segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 8 / 1º Trim 2024


AULA EM 25 DE FEVEREIRO DE 2024 - LIÇÃO 8
(Revista Editora CPAD)

Tema: A Disciplina na Igreja
 
TEXTO ÁUREO
E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido. (Hb 12.5)

VERDADE PRÁTICA
A disciplina cristã é uma doutrina bíblica necessária, pois permite ao crente refletir o caráter de Cristo.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Lv 11.44 O Senhor nosso Deus é santo
Terça – 1 Pe 1.14,15 O povo de Deus deve ser santo
Quarta – Rm 2.22-24 Deus deve ser honrado na vida
Quinta – 1 Co 5.6 O poder contagioso do pecado
Sexta – Gl 6.2 Levando as cargas uns dos outros
Sábado – Hb 12.7 Deus corrige a quem ama

Hinos Sugeridos: 4, 33,153 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Hebreus 12.5-13
5 – E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido;
6 – porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.
7 – Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem opai não corrija?
8 – Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos.
9 – Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
10 – Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
11 – E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
12 – Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados,
13 – e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado.

INTRODUÇÃO
- "Nesta lição, estudaremos sobre a prática da disciplina na igreja. Embora seja muito necessária, a disciplina como prática da Igreja Cristã vem sendo esquecida e negligenciada por muitos."
, professor(a), a prática da disciplina mencionada aqui, se refere à aplicação de punições visando educar a igreja e impedir que o pecado contamine outros membros. Esse é um assunto um pouco complicado nos dias atuais, pois as pessoas aceitam cada vez menos a correção, isso porque as pessoas se enchem de ideias progressistas e divulgam o conceito de que Deus é amor e não tem a intenção de disciplinar ninguém. Um outro fato é que muitos líderes evitam disciplinar por medo de perder membros.
- "Ora, uma igreja que não corrige seus membros perdeu a sua identidade, não passando de um mero grupo social. O resultado disso são igrejas fracas, anêmicas e sem testemunho cristão. Por isso, o nosso assunto da disciplina cristã como um processo formativo do caráter cristão nas modalidades corretiva e formativa.", a disciplina ajuda a manter a integridade do grupo, pois se os erros são corrigidos e o transgressor é disciplinado, a igreja local, passa a ser vista como igreja séria e os demais membros se orgulharão de fazer parte de uma igreja assim. Por outro lado, se não houver correção diante de uma falha, os demais irmãos se sentirão estimulados a não se preocuparem com o pecado, vindo daí a fraqueza dessa igreja.

I – A NECESSIDADE DA DISCIPLINA BÍBLICA

1- Deus é santo.
- "Santidade é um dos atributos de Deus e, por isso, é uma das causas que justificam a necessidade da disciplina na igreja: “Eu sou santo” (Lv 11.45). Deus é santo e como tal deve ser reconhecido. Jesus mostrou na oração do Pai Nosso a necessidade de reconhecermos a santidade de Deus: “santificado seja o teu nome” (Mt 6.9)."
, se os cristãos são filhos de Deus, então devem dar o exemplo da santidade de Deus. Ser santo significa ser separado do mundo, Deus é separado do mundo porque a Sua santidade pode destruir o mundo, nós precisamos ser separados do mundo porque o mundo pode nos destruir.

... adquira esse subsídio completo, siga as instruções abaixo:

ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix para todas as lições do trimestre e deixar agendado conosco!
 
Acesse também: Conteúdo Lição 8 / Vídeo pré-aula 

___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.