permanecendo fiel ao compromisso que estabeleceu com Deus Pai, o de morrer sob o peso do pecado. Ao ser tornar carne, o Filho de Deus aniquilou-se [do grego, kenosis]. Ele não deixou de ser Deus, mas se fez totalmente humano. Jesus é o maior exemplo de humildade, um Deus que desceu, não nasceu nos palácios, mas na manjedoura, viveu como um camponês, fez-se filho de um carpinteiro, mesmo sendo rico, fez-se pobre.

Refletindo
"O seu caráter deve provocar todos a imitarem a sua vida e conduta."
Cipriano

2 - COLOSSENSES E FILEMOM
O que as Cartas aos Colossenses e a Filemom têm em comum? Ambas foram escritas quando Paulo estava preso em Roma, e foram enviadas por Tíquico (Ef 6.21). A Igreja em Colossos se reunia na casa de Filemom, da qual Onésimo fazia parte (Cl 4.9).

2.1. Para a Igreja em Colossos
A cidade de Colossos ficava na Frígia às margens sul do rio Lico, ela foi fundada quando Paulo estava em Éfeso. Durante esse período, Epafras provavelmente estava em Éfeso e se converteu ao Evangelho, retornando à cidade de forma a dar início a Igreja em Colossos (Cl 1.7). No momento da redação da Carta, Epafras se encontrava junto a Paulo em Roma e relata os fatos ao apóstolo (Cl 4.12). O tema principal da Carta é reafirmar que Cristo é o Senhor sobre toda a Criação, inclusive sobre o reino espiritual, e que, por meio dEle, a salvação foi consumada. Todo o tipo de governo está debaixo do Senhorio de Cristo, sejam governos humanos ou poderes cósmicos (Cl 1.15-20).

2.2. Uma epistola para Filemom
A Carta endereçada a Filemom trata de seu escravo Onésimo que recentemente tinha encontrado com Paulo em Roma e se convertido ao Evangelho. Paulo envia Onésimo de volta ao seu senhor, mas pede que o aceite como seu próprio coração (Fm 1.12). A Epístola trata dos temas de reconciliação e do relacionamento entre servo e senhor. Ela também retrata o conceito ensinado por Cristo do maior servir ao menor (Lc 22.26), pois, ao receber o escravo como se fosse Paulo, seu pai na fé, fica implícito que Filemom deveria agora cuidar de seu escravo como a um irmão em Cristo. Apesar de não tratar diretamente do assunto, o pedido do apóstolo deixa sugestivo a abolição de escravos por senhores cristãos.

3 - EFÉSIOS
Paulo permaneceu três anos na cidade de Éfeso (At 20.31), isso fez com que ele conhecesse muito bem aquela Igreja. Também escrita na prisão, ela tem como objetivo promover espiritualidade entre os membros da Igreja de Cristo; reconciliação entre judeus e gentios por intermédio da morte sacrificial de Jesus na cruz; a supremacia sobre as "potestades" e a ética cristã em sua unidade com o Espírito.

3.1.  Uma carta circular
Muitos estudiosos afirmam que a falta de uma introdução mais personalizada e a afirmação que aparentemente Paulo não conhecia os destinatários (Ef 1.15), faz acreditar que o apóstolo, redigiu uma carta que servisse não somente as Igrejas em Éfeso, como era de costume, mas também as outras Igrejas da Ásia, dando a esta carta um caráter circular, as quais Tíquico estava entregando, com a Carta aos Colossenses (Cl 4.7-9). Outra característica de Carta circular é que "aos Efésios" não é escrita a partir de um problema específico ou a partir de um relatório vindo de um dos colaboradores do apóstolo, ela abrange conceitos gerais sobre a redenção e a correta conduta da Igreja.

3.2. O alcance da Obra da salvação
A Carta trabalha conceitos já desenvolvidos por Paulo, como unidade, em especial, de judeus e gentios em Cristo. Ele emprega o termo amor/caridade [do grego, "ágape"] 19 vezes, iniciando (Ef 1.4-6) e terminando a Carta [6.23-24]. Ele também fala sobre a graça e a paz (Ef 1.2), predestinação (Ef 1.4- 5), a reconciliação e a união com Cristo (Ef 2.1-21). Portanto, conforme o Plano Divino, estabelecido desde a eternidade, Deus dirige, executa e mantém a salvação dos eleitos. Assim como a presença e habitação do Espírito é a garantia e a certeza da salvação (Ef 1.13,14).

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
As duas naturezas de Cristo é um dos mistérios do cristianismo, pois como Cristo poderia ser totalmente Deus e totalmente humano? Essa doutrina das duas naturezas de Cristo é chamada de "união hipostática". Afirma-se, portanto, que, em Cristo, a natureza humana e a divina não se misturam, enquanto Ele permanece como uma só pessoa. Os Pais da Igreja utilizaram o símbolo da tocha como meio pedagógico; assim a parte do fogo representava a natureza divina, enquanto a parte de madeira representava a natureza humana. Os dois elementos permanecem juntos, tanto o fogo quanto a madeira, mas não se confundem nem se misturam. Neste sentido, as duas naturezas em Cristo não são confundidas nem suprimidas, elas subsistem justapostas na pessoa do Cristo.

CONCLUSÃO
A prisão abriu a oportunidade para Paulo se comunicar com as Igrejas através de Cartas que posteriormente se tornaram o grande bloco doutrinário da Bíblia. Determinadas limitações abrem oportunidades para outros talentos.

COMPLEMENTANDO
Em Filipenses 2.7, o texto afirma que o Filho de Deus "aniquilou-se"; fazendo-se homem. Alguns pensadores da antiguidade negavam a divindade de Cristo devido a Sua humanização, eles afirmavam que não poderia haver mudança na divindade. Desta forma, como o Filho preexistente de Deus se fez homem, os pagãos afirmavam que Ele não poderia ser Deus. Embora tal afirmação seja pertinente, não existe variação tampouco mudança na essência de Cristo, pois Ele expressa o Pai em toda a Sua plenitude; tudo que o Pai é o Filho revela, e nisso não há sombra de variação.

Eu ensinei que:
Quando estava preso em Roma, Paulo escreveu quatro Cartas que denominamos as Cartas da Prisão, são elas: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom.

Fonte: Editora Betel

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.