terça-feira, 20 de agosto de 2024

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 8 / 3º Trim 2024


AULA EM 25 DE AGOSTO DE 2024 - LIÇÃO 8
(Revista Editora CPAD)

Tema: A Resistência de Mardoqueu
 
TEXTO ÁUREO
“Então, os servos do rei, que estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que traspassas o mandado do rei?” (Ester 3.3)

VERDADE PRÁTICA
Como cristãos, somos sujeitos a conflitos ético morais e devemos decidir sempre de acordo com a vontade e a orientação de Deus.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Êx 23.7; Pv 17.15 A conveniência de se comprovar a acusação para não cometer injustiças
Terça – Sl 139.16; Hb 4.13; Ap 20.12 As nossas obras estão escritas diante de Deus
Quarta – Êx 17.8-13 Hamã provavelmente era um amalequita, um povo inimigo de Israel
Quinta – 1 Sm 15.2,8,33 O termo “agagita” costumeiramente é atribuído ao rei Agague
Sexta – Gn 34.1-31 Episódios bíblicos relatam vingança de família
Sábado – Mt 5.9; Rm 12.18-21; Hb 12.14 Aos cristãos não pertence a vingança, mas o perdão e a paz

Hinos Sugeridos: 225, 304, 305 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Ester 2.21-23; 3.1-6

Ester 2
21 – Naqueles dias, assentando-se Mardoqueu à porta do rei, dois eunucos do rei, dos guardas da porta, Bigtã e Teres, grandemente se indignaram e procuraram pôr as mãos sobre o rei Assuero.
22 – E veio isso ao conhecimento de Mardoqueu, e ele o fez saber à rainha Ester, e Ester o disse ao rei, em nome de Mardoqueu.
23 – E inquiriu-se o negócio, e se descobriu; e ambos foram enforcados numa forca. Isso foi escrito no livro das crônicas perante o rei.

Ester 3
1 – Depois dessas coisas, o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exaltou; e pôs o seu lugar acima de todos os príncipes que estavam com ele.
2 – E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava.
3 – Então, os servos do rei, que estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que traspassas o mandado do rei?
4 – Sucedeu, pois, que, dizendo-lhe eles isso, de dia em dia, e não lhes dando ele ouvidos, o fizeram saber a Hamã, para verem se as palavras de Mardoqueu se sustentariam, porque ele lhes tinha declarado que era judeu.
5 – Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor.
6 – Porém, em seus olhos, teve em pouco o pôr as mãos só sobre Mardoqueu (porque lhe haviam declarado o povo de Mardoqueu); Hamã, pois, procurou destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero, ao povo de Mardoqueu.

INTRODUÇÃO 
Professor(a), esta lição fala de uma das histórias mais impactantes dentro do livro de Ester, uma história tão bela, que dava para escrever um livro só dessa passagem. A história que mostra como Deus honra os que o honram diante dos homens. A ascensão de Ester ao trono foi celebrada com grande festa. Assuero decretou feriado e se mostrou muito generoso, distribuindo presentes aos seus súditos. Mesmo na condição de rainha, Ester permaneceu obedecendo a Mardoqueu: não revelou a ninguém que era judia. Havia muito o que acontecer na corte. Conspiração, inveja e tramas. A história continua. Já nesta introdução podemos dar destaque ao respeito e à honra familiar que Ester demonstra para com seu primo Mardoqueu, que a criou como filha. Ela ocultou a sua origem por ordem de Mardoqueu, provavelmente por conta do antissemitismo que já acontecia naquela época. A obediência protege e abre portas.

I- MARDOQUEU DESCOBRE UMA CONSPIRAÇÃO CONTRA O REI

1- Os bastidores do poder.
Ambientes de poder costumam ser cercados de sentimentos facciosos. É da natureza humana caída alimentar discórdias, intrigas e ressentimentos, os quais, quando não dissipados, levam a terríveis tragédias. Nem o meio evangélico fica isento. Isso é de origem maligna e deve ser rejeitado pelo verdadeiro cristão (Tg 3.14-18). Ressentimentos não dissipados, se refere aos ressentimentos que não são resolvidos, onde a pessoa guarda dentro de si e extravasa quando chega no limite, e esse foi o caso de Hamã que nutria um ódio contra os judeus e resolve extravasar tudo em um decreto para exterminar os judeus. Como a igreja cristã é constituída de pessoas falhas, então esses problemas ocorrem também no nosso meio. Veja como o apóstolo Tiago expõe essa questão:

"14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.", Tiago 3.14,15

Nos dias de Assuero, dois de seus guardas, Bigtã e Teres, ficaram muito indignados contra o rei e tramaram assassiná-lo. Mardoqueu trabalhava junto à porta do palácio e ficou sabendo do plano. Fiel ao rei, contou a Ester para que o avisasse, o que ela fez em nome de Mardoqueu (Et 2.21,22). O fato de ter sido promovida a uma posição elevada, não envaideceu Ester: ela não se envergonhou do primo e nem aproveitou da informação para projetar ainda mais o próprio nome. Além de permanecer obedecendo a Mardoqueu, transmitiu ao rei a informação dando-lhe o devido crédito (Et 2.20,22b). A conspiração que Ester delatou, dando o crédito a Mardoqueu, que foi quem descobriu a trama, ficaria registrado nas crônicas do reino, e Deus usaria em tempo oportuno para exaltar Mardoqueu e envergonhar Hamã. Sendo assim, quando somos honestos, não buscando nossa exaltação pessoal, assim como Ester, então estamos cooperando para Deus fazer o seu mover em favor de seus servos. Aprendamos com Ester esse grande exemplo. 

=> Para adquirir este subsídio completo, siga as instruções abaixo:

ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix para todas as lições do trimestre e deixar agendado conosco!
 
Acesse também: Conteúdo Lição 8
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.