quarta-feira, 3 de julho de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 1 / ANO 1- N° 2

                                   

Abel, o Homem Cuja Oferta Agradou a Deus

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Gênesis 4.1-4, 8-10

1- E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão.
2- E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3- E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4- E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
8- E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
9- E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10- E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

TEXTO AUREO
  (...) Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12.24

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira Mateus 23.35 O sangue do justo Abel

3ª feira Lucas 11.51 A prestação de contas dessa geração

4ª feira João 10.1-11 Jesus, o bom pastor

5ª feira Hebreus 10.10-14 O sacrifício único e perfeito

6ª feira Hebreus 8.6 Jesus, o mediador da superior aliança

Sábado 1 João 1.7 O sangue de Cristo purifica de todo pecado

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
• conhecer os fatos relacionados à biografia de Abel;
• entender que Deus se agrada mais do caráter do ofertante do que da oferta propriamente dita; 
• empenhar-se em oferecer as suas primícias, o seu melhor para Deus; 
• desejar, verdadeiramente, consagrar-se a Deus, como Abel.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Caro professor, neste trimestre estudaremos a vida de treze servos de Deus no Antigo Testamento. Eles são exemplos do passado que nos inspiram hoje.
  Abel é um personagem importantíssimo das Escrituras Sagradas. Ele foi o primeiro pastor de ovelhas da História, além de ter sido o primeiro ser humano a passar pela experiência da morte física. De maneira trágica, este filho de Adão foi também a primeira vítima de um bárbaro fratricídio.
  Abel deixou-nos lições de trabalho, integridade, humildade e consagração ao Senhor. Por intermédio de seu testemunho, aprendemos a cultivar as mais importantes qualidades do caráter cristão.
  Grandes ensinamentos espirituais podem ser extraídos das lições deixadas por esses ícones que nos precederam, dos quais o mundo não era digno (Hb 11.38).
  Excelente aula!

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
  Iniciamos esta série de lições com o estudo da vida de Abel. Pelos registros bíblicos, sabe-se pouco a respeito deste filho de Adão; entretanto, de sua história derivam diversos ensinamentos que não devem ser ignorados por aqueles que desejam servir fielmente ao Senhor.

1. O NASCIMENTO DE ABEL
  De acordo com o texto bíblico, Caim e Abel foram os dois primeiros filhos de Adão e Eva. Na ordem em que aparecem na narrativa, Caim nasceu primeiro; Abel, depois (Gn 4.1,2). O quinto capítulo de Gênesis relata que foram vários os filhos do primeiro casal (Gn 5.4).
  A Escritura não detalha as expectativas de Eva em relação aos seus primeiros filhos, Caim e Abel. No entanto, devido à promessa de Deus relacionada ao futuro redentor da humanidade (Gn 3.15), alguns círculos teológicos especulam que Eva pode ter concebido a ideia de que um de seus filhos seria esse libertador. Se essa suposição estiver correta, seria uma falsa esperança que surgiu no coração da mulher, pois nem Caim nem Abel cumpriram esse papel redentor.
  Não raramente também nos enganamos na interpretação da realidade; às vezes chegamos a supor que as promessas de Deus jamais se realizarão. Entretanto, o fato de a ação divina não corresponder à nossa expectativa não nos deve desesperançar.
  Com frequência, encontramos pessoas profundamente desapontadas porque ouviram ou receberam mensagens proféticas, as quais não se cumpriram no imediato. Algumas chegam até a revoltar-se contra Deus. Porém, é preciso entender as promessas divinas com inteligência e sabedoria, a fim de não nos perdermos em nossas próprias imaginações.

1.1. O significado do nome Abel 
  O vocábulo Abel (hb. Hebel; gr. Abel) significa "sopro, alento, hálito, vaidade, transitoriedade". O nome deste herói da fé teve um cunho profético, visto que sua vida foi curta, tendo sido apenas como um sopro sua duração. Muito provavelmente, Eva deu esse nome a seu filho por haver refletido sobre a duração da vida humana após a triste experiência da Queda.

1.2. Características de Abel
  Abel possuía algumas características peculiares, dentre as quais se destacam:
 Pastor de ovelhas Abel foi a primeira pessoa a exercer a profissão de pastor de ovelhas, diferente de seu irmão Caim, que se dedicou à atividade agrícola (Gn 4.2). A tarefa de pastorear ovelhas é muito representativa na Bíblia, pois prefigura a função pastoral de Cristo em relação à Igreja (Jo 10.11).
 Dedicado ao trabalho - Abel era uma pessoa cumpridora de seus deveres e realizava um trabalho diligente. Deus abomina a ociosidade. Salomão convidou os preguiçosos a observarem a diligência laboriosa das formigas (Pv 6.6).
 Homem pacífico Enquanto Caim era um homem temperamental e violento, Abel era um homem pacífico. A Bíblia declara que os pacificadores são bem-aventurados, porque eles serão chamados filhos de Deus (Mt 5.9).
______________________________
  George Müller disse que "a fé começa onde termina o poder do homem". A Bíblia jamais relacionou a fé a Adão e/ou Eva; no entanto, o nome de Abel encabeça a monumental lista de heróis veterotestamentários, descrita na Carta aos Hebreus (Hb 11.4), donde se infere que a fé não é uma herança, mas sim uma conquista. 
______________________________
2. ABEL, UM HOMEM DE FÉ
  Pela fé, Abel ofereceu a Deus major sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala (Hb 11.4). Meditemos em algumas lições que podem ser extraídas deste texto sagrado.

2.1. Abel ofereceu a Deus sacrifício maior que o de Caim
  Podemos alinhar três grandes fases de sacrifícios nas Escrituras: sacrifícios de animais, descritos no Antigo Testamento (Lv 22.22); o sacrifício de Cristo, relatado nos Evangelhos (Jo 1.29); e o sacrifício espiritual do cristão, aludido no restante do Novo Testamento (Rm 12.1).
  Existem algumas razões pelas quais o sacrifício de Abel foi considerado superior ao de Caim. A Bíblia não assegura que oferecer o produto da terra é menos importante que oferecer um animal. Em Levítico, os dois tipos de oferta são admitidos. Além disso, se Caim era agricultor, seria muito natural que sua oferta fosse do fruto da terra. Logo, a diferença básica está em outros fatores, os quais passaremos a considerar.
______________________________
  Segundo a narrativa bíblica, Abel foi o primeiro homem a efetuar sacrifícios de sangue para adorar a Deus (Gn 4.4). A palavra sacrifício aparece literalmente na Bíblia em cerca de 135 versículos, na forma singular, e em 103, na forma plural. Além disso, os atos sacrificiais permeiam todo o Antigo Testamento e grande parte do Novo Testamento.
______________________________
2.1.1. O sacrifício de Abel foi um sacrifício profético
  Em primeiro lugar, Abel se antecipou aos sacrifícios que seriam estabelecidos por Deus e oferecidos por intermédio do sacerdócio levítico e aarônico (Ex 12).
  Em segundo lugar, porque o cordeiro oferecido a Deus por Abel prefigurava o sacrifício pessoal, perfeito e único de Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).

2.1.2. O sacrifício de Abel foi um sacrifício de excelência 
  Abel ofereceu o melhor cordeiro do seu rebanho, um animal tratado com toda diligência que, se fosse vendido, custaria caro.
  Alguns estudiosos da Bíblia afirmam que a expressão "ao cabo de dias" (Gn 4.3) sugere adicionalmente que Caim não levou a Deus o fruto da terra no mesmo dia em que o colheu, mas alguns dias depois. Se estiverem certos, faltou a Caim a excelência de haver oferecido um fruto fresco ao Senhor.
  Nunca nos esqueçamos de que a Deus, sempre, devemos dar o melhor. Caim irou-se enquanto estava na presença de Deus, oferecendo o seu sacrifício (Gn 4.5). Como se entristece o coração do Senhor quando pecamos, ainda mais quando pecamos dentro de Sua casa, durante o tempo em que lhe estamos prestando culto! Tal foi o caso dos filhos de Arão que morreram diante do Senhor por haverem apresentado fogo estranho (Nm 3.4; 26.61).
  O coração de Abel estava em sintonia com o coração de Deus e, consequentemente, com o plano de redenção da humanidade. O estado de espírito de Caim, ao levar sua oferta, divergia profundamente do estado de espírito de Abel. Deus atenta, em primeiro lugar, para o ofertante e depois para a oferta (Dt 30.6).
______________________________
  Deus sempre sabe o que se passa em nosso coração. Nada podemos esconder dele, nem mesmo as mais secretas intenções (Hb 4.12). O Senhor conhece o caminho dos justos (Sl 1.6); os dias dos retos (Sl 37.18); os pensamentos do homem (Sl 94.11) e os que são Seus (2 Tm 2.19).
______________________________
2.2. Por seu sacrifício, Abel alcançou testemunho de que era justo
  A justiça que Deus encontrou em Abel procedia de sua genuína fé, que é gerada no coração do homem que ouve a Palavra eterna (Rm 10.17) e age em conformidade com ela. Não existe justiça onde não há revelação, fé e obediência. 
  A revelação divina permite que os cristãos alcancem conhecimento e sabedoria para compreenderem a vontade e os propósitos eternos. Essa revelação produz uma convicção inabalável no coração do crente, chamada de inteira certeza de fé (Hb 10.22). O sacrifício de Abel projeta uma expressa obediência a essa revelação divina alcançada pela fé.

2.3. Deus deu testemunho dos dons de Abel
  O Espírito de Deus permite-nos entender que os dons de Abel (Hb 11.4) se relacionam com uma vida de profunda piedade e voluntária devoção ao Senhor. Esses dons possibilitaram que Abel praticasse boas obras, ao contrário de seu irmão, cujas obras foram más (1 Jo 3.12).

2.4. Em razão de sua fé, Abel, depois de morto, ainda fala
  As circunstâncias da morte de Abel fizeram dele o primeiro mártir da história bíblica (Mt 23.35). Ele foi o primeiro ser humano a perecer fisicamente, e sua morte aconteceu em dolorosas circunstâncias, por um ato violento e brutal de alguém movido por profunda inveja (Gn 4.8) - vale ressaltar que o Senhor Jesus também foi vítima da inveja dos homens (Mc 15.10).

3. MENSAGENS CONTIDAS NO SANGUE DE ABEL
  A vida de Abel foi sacrificada em um ato abominável e injusto cometido por seu irmão, mas Deus não ignorou esse sacrifício e concedeu ao sangue de Abel um lugar de honra nas Escrituras Sagradas.

3.1. O sangue de Abel é um marco
  Jesus, no Evangelho de Lucas, fala do sangue de Abel como um marco histórico do Antigo Testamento: Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração (Lc 11.51). Dificilmente encontraremos alguém neste mundo que tenha o nome Caim, mas existem milhares que receberam o nome Abel, pois a memória do justo é imperecível (Sl 112.6).

3.2. O sangue de Abel clama
  Deus declarou para Caim: A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra (Gn 4.10). O derramar do sangue de Abel era o derramar de sua própria vida, e grande foi o seu clamor. O sangue de Abel clamava desde a terra, subia até os céus e, diante de Deus, bradava por justiça.

3.3. O sangue de Jesus fala mais alto que o sangue de Abel
  O sangue de Abel é mencionado na Bíblia como sangue inocente (Mt 23.34,35); o sangue de Jesus, o Justo, fala mais alto que o de Abel porque é um sangue superior (Hb 9.11-14); é o penhor da nossa justificação (Hb 10.10-14); e é a garantia da nossa santificação (1 Jo 1.7).
  Enquanto o sangue de Abel aponta para cima e clama por justiça, o sangue de Jesus aponta para baixo e oferece misericórdia.

CONCLUSÃO
  Ao término desta lição, é necessário estarmos prontos para glorificar a Deus por haver inserido no texto bíblico a história de Abel, que veio a tornar-se um precioso tipo de Cristo: Abel foi pastor de ovelhas; Jesus Cristo é o sumo Pastor (1 Pe 5.4), o grande Pastor (Hb 13.20) e o bom Pastor (Jo 10.11); por isso, a Ele devemos render nossa gratidão, louvor e adoração pelos séculos dos séculos.

ATIVIDADES PARA FIXAÇÃO
1. Explique por que Abel é um tipo de Cristo.

R.: Abel tipifica Cristo porque há identificação entre sua atividade como pastor e sua morte violenta. 

2. Por que o sangue de Cristo é superior ao de Abel?

R.: O sangue de Abel aponta para cima e pede justiça, o sangue de Jesus aponta para baixo e oferece misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.