sexta-feira, 12 de abril de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 2 / 2º Trim 2024

                                    

 A SUPERIORIDADE DE CRISTO SOBRE OS ANJOS

___/ ___/ ______

Texto de Referência: Hb 1.4-14

LEITURA SEMANAL

Seg Fp 2.9 O nome de Jesus é sobre todo o nome

Ter Hb 1.5 Jesus é o Filho gerado do Pai.

Qua Hb 1.6 Jesus é adorado pelos anjos.

Qui Lc 1.33 O Reino de Jesus jamais terá fim.

Sex Ap 1.8 Jesus é o princípio e o fim.

Sáb Jo 1.1 Jesus é Deus.


VERSÍCULO DO DIA

"E, quando outra vez introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem", Hb 1.6.

VERDADE APLICADA

O nosso Mediador é superior a qualquer criatura que exista, pois Jesus é Deus.


OBJETIVOS DA LIÇÃO

✔Mostrar a superioridade de Cristo em relação aos anjos:
✔ Apresentar os atributos divinos de Jesus;
✔ Explicar a condição eterna do Filho de Deus.


INTRODUÇÃO

Os anjos são seres espirituais criados por Deus para cumprirem propósitos divinos. Existem seres poderosos como anjos que são capazes de fazer inúmeras façanhas, mas estes não se comparam à grandeza, majestade e supremacia de Jesus, (Hb 1.4-13).

Ponto-Chave
"Jesus é superior aos anjos, pois Ele é Deus, e os anjos apenas ministradores à serviço de Deus."

1- JESUS E OS ANJOS
No período Inter bíblico, os 400 anos entre o AT e o NT, os anjos se tornaram objetos de grande especulação no judaísmo. O escritor aos Hebreus nos mostra que Jesus é infinitamente superior aos anjos.

1.1. Superioridade de Seu nome 

Na Bíblia, os nomes expressavam condições, a essência de determina- das coisas e ocasiões, podemos observar isso na escolha de filhos como de Isaque, que significa "ele ri" (Gn 18.12), Jacó, que nasceu agarrado ao calcanhar do irmão (Gn 25.26), cujo nome tem a mesma raiz da palavra calcanhar. Moisés que foi tirado das águas (Ex 2.10). O nome Jesus era um nome comum em Seu tempo, pois era o mesmo que Josué. Logo, a superioridade do nome de Jesus não está em sua forma fonética, mas na essência de Sua Pessoa e em Sua Obra, que significa "o SENHOR é a salvação". A superioridade do nome de Jesus está no fato dEle ser Aquele que cumpriu cabalmente o plano da salvação.

1.2. A filiação divina de Jesus
Por algumas vezes no AT, os anjos são citados como filhos de Deus (Jó 1.6). Qual é então a diferença da filiação de Cristo com os anjos? Enquanto os anjos são denominados filhos por causa do relacionamento com Deus e serem criaturas dEle, Jesus é Filho por eterna geração. Isso significa que Ele tem a mesma natureza de Seu Pai. Logo, tanto o Pai quanto o Filho são definidos por essa relação intima de comunhão e natureza. O Filho não foi criado assim como os anjos e as demais criaturas foram, mas por ser Deus também, permanece eternamente gerado pelo Pai.

Refletindo
"O Logos eterno é gerado eternamente da substância divina. Não é criado. É da mesma substância do Pai." Paul Tillich

2- SUPREMACIA DO CRISTO 

A supremacia de Cristo está no fato dEle ser Deus, não um ser criado, mas o próprio Filho de Deus, cuja origem é divina.

2.1. Jesus é digno de adoração 

Nenhum ser, a não ser o próprio Deus, é digno de adoração (Ex 20.3-5). No AT somente o anjo do Senhor aceitava adoração, por ser uma representação do próprio Deus (Jz 13.17-22). Contudo, as Escrituras nos mostram que Jesus nunca rejeitou adoração (Mc 5.6; Jo 20.28), e mais, Ele é digno de toda honra, louvor e adoração (Ap 5.6-9). Ele é o Cordeiro de Deus que através de Seu sangue nos purificou de nossos pecados e tem todo poder nos céus e na terra (Mt 28.18), sendo um com o Pai (Jo 10.30).

2.2. O Reino de Jesus subsiste para sempre
O Reino de Deus foi estabelecido na terra através da Obra salvífica de Jesus (Mt 12.28). Cristo reina hoje, sobre Sua Igreja e, naquele Grande Dia, todos os povos, nações e línguas confessarão que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus Pai (Fp 2.11). Seu reino portanto, é o Reino de Deus, de tal forma que todos os Seus adversários serão subjugados completamente, de modo que o último inimigo a ser vencido será a morte (1Co 15.26). Então, quando todas as coisas forem colocadas sob Sua autoridade, Deus será absolutamente supremo sobre tudo e todos (1Co 15.27-28).

3- JESUS É DEUS 

As Escrituras afirmam que Jesus é Deus: "Emanuel, Deus conosco" (Is 7.14); "Senhor" (Sl 110.1). Como Deus, Jesus possui atributos inerentes a Sua deidade, como eternidade e imutabilidade.

3.1. Jesus é eterno 

Na introdução do Evangelho de João, o evangelista afirma que, antes da criação, na eternidade pretérita, Jesus já existia como o Verbo de Deus (Jo 1.1). O atributo eternidade, é a qualidade de ser superior ao tempo, não possuindo inicio ou fim. Logo, eternidade é um atributo divino, somente Deus é eterno. Em Hebreus 1.8, Jesus é chamado de Deus pelo Pai; afirmando ainda que Sua majestade e realeza, (teu trono), permanece para sempre. Jesus é Deus junto com o Pai e partilha da mesma natureza e atributos, Ele é eterno, pois de eternidade a eternidade Ele é Senhor (Sl 90.2).

3.2. Jesus permanece o mesmo 

Outra característica da 'deidade' (Sua divindade), é Sua imutabilidade. Deus não muda e não pode mudar (Tg 1.17), pois entende-se que Aquele que é pleno não tem como ser ainda mais, pois é o ápice da perfeição, tampouco, ser menor do que é, pois deixaria de ser Deus. Portanto, não há devir (mudança, transformação, tornar-se) em Deus, Ele é o que é, o EU SOU (Ex 3.14). Jesus também não muda e não mudou, Ele é o mesmo eternamente, nas palavras de Hebreus 1.12 "(...) tu és o mesmo". Por Jesus não mudar, nós podemos confiar sim em Sua Palavra, pois ela é digna de confiança (Tt 1.2).


SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
As Três Pessoas da Santíssima Trindade possuem os mesmos atributos e a mesma natureza divina. No entanto, existe um fator que diferencia cada Pessoa, que é a sua forma de relacionamento. O Pai é ingênito, não gerado, e origem de todo o movimento e vontade; o Filho é gerado do Pai na eternidade, condição única e imutável; e o Espirito Santo (do grego,"ekporeusis") do Pai e do Filho na eternidade. Portanto, no esquema trinitário, o Pai envia o Filho e o Espirito Santo, o Filho é enviado pelo Pai e envia o Espírito, e o Espírito é enviado pelo Pai e pelo Filho e executa a ação de Deus.

CONCLUSÃO 

Cristo é infinitamente superior aos anjos, pois Ele não é um ser criado, Ele é Deus em Sua essência e partilha na comunhão plena com o Pai na presença do Espírito Santo.


Complementando 

Será que houve mudança em Cristo quando este se fez homem? Só houve mudança em Cristo em Sua condição fisiológica e estética. mas não em relação a Sua essência, Ele nunca deixou de ser Deus, mesmo se fazendo homem, pois é a imagem do Pai (Hb 1.3), Seu esvaziamento fez com que Ele passasse pela privação da natureza humana, mas em todas as Suas ações Ele nos revela quem é Deus.

Eu ensinei que:
Jesus é Deus, e por ser Deus é soberana e infinitamente superior aos anjos, sendo digno de toda adoração.

Fonte: Editora Betel

Um comentário:

  1. Que Deus continue lhe abençoando por disponibilizar-nos este conteúdo maravilhoso.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.