segunda-feira, 6 de maio de 2024

ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 6 / 2º Trim 2024


Ordenança para uma vida de obediência e submissão
12 de Maio de 2024



TEXTO ÁUREO
“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.” Filipenses 2.8

VERDADES APLICADA
Ser obediente é condição para prosseguir no processo de aperfeiçoamento crsitão até chegar ao nível de semelhança de Cristo estabelecida pela vontade de Deus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que obedecer é melhor que sacrificar
Explicar que quem resiste às autoridades resiste a Deus
Conscientizar acerca da obediência e submissão

TEXTOS DE REFERÊNCIA

ROMANOS 13
1- Toda alma esteja sujeita às potestades superiores, porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que já foram ordenadas por Deus
2- Por isso, quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação

HEBREUS 13
17- Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas, para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Is 1.19 A importância de ouvir e obedecer.
TERÇA | 5.29 É melhor obedecer a Deus do que aos homens.
QUARTA | At 5.32 Deus deu o Seu Espírito aos que obedecem.
QUINTA | Rm 5.19 Pela obediência de Jesus somos feitos justos.
SEXTA | Ef 6.1 Os filhos devem ser obedientes aos pais.
SÁBADO | 1 Pe 1.14 Exortação à obediência e santidade.

HINOS SUGERIDOS: 151, 302, 515

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que os filhos sejam obedientes aos pais, obedientes a Deus e às leis.

INTRODUÇÃO
Ser obediente faz parte do estilo de vida que se requer de todo discípulo de Cristo. Trata-se de um princípio bíblico, revelado desde o início da humanidade. Veremos a relevância da obediência em nosso relacionamento com Deus e em diferentes níveis de relacionamento interpessoal. Nosso maior exemplo é Jesus Cristo – “obediente até a morte” [Rm 5.19; Fp 2.8; Hb 10.9].

PONTO DE PARTIDA: Obedecer é melhor do que sacrificar.

1- OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR
Significado da palavra obediência. A palavra no grego corresponde a “hupakoe”, que significa obediência, submissão, complacência (Dicionário de Strong, p. 5218) – ou seja – obediência literalmente, submissão ao que se ouve, ou seja, obediência como resposta a alguém que fala. Isso se refere tanto a uma voz terrena quanto à voz do Senhor [2Co 10.5; 1Pe 1.2]. Obedecer é sujeitar-se à vontade de, estar sob a autoridade de; estar sujeito, seguir as instruções, agir de acordo com as normas estabelecidas, às leis impostas.

1.1. Obediência é um princípio.
Obediência a Deus significa obediência às Sagradas Escrituras, ou seja, aos ensinamentos que Ele deixou para que todo cristão possa seguir para conquistar, ser bem-sucedido e morar na eternidade com o Senhor. Aprendemos que obediência é um princípio bíblico e serve para todas as áreas da vida e que não se quebra princípios sob pena de pagar um alto preço. Jesus é a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, pois Ele próprio aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu [Hb 5.8- 9]. A obediência não é só mostrada na presença da autoridade ou do superior, mas também na sua ausência ou a distância, o que denota consciência e responsabilidade [Fp 2.12].

Professor(a): “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” [1Sm 15.22]. Dando sequência a este texto, o escritor compara a rebelião contra os líderes como pecado de feitiçaria [1 Sm 15.23a). Obediência é uma reação humana agradável a Deus. Mas a desobediência desagrada a Deus [Rm 2.8; Cl 3.6].

1.2. Obediência é um plantio. 
Quem não obedece para cima (seus superiores), não pode esperar obediência de baixo (seus liderados). Se você não obedecer aos seus superiores, quando estiver liderando, os seus liderados também não o obedecerão. Se você não obedece aos seus pais, não espere que os seus filhos lhes obedeçam na íntegra. Se você planta desobediência, como esperar a colheita de obediência?

Professor(a): Dicionário VINE Thomas Nelson: “Os verbos “peithō” e “pisteuo”, ‘confiar, estão estreitamente relacionados etimologicamente; a diferença no significado é que o primeiro implica a obediência que é produzida pelo último (cf. Hb 3.18-19, onde diz que a desobediência dos israelitas era evidência da incredulidade deles). A fé é do coração, invisível aos homens; a obediência é da conduta e pode ser observada. Quando o homem obedece a Deus, ele dá a única prova possível de que no seu coração ele crê em Deus. Claro que é a persuasão da verdade que tem como resultado a fé (cremos, por- que fomos persuadidos de que a coisa é verdadeira; uma coisa não se torna verdadeira porque é crida), mas o termo verbo, no Novo Testamento, sugere um resultado factual e externo da persuasão interior e consequente fé.”

1.3. Obediência é uma porta aberta. 
As bênçãos estão atreladas à obediência. A Bíblia nos mostra em Deuteronômio 28.1-14 as bênçãos decorrentes da obediência. Em contrapartida, do versículo 15 em diante os castigos e maldições para os desobedientes. A obediência abre portas que jamais esperávamos. O princípio da obediência abre portas para ser usado por Deus, abre portas no mundo natural, abre as portas da salvação eterna. Olha o que Senhor fala com a igreja de Filadélfia, considerada uma igreja fiel que guardava (obedecia) a Palavra da Sua Paciência: “Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” [Ap 3.8].

Professor(a): Vimos nas Sagradas Escrituras que Josué foi bem-sucedido quando obedeceu a tudo que o Senhor lhe ordenou [Js 1.7]. Ainda ordenou que ele não se desviasse, nem para a direita nem para a esquerda para ser bem-sucedido. A sua obediência o levou à vitória com o povo de Deus ao entrar na terra que Deus jurou a seus pais que lhes daria. Se você é obediente, Deus estará contigo por onde quer que andares.

EU ENSINEI QUE:
Obediência a Deus significa obediência às Sagradas Escrituras.

2- QUEM RESISTE À AUTORIDADE RESISTE A DEUS
A pessoa deve ser educada desde cedo à obediência [Rm 13.1-2]. Ο princípio da autoridade estabelece a ordem de Deus. Não existe organização sem autoridade.

2.1. Orem por todos que exercem autoridade. 
Paulo dá instruções das honras que devemos dar aos que exercem autoridades e governam sobre nós: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência (…)” [1Tm 2.1-2]. O apóstolo Pedro disse: “Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores (…) Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.” [1 Pe 2.13-17]. Jesus ficou maravilhado ao ouvir o centurião chamá-lo para curar o seu servo, pedindo que o Senhor falasse apenas uma palavra para que o seu servo ficasse curado. Olha o que o centurião disse a Jesus: “Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: vai; e ele vai; e a outro: vem; e ele vem; e ao meu servo: faze isto; e ele o faz.” [Lc 7.8). Honra gera honra, obediência gera obediência.

Professor(a): Paulo recomenda: “Portanto, dai a cada um o que deveis; a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” [Rm 13.7]. Só quando o Es- orga-tado ou as autoridades exigirem algo contrário à Palavra de Deus, o cristão deve obedecer a Deus mais do que aos homens [At 5.29].

2.2. Obedecei a vossos pastores e sujeitai-os a eles. 
Obedecer aos pastores é mandamento bíblico e isso não deve ser contestado, porque eles velam pelas almas como aqueles que hão de dar conta delas [Hb 13.17]. As lideranças eclesiásticas são autoridades espirituais dadas por Deus, não as despreze, não as enfrente. É claro que sempre haverá divergências de pensamentos, principalmente na área administrativa, porque ninguém é igual a ninguém, cada um governa de um jeito. Se não for desvio de conduta, obedeça em tudo e seja bem-sucedido, Jesus deu o exemplo: Ele foi obediente ao Pai até a morte [Fp 2.8-9].

Professor(a): Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal: “A tarefa dos líderes da igreja é ajudar as pessoas a amadurecerem em Cristo. Os cristãos que cooperam com os líderes aliviam-lhes muito o fardo da liderança. A sua conduta dá a seus líderes motivos para falar com alegria a seu respeito?”. A obediência aos líderes cristãos, aos pastores, obreiros e mestres na Palavra, passa inicialmente pela obediência a Deus e a Sua Palavra. Assim, se uma pessoa está comprometida com a obediência ao Senhor, tal comprometimento será demonstrado, também, na obediência aos seus líderes ou às autoridades eclesiásticas constituídas.

2.3. Obedecei a vossos pais, pois isto é justo.
Paulo recomenda aos filhos que obedeçam aos pais no Senhor, porque isto é justo, é um mandamento com promessa [Ef 6.1-3]. Os filhos, mesmo depois de casados, devem receber com carinho e respeito os conselhos dos pais, eles já trilharam caminhos que os filhos ainda não passaram, eles têm muitas experiências para dar aos filhos. Honrar os pais na velhice e os ajudar em tudo que for possível é um plantio maravilhoso. Os filhos não chamam os pais de quadrados, obsoletos, ultrapassados, antiquados, fora de moda; eles viveram em outra geração. A Palavra de Deus nos ensina que o filho sábio ouve a correção do pai [Pv 23.22]; que o filho sábio alegra a seu pai [Pv 10.1; Pv 13.1]. A obediência andam lado a lado com a honra e o respeito [Pv 20.20].

Professor(a): Pelo que vimos, embora a obediência expresse uma ação existente nos relacionamentos humanos em geral, na sociedade como um todo (tais como discípulos aos mestres, filhos aos pais, cidadãos às leis estabelecidas e às autoridades constituídas, entre outras), sua referência mais significativa começa no relacionamento que deve existir entre o homem e Deus.

EU ENSINEI QUE:
O princípio da autoridade estabelece a ordem de Deus. Não existe organização sem
autoridade.

3- OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO
A obediência emana do intelecto. Cumprir com exatidão as normas, os regulamentos, as diretrizes, as ordens emanadas dos superiores, verbais ou escritas. Submissão emana direto do coração. Não avança à frente do seu líder. Sabe estar debaixo do cajado de quem está com a missão e o ajuda em tudo. Mesmo o dicionário colocando submissão como sinônimo de obediência, notamos que ela tem algo a mais.

3.1. Obediência sem submissão esconde interesse pessoal.
A obediência que não é do coração já elimina automaticamente a submissão. A obediência sem submissão gera: a) amargura, que executa as tarefas com tristeza, angústia ou desgosto; b) murmuração, que faz as coisas com reclamação, depreciação, falando mal, resmungando; c) penitência, executa as ordens como se fosse uma pena imposta, um sofrimento, um castigo ou um tormento; d) conveniência, que só faz o que lhe pedem porque atende o seu gosto, o seu bem-estar, enche o seu ego e lhe dá um retorno satisfatório. Nesses casos muitas pessoas obedecem porque correm o risco de perder vantagens e benefícios, e ainda serem excluídas do processo ou demitidas do que fazem. A obediência legítima é aquela que visa mais o interesse das autoridades e das instituições, antes de visar os seus próprios interesses. Todos que assim agem ficam com a consciência tranquila e sabor do dever cumprido.

Professor(a): Pr. Valdir Alves de Oliveira (Livro Liderança Descomplicada): “É melhor trabalhar com um leigo ou aprendiz, do que com um profissional rebelde, que não obedece nem respeita o seu líder. Tem gente que firma a sua vida espiritual só na fé, sem obediência [Rm 1.5; 16.26].”

3.2. Submissão reconhece os que presidem e ajuda na missão.
Missão é um todo, submissão são partes que se juntam para formar o todo. É quase impossível o todo não ser composto de partes. Quem é submisso automaticamente tem a obediência como parâmetro. A submissão gera: a) fidelidade, que é cumprir com o que prometeu; b) lealdade, que não toma o que é do outro, não fala mal do outro, vira conselheiro do outro, defende o outro em todas as verdades; c) dedicação, que faz mais do que o solicitado e não mede esforços para execução das tarefas, se sacrifica e se dedica com qualidade; d) cooperação, que ajuda no que for preciso sem reclamar, atua no interesse do outro, imprime ação e coloca a mão na massa.

Professor(a): Ann G. Barnett Princípios Bíblicos de Liderança, Editora Cristã Evangélica, 2013, comentou a Lição 6- A lei do respeito: submissão, p. 43-44: “A lei do respeito na vida de Epafrodito [Fp 2.19-30] – Encontramos um exemplo dessa qualidade na carta aos Filipenses, na pessoa de Epafrodito. Ele era membro da igreja em Filipos, que amava e sustentava o apóstolo Paulo. A igreja quis mandar uma oferta a Paulo, que estava preso em Roma, e delegou a Epafrodito a incumbência de levar a oferta. Epafrodito era uma pessoa de confiança e enfrentou uma viagem marítima perigosa, e estava disposto a sacrificar a sua própria vida em favor de Paulo e do evangelho. (…) Ele se submeteu à liderança da igreja em Filipos, levando a oferta a Paulo, e se submeteu à liderança de Paulo, quando este o mandou de volta à Filipos, levando sua carta aos irmãos. (…) Um líder fiel e submisso à vontade de Deus e à liderança da igreja. Paulo mandou que a igreja o recebesse bem e declarou: “Honrai sempre a homens como esse” [Fp 2.29].”

3.3. A submissão firma a obediência.
Não adianta querer exercer autoridade sem submissão. A submissão é baseada na condição de obedecer às ordens de um superior, sem o direito de tomar decisões livres ou de se expressar de forma que bem entender. Normalmente, a submissão é marcada pela espontaneidade do submisso perante algo ou alguém, algo voluntário e que autentica e homologa a obediência. Não podemos dizer que somos submissos a Deus se não formos submissos aos nossos líderes espirituais. As pessoas hoje têm muita dificuldade de entender que a submissão é a essência do Reino. Existe um equívoco comum sobre o conceito de submissão, frequentemente associado a uma posição de inferioridade ou subserviência. No entanto, a essência da palavra está em se alinhar e contribuir ativamente para a missão ou objetivo de outra pessoa, e ajudar na concretização do projeto, ser auxiliar, ajudante, cooperador.

Professor(a): Quem não é submisso nem obedece aos seus guias espirituais pode passar por constrangimentos e dificuldades. O grande sábio disse no livro de Provérbios que quase chegou à ruína completa, no meio da assembleia e do ajuntamento, porque não escutou a voz dos que lhe ensinavam, nem dos que lhe instruíam [Pv 5.13-14]. O submisso faz mais do que devia fazer e assim cumpre fielmente a obediência ao seu superior [Lc 17.7-10].

EU ENSINEI QUE:
Quem é submisso automaticamente tem a obediência como parâmetro.

CONCLUSÃO
A obediência leva a pessoa a ser bem-sucedida na sua caminhada cristã e no seu ministério e a ser honrada por seus superiores. Os obedientes a Deus são mais bem-sucedidos do que os desobedientes. A submissão de Josué o preparou para que ele fosse o substituto natural de Moisés.


Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.