A SUPERIORIDADE DE CRISTO SOBRE MOISÉS
___/ ___/ ______
Texto de Referência: Hb 3:1-6
LEITURA SEMANAL
Seg Ex 33.11 Deus falava face a face com Moisés.
Ter Ex 6.6 Deus utilizou Moisés para resgatar Seu povo do Egito.
Qua Hb 3.2 Moisés foi fiel ao Senhor.
Qui Ap 1.5 Jesus é a fiel testemunha.
Sex Lc 22.20 Participamos da Nova Aliança no sangue de Jesus.
Sáb Jo 8.32 Jesus é a verdade que liberta.
VERSÍCULO DO DIA
"Porque ele é tido por digno tanto maior glória do que Moisés, quan- do maior honra do que a casa tem aquele que a edificou", Hb 3.3.
VERDADE APLICADA
Por ser maior que Moisés, Jesus mostra que a Nova Aliança é superior à Antiga.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Apresentar o ministério de Moisés:
✔Mostrar a fidelidade de Moisés em sua missão;
✔ Explicar a proeminência de Jesus em relação à Antiga Aliança.
INTRODUÇÃO
Pelo fato de muitos judeus cristãos es tarem voltando ao judaísmo, o autor da Carta aos Hebreus nos mostra a supre macia de Jesus em relação a Moisés e, consequentemente, ao judaísmo.Ponto-Chave
"A Obra e o Ministério de Jesus são superiores à obra e o ministério de Moisés."
1- O CHAMADO DE MOISÉS
Considerado o personagem de maior expressividade do AT. Moisés foi escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito e conduzi-los à Terra Prometida.
1.1. Chamado como libertador
Moisés foi um grande libertador, pois o povo de Israel, que permaneceu 430 anos no Egito, em seus dias sofria como escravos debaixo do jugo de Faraó (Ex 1.8-14). Depois de fugir do Egito e permanecer da terra de Midiã por 40 anos, Moisés teve um encontro com o Deus de Israel, do qual recebeu a missão de libertar sua nação das mãos do Faraó e da opressão (Ex 3.7-10). Depois das dez pragas, o Faraó permitiu que o povo saísse para a Terra Prometida, e, em memorial, o povo celebrou a Páscoa, que serviu para a posteridade como sinal da Aliança de Deus com Seu povo (Ex 12.21-28).
1.2. Chamado como redentor
Israel foi resgatado do Egito por meio de Moisés (Ex 6.6). A palavra 'redenção vem do hebraico (padah), que significa resgatar algo que estava perdido, livrar do perigo, restaurar a sua condição anterior. Israel vivia no Egito como um povo em sofrimento, na escravidão, em perigo de ser dizimado devido a política genocida do Faraó. Moisés carrega consigo tais qualidades de um verdadeiro redentor, na ação do resgate por parte de Deus. Depois da liderança de Moisés, Israel se encontrou com seu Deus, foi salvo do perigo da dizimação e, por fim, foi restaurado à condição de livres.
Refletindo
"A lei do Espírito entra em plena operação, à medida que os crentes se comprometem a obedecer ao Espírito Santo". Pr. Reginaldo S. Xavier
2- FIDELIDADE A MISSÃO
Mesmo cheio de limitações, Moisés aceitou o chamado de Deus e a liderança do povo em direção à Terra Prometida.
2.1. A fidelidade de Moisés
Ao ser chamado por Deus, Moisés inicialmente se sentiu incapacitado diante da tão grande missão (Ex 3.11). É comum que homens falhos se sintam impotentes diante da grande responsabilidade da missão conferida a eles (Jr 1.6), mas devemos confiar no Senhor, pois quem faz a Obra é Ele (Fp 2.13). Mesmo com dificuldades, Moisés foi fiel à sua missão e cumpriu a ordem dada por Deus: tirar o povo do cativeiro egípcio e levá-los em direção à Canaã. A cena em que Ele desobedece a Deus e fere a rocha (Nm 20.11-13) por duas vezes não ofusca a riqueza de seu ministério e a intimidade que ele tinha com Deus (Ex 33.11).
2.2. Fidelidade de Jesus
Jesus foi fiel à Sua missão até o fim e levou a cabo o plano da Salvação de modo que entregou Sua vida como oferta agradável a Deus (Is 53.5,10). Sua fidelidade ao chamado é demonstrada em toda a Sua vida, de tal forma que antes de Seu sacrifício, pediu ao Pai que, se fosse possível, ou se tivesse outro meio, que passasse dele o cálice da ira de Deus (Lc 22.42). Sua fidelidade, portanto, ultrapassou a de Moisés (Hb 3.3), enquanto Moisés foi fiel participando da Casa de Deus, Cristo juntamente com Deus é o arquiteto da Casa, ou seja, o arquiteto é maior que sua Obra (Hb 3.6), pois é o próprio de Filho de Deus.
3- JESUS, MAIOR QUE MOISÉS
Por meio de Sua fidelidade a Sua missão de resgate, Sua condição de responsável pela Casa de Deus e por ser o próprio Filho de Deus, Jesus é infinitamente superior a Moisés.
3.1. A Nova Aliança em seu sangue
3.2. Libertador e Redentor de nossa alma
Do mesmo modo que Moisés resgatou o povo de Israel da escravidão do Egito, do perigo da morte e o levou para a Terra Prometida, Deus, em Jesus, fez, superlativamente, o mesmo conosco. Ele nos resgatou da escravidão do pecado e das garras de Satanás, nos livrou da morte espiritual, nos levou para o Reino do Seu Filho, nos salvou da morte eterna (Cl 1.13), e nos guia como o nosso Sumo Pastor para a Terra Prometida, mas não para a Jerusalém Terrestre, e sim para a Jerusalém Celestial que um dia descerá do Céu para que venhamos a morar com Ele na eternidade (Ap 21.10).
SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
A Lei caducou em Jesus, não porque perdeu o seu valor. pelo contrário, ela é boa e espiritual (Rm 7.12), mas ela desperta o pecado nos seres humanos (Rm 7.8). É através da Lei que o pecado ganha força (1Co 15.56). O propósito da Lei, portanto, é revelar o pecado (Rm 7.7), logo, ela serve para nos mostrar o quanto somos pecadores e como somos dependentes da graça de Deus e da obra que Jesus realizou na cruz, somos salvos pela graça de Deus, por isso que o Senhor disse a Paulo:" [...] A minha graça te basta pois o meu poder se aperfeiçoa em sua fraqueza.[...]", 2Co 12.9.
CONCLUSÃO
Moisés teve um papel fundamental na implantação da adoração e do judaísmo, mas o judaísmo era apenas uma etapa a ser percorrida, pois Cristo é superior ao judaísmo e a Moisés.
Complementando
Eu ensinei que:
Moisés foi um personagem importante na história da salvação, mas ele serviu apenas de preparação para Aquele que traria a verdadeira salvação, Jesus Cristo, o Salvador da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.