domingo, 2 de junho de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 10 / 2º Trim 2024

                                   

A FÉ COMO FIRME FUNDAMENTO

___/ ___/ _____


Texto de Referência: Hb 11.1-6

LEITURA SEMANAL
Seg Hb 11.6 Sem fé é impossível agradar a Deus.

Ter Gl 5.22 A fé é uma das virtudes do fruto do Espirito.

Qua Hb 10.38 O justo viverá pela fé.

Qui Rm 3.28 O homem é justificado pela fé.

Sex Rm 10.17 A fé vem pela pregação do Evangelho

Sab 2Co 5.7 Devemos andar por fé e não por aquilo que vemos.

VERSÍCULO DO DIA
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a pro- va das coisas que se não veem." Hb 11.1.

VERDADE APLICADA
A fé em Cristo e em Sua Palavra são essenciais à vida cristã e nos levam a ver o invisível.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar o conceito bíblico de fé;
✔ Apresentar os conceitos de promessa e esperança;
✔ Saber sobre o fundamento da fé.

INTRODUÇÃO
A fé é a base de nossa salvação, pois o justo viverá pela fé (Hb 10.38), e é através dela que somos salvos, por isso é extremamente importante entender o que é a fé bíblica.

Ponto-Chave
"A fé em Deus não é um exercício intelectual, mas sim uma resposta á Palavra de Deus."

1- O CONCEITO DE FÉ
A fé em Deus é algo que vai além de uma simples crença, ela é uma atitude, um comportamento em resposta à Palavra de Deus.

1.1. Fé e crença
De acordo com o Dicionário Houaiss, fé é a confiança absoluta em alguém ou algo. Muitos acreditam que qualquer tipo de crença em Deus pode ser considerado como fé, no entanto, a Bíblia nos apresenta uma condição mais abrangente, pois a Palavra de Deus nos ensina que a fé que agrada a Deus é sempre uma atitude (Mt 9.2). Podemos ver isso na história de Abraão, que ouviu a Palavra de Deus e a obedeceu (Gn 12.1-2). Logo, fé é uma resposta humana à Palavra de Deus, por isso Tiago afirma que a fé sem obras é morta em si mesma, (Tg 2.17).

1.2. Fé e fidelidade 
No NT, a palavra grega para fé é a mesma para fidelidade, do grego "pistis". Logo, a fé que é exigida no NT é uma resposta ao relacionamento de amor do fiel com o Senhor. Deus é fiel, e cabe a nós sermos também fiéis a Ele (2Tm 2.13). Portanto, a nossa fé é o resultado de nossa fidelidade e obediência, logo, obedecemos ao Senhor não por medo ou por coação (1Jo 4.18), mas somos fiéis porque o amamos. Por isso a Bíblia utiliza o símbolo do amor conjugal para se referir ao relacionamento entre Cristo e Sua noiva, a Igreja, pois quem ama é fiel (Ap 21.9).

Refletindo
"Embora a fé inicial e o arrependimento sejam considerados como aspectos da conversão no início da vida cristã, é importante perceber que estes não se limitam a esse início, pois continuam por toda a vida". Wayne Grudem

2- ESPERANÇA NA PROMESSA
A esperança nas promessas de Deus é o que faz a nossa fé nos impulsionar diante do presente século.

2.1. Fé e Promessa
O nosso Deus é um Deus que faz promessas (Hb 10.23). A Bíblia está repleta de promessas, a própria vinda de Jesus foi uma promessa que Deus fez lá no Éden (Gn 3.15). Jesus também fez a promessa que um dia voltará para buscar a Sua Igreja (Jo 14.3). Fé, portanto, também é a convicção baseada na promessa de salvação que o Senhor nos fez. A Palavra de Deus vai se cumprir cabalmente e cabe a nós ter fé e confiança; crendo que Suas promessas vão se tornar realidade, mesmo que não consigamos ver com os nossos olhos carnais, pois não andamos por vista e sim por fé (2Co 5.7).

2.2. Esperança
A fé, a esperança e o amor são apresentados como as três virtudes mais importantes do cristianismo (1Co 13.13). A esperança é a base da fé cristã, quando alguém não tem esperança, se desespera. A esperança faz com que, diante até mesmo da morte, possamos confiar que um dia ressuscitaremos com o Senhor. Enquanto a fé é uma prática para o presente, a esperança é um esperar para o futuro (Hb 6.19-20). Por isso anelamos esperançosamente a Vinda do Senhor para nos resgatar plenamente da morte deste corpo corruptível (1Co 15.54).

3- A PALAVRA COMO FUNDAMENTO DA FÉ
A Palavra de Deus gera em nosso coração a fé (Rm 10.17; Hb 11.1-3) que nos faz agradar a Deus e ter comunhão com Ele.

3.1. Fé e testemunho
Em Hebreus 11.2, o texto afirma que foi por meio da fé que os antigos conseguiram a aprovação de Deus e o testemunho do Senhor. A aprovação que os Apóstolos tiveram foram de Deus e não de homens (At 5.29). A palavra testemunho aqui vem do grego "martyrion", palavra essa na versão passiva, como afirma Champlin, passa a ideia de ser aprovado, ser alvo de testemunho favorável, de ter boa fama. Quando recebemos a aprovação de Deus, isso acaba se refletindo aos homens. Não devemos agradar a homens para agradar a Deus (Ef 6.6), antes, devemos agradar a Deus, e aí, seremos reconhecidos perante os homens.

3.2. Fé e comunhão
Para que possamos ter comunhão com Deus, também é necessário que tenhamos fé. A Bíblia diz que, por Enoque ter fé, ele andou com Deus de modo que não passou pela morte, mas foi transladado (Hb 11.5). Ele viveu de acordo com os parâmetros divinos de fé e devoção e isso foi suficiente para fazê-lo um dos personagens mais emblemáticos do AT. Para ter uma vida de devoção ao Senhor e viver de acordo com Seus preceitos, é preciso ter fé. É necessário e im prescindível crer que o Senhor existe e viver em prol do dEle, reconhecer Seu amor, e que Ele é galardoador daqueles que O buscam (Hb 11.6).

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
A fé no AT é apresentada como uma atitude de relacionamento, Entretanto, no NT, o conceito ganha outro significado, estabelecendo uma junção de duas noções distintas: a de 'fé' e de 'fidelidade', para expressar como deve ser a resposta humana ao chamado divino. Com Isso, a exigência de obediência é antes um ato de fidelidade, pois quem ama é fiel, logo o não crente é o infiel, pois não ama em sua plenitude e nem valoriza o outro. (Fonte: COSTA, Sergio N da. O ineditismo da fé em Deus na revelação cristã. Jornal O Semeador. Rio de Janeiro: fevereiro 2023,Ano LXIII, Nr 628.)

CONCLUSÃO 
Obedecemos ao Senhor não por medo ou obrigação, mas por fidelidade e amor.

Complementando 
O livro de Cantares registra uma mensagem simbólica do casamento, onde os judeus entendiam que o Noivo era Deus e a noiva era Israel. Mas no NT, Jesus refaz esse símbolo e se auto intitula como o Noivo e a Igreja, a noiva (Ap 21.9). Esse símbolo de união nas bodas expressa a base de todo relacionamento com o Senhor, o de amor e o de fidelidade. Por isso que a fé, implica a fidelidade (compromisso assumido com o outro).

Eu ensinei que:
A fé é a resposta ao amor a Deus, é mais do que crença, é fidelidade,

Um comentário:

  1. Paz do Senhor pastor muito obrigado por colocar a revista BETEL CONECTAR me ajuda muito nas aulas aqui, que Deus abençoe o senhor.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.