quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 9 / 1º Trim 2024


AULA EM 03 DE MARÇO DE 2024 - LIÇÃO 9
(Revista Editora CPAD)

Tema: O Batismo – A Primeira Ordenança da Igreja
 
TEXTO ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)

VERDADE PRÁTICA
O batismo é uma ordenança de Jesus Cristo e, por isso, deve ser uma prática obedecida pela igreja.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – At 16.33 Uma prática cristã
Terça – Mt 28.19 Uma ordenança de Jesus Cristo
Quarta – Mc 16.16 O batismo é para quem crê verdadeiramente em Cristo
Quinta – At 2.38 Batizando os verdadeiramente convertidos
Sexta – Cl 2.12 Identificados com Cristo
Sábado – At 2.41 Testemunho público da fé

Hinos Sugeridos: 289, 447, 470 da Harpa Cristã

LEITURA BIBLICA EM CLASSE

Romanos 6.1-11
1 – Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?
2 – De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
3 – Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4 – De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim
andemos nós também em novidade de vida.
5 – Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
6 – sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, afim de que não sirvamos mais ao
pecado.
7 – Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8 – Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9 – sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele.
10 – Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11 – Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

INTRODUÇÃO
- "Nesta lição, vamos estudar uma importante prática cristã – o Batismo em águas. Veremos que o rito do Batismo foi praticado por João Batista, Jesus Cristo e seus apóstolos e, posteriormente, pelos cristãos da Igreja Primitiva. É uma prática, portanto, de grande importância para a Igreja de Cristo."
, o ritual do batismo em águas marca o início da caminhada cristã e funciona como um ritual de confissão pública de fé e declaração de arrependimento. Foi o próprio Jesus quem declarou a importância do batismo, chegando a dizer que se for ignorado coloca em risco a salvação:
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.", Marcos 16.16
- "Contudo, como toda doutrina cristã, a prática do Batismo também tem sofrido desvios ao longo da história, tanto no seu propósito quanto na sua forma. Assim, é necessário deixarmos a Bíblia falar a fim de que o propósito correto para o qual foi instituída essa importante prática seja observado.", vamos ver nessa lição que, dois aspectos do Batismo devem ser preservados, que é o propósito e a forma. Os dois aspectos são importantes, porém o mais importante deles é manter o propósito.

I- PRESSUPOSTOS BÍBLICO-DOUTRINÁRIOS DO BATISMO

1- O Batismo visto como sacramento: a origem de um erro.
- "A tradição católica e alguns segmentos do protestantismo histórico veem a prática do batismo como um sacramento. A palavra “sacramento” vem do latim sacramenntum, significando um sinal sagrado capaz de conferir graça àquele que dele participa. Nesse sentido, Agostinho (354-430 d.C), bispo de Hipona, que introduziu esse desvio na igreja, entendia que o batismo, como sacramento, é um rito que transmite graça espiritual independentemente da fé de quem o pratica."
, em outras palavras, é a ideia de que o Batismo purifica misticamente a pessoa dos seus pecados. Até pouco tempo atrás, essa ideia de poder místico do Batismo era muito comum, ao ponte de em algumas igrejas mais antigas, evitarem batizar em piscinas ou batistério, pois afirmavam que nesses lugares os pecados ficavam represados, ao passo que, no rio a água corrente leva os pecados embora, e ainda há irmãos que pensam assim.

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