segunda-feira, 25 de março de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Lição 13 / Revista nº 72

                                             

O Fim dos Tempos

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TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Daniel 7.9-14,26,27
9- Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça, como a limpa-la; o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente.
10- Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros. 
11- Então, estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que provinham da ponta; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo, desfeito e entregue para ser queimado pelo fogo.
12- E, quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio, todavia, foi-lhes dada prolongação de vida até certo espaço de tempo. 
13- Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nu- vens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. 
14- E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído. 26- Mas o juízo estabelecer-se-á, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim.
27- E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.

TEXTO AUREO
  E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. Daniel 12.4

SUBSIDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira - Apocalipse 22.10 
Próximo está o fim
3ª feira - Daniel 12.1
A Grande Tribulação, um período singular
4ª feira - Daniel 12.2
As ressurreições para a vida ou o desprezo eterno
5ª feira - Daniel 12.4
A Ciência se multiplicará
6ª feira - Daniel 9.27
O Assolador trará abominações
Sábado - Daniel 7.13,14
O Filho do Homem vem

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de: 
  Entender as revelações de Deus no livro de Daniel;
  Interpretar corretamente as mensagens proféticas reveladas a Daniel;
  Conscientizar-se da proximidade do fim do mundo e da necessidade de vigilância e oração.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Com alegria em Cristo, concluímos mais um trimestre, no qual aprendemos sobre os Profetas Maiores, com seus vaticínios e ensinamentos morais, sociais, familiares e espirituais Certamente, nossa vida e ministério foram abençoados com essas verdades.
  Nesta última lição, abordaremos um conjunto de profecias que o Senhor revelou ao Seu servo, Daniel. O conteúdo de tais vaticínios transcende à época do profeta, pois trata do fim da
  História, confirmando a inspiração divina das Escrituras. Mostre aos seus alunos que algumas dessas profecias já se cumpriram, e as demais terão o seu cumprimento dentro do tempo determinado pelo Senhor.
  Tenha uma aula abençoada.

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
  Por sua mensagem escatológica (caps. 7-12), o livro de Daniel é conhecido como Apocalipse do Antigo Testamento. Em Daniel, o Senhor é apresentado como aquele que conhece o futuro e o descortina aos Seus servos, revelando o que está por vir. Tais ensinos constam nas Escrituras como um alerta a todos, um chamado à vigilância e oração, visando à solidificação da fé (Dn 12.13).

1. AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL
  No segundo capítulo do livro de Daniel, Deus revela o futuro dos impérios e das nações gentílicas por meio do sonho de Nabucodonosor. No nono capítulo, é de grande importância o estudo escatológico, que trata da revelação do futuro da nação de Israel.
  Na terceira e última fase das se- tenta semanas, Deus revela a Daniel o que ocorrerá com a nação de Israel no período da Grande Tribulação (Dn 9.27). Essa visão foi revelada mais tarde, em detalhes, ao apóstolo João na ilha de Patmos, e está registrada no livro de Apocalipse (caps. 6-19).
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  As setenta semanas foram determinadas por Deus com as seguintes finalidades: (...) extinguir a transgressão e dar fim aos pecados; expiar a iniquidade; trazer a justiça eterna; selar a visão e a profecia; ungir o Santo dos santos (Dn 9.24).
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1.1. Entendendo as setenta semanas
  Há uma clara distinção entre os 70 anos que Judá passaria no cativeiro babilónico e a mensagem das setenta semanas.
  De acordo com o profeta Jeremias, Judá, em razão de sua desobediência à Palavra do Senhor e à dureza de coração, ficaria cativo na Babilônia por 70 anos. Pelo estudo da Palavra, Daniel entendera que esse tempo estava terminando (Jr 25.11-13; 29.10; Dn 9.2) - era o juízo divino aplicado à nação santa por sua constante desobediência (2 Cr 36.15-21: Lv 26.31-35,43).
  As setenta semanas, no entanto, são as revelações de Deus para a plano exclusivo para a nação de Israel, por intermédio do anjo Gabriel (Dn 9.21,22), as quais incluem um período único dividido em três fases. Por meio dessas setenta semanas fica evidente a ação divina, tanto na revelação dos acontecimentos futuros quanto na determinação do seu cumprimento os quais se sucedem (acontecimentos e cumprimento) dentro dos períodos específicos escolhidos por Sua soberana vontade. Assim, com Seu poder e graça, o Altíssimo colocará um ponto final na prática do pecado; e, com Sua bondade e justiça, providenciará a restauração de Israel.
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  A expressão setenta semanas refere-se não à semana de dias, mas à de anos. No original hebraico, quando o escritor sagrado faz referência a dias, usa o termo yamim (Dn 10.2.3). Semana de anos é uma expressão que ocorre em outras passagens bíblicas, tais como em Gênesis 29.20,27; Levítico 25.8; Números 14.34; Ezequiel 4.6.
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1.2. As duas fases iniciais
  As setenta semanas estão divididas em três fases distintas, claramente reveladas na passagem bíblica. As duas semanas iniciais - de sete semanas e 62 semanas (Dn 9.25.26) - fazem parte da História, isto é, já se cumpriram; a última - uma semana (Dn 9.27) - ainda está por se cumprir.

1.2.1. A primeira fase
  A primeira fase de sete anos começa na ordenança de restauração da cidade - Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém (Dn 9.25),- fato ocorrido no ordenamento do imperador Artaxerxes Longímano, em 445 a.C., aproximadamente, período em que o copeiro Neemias recebeu a autorização para realizar essa grande obra (Ne 2.1-8). Foi um tempo marcado por angústias, perseguições, mentiras, provocações e ameaças (Dn 9.25; Ne 4-6).

1.2.2. A segunda fase
  A segunda fase de 62 semanas é marcada pelo aparecimento do Príncipe, o Messias, (o Ungido) e Sua morte (Dn 9.26). A profecia ensina-nos que Deus cumpriria Sua promessa de enviar um descendente de Davi para reinar e praticar justiça sobre a terra (Jr 23.5.6).
  Mateus, o escritor do primeiro Evangelho, apresentou enfaticamente a realeza de Jesus (Mt 1.1). Ele ainda destacou o tríplice ministério de Cristo: Profeta, Sumo Sacerdote e Rei, pois Ele fora ungido para essas funções. E, como ápice, escreveu sobre Sua morte redentora. A morte e ressurreição de Cristo aconteceriam antes da destruição da cidade de Jerusalém e do segundo Templo, ambos profetizados pelo Messias em Sua célebre mensagem escatológica (Mt 24; Mc 13, Lc 21). 
  O segundo personagem na passagem é apresentado como o príncipe que há de vir. O seu povo destruiria a cidade e o Templo fatos que ocorreram no ano 70 a.D., quando o general Tito e suas legiões romanas invadiram Jerusalém, levando destruição e morte aos judeus.

1.3. A terceira e última fase
  A terceira fase será de uma semana, que começará com uma aliança entre Israel e o anticristo.
  Essa última semana refere-se ao período da Grande Tribulação, que abrangerá um tempo de sete anos, divididos em duas partes iguais de anos:
  As duas primeira metade (os três anos e meio iniciais) será marcado pela falsa paz (Ap 3.10; 6-9; 7.14);
  A segunda metade (os três anos e meio finais) será marcada pelo rompimento entre Israel e o anticristo. Em função disso, o anticristo e seus aliados com ódio profundo - Intensificarão as ameaças e perseguições contra a nação de Israel (Ap 10-18).
  Deste modo, cumprir-se-á esta parte da profecia de Daniel.

2. PROFECIAS SOBRE O ANTICRISTO EM DANIEL
  Nas Escrituras Sagradas, o título anticristo aparece ape- nas na primeira epístola de João (1 Jo 2.22). O livro de Daniel destaca a personalidade, origem e fim de carreira dessa figura que se levantará no período da Grande Tribulação.

2.1. Quem é o anticristo?
  Por meio dos seus nomes, revelados em Daniel, pode-se conhecer um pouco deste personagem que aparecerá no fim dos tempos.
  Chifre pequeno (Dn 7.8,20) nas Escrituras Sagradas, a expressão chifre (ou ponta) corresponde a poder; assim, ele será um homem poderoso que, com habilidade, usará a oratória para convencer a muitos.
  Rei feroz de cara (Dn 8.23) - corresponde ao seu olhar arrogante, insolente e orgulhoso.
  Príncipe que há de vir (Dn 9.25,26) esta passagem deixa claro que o anticristo jamais será comparado ao Messias, que é o único Príncipe. O anticristo aparecerá na primeira etapa da segunda vinda de Cristo ao mundo.
  O Assolador (Dn 9.27) - este é um termo de difícil interpretação, mas estudiosos entendem que corresponderia à profanação da profanação ou abominação que causa horror. O Assolador, ou abominável da desolação, ocorrerá quando o anticristo assentar-se no trono do Templo em Jerusalém (2 Ts 2.4).
  Homem vil (Dn 11.21) o anticristo será um homem infame, praticante de atos vis e desprezíveis; uma pessoa sem princípios morais, que usará do engano para conquistar seus objetivos. 
  Rei obstinado (Dn 11.36) - com arrogância se levantará contra todo tipo de culto e, principalmente, contra toda adoração ao único Deus, além disso blasfemará do Altíssimo, do Seu Tabernáculo e dos que habitam no céu (Ap 13.4-6).

2.2. O reinado e o fim do anticristo
  O reinado do anticristo, na Grande Tribulação, será o último antes do governo de Jesus, o Cristo, que, com poder e grande glória, colocará um ponto final em todos os sistemas de domínio conhecidos pela humanidade. Tal reinado será uma continuidade do Império Romano (Dn 7.7,8; 19,20) - com características dos Impérios Babilónico, Medo-persa e Greco-macedônico - e surgirá dentre as nações (Ap 13.1,2; 17.15).

2.2.1. Significado de dez dedos
  Em Daniel, o reino do anticristo é chamado de dez dedos, que será uma mistura de barro governos democráticos e ferro governos ditatoriais (Dn 2.33,40, 41). Ele terá dez pontas (Dn 7.20), uma representação de autoridades que entregarão o poder ao anticristo (Ap 17.12,13). Este reino maligno das trevas será definitivamente derrotado quando o Senhor Jesus manifestar-se na parte final da Grande Tribulação.

2.2.2. O Reino Milenial
  Daniel compara o Reino de Cristo Reino Milenial - a uma pedra que não foi cortada por mãos humanas, ou seja, que não terá ajuda de qualquer criatura. O Filho de Deus destruirá os dez dedos - figura do reino do anticristo,- consumirá todos os governos e o Seu Reino será estabelecido paгa sempre (Dn 2.43-45).

2.2.3. A Batalha do Armagedom
  O anticristo será derrotado e preso por Jesus na Batalha do Armagedom e lançado com o falso profeta no lago de fogo e enxofre (Ap 19.11-21). Assim, após um período de três anos e meio, que corresponde à segunda e última fase da Grande Tribulação, o juízo será estabelecido sobre o anticristo e o seu reino (Dn 7.25-27).
  De maneira magistral, o apóstolo Paulo declara que este representante de Satanás terá uma derrota humilhante (ler 2 Ts 2.8). O homem mais poderoso de todas as épocas será aniquilado, como um nada, apenas pelo sopro da boca de nosso Senhor Jesus Cristo.

3. O FIM DOS TEMPOS
  Com sabedoria e poder, Deus encaminha os fatos históricos para o grande desfecho, no qual todo pecado e toda maldade, em suas variadas formas, terão um fim. Então, a verdade e paz imperarão para sempre.

3.1. A Grande Tribulação
  A Grande Tribulação será o período que se instalará no mundo logo após o arrebatamento da Igreja. Este ensino - além de estar em outras passagens bíblicas - figura na profecia de Daniel, a quem Deus revelou esse singular tempo de sete anos.
  Nesse período ocorrerá extremo sofrimento - manifesto em fomes, perseguições, guerras, cataclísmas, terremotos e aflições,- como nunca reportado na História (Dn 12.1; Mt 24.21; Mc 13.19). O profeta Jeremias vinculou a Grande Tribulação a Israel, chamando-a de tempo de angústia para Jacó (Jr 30.7).

3.2. As ressurreições para a vida e para a morte eterna
  A palavra ressurreição, do grego anhistemi e egeiro, significa "levantar-se, voltar à vida, ficar de pé e erguer-se". No latim, o vocábulo é ressurectio, com o sentido de "ato de ressurgir, voltar à vida e reanimar". Em Daniel, temos dois tipos de ressurreições:
  A primeira - chamada de ressurreição para a vida eterna (Dn 12.2; Jo 5.29); dos justos (Lc 14.14; At 24.15); superior (Hb 11.35); e primeira (Ap 20.5,6) (a ressurreição para a vida eterna) - acontecerá imediatamente antes do arrebatamento dos salvos (1 Co 15.51,52);
  A segunda - conhecida como vergonha e desprezo eterno (Dn 12.2); da condenação (Jo 5.28,29); e dos injustos (At 24.15) ocorrerá após o Milênio e será seguida do tribunal do trono branco, no qual serão julgados aqueles que viveram nos deleites do pecado, sendo lançados no lago de fogo e enxofre (Ap 20.11-15).

3.3. O desenvolvimento da tecnologia e da Ciência 
  A multiplicação do saber e o avançado desenvolvimento científico é um dos sinais - já cumpridos na atualidade - a respeito da volta do Senhor para arrebatar Sua amada noiva, a Igreja (Dn 12.4).

CONCLUSÃO
  A mensagem final do livro de Daniel enche-nos de alegria e esperança. Será um tempo glorioso, no qual nosso Senhor Jesus Cristo reinará sobre toda a terra.
  O Seu Reino será introduzido pelo poder de Deus, não pela mão do homem (Dn 2.44; 7.27). Maranata, ora vem Senhor Jesus (Ap 22.20)!

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO 
1. Cite os dois príncipes mencionados na profecia das setenta semanas. 
R.: Jesus, o Messias; e o príncipe que há de vir, o anticristo.

Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 72 - Central Gospel

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48998079439 (Whatsapp) 

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