sexta-feira, 20 de setembro de 2024

ESCOLA DOMINICAL CPAD JOVENS SUBSÍDIO - Lição 13 / 3º Trim 2024


AULA EM 22 DE SETEMBRO DE 2024 - LIÇÃO 12
(Revista Editora CPAD)

Tema: Estudo, Oração e as Setenta Semanas de Daniel
 

TEXTO PRINCIPAL 
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade […].” (Dn 9.24) 

RESUMO DA LIÇÃO 
Deus revela os seus planos, mas os fiéis devem buscar entendimento e interceder pelo povo da promessa. 

LEITURA SEMANAL 
SEGUNDA – Jr 25.12-14 Setenta anos profetizados por Jeremias 
TERÇA – 2 Pe 1.20,21 Homens que falaram inspirados pelo Espírito 
QUARTA – Hb 1.14 Anjos, espíritos ministradores 
QUINTA – Ne 2 O início das Setenta Semanas 
SEXTA – Lc 21.24 O tempo dos gentios 
SÁBADO – 1Ts 1.10 A igreja preservada 

OBJETIVOS 
APRENDER com a postura de Daniel de estudo e oração diante da profecia: 
COMPREENDER a revelação de Deus sobre o futuro de Israel; 
ENTENDER o teor da profecia das Setenta Semanas. 

TEXTO BÍBLICO 

Daniel 9.1-4; 4.20-24 
1 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da nação dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus. 
2 No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. 
3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração, e rogos, e jejum, e pano de saco, e cinza. 
4 E orei ao SENHOR, meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas o concerto e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos. 
20 Estando eu ainda falando, e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus. 
21 Estando eu, digo, ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente e tocou-me a hora do sacrifício da tarde. 
22 E me instruiu, e falou comigo, e disse: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido. 
23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para te declarar, porque és mui amado; toma, pois, bem sentido na palavra e entende a visão. 
24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos santos. 

INTRODUÇÃO 
Professor(a), para esta lição é interessante dar um contexto do trimestre, falando do tema central e da última lição ministrada. Isso é importante para ambientar os alunos na lição atual. 
"Ele busca entender o plano de Deus para a restauração de Israel e o fim do exílio. Com fervor espiritual, orou a Deus buscando respostas", A história dos reis medo-persas é um pouco complicada, pois vem de fontes variadas, por isso é bom apenas dar um contexto histórico rápido: Ciro havia tomado Babilônia no ano 539 a.C. e já no ano seguinte ele autorizou a libertação do povo de Israel, mas Daniel está falando que na época de Dario o povo ainda estava no cativeiro, ou seja, a libertação não estava completa, e por isso ele buscou a Deus as resposta em oração. 
"contém a profecia das Setenta Semanas, por meio da qual Deus faz saber sobre um período de tempo decretado para o seu povo e sua cidade santa.", Como Daniel buscou de forma profunda, Deus respondeu também de forma profunda, pois Ele revelou a profecia sobre os tempos determinado para o Seu povo até o tempo do fim. Sendo assim, Deus mostrou para Daniel que aquilo era somente o começo e que ainda havia muita água para rolar. Aprende-se aqui, que se alguém deseja profundas revelações do Senhor, é preciso buscar com mais perseverança e profundidade.

I- ESTUDO E INTERCESSÃO DE DANIEL

1- Estudando as profecias.
"Ele se recordou da referência de Jeremias, profeta que vaticinou sobre o cativeiro babilônico. Este tinha convicção de que Deus falava com Jeremias e que podia falar com ele também.", O povo foi liberto do cativeiro em três levas, uma com Zorobabel, outra com Esdras e a última com Neemias, mas algo incomodava Daniel, e pelo que percebemos poderia ser o fato de o período do cativeiro não estar batendo com a profecia de Jeremias, e Daniel precisava de uma resposta. O problema é que a matemática não poderia fechar, pois o povo não retornou todo de uma vez, como também não foi levado todo de uma vez ao cativeiro. 

"Daniel teve entendimento acerca do cumprimento da desolação de Jerusalém no período de setenta anos.", Ao interpretar os escritos de Jeremias Daniel pode entender que o cativeiro duraria setenta anos, e pelo que entendemos Daniel achou que Deus ainda não estava agindo por isso clama a Deus, e a sua petição vai dos versos 16 a 19, veja como inicia: 

"Ó Senhor, segundo todas as tuas justiças, aparte-se a tua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusalém, do teu santo monte; porque por causa dos nossos pecados, e por causa das iniqüidades de nossos pais, tornou-se Jerusalém e o teu povo um opróbrio para todos os que estão em redor de nós.", Daniel 9.16 (grifo meu)

Com isso, entendemos que Daniel não estava compreendendo que Deus já estava trabalhando. 

=> Para adquirir este subsídio completo, siga as instruções abaixo:

ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 2,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix para todas as lições do trimestre e deixar agendado conosco!
 
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.