domingo, 28 de abril de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 5 / 2º Trim 2024

                                      

CRISTO É SUPERIOR AO SACERDÓCIO LEVÍTICO

___/ ___/ _____


Texto de Referência: Hb 4.14-16
LEITURA SEMANAL

Seg Nm 3.6 Os levitas eram os descendentes da tribo de Levi

Ter Nm 3.7-8 Os levitas eram responsáveis pelo auxilio dos sacerdotes no serviço ao Senhor.

Qua Hb 3.1 Jesus, enviado do Pai, se fez Sumo Sacerdote da fé que professamos.

Qui Hb 4.15 Jesus, o Sumo Sacerdote, sem pecado.

Sex Hb 5.4 Cristo foi Sumo Sacerdote escolhido por Deus.

Sáb Hb 5.9 Jesus é o Sacerdote perfeito

VERSÍCULO DO DIA
"Porque todo sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados". Hb 5.1.

VERDADE APLICADA
O ministério sacerdotal no Antigo Testamento é substituído pelo de Jesus, eterno Sumo Sacerdote.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

✔Apresentar o sacerdócio levítico:

✔Mostrar as características do Sacerdócio de Cristo:

✔Explicar a supremacia do ministério Sacerdotal de Jesus.

INTRODUÇÃO
A Carta aos Hebreus continua a comparar os personagens e as instituições do AT com a Pessoa e o Ministério de Cristo. O autor da Carta nos apresenta o serviço sacerdotal estabelecido por Deus e exercido pelos levitas afirmando, assim, a superioridade de Jesus em tudo.

Ponto-Chave
"O Sacerdócio de Cristo é, em tudo, superior ao sacerdócio levítico."

1- O SACERDÓCIO LEVÍTICO
Os sacerdotes da linhagem de Levi eram escolhidos por Deus para ministrar as coisas santas e sagradas no serviço ao Senhor. Este sacerdócio era imperfeito e temporário, pois era constituído por homens pecadores, cuja função era interrompida pela morte. 

1.1. Os levitas na Antiga Aliança
O patriarca Jacó teve 12 filhos (Gn 35.23-26), destes, Deus separou a descendência de Levi para o serviço sacerdotal (Nm 3.6-8). A tribo de Levi não tinha direito a nenhuma parte do território conquistado de Canaã, exceto as cidades de refúgio (Nm 35.11). Os sacerdotes que eram separados, eram da tribo de Levi, logo, eram todos levitas pela Lei de Moisés. No AT, os levitas não eram somente cantores ou instrumentistas, como se acha costumeiramente, mas eles eram os responsáveis por tudo que estava ligado à adoração, ao serviço a Deus e ao sacrifício.

1.2. O ministério levítico 
Originalmente, os levitas foram separados para o serviço no Tabernáculo durante a peregrinação no deserto e, posteriormente, para o serviço no Templo (2Cr 8.14). Na adoração, eles eram responsáveis pelas músicas, canto e instrumentos (1Cr 25.6). Eles também eram responsáveis pela preparação das ofertas, no cuidado dos utensílios e pelo sacrifício (Nm 3.7-8). Os levitas eram também os responsáveis em transportar as coisas sagradas do Senhor, em especial, a Arca da Aliança (1Cr 15.2), mas, com restrições, como podemos observar no caso de Uzá que era levita (25m 6.7).

Refletindo
"Jesus (...), por ocasião de sua glorificação, recebeu seu oficio de maneira que transcende às leis e ao sistema do judaísmo." Russel Norman Champlin

2- JESUS, O GRANDE SUMO SACERDOTE
O sumo sacerdote era o escolhido como o mais importante de todos os sacerdotes, pois, uma vez por ano, ele adentrava ao Santo dos Santos e oferecia a Deus um holocausto em nome de todo o povo de Israel (Hb 9.7).

2.1. Um sacerdote que se compadece de nós
Nos tempos bíblicos, o sumo sacerdote fazia parte da alta aristocracia de Israel, ele era a pessoa mais importante do Sinédrio e responsável pela administração das riquezas do Templo e da adoração. Tinha uma vida de luxo e de pompa, e seus descendentes, por também serem levitas, teriam uma herança sacerdotal. Jesus, no entanto, sabia muito bem das dificuldades daqueles que sofriam pela opressão do Império Romano, da dificuldade financeira, do trabalho pesado das classes campesinas. Por ter vindo ao mundo nesse período e vivenciado tudo isso, Ele conheceu as dores e dificuldades daquele povo. Assim, consequentemente, conhece também as nossas (Hb 2.18).

2.2. Um sacerdote sem pecado 
Antes de oferecer sacrifícios a Deus, o sumo sacerdote deveria antes sacrificar por causa de seus pecados (Lv 16.11,15). Jesus foi tentado pelo diabo no deserto por quarenta dias (Lc 4.2). Foi colocado à prova no Getsemani (Mc 14.32-34), e até mesmo na cruz, foi tentado a abandoná-la (Lc 23.39). Entretanto, em todas as dificuldades, tribulações e desafios, Jesus foi fiel a missão dada por Deus em dar a Sua vida em resgate (Mt 20.28). É interessante que todos os grandes homens da Bíblia, em algum momento, tomaram decisões erradas, mas Jesus nunca pecou (Hb 4.15).

3- O MINISTÉRIO SACERDOTAL DO CRISTO
O Sacerdócio e Ministério de Cristo é superior ao do sumo sacerdote da descendência de Levi.

3.1. O serviço sacerdotal de Cristo 
O sumo sacerdote era escolhido entre os seres humanos para representar aqueles por quem ofereceria os sacrifícios. Cristo não tomou como Seu o direito de se pôr como Sumo Sacerdote, mas, mesmo sendo Filho de Deus, não se autonomeou, recebeu a condição pelo Pai. Ele orou continuamente a Deus por meio de súplicas, com lágrimas e em alta voz (Hb 5.7), mostrando Sua íntima comunhão com Deus. Aprendeu, através do sofrimento, a obediência. Tornando-se assim, o Sumo Sacerdote perfeito e a fonte de salvação para todo aquele que nEle crer e lhe obedecer (Hb 5.8,9).

3.2. A ordem sacerdotal de Cristo 
Por tudo que Jesus fez e é, Sua Ordem Sacerdotal é infinitamente superior ao sacerdócio levítico. Enquanto o sacerdócio levítico é passageiro e falho, o de Cristo assume para si uma condição de eternidade e perfeição. Jesus é, portanto, perfeito em Sua mediação e intercessão. É interessante que Ele é, ao mesmo tempo, o sacerdote e o sacrifício. Ele, no entanto, não é sacerdote da linhagem de Levi, mas sim, de Melquisedeque, o sacerdócio real (Hb 5.10). Abraão, o patriarca dos Hebreus, ofereceu o dízimo a Melquisedeque, revelando assim que o sacerdócio dEle é maior do que o dos israelitas.

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
Para THIELMAN (2007), Jesus não é somente semelhante ao melhor dos sumos sacerdotes levíticos em sua fidelidade para com o Senhor e misericórdia para com os pecadores, pois de maneira diversa dos sacerdotes descendentes de Levi que morreram, Jesus vive para sempre e é capaz de oferecer a salvação eterna para seu povo. Seu sacerdócio foi aperfeiçoado por meio de seu sofrimento, capacitando-o a estabelecer uma nova Aliança. adentrando no transcendente Tabernáculo de Deus, o próprio céu, onde ofereceu a si mesmo como o Cordeiro que pode tirar o pecado. (Fonte: THIELMAN, Frank. Teologia do Novo Testamento: uma abordagem canônica e sintética São Paulo: Shedd publicações. 2007)

CONCLUSÃO 
Jesus é o Sacerdote superior aos sacerdotes levíticos, Ele é o nosso Sumo Sacerdote da ordem de Melquisedeque. Jesus não foi mais um sacerdote Aarônico, mas Rei e Sumo Sacerdote superior à todos.

Complementando
A tipologia do sacerdócio de Jesus é extremamente explícita na Carta aos Hebreus. Aqui, o autor faz a comparação entre o sacerdócio da Antiga Aliança e Cristo na Nova. Logo, é imprescindível entender os conceitos de tipo e antítipo. O tipo é a comparação de personagens diferentes que, de certa forma, apresenta características e delineações parecidas, outrossim, o antítipo, é apresentado, nos mesmos moldes, mas de forma contrária ou diferente.

Eu ensinei que:
Jesus, em Seu ministério e vida, se apresenta como o Sumo Sacerdote superior aos sumos sacerdotes levitas.

Fonte: Editora Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.