sexta-feira, 5 de abril de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 1 / 2º Trim 2024

EXORTAÇÕES À PERSEVERANÇA

___/ ___/ ______

TEXTO DE REFERÊNCIA: Hb 1.1-3

LEITURA SEMANAL

Seg 2Pe 1.21 Deus se revelou aos homens através de Sua Palavra.

Ter 1Co 15.58 Devemos ser firmes e constantes da obra do Senhor.

Qua  Jo1.29 Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Quі Hb 1.2 Jesus é o Herdeiro de toda a Criação.

Sex Hb 13 Jesus nos purificou de nossos pecados

Sáb 1Pe 3.22 Cristo está à destra do Pai.


VERSÍCULO DO DIA

"Havendo Deus, antigamente, falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho," Hb 1.1.

VERDADE APLICADA

Cristo é o clímax da revelação de Deus, pois expressa a essência de Sua Pessoa em toda a plenitude.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

✔ Apresentar o propósito da Carta aos Hebreus:

✔ Explicar que Jesus é a revelação plena de Deus;

✔ Mostrar a eficácia da salvação em Cristo.

INTRODUÇÃO

A Carta aos Hebreus nos traz à memória sobre quem é Jesus, Sua Obra salvífica e exortações sobre permanecermos firmes nas Suas promessas.

Ponto-Chave

"Jesus é o cumprimento das profecias do Antigo Testamento".

1- PROPÓSITO DA CARTA AOS HEBREUS

Carta aos Hebreus é um sermão expositivo, de exortação, podendo ser chamada de "carta sermónica". Sua intenção principal é encorajar seus leitores e ouvintes a perseverarem diante das adversidades e relembrar quem é Jesus e a excelência do Salvador.

1.1. Mostrar quem é Jesus de acordo com a Antiga Aliança

O autor aos Hebreus inicia seus escritos fazendo uma recapitulação de quem é Jesus (Hb 1.1-3). Ao escrever a cristãos vindos do judaísmo, sua primeira intenção é lembrá-los de quem é Jesus. O Senhor falou de várias formas e maneiras aos primeiros hebreus através dos profetas, mas agora, Deus se revela plenamente por meio de Seu Único Filho. Portanto, a própria revelação do AT prepara a vinda dAquele que nos purificou pelo Seu próprio sangue (1Jo 3.5), e que recebeu toda autoridade: "O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo sê-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências", 1Pe 3.22.

1.2. Exortar a uma vida de perseverança e fidelidade

De acordo com Fee e Stuart (2013), os receptores da Carta eram cristãos, predominantemente, de origem judaica, que estavam sofrendo grande perseguição por seguir Jesus, de modo que muitos, estavam vacilando na fé e voltando ao judaísmo (Hb 10.25). Podemos dizer que a Carta aos Hebreus é um sermão de encorajamento a uma vida de firmeza na fé, resiliência diante das tribulações e um convite a fidelidade a Cristo em submissão à Sua Palavra. Não devemos deixar que a dúvida domine o nosso coração, mas que o nosso encontro com Cristo seja renovado a cada dia através de Seu Espírito Santo (Rm 8.9-11).

Refletindo

"A perseverança e a fé são os segredos dos vitoriosos que rompem com o desânimo e a descrença.'' Bispo Abner Ferreira

2- JESUS, A REVELAÇÃO PLENA DE DEUS

Deus se revelou no AT através da Lei entregue ao povo de Israel, e por meio de Sua Palavra anunciada aos profetas. mas agora Ele se revela plenamente por meio de Seu Filho (Hb 1.1).

2.1. Deus falou por meio dos profetas

Os profetas foram homens inspirados por Deus (2Pe 1.21), para revelarem a Israel a vontade de Deus, Seus planos e Seu desígnio. Não obstante, outros homens do AT também foram chamados de profetas, como Abraão (Gn 20.7), Moisés (Dt 18.15) e outros. A profecia também tinha o importante papel de denunciar o pecado, fazer com que o povo voltasse a Aliança com Deus, assim como trazer o juízo, mas também a salvação dos fiéis. Conforme escreveu o autor aos Hebreus, "Deus falou de várias formas e de inúmeras maneiras aos hebreus por meio dos profetas" (Hb 1.1).

2.2. Deus constituiu o Filho como Herdeiro de todas as coisas 

Apesar de Deus ter se revelado a Israel por meio dos profetas. Ele se revelou plena e decisivamente na História humana através de Seu Filho, Jesus de Nazaré. Jesus é, portanto, o clímax da revelação de Deus a humanidade, Ele é a expressão exata de Seu ser, o qual, por meio dEle, Deus fez o mundo (Jo 1.3) e tudo que existe, subsiste por meio dEle (Cl 1.17). Logo, Cristo Herdeiro de toda a criação. Tudo o que existe está sob Seu domínio e poder (Hb 2.8). Tudo o que podemos saber sobre Deus se revela em Cristo.

3- A EFICIÊNCIA DA OBRA DE CRISTO

O sacrifício de Cristo é suficiente para salvar todo aquele que nEle crer (Jo 3.16), pois Sua obra é plena e eficaz.

3.1. Realizou a purificação dos pecados

O pecado afastou o ser humano da presença gloriosa de Deus (Rm 3.23). Contudo a Obra vicária realizada por Cristo, na cruz do Calvário, em nosso favor nos trouxe a presença de Deus (Cl 1.21-22). Sendo feito pecado por nós (2Co 5.21), pagou nossa divida com preço de sangue (Hb 9.12); morrendo a nossa morte, e agora não vivemos mais a nossa vida, mais a vida do Filho de Deus aqui na terra (Gl 2.20). Α Obra de Cristo em nossa vida nos torna santos e justos diante de Deus, nada do que recebemos é mérito nosso, mas é graça, dada por Deus por intermédio de nosso Senhor Jesus.

3.2. Cristo sentou-se à destra de Deus

Após a Obra da salvação consumada por Cristo, Ele foi exaltado através de Sua ressurreição e ascensão, e se encontra assentado à destra de Deus Pai (Hb 1.3). Tudo o que existe está sob Seu poder (Ef 1.20), Ele está acima de qualquer ser ou potestade que possua qualquer tipo de força, e não somente agora, mas para todo o sempre. Portanto não podemos ficar desanimados nem vacilantes, pois o nosso Senhor é Rei e Senhor de todas as coisas. O futuro está em Suas mãos e Ele compensará todo aquele que permanecer fiel (Ap 2.10).

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR

A ausência de alguns elementos descaracterizariam o livro de Hebreus como Carta: o remetente, o endereço e as saudações; a única coisa que o caracteriza como Carta é sua saudação final. Outro fato interessante è que em nenhum lugar está o nome de seu autor. Nos primórdios da Igreja, alguns pensavam que Paulo era seu autor mas, conforme afirma Mack (2014), o próprio teor da Carta não apoia essa ideia. Logo, quem quer que a tenha escrito, foi um cristão culto, respeitado, da segunda geração, que antecedeu a queda do Templo (antes de 70 d.C.), e que tenha vivido em Roma (Hb 13.24).

CONCLUSÃO 

Estar em Cristo é a única maneira de encontrar a salvação e de se relacionar verdadeiramente com Deus.

Complementando 

O livro de Hebreus possui uma contribuição impar para a Bíblia, pois nenhum outro livro consegue conectar tão bem as histórias do AT e suas práticas com a vida de Jesus, Seu ministério e Sua Obra vicária. Jesus ensinou que tinha cumprido totalmente a Lei em Sua pessoa (Mt 5.17-18; Lc 24.27), mas em Hebreus, o autor ensina que a Antiga Aliança chega ao fim na Nova, logo, o Novo Concerto é superior e definitivo (Hb 7.22). 

Fonte: Bíblia de Estudo Holman (2018).

Eu ensinei que:

A Carta aos Hebreus é um sermão com características de carta, que relembra a Igreja quem é Jesus, Sua Obra e a salvação por Ele oferecida.

3 comentários:

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.