domingo, 22 de setembro de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 13 / 3º Trim 2024

                                      

A TEOLOGIA DOS LIVROS DE DANIEL E EZEQUIEL

___/ ___/ _____


Texto de Referência: Ez 38.1-10

LEITURA SEMANAL

Seg Ez 11.5 O Espirito Santo em ação.

Ter Ez 34.11 Jesus como Pastor que busca ovelhas.

Qua Ez 37.22 Jesus como Rei no fim dos tempos.

Qui Ez 37.9 O espirito que traz vida.

Sex Dn 12.7-9 O desvendar do futuro.

Sáb Ez 7.6 O fim virá sobre a terra.

VERSÍCULO DO DIA
"Respondeu, e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles, e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses", Dn 3.25.

VERDADE APLICADA
A Teologia evidenciada em cada livro da Bíblia revela o caráter, a bondade e o plano de Deus para com a humanidade através de Seu Filho Jesus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

✔ Entender a revelação de Deus naquela época;

✔ Verificar a Cristologia nos livros em questão:

✔ Destacar os pontos Escatológicos de cada livro.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que possamos entender as verdades teológicas reveladas nas Escrituras e assim estarmos mais alicerçados nas doutrinas centrais da fé cristã.

INTRODUÇÃO
Os profetas não tinham a dimensão que hoje temos acerca das matérias teológicas, porém, nos conteúdos dos livros, percebemos passagens que embasam a Teologia tais como a Cristologia, Escatologia e Pneumatologia.

Ponto-Chave
"Em cada História e relato do Antigo Testamento, percebemos o agir de Deus no sentido de revelar lampejos do Seu conhecimento ao homem, o qual conhecemos como Teologia".

1- O ESPÍRITO SANTO NOS LIVROS DE DANIEL E EZEQUIEL
Em todo o AT, o Espirito Santo era descrito como "Espírito de Deus" ou "Espirito do Senhor", e a Sua atuação é perceptível no decorrer dos acontecimentos e das profecias bíblicas.

1.1. O Espírito Santo revelado em Ezequiel
O Livro de Ezequiel ressalta, em alguns momentos, a ação e manifestação do Espírito Santo na sua vida do profeta (Ez 11.1). Uma passagem bem conhecida é a do vale de ossos secos, em que percebemos explicitamente a atuação do Espírito Santo como um vento produzindo restauração e vida. Mesmo estando no período da Lei, é perceptível a ação do Espírito Santo revelando os mistérios de Deus aos santos profetas e capacitando-os para a árdua tarefa de profetizar a uma "casa rebelde". Este mesmo Espirito que operou no passado também está presente nos dias atuais para nos auxiliar.

1.2. Daniel e sua capacitação pelo Espírito Santo
Daniel foi um homem que se destacou na Babilônia como alguém sábio e entendido que interpretava sonhos e tinha o domínio sobre a ciência e o conhecimento. Na visão de um rei pagão, ele tinha o "espirito dos deuses" (Dn 5.14). É perceptível que Daniel tinha o Espírito Santo em sua vida e que os dons que ele tinha naquela época, conhecemos hoje como dom da ciência e da sabedoria (1Co 12). O mesmo Espírito continua disposto a nos capacitar para que sejamos agentes de transformação num mundo perverso e corrompido, precisamos apenas nos disponibilizar em Sua presença.

Refletindo
"O teor Escatológico nos livros de Daniel e Ezequiel nos revelam que Deus tem a História na palma de sua mão, onde conhece o fim antes do início e revela-o em partes aos homens." Pr. Geziel Gomes

2- A CRISTOLOGIA REVELADA 
Sabemos que existe um fio messiânico que perpassa em todos os livros da Bíblia. Em Ezequiel e Daniel não seria diferente. Através desses profetas conhecemos a revelação e as profecias que falam de Cristo, de Sua atuação e do Seu poder sobre as nações.

2.1. Um dominador e Senhor sobre todas as coisas
O Livro de Daniel mostra, diversas vezes, a soberania de Deus sobre as nações. Primeiro vemos uma pedra sendo cortada sem o auxílio das mãos (Dn 2.34,35); depois vemos a expressão "Filho do Homem" vindo sobre as nuvens para destruir os reinos e estabelecer o Reino eterno (Dn 7.13,14). Na passagem de Daniel 9.25,26, observamos uma referência nítida ao Messias. A Cristologia está presente em Daniel, evidenciando que Ele seria responsável por implantar o Reino que jamais teria fim. O AT estava apenas preparando o coração do povo para receber o Messias prometido.

2.2. As referências Messiânicas em Ezequiel
Embora o profeta Ezequiel não seja considerado um profeta messiânico, é possível ver algumas passagens que evidenciam o Ministério de Jesus. A passagem de Ezequiel 34.11-16, fala sobre o "Bom Pastor" que iria atrás de suas ovelhas para libertar, cuidar e alimentar. Jesus, durante o Seu ministério, disse que era o Bom Pastor, e que dava a vida por Suas ovelhas (Jo 10.11-14). Jesus, em outra passagem, afirma que foi enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 15.24). Existem também alusões quanto ao Reinado deste pastor (Ez 37.24). O texto fala de "servo de Davi", sendo uma designação de Messias como "Filho de Davi".

3- A ESCATOLOGIA COMO TEMA CENTRAL
A Escatologia nada mais é que o estudo das últimas coisas. Daniel e Ezequiel, mesmo vivendo num período remoto, profetizaram sobre acontecimentos que fogem a lógica humana fazê-lo, evidenciando assim, um Deus que revela o fim antes do acontecimento.

3.1. O destino da nação de Israel
Ezequiel mostra ao povo alguns acontecimentos relativos ao futuro de Israel. O primeiro é quanto à restauração, fazendo com que aconteça o regresso dos judeus a sua terra natal (Ez 36.36), onde serão purificados e terão um novo coração. Outro grande acontecimento narrado pelo profeta é a guerra de Googue e Magogue, quando estes serão destruídos por meios sobrenaturais para demonstrar a soberania do Senhor e a fidelidade sobre o Seu povo (Ez 39.1-8). Conforme profetizado por Ezequiel, a casa de Israel terá um novo nascimento espiritual, quando o Espírito for derramado sobre eles (Ez 39.25-29).

3.2. O fim de todos os reinos
Daniel, através de suas revelações, deixa claro que todos os reinos desta terra serão destruídos e seus reis acabarão, porém, no fim dos tempos, erigirá um Reino que jamais terá fim. Outro tema abordado por Daniel de grande relevância apocalíptica são os acontecimentos da última semana, que será a septuagésima (Dn 9.24-27). A Teologia Bíblica nos mostra que esta semana começará com o arrebatamento da Igreja e que vários eventos acontecerão, inclusive as nações da terra guerreando contra Israel. Daniel termina seu livro dizendo que as palavras estão fechadas e seladas até o tempo do fim (Dn 12.9).

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
O Bispo Primaz Dr. Manoel Ferreira (2005) deixou registrado que poucas pessoas nas Escrituras Sagradas exibiram fé, coragem, vida de oração e sabedoria como o profeta Daniel. O Bispo Primaz acrescenta que o estilo de vida de Daniel como conselheiro governamental, administrador e profeta são dignos de ser seguidos como exemplo por todos os cristãos, sendo uma leitura de suma importância para todos que esperam seu Senhor, uma vez que estamos nos "tempos dos fins". Já sobre o livro do profeta Ezequiel, o pastor Valdir Alvez de Ollveira (2022) nos faz entender que o plano divino para o Seu povo vai além daquele momento de cativeiro e disciplina. O pastor Valdir nos lembra de que Ezequiel exerceu o ministério profético "no meio dos cativos (Ez 1.1) para pessoas que, talvez, estivessem interessadas em ouvir somente o que Deus iria fazer em seus dias. Porém, o Senhor Deus o comissionou para anunciar a mensagem divina, independentemente do povo estar disposto a ouvir e obedecer ou não (Ez 2.7).

CONCLUSÃO 
A Teologia evidenciada nos Livros de Ezequiel e Daniel, nos mostra que Jesus é parte do projeto eterno de Deus como Redentor da humanidade e que, no tempo certo, instaurará Seu Reino nesta terra.

Complementando 
Estamos vivendo uma era de muitas novas e pseudoteologias emergindo no mercado; deturpando o ensino clássico das Escrituras; desvios estes que precisam ser confrontados e rechaçados à luz das Escrituras.

Eu ensinei que:
Jesus é o ponto central da Teologia e que, na consumação dos tempos, dominará não somente sobre a Igreja, mas também sobre Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.