sábado, 24 de agosto de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 9 / ANO 1- N° 2

                                      

Josué, o Grande Líder da Conquista de Canaã

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Josué 1.1,2,6-9

1- E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

2- Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 

6- Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

7. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

8- Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.

9- Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

TEXTO ÁUREO
  E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda. Êxodo 33.11

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira - Números 14.1-10 A murmuração do povo de Israel

3ª feira - Josué 5.9-12 O povo celebra a Páscoa

4ª feira - Josué 5.13-15 Deus aparece a Josué

5ª feira - Josué 6.22-27 Raabe, a prostituta, é salva

6ª feira - Josué 7.1-12 O pecado de Israel e a derrota em Ai

Sábado Josué 8.1-3 A vitória de Israel sobre Ai

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
• entender que as vitórias de Josué resultaram de sua dependência de Deus:
 conscientizar-se da importância de submeter-se completamente à direção do Senhor,
 dispor-se à obediência ao chamado divino, sendo forte e corajoso.


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Querido professor, nesta lição abordaremos a vida de Josué. o escolhido por Deus para substituir Moisés na grande missão de conquistar a terra dalém do Jordão - terra da qual manava leite e mel- e nela estabelecer a nação de Israel, de onde viria o Messias.
  No Egito, o nome de Josué era Oseias (Nm 13.8), que significa "salvação". Em Cades, dirigido pelo Espírito Santo, Moisés mudou o seu nome para Josué (Nm 13.16), que significa "Jeová é salvação". Merece destaque o fato de Josué ser a forma hebraica de Jesus (nome grego, na forma latina).
  Moisés seguiu a tradição hebraica de modificar o nome de uma pessoa quando se tinha o objetivo de destacar uma mudança de caráter, posição e/ou propósitos desta assim aconteceu com outros personagens bíblicos, tais como: Abraão, Sara e Jacó. 
  Quando teve seu nome modificado, a visão que Josué tinha de si mesmo e a função que ele exercia diante do povo de Israel também se alteraram. De homem comum, Josué foi transformado em comandante dos exércitos de Israel na conquista da Terra Prometida.
  Excelente aula!

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
  Josué foi um dos 12 espias enviados por Moisés para observar a Terra Prometida e um dos dois que trouxeram um relatório positivo (Nm 13; 14.6). De todos os israelitas que saíram do Egito em idade adulta, somente ele e Calebe entraram em Canaã (Nm 14.29,30).
  Estudaremos, nesta lição, a história desse grande líder, com ênfase em sua vida de obediência, fé e coragem, focando especialmente o episódio da queda de Jericó (Js 6).

1. JOSUÉ, SUCESSOR DE MOISÉS
  Josué (hb. Yehoshua = "Jeová é salvação"; "Deus salvará"), filho de Num, foi agraciado com a oportunidade de buscar ao Senhor, servindo a Ele e a Moisés com dedicação (Ex 33.11). Como resultado, herdou o precioso legado espiritual de Moisés, tornando- -se seu sucessor (Dt 34.9).
______________________________
  "Quão animador deve ter sido para Josué saber que Jeová estaria com ele da mesma forma que esteve com Moisés (Js 1.9)! Josué esteve presente durante as muitas demonstrações da presença divina na vida de Moisés e, desta forma, ele sabia quão importante era a promessa de que o Senhor estaria sempre presente." (RADMACHER; ALLEN; HOUSE. Central Gospel, 2010a).
______________________________
1.1. As principais qualidades de Josué
  Josué, filho de Num, é reconhecido por suas muitas qualidades. Nos subtópicos seguintes, destacam-se algumas delas:

1.1.1. Um servo fiel
  Ser um servo do Senhor (Js 24.29) não diz respeito à simples ocupação posição na arena existencial; antes, implica obedecer ao chamado eterno para viver em total entrega e devoção ao Divino, refletindo Seu amor e Seus propósitos no mundo. O exemplo de Josué deve encorajar a Igreja a servir com sinceridade, humildade e temor, tendo a certeza de que Deus lhe dará a devida recompensa.

1.1.2. Um homem de fé
  Ao longo de sua vida, Josué expressou profunda e sincera fé no Altíssimo. Números 14.5-10 contrasta a rebelião e a murmuração do povo com a atitude de humildade e fé de Josué e Calebe. Como resultado, o Senhor recompensou-o, poupando-o da morte no deserto e dando-lhe o comando de Israel.

1.1.3. Um homem de coragem
  Ter coragem em Deus significa confiar plenamente em Sua soberania e providência, mesmo diante das adversidades da vida. Essa coragem não se baseia na ausência de medo, mas na certeza de que Ele está presente em todas as situações, cuidando de nós. Em outras palavras: a coragem em Deus é um reflexo da fé, que nos capacita a enfrentar os desafios com determinação e esperança. É uma postura de ousadia e confiança na promessa de que Ele nos sustentará e nos guiará em toda e qualquer circunstância.
  Deus falou diretamente a Josué sobre a necessidade de ter um espírito corajoso (Js 1.6). Sem coragem, Josué jamais teria sido capaz de enfrentar um tão grande número de inimigos e de adversidades.

1.1.4. Um homem temente a Deus
  No dia em que um desconhecido, com uma espada desembainhada, apareceu diante de Josué, sua primeira reação foi perguntar-lhe: És tu dos nossos ou dos nossos inimigos? (Js 5.13). Quando o homem se identificou como príncipe do exército do Senhor (v.14), Josué revelou todo seu temor, prostrando-se e adorando-o - isto indica que provavelmente aquele príncipe era o Senhor Jesus, em uma aparição teofânica.
  Temer a Deus é, antes de tudo, estar consciente de Sua grandeza, santidade e poder, reconhecendo-o, assim, como soberano sobre todas as coisas. Temer a Deus implica nutrir profunda reverência e admiração por quem Ele é; obedecer aos Seus mandamentos e viver em conformidade com Sua vontade, não por medo de punição, mas por amor e respeito. Esse temor reverencial conduz a uma vida de sabedoria e retidão.

1.1.5. Um soldado incansável
  Josué conquistou a maior parte do território da Palestina, vencendo muitos reis (Js 1-12). Isso nos ensina que se decidirmos depender de Deus, sem olhar para trás, batalhando incansavelmente pela fé que uma vez foi dada aos santos (Jd 1.3), o Senhor dará os nossos inimigos em nossas mãos, como fez com Josué.

2. PREPARAÇÃO PARA A CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA
  O Senhor tem uma tarefa para cada pessoa, de acordo Com os Seus imorredouros planos. De modo soberano, Ele escolheu Moisés, um homem manso, para guiar Israel durante 40 anos de peregrinação pelo deserto. Depois, precisou de Josué, um valente guerreiro, para liderar o povo em sua tomada de Canaã, a terra prometida aos hebreus em todos os Seus pactos.

2.1. O motivo da preparação
  É preciso distinguir dádiva de conquista. Essencialmente, enquanto uma dádiva é recebida sem esforço direto, uma conquista é o resultado do trabalho árduo e da perseverança daquele que a alcança.
  Canaã seria uma conquista de Israel, pactuada pelo Senhor, por isso, o povo teria de preparar-se para tomar posse daquilo que lhe estava garantido; afinal, toda portentosa obra exige preparação de igual monta (Js 1-3).

2.2. A travessia do Jordão
  A travessia do Jordão simbolizava o fim do período de peregrinação no deserto e o início do ingresso na Terra Prometida. Era um momento de preparação espiritual e física para enfrentar os desafios da conquista. Este, sem dúvida, foi um evento significativo na história de Israel (Js 3).
  Josué e todo o povo saíram do acampamento no vale das Acácias e foram até o rio Jordão (Js 3.1 NTLH). Antes de atravessar o rio, o filho de Num recebeu instruções de Deus sobre como proceder. Os sacerdotes levaram a arca da aliança e, ao chegar às margens do Jordão, foram instruídos a entrar primeiro. Quando os pés dos sacerdotes tocaram a borda, o rio parou de correr e formou-se uma barreira de águas paradas, permitindo que todo o povo de Israel atravessasse o rio em terra seca. Após a passagem de todo o povo, os sacerdotes permaneceram no leito seco do Jordão até que todos terminassem de atravessá-lo (Js 3.3-17).
______________________________
  O Jordão estava em período de cheia, mas o Deus que abriu o mar Vermelho também abriria o rio. Com a travessia do Jordão, Israel deixou para trás, definitivamente, não apenas o Egito, mas também o deserto com todas as suas lembranças negativas.
______________________________
2.2.1. Providências para a travessia do Jordão 
  Josué tomou duas providências imprescindíveis para a travessia do Jordão. Observe: 
 Levantou-se, pois, Josué de madrugada (Js 3.1) - O significado espiritual de levantar-se de madrugada aponta para a necessidade de sermos prudentes, zelosos e vigilantes (Pv 8.17). Não devemos desperdiçar o nosso tempo, visto que ele é precioso e irrecuperável (Ef 5.16).
• Disse Josué também ao povo: Santificai-vos (Js 3.5) - Essa foi a advertência final. Santificação tem sido uma exigência de Deus desde o início, porque Ele é santo e, sem santificação, ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

3. A VITÓRIA SOBRE JERICÓ
  Estas são algumas das principais conquistas registradas no Livro de Josué, seguindo uma ordem cronológica durante a entrada de Israel na Terra Prometida: a tomada de Jericó (Js 6); a conquista de Ai (Js 8); a derrota dos reis amorreus em Gibeão (Js 10); e a vitória sobre os reis do Norte e do Sul (Js 11), que consolidou o domínio de Israel sobre a região.
  Neste tópico abordaremos a batalha de Jericó (Js 6), que ficou conhecida na história de Israel como uma das mais emblemáticas e milagrosas vitórias do povo escolhido durante a conquista da Terra Prometida.

3.1. A estratégia divina
  Deus tem diretrizes para todas as nossas batalhas e, se as seguirmos fielmente, alcançaremos plena vitória. Jericó foi destruída por uma ação sobrenatural de Deus, o supremo Co- mandante das tropas de Israel.
  A estratégia de combate apresentada pelo Senhor deter- minava uma marcha, feita por todos os homens de guerra, em volta da cidade, durante seis dias, enquanto sete sacerdotes se postavam com sete trombetas de chifre de carneiro diante da arca; em seguida, no sétimo dia, eles deveriam rodear a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocariam as trombetas, então os muros viriam abaixo e eles tomariam Jericó (Js 6.2-5).

3.1.1. Uma analogia da estratégia divina
  Assim como a conquista de Jericó dependeu de uma tática elaborada por Deus, a conquista da nossa salvação também se deve a uma estratégia divina, a qual chamamos Plano de Redenção, brilhantemente exposto por Paulo na Carta aos Efésios (Ef 2-3).
  Atualmente, tenta-se modificar a estrutura espiritual e teológica da salvação, mediante a defesa de uma vida de facilidades, sem cruz e sem sacrifícios. Esse, porém, não é o verdadeiro evangelho de Cristo. Os planos alternativos de salvação, apresentados por alguns, não subsistem em si mesmos. Foi o próprio Senhor Jesus quem disse: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me (Lc 9.23). 

3.2. O número sete na conquista de Jericó
  Sete é um número significativo nas Escrituras, pois aponta para as coisas perfeitas que estão no céu e para as completas que estão na terra. Tal realidade nos ensina que as coisas de Deus não precisam ser melhoradas.
  O número sete recorda a história da Criação, quando Deus estabeleceu o descanso no sétimo dia (Gn 2.2). Jericó caiu na sétima volta do sétimo dia, pois a conquista de Canaã representava o descanso que o povo de Deus teria dos problemas vivenciados no deserto.

3.3. O toque das trombetas
  As trombetas eram utilizadas tanto em conjunturas religiosas, como em rituais e cerimônias do Antigo Testamento (Nm 10.1-10), quanto em contextos militares, para sinalizar movimentos de tropas e alertar em situações de guerra (Jz 7.16-22). No cenário bíblico, são frequentemente associadas a sinais de juízo e avisos divinos, alertando sobre eventos significativos e mudanças na ordem divina.
  Os muros de Jericó caíram ao toque das trombetas dos sacerdotes (Js 6.20). Hoje, nós somos os sacerdotes de Deus na terra e temos de tocar a Sua trombeta, para que cessem as resistências do inimigo ao Seu plano salvador.

3.3.1. Raabe e o alcance da salvação
  Não poderíamos deixar de mencionar que Raabe e sua família foram salvas da destruição (Js 6.25). Por haver demonstrado temor a Deus e acolhido os espias, Raabe, uma meretriz, recebeu uma grandiosa recompensa: escapou da destruição que sobreveio à sua cidade, convertendo-se ao Senhor. Seu nome foi inserido na linhagem do Messias, assim como na galeria dos heróis da fé (Hb 11.31).

CONCLUSÃO
  Josué não foi um homem perfeito, mas foi um líder fiel e obediente ao Senhor. A fé que ele cultivava era tão intensa que foi compartilhada com todos os que rodearam a cidade. 
  Se quisermos superar nossos obstáculos e provações, o caminho sempre será este: devemos submeter-nos à direção de Deus, pela fé, porque nós, pelo espírito da fé, aguardamos a esperança da justiça (Gl 5.5).

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Explique por que o povo de Deus precisa preparar-se para as conquistas que o Senhor tem para ele:

R.: Deus trabalha por meio das nossas decisões, escolhas e atitudes. As conquistas que Deus nos proporciona concretizam-se quando nós, o Seu povo, lhe obedecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.