quinta-feira, 5 de setembro de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 11 / ANO 1- N° 2

                                     

Eliseu, o Sucessor de Elias

 TEXTO BÍBLICO BÁSICO

2 Reis 2.9-14

9. Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu:
Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. 

10- E disse: Coisa dura pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará.

11- E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

12- O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando das suas vestes, as rasgou em duas partes.

13- Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão.

14- E tomou a capa de Elias, que lhe caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias? Então, feriu as águas, e se dividiram elas para uma e outra banda; e Eliseu passou.

TEXTO ÁUREO
  Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 1 Reis 19.16

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira 1 Reis 19.19-21 O chamado de Eliseu

3ª feira 2 Reis 2.1-14 Eliseu, sucessor de Elias

4ª feira 2 Reis 2.19-22 O poder espiritual de Eliseu

5ª feira 2 Reis 4.1-7 O milagre da multiplicação do azeite da viúva

6ª feira 2 Reis 6.1-17 Eliseu faz flutuar o machado

Sábado 2 Reis 8.1-6 O rei restaura os bens da sunamita

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
• compreender que Deus é soberano e chama, livremente, a quem quiser; 
• entender que há um tempo de aprendizagem e amadurecimento para o exercício pleno do ministério;
• estar atento ao fato de que, assim como Eliseu pediu porção dobrada do espírito de Elias, a unção espiritual é vital ao bom desempenho do ministério;
 conscientizar-se da importância da humildade, obediência, ousadia, fidelidade e integridade no desempenho ministerial.


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Caro professor, Eliseu foi sucessor e fiel discípulo de Elias no ministério profético em Israel. Seu trabalho foi desenvolvido em 60 anos, aproximadamente, e abrangeu os reinos de Jorão (2 Rs 3.1; 9.14-29), Jeú (2 Rs 9.1-6), Jeoacaz (2 Rs 13.1,22) e Jeoás (2 Rs 13.14,22,25). 
  É importante despertar nos alunos a vontade de ser um instrumento nas mãos do Senhor; portanto, leve-os a refletir sobre como podemos melhorar nosso caráter e responder assertiva- mente ao chamado divino. Unção, proatividade, fidelidade e ou sadia são características observadas no ministério de ambos os profetas; estas podem ser levadas à discussão na aula de hoje, pois são virtudes essenciais à vida crista. 
  Boa aula!

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
  Os estudiosos das Sagradas Escrituras, bem como seus leitores habituais, manifestam singular apreço pelo profeta Eliseu. Embora a Bíblia não ofereça detalhes sobre sua vida pessoal e/ou familiar, seu ministério está entre os mais relevantes do cânon sagrado.
  Acredita-se que Eliseu - cujo nome significa "Deus é salvação"- era um agricultor natural do vale do Jordão, provavelmente uma pessoa de classe média, visto que arava os campos com 12 juntas de bois (1 Rs 19.19). Ele viveu nos últimos anos do reinado de Acabe e morreu no reina- do de Jeoás.
______________________________
  Como discípulo de Elias, Eliseu conservou o eixo central do estilo ministerial de seu mestre, não deixando dúvida de que aprendera o suficiente com ele, utilizando seus ensinamentos em seu próprio ministério.
______________________________
1. O CHAMADO DE ELISEU
  No texto bíblico, observa-se que as funções de profeta, sacerdote e rei eram exercidas por pessoas que haviam recebido uma unção específica do Senhor; ademais, percebe-se a ênfase ao chamado divino que precede o exercício do ministério profético.
  Eliseu não foi uma exceção, ele teve sua experiência individualizada de convocação divina, ainda que por intermédio de Elias: Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel e Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar (1 Rs 19.16; grifo do comentarista).

1.1. Os detalhes do chamado
  É possível observar alguns detalhes do chamado de Eliseu a partir desta passagem: Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele (1 Rs 19.19).
 Partiu, pois, Elias dali - a obediência de Elias. Sem essa submissão a Deus, o profeta jamais teria conseguido encontrar seu sucessor.
• E achou a Eliseu - a fidelidade da Palavra de Deus. O Senhor não daria instruções a Elias sobre uma pessoa que ele não pudesse achar.
• Filho de Safate - a clareza de Deus. O Senhor não confunde Seus servos. Ele identifica, com precisão, os escolhidos para o Seu sagrado ministério.
 Que andava lavrando com doze juntas de bois - o trabalho de Eliseu. Essa frase sugere que Eliseu era um homem trabalhador e bem-sucedido profissionalmente.
 Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele - o treinamento de Eliseu. Quando Elias jogou sobre os ombros de Eliseu sua capa (ou manto), símbolo de sua autoridade profética, aquele homem, que era apenas um agricultor, tornou-se seu discípulo e, logo depois de sua partida, seu sucessor.
  Depois desse versículo, o profeta Eliseu só voltou a ser mencionado quando chegou o tempo em que o Senhor levaria Elias para o céu em um redemoinho (2 Rs 2.1). Isso pode significar que houve um tempo de aprendizagem, formação e treinamento de Eliseu ao lado de Elias.
  ______________________________
  Eliseu tornou-se servo e aprendiz de Elias. Ele tinha servido bem à sua família. Agora seria fiel e útil ao antigo profeta e, em breve, tomaria o seu lugar. Sua vida sofreu uma reviravolta completa, porque ele fora escolhido para ser um instrumento especial de poder naquele tempo de crise. Ele cumpriu bem a sua missão, com todas as suas forças, e assim deu um exemplo a todos os que se seguiriam.
______________________________
1.2. A situação espiritual de Israel
  Quando Deus determinou que Elias ungisse Eliseu, Israel enfrentava um período espiritualmente desafiador. O profeta Elias havia denunciado a idolatria e a corrupção espiritual do Reino do Norte, confrontando o rei Acabe e sua esposa Jezabel. A nação estava mergulhada na apostasia, adorando falsos deuses. Estas foram as palavras de Elias quanto à realidade espiritual de seu tempo: (...) os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada (...) (1 Rs 19.10). Em suma: a nomeação de Eliseu ocorreu em meio a essa atmosfera espiritual decadente.

2. AS VIRTUDES DE ELISEU E AS CARACTERÍSTICAS DE SEU MINISTÉRIO
  Sinteticamente, pode-se afirmar que Eliseu foi prepara do para dar continuidade à obra profética de Elias, fazendo Israel entender que o Senhor é único e que somente Ele é Juiz supremo.

2.1. As virtudes de Eliseu
Como profeta e homem de Deus, Eliseu possuía muitas qualidades. Observe algumas delas:
 humildade - assim como Josué ficou lembrado pela maneira humilde como servia a Moisés, a Bíblia declara que Eliseu deitava água sobre as mãos de Elias (2 Rs 3.11);
 autoridade espiritual - o rei de Judá, Josafá, questionou se não haveria profeta que representasse o Senhor; um dos seus servos apontou Eliseu como alguém revestido de autoridade divina (2 Rs 3.11,12);
 ousadia - Eliseu demonstrou ousadia ao instruir Naamã, um importante comandante sírio, a mergulhar sete vezes no rio Jordão para ser curado de sua lepra. Essa ação era incomum e desafiava as expectativas, pois o rio Jordão não era conhecido por suas propriedades curativas. Além disso, Eliseu recusou qualquer recompensa por seu papel na cura do comandante, demonstrando sua confiança na providência divina e não buscando gratificação pessoal (2 Rs 5.8);
 discernimento espiritual - Eliseu foi capaz de perceber os planos secretos do rei da Síria, mesmo estando a uma certa distância. Quando o rei da Síria enviou tropas para capturar o profeta, este, por meio do discernimento espiritual concedido pelo Senhor, sabia dos planos do inimigo antes mesmo que eles se concretizassem (2 Rs 6.12).

2.2. As características do ministério de Eliseu
  Eliseu foi chamado por Deus para o exercício do ministério profético, o qual possuía características bastante específicas, observe:

2.2.1. Ungido para anunciar a Verdade
  De acordo com relatos bíblicos, Eliseu era habilidoso no manejo da espada; esta aptidão é mencionada em referência a uma situação em que Eliseu demonstrou seu conhecimento na arte do combate: E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu (1 Rs 19.17). No entanto, é importante ressaltar que sua principal função era de profeta e servo de Deus, não de guerreiro.
  A capacidade de manejar a espada pode ter sido adquirida em circunstâncias específicas, mas seu papel primordial era transmitir as mensagens divinas para, assim, liderar espiritualmente o povo de Israel.

2.2.2. Ungido para realizar grandes feitos
  Eliseu sucedeu a Elias como profeta e continuou a realizar feitos extraordinários, incluindo a abertura do rio Jordão (2 Rs 2.14); a cura das águas de Jericó (2 Rs 2.19-22); a multiplicação do azeite (2 Rs 4.1-7); a ressurreição do filho da Sunamita (2 Rs 4.8-37); a cura da água contaminada (2 Rs 4.38-41); a multiplicação dos pães (2 Rs 4.42-44); a cura de Naamã da lepra (2 Rs 5.1-19); a flutuação do machado de ferro (2 Rs 6.1-7); a cegueira dos arameus (2 Rs 6.8-23); e a ressurreição de um homem (2 Rs 13.14-19).
  Esses eventos sobrenaturais demonstram o poder divino agindo por intermédio de Eliseu, conferindo um caráter miraculoso ao seu ministério. Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito (2 Rs 8.4).

3. INÍCIO E FIM DO MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELISEU
  Cada pessoa que possui um chamado para o ministério e está aguardando o tempo de Deus para sua efetivação deve sempre levar em consideração a forma como esse processo se dará.
  Durante muito tempo, Eliseu esteve ligado ao profeta Elias, de quem foi discípulo, colaborador e sucessor. Indicado pelo próprio Deus, Eliseu continuou a obra de seu predecessor e levou o concerto do Senhor à sociedade de seu tempo.

3.1. O início do ministério profético de Eliseu
  Quando Elias foi elevado ao céu em um redemoinho, Eliseu estava presente e testemunhou aquele evento extraordinário. Na ocasião, Elias perguntou a Eliseu o que ele (Elias) poderia fazer antes de partir; Eliseu pediu porção dobrada do espírito de seu mestre, indicando o desejo de seguir seus passos e receber uma fração maior da unção profética.
  Após o arrebatamento do profeta do fogo, Eliseu rasgou suas vestes, em sinal de luto; em seguida, pegou a capa de seu mestre, que havia caído, e, ao retornar ao rio Jordão, dividiu suas águas, confirmando com este milagre que o espírito de Elias repousava sobre ele (2 Rs 2.1-22). 
  Eliseu iniciou seu ministério:
• na companhia de Elias - o profeta demonstrou companheirismo, comunhão e perseverança (2 Rs 2.1);
• sendo testado em sua fidelidade - por três vezes, o jovem aprendiz recusou-se a deixar seu mestre: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei (2 Rs 2.2,4,6). Eliseu permaneceu junto de Elias até que o viu ser arrebatado (2 Rs 2.6,12);
 valorizando sobremaneira os assuntos espirituais - ao receber de Elias a oportunidade de pedir o que quisesse, Eliseu manifestou o desejo de receber, durante seu ministério, porção dobrada do espírito (unção) de seu mestre (2 Rs 2.9);
• cruzando as fronteiras do sobrenatural - Eliseu testemunhou o segundo e último caso de arrebatamento relatado no Antigo Testamento (2 Rs 2.6,12).

3.2. O fim do ministério profético de Eliseu
  Durante seu ministério, Eliseu realizou diversos milagres e exerceu um poderoso papel profético em Israel. No entanto, após uma vida dedicada ao Senhor, ele adoeceu gravemente. Em seu leito de morte, Jeoás, rei de Israel, visitou-o e chorou diante dele, reconhecendo sua importância para a nação: Meu pai, meu pai! O senhor foi como um exército para defender Israel! (2 Rs 13.14 NTLH). Eliseu, então, profetizou a Jeoás sobre vitórias futuras contra os inimigos do povo escolhido.
  Após sua morte, ele foi sepultado e registrou-se um último milagre relacionado ao profeta: um jovem ressuscitou quando seu corpo entrou em contato com os ossos de Eliseu: E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram um bando e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem e tocando os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre os seus pés (2 Rs 13.21).
  Esses acontecimentos destacam a importância e a influência duradoura do ministério de Eliseu mesmo após sua morte.

CONCLUSÃO
  Em Seu ministério, Jesus fez menção ao profeta Eliseu: E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamā, o siro (Lc 4.27).
  Pode-se entender que Eliseu foi um profeta que exerceu um importante papel para a sociedade de sua época. Seu exemplo de ousadia, obediência, fidelidade e integridade deve sempre servir para nós como uma referência de um homem que fez a diferença em seu tempo.

ATIVIDADES PARA FIXAÇÃO
1. Quem foi o antecessor e mestre do profeta Eliseu?

R.: O profeta Elias.

2. O profeta Eliseu teve a oportunidade para fazer um pedido especial a Elias. O que Eliseu pediu?

R.: Porção dobrada do espírito de Elias.

3. Aponte três características marcantes em Eliseu:

R.: Ousadia, humildade e fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.