sexta-feira, 19 de abril de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 3 / 2º Trim 2024

                                     

 A HUMANIDADE DE CRISTO

___/ ___/ ______

Texto de Referência: Hb 2.5-10

LEITURA SEMANAL

Seg Jo 1.14 O Verbo de Deus se fez carne.

Ter Fp 2.8 Jesus foi obediente até a morte.

Qua Ef 5.2 Jesus se ofereceu a Deus como oferta e sacrifício.

Qui Fp 2.9 Deus exaltou Jesus soberanamente.

Sex Hb 2.14 Na cruz, Jesus destruiu o poder do diabo.

Sab Lc 4.19 Jesus veio libertar os oprimidos.

VERSICULO DO DIA

"Pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo", Hb 2.17.

VERDADE APLICADA

Jesus participou da condição humana em Sua carne, tais como fragilidade e limitações bem como passou por tentações, contudo, nunca pecou.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

✔ Apresentar a condição humana de Jesus:

✔ Mostrar o resultado de Sua Obra salvífica;

✔ Explicar as consequências da vitória na cruz.

INTRODUÇÃO

Apesar de ser Deus, Jesus se fez completamente humano para cumprir o plano de Deus e nos socorrer nas adversidades.
Ponto-Chave
"Por ter se feito homem a Si mesmo, Jesus pode nos socorrer e nos salvar."

1- JESUS, PLENAMENTE HUMANO
Em Seu ministério terrestre, Jesus viveu uma vida humana plena; participando do sofrimento, da fragilidade e das restrições de uma vida árdua de abnegação e entrega ao Plano de Deus.

1.1. Se fez humano
Antes de se fazer humano, Cristo já existia como o Verbo de Deus, mas escolheu se esvaziar de Sua glória para cumprir o propósito divino (Fp 2.7). Jesus viveu uma vida simples, em uma família humilde em um povoado na região da Galileia (Mt 2.23). Participou de festas (Jo 2.2), entristeceu-se (Jo 11.35), fez amizades (Jo 11.11), dormiu (Mc 4.38), participou da condição humana em toda Sua plenitude, exceto o pecado original (2Co 5.21). Como humano, Ele também foi tentado (Mt 4.1-11), e, ao ser vitorioso, Ele é capaz de ajudar todos aqueles que são tentados (Hb 2.18).

1.2. Sofreu a morte 
As Escrituras afirmam que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Entretanto, se Jesus não pecou, por que Ele passou pela morte? O próprio Cristo afirma que a morte não tinha poder sobre Ele, somente Ele poderia oferecer a Sua vida e tornar a tomá-la de volta (Jo 10.17-18), Sua fidelidade ao Plano de Deus é de completa entrega. de modo que derramou Seu sangue e entregou Seu espírito ao Pai como oferta agradável a Deus, vindo a morrer. Cristo partilhou de nossa humanidade até a morte (Hb 2.17), nos amou além da própria vida.

Refletindo
"Ele (Jesus) tomou o nosso lugar, entrou em nosso sofrimento, morreu nossa morte por nós, ressuscitou da morte, deu-nos sua vida e nos formou como uma comunidade por meio do Espírito, realizando assim, algo tão decisivo que toda a vida é transformada por Ele." Paul Scott Wilson

2- AUTOR DA SALVAÇÃO
Em Gênesis 3.15 vemos a afirmação do texto em uma promessa feita por Deus, logo após a Queda do homem que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente.
Em Cristo, o Plano da Salvação chega ao seu ápice, de modo que Jesus se ofereceu a Deus como Cordeiro puro, santo e imaculado para a remissão dos nossos pecados. E a promessa feita no Jardim, se cumpre em Cristo.

2.1. Seu sacrifício vicário
O culpado deveria pagar o preço pelo pecado por causa da justiça de Deus. Sem o sacrifício de Cristo, a humanidade estaria entregue ao próprio destino, sendo condenada a separação eterna de Deus. Jesus, justo e inocente se colocou em nosso lugar na cruz para sofrer a punição dos nossos pecados e a separação de Deus (Mt 27.46). E depois, desceu às regiões mais baixas da terra (Ef 4.9). Esse era o nosso destino, mas Cristo tomou o nosso lugar, Ele recebeu o juízo de Deus que a nós estava destinado mas, por ter recebido o juízo em nosso lugar, agora vivemos a salvação conquistada em Sua ressurreição (1Pe 3.18).

2.2. Recebeu de Deus glória e honra
Por ter se oferecido graciosamente para cumprir o plano de Deus, o Pai estabeleceu Jesus como o mediador da salvação (1Tm 2.5) e herdeiro de todas as coisas (Rm 8.17). A exaltação de Cristo está inerentemente vinculada a Sua humilhação (Fp 2.8-9). O humilde carpinteiro da Galileia, experimentado nos trabalhos, recebeu a glória e a honra por representar tudo aquilo que Deus é, amor. Assim, para que Deus venha nos enaltecer, devemos antes viver uma vida de humildade e de entrega, assim como Cristo nos ensinou.

3- A VITÓRIA DE CRISTO
Ao cumprir o Plano de Deus, Jesus recebeu novamente Sua majestade e a autoridade sobre a Criação (Ef 1.20,21).

3.1. Derrotou o diabo
Em Seu ministério terreno, Jesus declarou que havia despojado Satanás de seu poder (Mt 12.28,29). Satanás foi desprovido de seu domínio e poder como afirma Hebreus 2.14: "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo." A força do diabo estava na morte, e o poder da morte estava no pecado, mas Cristo venceu a morte se fazendo pecado por nós (1Co 15.55-57).

3.2. Libertou os cativos
Antes de Cristo, estávamos presos em nossos pecados e condenados à morte (Ef 2.1-6). No entanto, através de Sua ressurreição, nos ressuscitou com Ele para reinarmos no mundo espiritual e no porvir. Essa libertação não foi alcançada por nossos próprios méritos ou pelas nossas próprias forças, mas é recebido pela fé em Cristo, em Sua Obra expiatória e em Sua ressurreição (Ef 2.9). Agora, não podemos mais viver na prática do pecado e em rebelião a Deus, pois, se somos filhos de Deus, o Espírito Santo habita em nós e nos capacita a viver uma vida santa e agradável a Deus (Rm 8.16).

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
Jesus possui duas naturezas, a divina e a humana. Ele é completamente Deus e completamente humano, e essas duas naturezas não se confundem e nem se misturam. O nome da união das duas naturezas em Cristo é chamada de "união hipostática". Os Pais da Igreja utilizaram da seguinte imagem para facilitar nosso entendimento. Veja: as duas naturezas de Cristo são semelhantes a uma tocha, o cabo representa a natureza humana, enquanto que o fogo, a natureza divina. Uma completa a outra, mas não se misturam e nem se confundem.

CONCLUSÃO
Como Deus, Jesus tem a capacidade e o poder para nos socorrer nas tribulações e tentações.

Complementando 
O semipelagianismo é uma concepção herética que acredita que, apesar da salvação partir de Deus, ela só é eficaz por ser realizada pela Iniciativa e boa vontade humana. O ministério terreno de Jesus nos ensina que é Cristo que faz a obra em nossa vida através da fé, que é uma resposta à Palavra de Deus (Rm 10.17).

Eu ensinei que:
Nós não podíamos fazer as mesmas Obras de Jesus mas, por Ele ter se feito homem, pode nos ajudar em nossas fraquezas.

Fonte: Editora Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.