segunda-feira, 27 de maio de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 9 / 2º Trim 2024

                                       

PERSEVERANÇA DOS SANTOS EM CRISTO

___/ ___/ _____


Texto de Referência: Hb 10.19-22

LEITURA SEMANAL
Seg Hb 10.20 Jesus é o novo e vivo caminho.

Ter Hb 10.22 Aproximemos de Deus com o coração reto e cheios de fé

Qua Hb 10.24 Devemos nos motivar mutuamente na prática do amor.

Qui Hb 10.25 Não podemos deixar de nos reunir para cultuar a Deus.

Sex Hb 10.26 Devemos perseverar e não continuar na prática do pecado.

Sáb Hb 10.31 Terrível coisa é sofrer o juízo de Deus.

VERSÍCULO DO DIA
"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu," Hb 10.23.

VERDADE APLICADA
A perseverança em Cristo faz parte da caminhada crista da salvação.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar que devemos nos aproximar de Deus em Cristo:
✔ Apresentar que nossa fé deve ser inabalável;
✔ Demonstrar a necessidade de uma vida em comunhão com Deus.

INTRODUÇÃO
Muitos dos irmãos que foram os receptores da Carta aos Hebreus apostataram da fé e abandonaram a comunhão com os santos. O capítulo 10.19-39 da Carta aos Hebreus nos exorta à perseverança, firme convicção e comunhão.

Ponto-Chave
"Somente por meio de Cristo, o novo e vivo caminho, podemos nos achegar ao Pai."

1- O NOVO E VIVO CAMINHO 
Por intermédio de Cristo, hoje temos acesso à Sala do Trono do Pai. Não mais por meio de sacerdote e sangue de animais, mas pelo sangue do Cordeiro de Deus que se entregou por nós, provendo assim, um novo e vivo caminho.

1.1. Aproximemo-nos de Deus com sinceridade
Antes da morte de Jesus, o acesso à presença de Deus no Tabernáculo era restrita e cheia de exigências por parte da Lei para adentrar ao Santo dos Santos. No entanto, por meio do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário em nosso favor, podemos nos aproximar de Deus com intrepidez (Hb 10.19). Todos nós, que estamos em Cristo Jesus, temos um outro caminho que é mais sublime do que o antigo. O novo caminho é por meio de Cristo Jesus, e temos acesso direto à presença de Deus. Portanto, trilhemos o caminho com sinceridade e fé em Sua presença (Hb 10.22).

1.2. Livres de toda culpa 
Para se chegar com sinceridade ao Trono de Deus, nossa consciência e coração devem ser purificados (Hb 10.22). Os antigos rituais em nada purificavam o adorador, a culpa e o pecado estavam sempre diante deles, pois a própria Lei mostrava o quanto eram culpados. Sendo assim, agora, em Cristo, devido a eficácia de Sua Obra, o pecado é completamente extirpado, de tal forma que, além de arrependidos e convertidos das práticas pecaminosas, ansiamos pela presença de Deus. Hoje, vivemos uma vida de santidade devido ao Espírito Santo que habita em nós e ao desejo de participar de um encontro diário com Deus.

Refletindo
"As pessoas que foram enxertadas em Cristo, pela fé verdadeira, e assim têm se tornado participantes de seu precioso Espírito vivificador, dispõem de poderes suficientes [ou] forças para lutar contra Satanás, contra o pecado, contra o mundo e a sua própria carne, e para obter a vitória sobre esses inimigos, mas não sem a ajuda da graça do mesmo Espírito Santo." Jacó Arminius

2- FIRMES NA PROMESSA
A firme convicção nas promessas nos garante a salvação, mesmo diante de grandes provações.

2.1. Convicção
De acordo com o dicionário Houaiss, o termo convicção significa: crença ou opinião firme a respeito de algo, com base em provas ou razões intimas, ou como resultado da influência ou persuasão de outrem, ou, princípio ideal como modelo de perfeição. Logo, a nossa fé precisa estar convicta de forma que nosso entendimento não fique abalado por qualquer tipo de questão ou dúvida (Cl 2.2). Ser convicto é ter certeza de algo (1Ts 1.5), é não vacilar ou esmorecer na caminhada. Nossa fé nas promessas estão pautadas na Palavra de Deus e em nosso encontro real com o Cristo vivo.

2.2. Firmeza
Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos (Hb 10.23), a expressão "retenhamos firmes" é a tradução de uma só palavra no grego "katechomem", que significa reter fielmente, conservar com zelo o que possui, não deixar ir embora. Outro elemento interessante é o tempo verbal, o Presente do Subjuntivo, que expressa uma atitude imediata, perene e duradoura, que indica possibilidade e potencialidade, ou seja, se não guardarmos firmes a nossa salvação, possivelmente podemos perdê-la, logo se faz extremamente necessário guardar aquilo que Jesus nos deu (Ap 3.11).

3- VIDA EM COMUNHÃO
Ao participarmos da comunhão com os irmãos na Igreja, sentimo-nos encorajados na caminhada.

3.1. Reunião dos santos
O autor da Carta aos Hebreus faz uma referência ao assunto de que muitos se afastaram da igreja e dos cultos e incentiva a todos a que se animem mutuamente (Hb 10.25). Dois fatos nos chamam a atenção, o primeiro é que muitos se afastaram, ou por causa da perseguição, e/ou por causa do esfriamento espiritual devido à prática do pecado. O segundo é que os relacionamentos, a comunhão e o culto fortalecem o crente ante as adversidades da vida. Somos fortalecidos ao cultuar a Deus, pois Cristo se faz presente quando estamos reunidos em Seu nome (Mt 18.20), a comunhão nos faz mais fortes (Hb 3.13).

3.2. Exortação e encorajamento 
A exortação é o ato de encorajar alguém a fazer algo, é estimular ou animar, porém muitos pensam, erradamente, que exortar é chamar atenção ou advertir. O autor da Carta aos Hebreus nos exorta à fidelidade e à santidade (Hb 10.35), pois o grande Dia do Senhor está às portas (Hb 10.37). Que possamos também nos sentir encorajados a permanecer fiéis ao Senhor e aos Seus mandamentos, pois grande é a recompensa para aqueles que se encontrarem perseverantes, mas aqueles que recuarem no caminho, Deus diz que não ficará contente com ele (Hb 10.38-39).

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
De acordo com a Bíblia, sobre a perseverança dos santos, está escrito que não significa que todo aquele que professar sua fé em Jesus e se tornar membro de uma igreja tem a segurança eterna. Nem todas as pessoas que congregam em nossas igrejas e nem todos os que parecem ser crentes, são de verdade. Todavia, perseverar se refere a operação contínua do Espirito Santo, me diante a qual a Obra que Deus iniciou será levada à cabo até o dia de Jesus Cristo (Fp 1.6). Logo, a apostasia é um perigo real e o crente deve perseverar para não se perder na caminhada. Fonte: HORTON (1996).

CONCLUSÃO
O novo e vivo caminho construído para nós através do sacrifício de Cristo na cruz, nos oportuniza o acesso à Presença do Pai. Devemos perseverar na fé e na comunhão com o Senhor, para que sejam cumpridos Seus propósitos em nós que culminará na eternidade.

Complementando 
A exortação a perseverança é uma realidade bíblica, pois existe o perigo iminente da apostasia. A palavra apostasia, do grego "apostasia", tem o significado de separação, deserção e divórcio. Logo, só pode se separar ou divorciar quem uma vez estava junto. Muitos dizem que "quem se desviou nunca foi crente". mas podemos ver, ainda mais em Hebreus 6.4-6, que a apostasia é um perigo e que devemos guardar a nossa coroa (Ap 3.11).

Eu ensinei que:
Estar em Cristo é perseverar, guardar com convicção a promessa de Deus e participar da comunhão com os santos.

Fonte: Editora Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.