segunda-feira, 12 de agosto de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 7 / ANO 1- N° 2

                                    

José, o Triunfo da Santidade

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Gênesis 37.5-11

5- Sonhou também José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso, o aborreciam ainda mais.
6- E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
7- Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava e também ficava em pé; e eis que os vossos molhos o rodeavam e se inclinavam ao meu molho.
8- Então, lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso, tanto mais o aborreciam por seus sonhos e por suas palavras.
9- E sonhou ainda outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que ainda sonhei um sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
10- E, contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai e disse-lhe: Que sonho é este que sonhaste? Porventura viremos eu, e tua mãe, e teus irmãos a inclinar-nos perante ti em terra?
11- Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém, guardava este negócio no seu coração.

TEXTO ÁUREO
  Pela fé, José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem acerca de seus ossos. Hebreus 11.22

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira - Tiago 1.12-15 A tentação não deve levar ao pecado

3ª feira - João 16.19-33 A vossa tristeza se tornará em alegria

4ª feira - Salmo 30.8-12 Deus pode transformar as circunstâncias

5ª feira - Hebreus 13.5-9 Os deveres espirituais

6ª feira - Salmo 54.1-7 O Senhor é quem sustenta a vida

Sábado - Mateus 5.1-11 Os principais ensinos de Cristo

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
• entender que as dificuldades podem nos levar a ter experiências com Deus;
• buscar uma vida de santidade e comprometimento com o Senhor;
• conscientizar-se de que Deus está no controle da História; portanto, independentemente das circunstâncias, Seus propósitos e planos de livramento e bênçãos se cumprirão.


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Prezado professor, Raquel, mulher de Jacó, permaneceu estéril por anos, até que Deus operou um milagre e ela concebeu José e Benjamim, o caçula.
  José, o décimo primeiro filho de Jacó e, por que não dizer, o seu favorito, é um personagem icônico das Escrituras Sagradas? Devido ao amor diferenciado de Jacó por José, seus irmãos, por conta de invejaram-no sobremaneira, empreendendo contra ele atos cruéis. 
  Vendido por seus irmãos ao Egito como escravo, José foi injustamente lançado na prisão, acusado de assédio à esposa de Potifar, um alto oficial da corte de Faraó. 
  Depois de muitos anos esquecido no cárcere, José foi desafiado a desvendar um sonho de Faraó. Recebendo de Deus a correta interpretação daquela manifestação onírica, o filho preferido de Jacó foi alçado à posição de governador do Egito, com grande honra. 
  Em razão de um severo ciclo de fome vivenciado pelos povos daquela época, seus irmãos foram ao Egito em busca de alimento. Surpreendentemente, lá encontram José, que os perdoou e acolheu com amor.
  Nesta lição, trataremos especificamente de um tema relevante para a vida cristã: a santidade. Conduza seus alunos a perceber na vida de José essa característica. 
  Boa aula!

COMENTÁRIO
Palavra introdutória

  Esta lição foca a história de um dos personagens mais famosos da Escritura: José, também conhecido como José do Egito, um dos homens sobre os quais o texto bíblico não manifesta uma só palavra de censura em razão de seus erros ou fracassos. Entretanto, isso não significa que ele tenha sido perfeito, mas que agiu com profunda integridade.
  José viveu acima do estilo pecaminoso da sociedade de seu tempo, resistindo bravamente às tentações que o inimigo lhe apresentou para impedir o cumprimento da promessa de Deus a Abraão, Isaque e Jacó.

1. O HOMEM JOSÉ
  O nascimento de José é descrito com poucas palavras. Sua história propriamente dita começa com o relato da relação tumultuada que ele vivenciou com seus irmãos, aos 17 anos (Gn 37.2-11).  
  A narrativa da vida de José mostra que o Senhor é suficientemente capaz de manter o controle da História, independentemente das circunstâncias. O Deus de Israel está pronto para cumprir todos os Seus planos e promessas.

1.1. O filho preferido de Jacó
  José foi o décimo primeiro filho de Jacó e o primogênito de Raquel (Gn 30.22-24). Jacó demonstrou predileção por esse filho ao lhe dar uma túnica de várias cores (Gn 37.3). "A expressão hebraica (ketonet passim) pode referir-se apenas a um artigo de vestuário com mangas longas. O importante é que o manto era diferente na cor ou no formato e provavelmente bastante valioso." (RADMACHER; ALLEN: HOUSE. Central Gospel, 2010a).
  O fato de ter sido o filho favorito de Jacó (Gn 37.3) contribuiu para despertar a inveja de seus irmãos, que chegaram a tramar sua morte (Gn 37.20).

1.2. Estágios da vida de José
  O capítulo 39 do Livro de Gênesis destaca três aspectos relevantes na história de José, antes de ele ser reconhecido e honrado por Faraó: o sofrimento, a tentação e a ajuda de Deus.

1.2.1. O sofrimento
  Desprezado por seus irmãos, José foi lançado em uma cisterna e, posteriormente, vendido como escravo para uma caravana de midianitas, que o levou ao Egito (Gn 37.18-32).
  No ambiente cristão, simbolicamente, estas são duas palavras tristes: Egito e escravidão. O Egito simboliza o mundo governado por Satanás, enquanto a escravidão representa a perda total de liberdade pelo jugo do pecado, cujo fim é a morte.
______________________________
  A tentação nunca se dá por iniciativa divina (Tg 1.13). Enquanto Satanás nos tenta em nossos pontos frágeis a fim de nos fazer cair, Deus nos prova em nossos pontos fortes para nos fortalecer (Gn 22.1,2).
______________________________
1.2.2. A tentação
  A tentação é uma arma usada por Satanás para tentar fazer o filho de Deus cair, mas pode ser uma oportunidade para o cristão demonstrar sua fidelidade ao Senhor (Tg 1.12).
  José enfrentou várias tentações, mas a mais conhecida foi o assédio sexual da esposa de Potifar. Ressalte-se que a concupiscência da carne é destacada como a primeira dentre as tentações básicas mencionadas pelo apóstolo João (1 Jo 2.15). 
  A tentação da mulher de Potifar durou vários dias; por essa razão, a vitória de José - na peleja do espírito contra a carne - adquire contornos de verdadeiro heroísmo.
______________________________
  "A providência divina não nos isenta de responsabilidade. Deus trabalha por meio de instrumentos (integridade, trabalho árduo, obediência e fidelidade dos cristãos, por exemplo). A providência divina não nos isenta de fazermos escolhas sábias ou de sermos prudentes; por outro lado, ela nos livra da ansiedade ao fazermos a vontade do Pai." (BOICE, J. Central Gospel, 2011).
______________________________
1.2.3. A ajuda de Deus
  José, um jovem escravo em terra estrangeira, a partir de uma visão estritamente prática da realidade, poderia ter chegado à conclusão de que não haveria mal em ceder aos apelos daquela mulher, uma vez que, teoricamente, as circunstâncias jamais seriam revertidas a seu favor. Contudo, José não se deixou cair em tentação; antes, adotou o mais alto padrão moral.  
  A frase "o Senhor estava com ele", usada de forma recorrente em Gênesis 39 (v. 2,21,23), explica a presença poderosa de Deus em sua vida, o que, certamente, ajudou-o a resistir às tentações. (Adaptado de: RADMACHER; ALLEN; HOUSE. Central Gospel, 2010a).

 2. EXEMPLOS DEIXADOS POR JOSÉ

  José deixou alguns exemplos que devem ser seguidos por todos aqueles que desejam uma vida de completa vitória em Cristo.

2.1. Perseverança
  A perseverança é um atributo indispensável a todo vencedor (Hb 10.38). Não basta começar, é preciso, como Paulo, combater o bom combate, acabar a carreira e guardar a fé (2 Tm 4.7).
  Mesmo quando levado para uma terra estrangeira, José permaneceu fiel a Deus (Gn 39.3-5). Apesar de ser injustamente acusado de abuso e preso, ele não desistiu dos seus sonhos. Nas adversidades, José perseverou.
  Algumas pessoas se deixam dominar por um grande entusiasmo quando iniciam suas tarefas, mas com o passar do tempo esse entusiasmo se esvai, fazendo-as desistir da jornada. É preciso confiar firmemente que aquele que em nós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo (Fp 1.6).

2.2. Pureza
  José demonstrou pureza em suas ações e pensamentos, mantendo-se íntegro em todas as situações, o que lhe trouxe prosperidade e reconhecimento. A pureza está diretamente ligada à formação moral, à retidão de conduta e à excelência do caráter. Sua vida exemplar inspira outros a seguirem um caminho de virtude e retidão.
  Paulo deixou em sua epístola a Timóteo uma advertência de caráter universal: Conserva-te a ti mesmo puro (1 Tm 5.22b). Toda impureza se transforma em um grande impedi- mento ao livre agir de Deus na nossa vida.

2.3. Fidelidade
  José é visto como um modelo de fidelidade por sua determinação em obedecer aos mandamentos divinos, por sua a fé integridade moral e por sua firmeza em manter a fé, mesmo em circunstâncias desafiadoras.
  Paulo escreveu aos Coríntios: Requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel (1 Co 4.2). Desde os tempos mais remotos, Deus tem abençoado e recompensado Seus servos fiéis, isso continuará acontecendo até a volta de Jesus (Ap 2.10).

2.4. Integridade
  Um dos pontos altos na vida de José foi sua integridade, o que lhe permitiu ter o seu nome marcado na História como um dos mais amados e respeitados personagens bíblicos. A integridade envolve e protege a honra de quem a possui e impede que a pessoa desenvolva um caráter dúbio.
  Entretanto, isso não se consegue da noite para o dia, o resultado vem de uma formação moral e espiritual adquirida ao longo dos anos, especialmente quando existe um legado que se herda dos antepassados, como no caso de José, bisneto de Abraão, neto de Isaque, filho de Jacó.

2.5. Visão espiritual
  A capacidade que José tinha de interpretar sonhos, sua consciência da providência divina, sua integridade, fidelidade e seu reconhecimento da soberania divina indicam que ele tinha visão espiritual. José entendia e seguia os propósitos de Deus em sua vida.
  É importante manter os nossos olhos espirituais abertos para vermos o maravilhoso futuro que nos aguarda, porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente (2 Co 4.17).

2.6. Otimismo
  Mesmo nas situações mais difíceis, José demonstrou notável habilidade de encontrar significado e propósito nos eventos que lhe sucediam. Ele reconheceu que os planos de Deus estavam em ação, mesmo quando as circunstâncias pareciam sombrias (Gn 37-50).
  Um exemplo notável está nos nomes que deu aos seus dois filhos: Efraim (frutífero) e Manassés (esquecimento), os quais refletem, diretamente, a positividade de sua personalidade.

2.7. Dependência total de Deus
  Dizer que José foi uma pessoa totalmente dependente de Deus é uma das melhores maneiras de sintetizar o seu caráter. 
  José dependeu do Senhor quando seus irmãos tiveram inveja dele e o lançaram em uma cisterna (Gn 37.18-32); quando foi para a prisão em razão das calúnias da mulher de Potifar (Gn 39.7-20); e quando interpretou o sonho de Faraó (Gn 41-1-37). E quanto a nós? Estamos, como José, dispostos a permitir que Deus assuma o controle de nossa vida?

3. JOSÉ, UM TIPO DE CRISTO
  A tipologia é o estudo dos tipos, alegorias, figuras e símbolos encontrados ao longo do texto sagrado. José é considerado um importante tipo pessoal de Cristo na Bíblia. Mencionamos a seguir apenas alguns dos elementos de comparação entre José e Jesus:
• ambos foram odiados por seus irmãos (Gn 37.4; Jo 15.24); 
 ambos enfrentaram terríveis tentações (Gn 39; Mt 4.1-11); 
• ambos, depois de sofrerem grande humilhação, foram exaltados por Deus (Gn 41.39,44; Mt 28.18). 

3.1. Lições aprendidas na escola da adversidade
  As adversidades que surgem em nosso caminho tornam-se uma escola na qual Deus nos ensina a razão de sermos odiados, a causa de sofrermos tentações e o motivo de vivenciarmos humilhações.
  Deus tem um tempo certo para cada detalhe de nossa vida. Mesmo quando tudo parece impossível, Ele mantém o controle da situação: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28). As desventuras nos disciplinam para exercermos grandes tarefas no futuro (At 7.22).
  Não devemos confiar em nossa sabedoria e/ou habilidades para resolver os problemas da vida. Deus é quem nos assegura legítima vitória (Sl 146.3). Se estivermos preparados e formos sensíveis ao Seu agir, Ele proverá sabedoria e recursos em tempos de crise (Lc 12.11,12).

CONCLUSÃO
  Que o Senhor nos conceda a oportunidade e o privilégio de imitarmos José. Que todo o povo de Deus possa manter viva em sua mente a história positiva e edificante desse homem exemplar e herói da fé.

ATIVIDADES PARA FIXAÇÃO
1. De que forma José conseguiu ter um encontro com Faraó? 

R.: Ele era o único realmente capaz de interpretar o sonho que Faraó teve.

2. Depois de tornar-se governador do Egito, qual foi a importância de José para sua família?

R.: José impediu que sua família padecesse de fome; além disso, acolheu todos os seus familiares nas terras do Faraó (Gn 47.1-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.