segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Lição 13 / Revista nº 71

                                       

A Importância do Olhar

 __/___/____

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Mateus 6.22,23,25-27,31-34
22- A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
23- Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
25- Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? 
26- Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta, Não tendes vós muito mais valor do que elas? 
27- E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
31- Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
32- (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
33- Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
34- Não vos inquieteis, pois, pelo día de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

TEXTO ÁUREO
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Salmo 121.1,2

SUBSIDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira - Lucas 17.11-18
A cura dos dez leprosos
3ª feira - Salmo 103
Não te esqueças dos Seus benefícios
4ª feira - Gênesis 4.1-9
Caim: Onde está Abel, teu irmão?
5ª feira -  Romanos 7.15-24
Miserável homem que sou
6ª feira - Marcos 14.17-26
Tendo cantado o hino, saíram
Sábado - 1 Coríntios 13.11-13
Permanecem a fé, a esperança e o amor

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de compreender a importância do olhar para a vida;
Saber que se não soubermos enxergar corretamente a vida trevas emanarão de nós: e o oposto também é verdade: se soubermos olhá-la de modo acertado, luz irradiará de nosso ser;
Entender como nós, individualmente, como membros de uma família, considerando a dimensão do olhar, podemos agradar a Deus.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Caro professor, na última lição da revista intitulada "Restaurando a visão familiar", faz-se necessário discutir "A importância do olhar" no alcance deste tão nobre objetivo.
  Sim, esta é a última estação da viagem, conforme mencionamos na primeira lição desse ciclo. Que tal relembrar os pontos mais marcantes de cada parada (aula)?
  Para tanto, elabore um quadro sintético das lições, destacando as cenas fundamentais - pontos de tensão, pensamentos divergentes etc. Reserve em seu plano de aula, se possível, alguns minutos para responder às perguntas da turma. Não é recomendável deixar lacunas nos temas trabalhados.
  Incentive os alunos a estabelecerem objetivos concretos e claros, pois o Espírito Santo os ajudará a realizarem seus sonhos e a alcançarem um futuro melhor. Estevam Fernandes

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
  Os profissionais da área da psique humana, no setting analítico, costumam olhar seus pacientes a partir de três elementos principais: o olhar; as palavras e os gestos.
  O olhar denuncia as intenções do coração; até mesmo as que desejamos esconder por essa razão, costuma-se  dizer que as pessoas que têm dificuldades para manter os olhos fixos em seu interlocutor, em uma conversa, precisam de ajuda, pois revelam, inconscientemente, inverdades ou inseguranças ocultas.
  As palavras existe uma máxima psicanalítica que diz: "Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo". Significa dizer que, quando uma pessoa fala de outra, na prática, revela mais de si mesma. Mesmo quando um paciente se recusa a falar, o terapeuta avalia os silêncios.
  Os gestos o corpo fala (movimentos rápidos de pernas e pés; pupilas dilatadas; pernas ou braços cruzados etc.): e os especialistas são unânimes em dizer que a linguagem corporal costuma ser mais precisa que a verbal, pois é controlada por impulsos inconscientes.
  Nesta lição, falaremos sobre o poder transformador do olhar, a partir das revolucionárias palavras de Jesus à multidão que o seguia: A candeia do corpo são os olhos (Mt 6.22a; Lc 11.34).
  Jesus, o Mestre dos mestres, ensina-nos que a luz do corpo procede dos olhos: se não soubermos enxergar corretamente a vida, trevas emanarão de nós; e o oposto também é verdade: se soubermos olhá-la de modo acertado, luz irradiará de nosso ser.

1.  QUAL A IMPORTÂNCIA DO OLHAR NA VIDA?
  Frequentemente sentimos a necessidade de planejar o futuro e estabelecer metas para alcançarmos melhores resultados nas áreas profissional, familiar, material e espiritual. Entretanto, para obtermos sucesso, as nossas propostas e perspectivas devem consistir em objetivos sólidos, claros, bem definidos e fundamentados nos princípios da Palavra de Deus, Isto implica, entre outras coisas, esquecermos os fatos ruins do passado, olharmos para a frente, melhorarmos cada vez mais como pessoas e ter atitudes mais coerentes com aquilo que almejamos, a fim de prosperarmos e atingirmos nossos alvos.

1.1. O olhar aponta o foco do nosso presente
  Quem é você? Está feliz? Está realizado? Quais são as suas carências? Quem são os seus verdadeiros amigos? O que você quer da vida? Qual a sua missão? E, no contexto familiar, o que você responderia à sua alma, se ela lhe perguntasse hoje: "Que tipo de marido/mulher; pai/mãe; filho/filha é você?".
  As respostas a todas essas perguntas estão no nosso olhar. Não somos apenas pais, filhos, maridos, esposas, filhos, evangélicos, patrões ou empregados. Fomos chamados por Deus à existência terrena com um propósito eterno.

1.2. O olhar direciona o nosso futuro
  Apenas quando não perdemos o foco do nosso presente podemos projetar de modo coerente o nosso futuro. 
  Daqui a cinco anos, onde você quer estar? Murmurando e reciclando lágrimas, ou tem planos concretos e realizáveis? Como estarão seu casamento, sua casa, sua profissão, seus filhos e sua saúde? 
  Uma pessoa cujo olhar esteja preso ao abismo da própria inércia, muito provavelmente, terá um futuro instável, perturbador e incerto, pois não enxerga um horizonte. 
  Pergunto a você agora: Quais são os seus sonhos? Você tem o desejo sincero de fazer seu cônjuge feliz? Tem o objetivo certo de fazer seus filhos, servos de Deus? Quais ações você tem empreendido nesse sentido?
______________________________
Apesar de toda a possibilidade de comunicação oferecida pelos olhos, não se deve julgar quem quer que seja apenas por meio de um olhar, pois há grande risco de tirarmos conclusões precipitadas na utilização desse artifício.
______________________________

1.3. O olhar revela verdades da nossa alma
  O psiquiatra e psicoterapeuta Luiz Cuschnir disse: "O olhar pode até contar com um complemento, como uma mímica facial ou uma postura corporal, mas, geralmente, ele é capaz de mostrar de maneira única o que a pessoa é, sente ou deseja em um determinado momento.".
  É a partir dos olhos que brotam as empatias; também é por meio dessa janela que os apaixonados conectam suas almas. O olhar, muitas vezes, dispensa o uso das palavras e/ou de qualquer outro meio de comunicação: quanto mais as pessoas se conhecem, mais facilidade elas têm para compreender as mensagens mútuas enviadas por esse meio.
  Você consegue fixar os olhos em seu interlocutor, sem se sentir intimidado? O que você tem visto nos olhos do seu cônjuge? Que verdades você tem lido nos olhos dos seus filhos? Que realidades você tem impedido de vazar dos seus próprios olhos?

1.4. O olhar orienta os nossos relacionamentos
  Para muitas pessoas, o sonho de vida feliz resume-se a poder retirar-se para uma ilha paradisíaca, afastada do maior número possível de pessoas. Para outras, o sonho de paz restringe-se ao afastamento do olhar das gentes. 
  Os imperativos modernos parecem ser: inacessibilidade, isolamento e privacidade.
  Você se sente incomodado em dirigir o olhar ao seu semelhante? Você tem medo do que pode ver nos olhos dos seus pais; do seu cônjuge ou dos seus filhos? O que você se recusa a ver? Por que você não se permite ser enxergado?

2. OS OLHARES QUE AGRADAM A DEUS
  O ato de agradar a Deus não necessariamente está relacionado às exterioridades culturais ao modo como nos vestimos, ao que comemos, ao modo como conduzimos a liturgia eclesiástica etc. -, mas está diretamente ligado à gratidão, que brota do nosso interior.
  Neste tópico, refletiremos sobre como nós, membros de uma família, podemos agradar a Deus.

2.1. Olhando para trás com gratidão
  Costumamos dizer, até por déficit de conhecimento, que o caráter de uma pessoa pode ser medido pela verdade (ou pela falta desta) e pela fidelidade (ou pela ausência desta) obviamente, estes são indicadores pontuais decisivos -, mas caráter transcende a essa análise simplista. E uma das coisas que melhor reflete nosso caráter, ou que melhor revela quem somos, de verdade, é a gratidão (ou a ingratidão).
  Hoje em dia, vive-se uma compulsão pelo ter; e esta realidade invadiu a mente evangélica, inclusive. Os cultos destinados a pedir bênçãos ao Senhor costumam ficar repletos de gente - e não há problema algum em clamar pela intervenção divina, mas precisamos aprender a agradecer pelo que já recebemos.
  No mundo atual, a cultura do individualismo, do imediatismo e da funcionalidade tem-nos feito esquecer os nossos motivos de gratidão. Gostemos ou não, vivemos os imperativos da comparação, em que todos imaginam ter direitos. E uma atmosfera como esta deixa o solo fértil para a proliferação da inveja. Cuidado para não cair na armadilha da comparação com os outros; em vez disso, aprenda a cultivar um coração agradecido como casal, e depois, transmita esta visão aos seus filhos (Adaptado de: Bíblia de Estudo Preparando Casais para a Vida. Central Gospel, 2013).
______________________________
Jesus curou dez leprosos de uma única vez; um deles voltou para agradecer a dádiva incomparável que recebera; nove, no entanto, seguiram adiante, sem olhar para trás (Lc 17.12-18). Infelizmente o espírito de ingratidão que se apoderou daqueles homens tem corroído a psique evangélica nos dias atuais.
______________________________

2.1.1. Razões para agradecer
  Por mais difícil que seja a nossa vida, há inúmeras razões para agradecermos ao Senhor: a certeza da salvação, em Cristo, já seria motivo suficiente para vivermos de joelhos diante do Pai celestial. Não bastasse isso, precisamos nos lembrar das mínimas coisas que dão sentido à nossa existência: os pequenos gestos em família; o pão diário; o abrigo; as vestes e até mesmo as dores que nos ensinam a ser melhores.
  Abra o caderno da memória e agradeça ao Senhor por seu marido/esposa; por seu filho/filha; por seu pai/mãe (1 Ts 5.18).

2.2. Olhando para os lados com amor
  Há um eco no texto bíblico que transpassa a História, por séculos a fio, e chega ao nosso coração e à nossa consciência: Caim, onde está teu irmão? (Gn 4.9).
  Ninguém é sozinho neste mundo; ninguém sobrevive no isolamento absoluto. "Onde está tua mulher?; "Onde está teu marido?"; "Onde está teu filho?"; "Onde?".
  Você tem conseguido olhar com amor para os que vivem ao seu lado? Como você enxerga seu cônjuge, como uma pessoa que perdeu os atrativos da juventude ou como a pessoa que enfrenta as agruras da vida ao seu lado? Como você enxerga seus filhos, como bênçãos ou como despesas?
  Vençamos a mesquinhez, o egocentrismo e a visão utilitarista que insiste em dominar nosso entendimento. Olhar para o lado permite-nos perceber que não apenas somos amados por alguém, mas que podemos amar-nos uns aos outros.

2.3. Olhando para dentro de si com arrependimento
  O mundo hodierno está dominado por uma espécie de hipocrisia coletiva que se manifesta em praticamente todos os indivíduos: não suportamos lançar um olhar esquadrinhador para dentro de nós mesmos; mas nos deliciamos em olhar para o outro e apontar suas faltas.
  Miserável homem que eu sou (Rm 7.24)! Foi a essa conclusão que Paulo chegou a respeito de si: quero ser bom, mas não consigo; não quero ser mau, mas acabo sendo (Rm 7.19). Se estivermos dispostos a agir como o apóstolo, ou seja, se estivermos dispostos a olhar para dentro de nós mesmos e arrepender-nos de nossos muitos defeitos e vícios, nossa vida familiar será melhor.
______________________________
"Assim como o homem carrega o peso do próprio corpo sem o sentir, mas sente o de qualquer outro corpo que quer mover, também não nota os próprios defeitos e vícios, mas só os dos outros. Entretanto, cada um tem no seu próximo um espelho, no qual  claramente os próprios vícios." (Arthur Schopenhauer)
______________________________

2.4. Olhando para cima com louvor
  Jesus foi posto em uma cruz, no alto de um monte, para que todos pudessem ver o Filho de Deus entregar-se voluntariamente por amor à humanidade. Quando olhamos para cima, para o monte do Calvário ou para os céus, Deus nos revela os Seus mistérios.
  Olhar para cima é enxergar além da dor, da enfermidade, da provação, do desemprego e da crise. Olhar para cima é reconhecer que há um Deus soberano; há um céu que se abre
diante de nós. 
  Sigamos o exemplo de nosso Mestre e Senhor, Jesus: Ele sabia que seria crucificado, ainda assim, celebrou a ceia mas, com os apóstolos e cantou um hino de louvor (Mc 14). Ele sabia que o Pai tinha um plano maior naquilo que parecia ser o fim.

2.5. Olhando para frente com esperança
  Quem olha para frente com esperança, não se prende à cri- se do presente, porque já se vê para além da dor, para além da luta e da lágrima. Quem olha para frente com esperança sabe que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28).
  A esperança é o combustível da nossa vida; e ela é nutrida pela fé que nos faz ver o invisível, vencer o invencível e tolerar o insuportável.
  Se creres, tu verás a glória de Deus na sua casa, na sua família, no seu casamento, nas suas emoções e na sua alma. Creia nisto!

CONCLUSÃO
  Aprendamos a cuidar do nosso olhar, pois esse olhar vai nos dizer quem somos, hoje, e aonde chegaremos, amanhã, pelas mãos de Deus.
  Olhe para trás e diga: "Senhor, obrigado". Olhe para os lados e diga: "Senhor, usa-me". Olhe para dentro de si e diga: "Senhor, eu me arrependo". Olhe para cima e diga: "Senhor, eu te louvo". Olhe para frente e diga: "Senhor, eu prossigo para o alvo". Deus nos abençoe.

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com a lição de hoje, responda: qual a importância do olhar na vida?
R.: O olhar: (1) aponta o foco do nosso presente; (2) direciona o nosso futuro; (3) revela verdades da nossa alma e (4) orienta os nossos relacionamentos.

Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 71 - Central Gospel

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.