quinta-feira, 23 de maio de 2024

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 8 / 2º Trim 2024


AULA EM 26 DE MAIO DE 2024 - LIÇÃO 8
(Revista Editora CPAD)

Tema: Confessando e Abandonando o Pecado
 
TEXTO ÁUREO
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv 28.13)

VERDADE PRÁTICA
Para desfrutar um caminho de restauração e reconciliação com Deus, precisamos confessar o pecado e abandoná-lo de uma vez por todas.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Sl 12.5 Confessando as nossas transgressões ao Senhor
Terça – Rm 3.10-12 Reconhecendo a nossa natureza pecaminosa diante de Deus
Quarta – Gn 3.8;14-19 O pecado de nossos primeiros pais, Adão e Eva
Quinta – 2 Sm 12.1-4; 7-9 O pecado do rei Davi, o ungido do Senhor
Sexta – Mt 6.12 Em primeiro lugar, nos dirigimos a Deus para o perdão dos pecados
Sábado – 2Co 5.18 Deus investiu homens para o ministério

Hinos Sugeridos: 192, 277, 491 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Salmos 51.1-12; 1 João 1.8-10

Salmos 51
1- Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2- Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
3- Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4- Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mau, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.
5- Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
6- Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
7- Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.
8- Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
9-Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
10- Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. 11- Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
12- Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

1 João 1
8-Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
9- Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

INTRODUÇÃO 
Atualmente, muitos acreditam que não é preciso confessar o pecado por denominá-lo mera fraqueza ligada ao ambiente e aos aspectos hereditários. Nesta lição, veremos que a Bíblia não ensina assim. Professor(a), o que está sendo mencionado nesta parte da introdução, é a ideia que muitos falam para si mesmos, "Eu sou assim mesmo.", "O pecado é da minha natureza, não posso evitar.", etc. São ideias assim que fazem muita gente se acomodar no pecado, mas esse é exatamente o perigo, aceitar o pecado.

Em sua epístola, o apóstolo João escreve que o pecado é real e, por isso, é um perigo para a vida do crente, pois suas consequências são trágicas. A orientação bíblica é a de que, caso ocorra um pecado, ele deve ser confessado, abandonado como evidência do arrependimento para que o crente arrependido possa receber o perdão de Deus (1 Jo 2.9; cf. Sl 32.5). Sendo assim, o que o crente não pode se permitir, é aceitar o pecado e conviver com ele, mas deve estar em constante guerra contra ele, sempre buscando abandoná-lo. A lição vai ensinar a forma que a Palavra de Deus manda lidar com o pecado.

I- A CONFISSÃO DE PECADO

1- Definição.
O verbo “confessar”, da palavra hebraica yadah, aparece como “jogar”, “atirar”, “lançar” (1 Rs 8.33), uma palavra que vem da raiz verbal de hadah que significa “estender a mão”. Essa palavra está presente 900 vezes no Antigo Testamento, aparecendo com o sentido de “tomar conhecimento”, “saber”, “reconhecer”. Ou seja, o sentido original da palavra hebraica que deu origem ao termo "confessar", dentro de seus contextos que é tomar conhecimento”, “saber”, nos dá a ideia de trazer à luz o que estava oculto, no caso, o pecado.


... adquira esse subsídio completo, siga as instruções abaixo:

ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix para todas as lições do trimestre e deixar agendado conosco!
 
Acesse também: Conteúdo Lição 8 

___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.