segunda-feira, 3 de junho de 2024

ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 10 / 2º Trim 2024


Ordenança para buscar a Paz e fazer o Bem
9 de Junho de 2024



TEXTO ÁUREO
"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12.14

VERDADE APLICADA
O autêntico discípulo de Cristo também deve ser conhecido por ser um promotor da paz e estar sempre procurando fazer o bem.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar o significado da palavra paz.
Mostrar que para promover a paz é preciso ter paz.
Ressaltar que fazer o bem é uma ordenança bíblica.

TEXTO DE REFERÊNCIA

ROMANOS 12
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer d o mal, mas vence o mal com o bem.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Nm 6.26 O Senhor te dê a paz.
TERÇA | Sl 4.8 Em paz me deitarei e dormirei.
QUARTA | Jo 14.27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.
QUINTA | Jo 16.33 Em Cristo temos paz.
SEXTA | Fp 4.6-7 A paz de Deus excede todo o entendimento.
SÁBADO | 1Pe 3.10-11 Aparte-se do mal e faça o bem

HINOS SUGERIDOS: 140, 162, 245

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que os cristãos possam viver em paz uns com os outros.

INTRODUÇÃO
A presente lição enfatiza os princípios bíblicos que devem nortear o discípulo de Cristo na sua ação de obediência em ser um agente promotor da paz e de perseverar em fazer o bem.

PONTO DE PARTIDA – O cristão deve ser promotor da paz e fazer o bem.

1- O SIGNIFICADO DE PAZ
A palavra “paz” é representada no Antigo Testamento hebraico principalmente pela raiz substantiva “shalom”, e no Novo Testamento grego pela raiz do substantivo “eirene”. A ideia geral é de bem-estar [Is 48.18]. Essa palavra engloba várias nuanças dando a dimensão da tradução mais geral e aceitável como “paz”. Ela ocorre também na saudação e no cumprimento geral [Lc 10.5,6; Jo 14.27].

1.1. Paz com todos os homens.
Sabemos que nem sempre a paz parte somente de um lado, mas Paulo recomenda que, se for possível, procuremos ter paz com todos os homens [Rm 12.18]. As melhores coisas para viver em paz com todos: não falar mal de ninguém; não enfrentar ninguém; não entrar na vida de ninguém; comprar e pagar; tratar e cumprir; pensar antes de falar; saber que “toda ação gera uma reação”. Há uma expressão popular que diz: “Quando um não quer, dois não brigam” Não ligue para provocações, pois muitos querem tirar a nossa paz. Não contenda com ninguém. Tanto quanto possível, viva em paz com todos.

Professor(a): Bíblia de Estudo do Expositor: “Quando for possível, em vós, tende paz com todos os homens (o crente não tem nenhum controle da conduta de outra pessoa, mas a ideia de culpa de ter iniciado a desarmonia, causando um distúrbio, nunca deve originar-se pelo cristão) [Rm 12.18].”

1.2. A paz interior é pré-requisito para a paz exterior.
Jesus é o autor da paz interior, por isso um dos Seus nomes é Príncipe da Paz [Is 9.6]. Muitos querem a paz exterior, a paz com as pessoas, a paz no mundo, mas não têm paz dentro de si mesmos. Antes de lutar para que haja paz no mundo, precisamos conquistar a paz interior. Quem está bem por dentro, dificilmente o que vem de fora ou de baixo lhe atinge. Agora quem perde as estribeiras facilmente, precisa cuidar do seu interior. Quem tem desequilíbrio emocional, dificilmente consegue a paz interior. Quem está amargo por dentro não tem como semear outra coisa, a não ser coisas amargas. Quem tem um caldeirão fervendo dentro de si vai fazer queimadura em quem estiver ao seu redor. Cuidemos do nosso interior e procuramos a ajuda do Espírito Santo para implantar em nossas vidas as virtudes do fruto do Espírito: temperança, mansidão, domínio próprio.

Professor(a): Warren Wiersbe sobre Filipenses 4.6-9: “A paz com Deus” é o resultado da fé em Cristo [Rm 5.1]; mas a paz de Deus” é a presença do “Deus da paz” acontecem quando o crente prática, da forma correta, o pensar, o orar e o viver. A tensão entre a mente e o coração resulta em angústia. Apenas se cumprirmos as condições que o Senhor estabeleceu, a paz de Deus guardará nosso coração e nossa mente.”

1.3. A verdadeira paz vem de Deus. 
Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas para também ter bom ânimo , pois nEle temos paz [Jo 16.33]. A paz genuína é aquela que, mesmo nos momentos mais difíceis, permite-nos repousar tranquilos [Sl 4.8]. Talvez muitas pessoas não consigam entender como pode reinar a paz em meio à tempestade. O mundo pode estar pegando fogo, mas quem tem Jesus tem a paz interior. A paz interior entende que nem tudo sairá do nosso jeito, que nem tudo está na nossa alçada para resolver, que o tempo de Deus não é nosso tempo.

Professor(a): Pr. Fernando Viana (Revista Betel Dominical, 1° Trimestre de 2018, Lição 4 – O sacrifício pacífico), ao comentar sobre o Livro de Levítico e as características distintas das ofertas, apresentando os vários aspectos do ministério e da obra que Jesus realizou, escreveu sobre o sacrifício pacífico [Lv 3]: “Uma oferta de paz. Na oferta pacífica, assim que o sangue era derramado, Deus e o adorador podiam estar em feliz e pacífica comunhão. O que Jesus veio trazer se encontra apenas no reino de Deus [Rm 14.17]. O mundo tenta promover essa paz, mas todos os meios empregados para que isso aconteça têm se mostrado completamente inúteis e frustrantes. No entanto, em Jesus, isso é alcançável para o homem.”

EU ENSINEI QUE:
No que depender de nós, devemos ter paz com todos os homens.

2- A PAZ É REPRESENTATIVA NA VIDA DO CRISTÃO
A paz é uma virtude do fruto do Espírito [Gl 5.22-23]. O Reino de Deus é paz [Rm 14.17]. Há uma forte conexão entre a busca da paz com a busca da santidade [Hb 12.14]. Jesus é o príncipe d a paz [Is 9.6]. A unidade do Espírito é mantida pelo vínculo da paz [Ef 4.3]. Sem paz não há unidade que sobreviva.

2.1. A paz requerida aos cristãos. 
É preciso ter paz entre os irmãos [Mc 9.50; At 2.42-47]; paz entre parentes [Gn 13.8]; paz com os que presidem no Senhor [1Ts 5.1 2-13]; paz com Deus [Rm 5.1]; paz com a igreja [1Co 14.33; At 9.31]; paz com os homens [Rm 12.18]; paz consigo mesmo [Sl 4.8]. Nós só podemos ter paz quando suportamos uns aos outros em amor [Ef 4.2]. Como eu posso pregar o Evangelho se eu não tenho paz nem vivo em paz com os outros? [1Tm 2.8]. Quem não tem paz fica difícil usar esta saudação: “A paz do Senhor Jesus”.

Professor(a): Pr. Fernando Viana (Revista Betel Dominical 1° Trimestre de 2018, Lição 4 – O sacrifício pacífico) comentou no tópico – Paz com o próximo – que “Deus criou o homem para viver em paz com o seu semelhante e não para promover a guerra, mas Jesus estabeleceu um princípio para que a paz aconteça [Mt 10.34]. Significa que, para haver a paz, seu princípio básico é consequência do relacionamento e obediência do homem para com Deus. Uma paz onde a pureza fica em segundo plano não é aprovada por Deus [Tg 3.17]. (…) Os que procuram se afastar de Cristo para serem agradáveis ao próximo, estão fugindo dos proposito s divinos”

2.2. Os três pilares da paz.
1) União – A união gera a força e juntar as forças e puxar para o mesmo lado é o ideal do cristão [Sl 133];
2) Comunhão – Ter as coisas em comum, reunir-se nos mesmos lugares e participar das mesmas coisas, sem acepção de pessoas [At 2.42-46; Tg 2.1];
3) Unidade – A unidade do Espírito só é mantida pelo vínculo da paz.
A paz vai nos levar à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus e à medida da estatura completa de Cristo. Pensar no mesmo sentido, falar a mesma coisa, tendo o mesmo amor, trabalhar espiritualmente com um objetivo em comum [Ef 4.3,13; Fp 2.2]. A paz não elimina as diferenças nem apaga a personalidade, mas aceita conviver sem brigas, sem se enfrentar. Aceitamos a personalidade de cada um sem querer remodelar ou entrar na sua vida particular. Aceitamos um ao outro com o seu ministério, seu talento, seu dom, sem disputas, sem discórdias. Deus usa quem Ele quer, do jeito que Ele quer e o que Deus preparou para você ninguém toma. Não podemos fazer nada com contendas ou nos vangloriar por aquilo que fazemos, para não apagar a paz [Fp 2.3].

Professor(a): Bispo Oídes José do Carmo (Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2022 – Lição 11: O fruto do Espírito em relação a Deus e ao próximo): Paz: uma condição necessária para florescerem em união. O termo paz tem sua raiz na palavra grega eirênê que significa concórdia, harmonia, reconciliação. Assim, a paz que o fruto do Espírito proporciona está bem distante da “paz” que o mundo almeja. Essa paz que o Espírito promove no coração do crente faz com que em meio aos vendavais da vida ele possa estar em paz, essa é a paz que excede todo entendimento segundo o apóstolo Paulo [Fp 4.7). Essa paz só é encontrada quando o crente passa a andar pelo Espírito, porque a paz é fruto de uma vida repleta do Espírito.”

2.3. Fomos chamados para sermos promotores da paz.
Quem promove a paz gozará de muitos benefícios. Quem busca a paz não joga lenha ou álcool naquilo que já está pegando fogo. São bem-aventurados os pacificadores. Jesus falou que eles serão chamados filhos de Deus [Mt 5.9]. O crente em Jesus deverá ser igual aos bombeiros, está sempre querendo apagar o fogo da discórdia. Ele não é contencioso nem estimula a contenda. Age no sentido de aglutinar e não afastar as pessoas. Usa a palavra branda para acalmar o furor [Pv 15.1]. Não torna mal por mal. Quem se desvia do mal e faz o bem terá alguns benefícios: a paz abundante [Sl 119.165]; a paz perfeita [Is 26.3]; paz como um rio [Is 48.18]; a paz que excede todo entendimento [Fp 4.6-7]; a paz como presente [Sl 29.11]; a paz do Senhor na saudação [Lc 10.5-6; Jo 14.27; 20.21; Ef 1.2].

Professor(a): Bispo Abner Ferreira (Revista Betel Dominical, 3° Trimestre de 2022, Lição 3: A mensagem das bem-aventuranças): “Os pacificadores. Porque os pacificadores são bem-aventurados? Porque eles se destacam, são diferentes dos demais homens e mulheres do mundo. São pessoas possuídas pelo poder do Espírito Santo e pelo caráter de Deus. Todos os problemas humanitários se originam no coração do homem. As guerras surgem porque ninguém quer dar o braço a torcer. O pecado é o causador das discórdias entre pais e filhos, irmãos, casais e nações. Daí a grande pergunta: como trazer paz em um mundo de tantas guerras? A única resposta para isso é: purificando o coração dos homens. É por esse motivo que o mundo precisa de pacificadores, porque são pessoas de uma paz contagiante, uma paz viva que reside dentro de cada um deles [Is 52.7; M t 5.9].”

EU ENSINEI QUE:
Os cristãos foram chamados para serem promotores da paz.

3- FAZER O BEM É UMA RECOMENDAÇÃO BÍBLICA
Uma lei que Jesus deixou bem claro está registrada em Mateus 7.12: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lo também vós, porque esta é a lei e os profetas” O salmista também expressou: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado.” [Sl 37.3].

3.1. Não nos cansemos de fazer o bem. 
Paulo disse aos gálatas: “E não nos cansemos de fazer o bem, por que a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto tivermos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé,” [Gl 6.9-10]. Paulo também disse aos romanos: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” [Rm 12.21]. Em outras palavras ele diz: “Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem ” [Rm 12.9]. Faça o bem, sem olhar a quem. Normalmente, queremos fazer o bem só àqueles que já nos fizeram o bem também. Além dos sacrifícios de louvor, nós precisamos lembrar de fazer o bem, este é outro sacrifício aceitável e agradável a Deus [Hb 13.15-16].Fazer o bem é um dom cristão [Rm 12.8].

Professor(a): Donald Guthrie (Gálatas: Introdução e Comentário, Vida Nova, 1984, p. 190) comenta sobre Gálatas 6.9: “Aqui, o apóstolo inclui a si mesmo, porque sabe que não está imune ao desencorajamento. O perigo de semear em solo errado é razoavelmente óbvio, mas o perigo de estragar um bom trabalho por causa do desânimo é mais sutiL Paulo talvez estivesse pensando que a vida na carne pode ser mais atraente nos seus efeitos imediatos, porquanto a senda cristã envolve tão frequentemente a privação, e isto tende a subverter a moral. Quando alguém se cansa enquanto está fazendo coisas excelentes, significa que perdeu temporariamente seu senso correto de valores.”

3.2. Para fazer o bem é preciso estar com a vida pautada nos princípios da Palavra de Deus.
A Bíblia ordena que façamos o bem, pois é um ensinamento maravilhoso e serve de exemplo e influência às demais pessoas. O apóstolo João deixa bem claro que só quem faz o bem é nascido de Deus ou é de Deus [3 Jo 11]. Fazer o bem, além de ser uma ordenança, é um dever cristão e de todos aqueles que amam o próximo e cumprem a santa e gloriosa Palavra de Deus [At 10.4].

Professor(a): O Senhor observa os Seus filhos, presta atenção às suas orações, mas o rosto do Senhor se volta contra aqueles que visam o mal. Nem sempre o bem que você fizer haverá reconhecimento, agradecimento ou as pessoas se lembrarão, mas não podemos esperar recompensas aqui; há um Livro de obras sendo escrito e o importante é estarmos com o nosso nome anotado lá. Quem recebe recompensas aqui não precisa de galardão vindo de lá [M t 6.2]. A Bíblia diz que todos haverão de comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo dono que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal [2Co 5.10].

3.3. Quem sabe fazer o bem e não faz comete pecado.
Tiago diz para não sermos omissos e negligentes aos atos de bondade para com o nosso próximo. Tudo que estiver ao nosso alcance vale a pena fazer, para não incorrer no erro e pecado [Tg 4.17]. Se você pode fazer o bem hoje, não deixe para amanhã, o amanhã não nos pertence [Pv 3.27-28]. Sempre há pessoas precisando de uma mão amiga, precisando da nossa ajuda. Sei que não podemos ajudar a todos, mas podemos ajudar o máximo que pudermos.

Professor(a): Pr. Alex de Mello Cardoso (Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2023, Lição 11: O verdadeiro discípulo é uma referência no serviço cristão) comenta sobre 3 João 11, quando o apóstolo João exorta a Gaio para que sigas (ou seja, imites) o bem. “Vivendo para fazer o bem. O termo bem no grego é kalopoieo, que significa “agir corretamente”. Fazer o bem é a essência do Evangelho e a forma como Jesus viveu na terra [At 10.38]. Pedro diz que o cristão não deve só fazer o bem, mas se afastar do mal. Testemunhar Jesus é mostrar o bem.”

EU ENSINEI QUE:
Quem está com a vida pautada nos princípios da Palavra de Deus entende que não deve se cansar de fazer o bem.

CONCLUSÃO
Em um tempo de tantas distrações e frieza espiritual à medida que se multiplica a iniquidade, o discípulo de Cristo é chamado a manter o foco nos princípios bíblicos para cumprir a autêntica vocação de ser um agente que promove a paz e perseverar em fazer o bem, no poder do Espírito Santo e para a glória de Deus.


Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.