sábado, 4 de maio de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 6 / 2º Trim 2024

                                      

O SACERDÓCIO DE CRISTO É SEMELHANTE AO DE MELQUISEDEQUE

___/ ___/ _____


Texto de Referência: Hb 7.15-19

LEITURA SEMANAL
Seg Gn 14.18 Melquisedeque foi rei de Salém.

Ter Hb 7.1 Melquisedeque foi sacerdote do Deus Altíssimo.

Qua Hb 7.4-7 Melquisedeque foi considerado maior que Abraão.

Qui Hb 7.3 Melquisedeque, sem pai, nem mãe, sem genealogia, sem principio ou fim.

Sex Hb 7.24 Sacerdócio perpetuo de Jesus.

Sáb Hb 7.22 Jesus nos garante uma aliança superior.

VERSICULO DO DIA
"Como também diz em outro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque, Hb 5.6.

VERDADE APLICADA
O Ministério de Cristo é semelhante ao de Melquisedeque, de rei e sacerdote eterno.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Apresentar a pessoa de Melquisedeque;
✔ Mostrar as características do sacerdócio de Melquisedeque; 
✔Explicar a semelhança entre o sacerdócio de Melquisedeque e de Cristo.

INTRODUÇÃO
A supremacia do Sacerdócio de Cristo está no fato de Sua ordem ser semelhante a de Melquisedeque.

Ponto-Chave
"Melquisedeque foi um sacerdote. rei de justiça, que foi comparado a Cristo."

1- QUEM FOI MELQUISEDEQUE
Apesar de misterioso, Melquisedeque foi um personagem que serviu de comparação para apresentar o Sacerdócio de Jesus.

1.1. Melquisedeque, rei de Salém 
Salém foi uma cidade dos tempos antigos, na mesma localização da cidade de Jerusalém, antes da ocupação dos jebuseus (25m 5.6). Ele era possivelmente um rei de um clã de semitas que adoravam o Deus Altíssimo (El Elyon). A palavra Salém tem sua raiz no vocábulo hebraico "shalem" que tem significados distintos, como: completo, perfeito, pacífico e salvo. Portanto, Melquisedeque era um rei que trazia consigo todas estas qualidades, seu nome é a junção de duas palavras hebraicas, "melek" que significa rei e "tsedeq" de justiça.

1.2. Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo
Nos primeiros relatos das Sagradas Escrituras, o Genesis nos apresenta Melquisedeque como sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14.18-20). Abraão reconheceu o Deus de Melquisedeque como Deus que o chamou (Gn 12.1-2), de forma que ofereceu a ele o dízimo (Gn 14.20). Apesar de ainda não ter revelado o Seu Nome, como fez a Moisés, o título, Deus Altíssimo, está representado em várias passagens bíblicas (Sl 57.2; 78.35,56; Dn 4.2; Mq 6.6), indicando a soberania de Deus em relação aos outros aspirantes à divindade. Melquisedeque é servo e sacerdote deste Deus transcendente.

Refletindo
"(...) sacerdócio levítico era exclusivo para a nação de Israel, enquanto que o sacerdócio de Melquisedeque era para todos os povos, pois foi instituído antes mesmos das tribos de Israel e o próprio Abraão de tudo lhe deu o dízimo." Don Richardson

2- O SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE
Melquisedeque como rei e como sacerdote, exercia funções civis e religiosas.
A Carta aos Hebreus nos mostra a superioridade do sacerdócio de Melquisedeque em relação ao de Levi.

2.1. Superior a Abraão 
Abraão reconheceu o sacerdócio de Melquisedeque como superior, de modo que entregou o dízimo a ele; já do rei de Sodoma, Abraão não aceitou os despojos da guerra (Gn 14.21-24). Na Antiga Aliança, os levitas recebiam o dízimo das demais tribos (Hb 7.5), e, ao dar o dízimo, Abraão revela que o sacerdócio levita, que seria de um dos seus descendentes, é subordinado ao sacerdócio de Melquisedeque (Hb 7.9-10). Logo, o sacerdócio de Melquisedeque se mostra superior a Abraão e consequentemente o sacerdócio levita,

2.2. Rei de paz e sem genealogia 
O sacerdócio levita estava alicerçado na descendência, pois os sacerdotes eram descendentes diretos e participes da tribo de Levi. Enquanto, no caso do sacerdócio de Melquisedeque, seu pai e sua mãe estão ausentes na genealogia, diferentemente é o caso dos levitas (Ex 6.18,20-27; 1Cr 6.1-3). Este sacerdote, que não está preso às genealogias, ainda exerce o papel de soberano rei de paz. Seu nascimento não é relatado, nem a sua morte, ele portanto, permanece como uma figura misteriosa, o qual não se conhece o seu início e seu fim.

3- SEMELHANÇA DE CRISTO E MELQUISEDEQUE
O autor de Hebreus faz uma comparação das características da ordem de Melquisedeque com Cristo.

3.1. Sacerdócio eterno
Da mesma forma, Melquisedeque assume vários elementos que representam o Ministério de Cristo. Jesus é sacerdote, não pela ordem levítica, mas, sim, pela ordem de Melquisedeque, pois não é da tribo de Levi, mas da tribo de Judá. Por ser da tribo de Judá, ele possui o papel de sacerdote rei (Hb 7.14). Jesus também é o rei de justiça e Seu Reino é um reino de paz. Do mesmo modo que Melquisedeque não tem início e nem fim mencionado pelas Escrituras, Jesus também não tem inicio e nem fim, pois Seu trono subsiste pelos séculos dos séculos (Hb 7.21).

3.2. Uma Aliança superior
Todos os sacerdotes morriam e eram muitos, logo, não podiam continuar o seu trabalho de serviço e mediação junto a Deus (Hb 7.23). Todavia, Jesus está vivo à destra de Deus Pai, consequentemente, Seu sacerdócio não é substituído por ninguém (Hb 7.24), e, assim como é afirmado, deste modo, Jesus pode hoje e de uma vez por todas, salvar todos aqueles que vão a Deus por intermédio dEle, vivendo eternamente para interceder por cada um de nós (Hb 7.25). Sua Aliança é superior, pois como Sumo Sacerdote é santo, puro, inocente, imaculado e colocado em posição de honra no céu (Hb 7.26).

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
O sacerdócio de Melquisedeque assume uma grande importância devido ao seu caráter, pois era um sacerdócio real. Foi estabelecido antes mesmo da Antiga Aliança quando os representantes eram os descendentes de Levi, exercido por Aquele que era rei de justiça na cidade de paz. Possivelmente, Melquisedeque foi um personagem histórico, e não uma teofania, ou seja, ele não era uma manifestação física do Cristo antes de Seu ministério terreno, mas não há dúvidas de que ele foi uma representação tipológica do Cristo no AT.

CONCLUSÃO
O sacerdócio conhecido pelos judeus era temporário, mas o sacerdócio de Cristo é eterno e definitivo.
Jesus cumpre Seu Ministério Sacerdotal da mesma forma que Melquisedeque, como o Sacerdote real.

Complementando 
Apesar de algumas teorias. dificilmente, Melquisedeque seria uma espécie de teofania de Jesus no AT. As teofanias eram manifestações físicas nas quais Deus se revelava, podemos ver exemplos delas na sarça ardente (Ex 3.2), na coluna de nuvem e de fogo (Ex 13.21), e outros eventos. O que é mais plausível é que Melquisedeque foi um personagem humano que representou tipologicamente Cristo.

Eu ensinei que:
Jesus exerce o Seu ministério segundo a ordem de Melquisedeque, sacerdócio real e eterno.

Fonte: Editora Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.