segunda-feira, 15 de julho de 2024

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 3 / 3º Trim 2024


AULA EM 21 DE JULHO DE 2024 - LIÇÃO 3

(Revista Editora CPAD)

Tema: Rute e Noemi – Entrelaçadas pelo Amor
 
TEXTO ÁUREO
“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” (Rt 1.16)

VERDADE PRÁTICA
Amar uns aos outros sem nada exigir em troca evidência que Deus está em nós e nos une em relacionamentos fortes e duradouros.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Hb 11.32-34 Tirando força da fraqueza, batalhando e se esforçando
Terça – Pv 20.11Quando a manipulação sutil se manifesta desde a infância
Quarta – Pv 17.17 Quando um amigo é mais chegado que um irmão
Quinta – Mt 6.19-21; 1 Tm 6.17- 19; Tg 5.1-6 A situação do rico diante do princípio da Palavra de Deus
Sexta – Tt 2.3-5 O papel das mulheres mais velhas na orientação das mais novas
Sábado – Lc 24.1-10; Jo 20.11-18 As mulheres como testemunhas no ministério de Jesus

Hinos Sugeridos: 198, 200, 344 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Rute 1.6-8; 14-19
6 Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7 Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
8 Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
14 Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15 Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus
17 Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18 Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.
19 Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?

INTRODUÇÃO 
Professor(a), ao iniciar a aula é sempre bom mencionar o tema do trimestre, destacando que no trimestre está sendo tratado sobre as histórias de Rute e Ester, as primeiras lições ensinarão sobre Rute e as demais falarão sobre Ester. 
Já fizemos uma visão panorâmica do livro de Rute. Agora, vamos caminhar por seus capítulos e versículos, focados nos principais personagens da obra: Rute, Noemi e Boaz. Nesta lição, estudaremos o relacionamento entre Noemi e Rute, duas mulheres unidas por um amor profundo e uma intensa mutualidade. O caráter voluntário da doação pessoal de sogra e nora é um extraordinário exemplo de abnegação e amizade sincera. A visão panorâmica significa que foi visto o livro de forma geral, mas nesta lição vai ser analisado por dentro dos capítulos. Recomendo que sejam extraídos do conteúdo, ensinamentos para a família e que se faça aplicações visando esses relacionamentos. Professor(a), utilize esse subsídio como um auxiliador para fazer o teu esboço. E acrescente o que achar interessante.

I- A PROPOSTA DE NOEMI

1- Uma crise em família.
É importante considerar as circunstâncias da vida de Noemi para entender o valor e o significado de seus atos. Principal provedor da casa, seu marido Elimeleque (no hebraico, “Meu Deus é Rei”) havia morrido. Seus filhos Malom (“doença”) e Quiliom (“definhamento”) casaram-se e tiveram morte prematura, deixando viúvas as moabitas Rute (“amizade”) e Orfa (“pescoço”). Considerando a expressão que os nomes tinham na Antiguidade, é bastante provável que Malom e Quiliom não tivessem boas condições de saúde desde o nascimento. É impressionante como os nomes de alguns personagens se encaixam com o que eles fizeram e as atitudes que tomaram. No judaísmo, os nomes eram colocados de acordo com o momento que a família estava passando ou as circunstâncias, sendo assim, é possível que Malom e Quilion tenham nascido no momento de seca e fome em Belém, pois seus nomes significam respectivamente "doença e definhamento". 

A vida de Noemi (“agradável”) tornou-se amarga, como ela mesma diria tempos depois, preferindo ser chamada de Mara (“amargosa”) (Rt 1.20). Esse é um recurso poético do livro de Rute, o trocadilho, ou seja, quando Noemi fala que ela é amarga, está fazendo um trocadilho com o significado do seu nome. 

"Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.", Rute 1.20

A crise que a família passou foi inesperada, por isso o ensinamento para a família aqui é de que devemos prever sempre a possibilidade das adversidades ocorrerem, pois nunca sabemos o que pode dar errado.


... adquira esse subsídio completo, siga as instruções abaixo:

ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix para todas as lições do trimestre e deixar agendado conosco!
 
Acesse também: Conteúdo Lição 3 

___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.