sábado, 21 de setembro de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 13 / ANO 1- N° 2

                                     

 Neemias, o Administrador e Restaurador


TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Neemias 1.1-6

1- As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susā, a fortaleza, 
2- que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam e que restaram do cativeiro e acerca de Jerusalém.

3- E disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém, fendido, e as suas portas, queimadas a fogo. 

4- E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. 

5- E disse: Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e terrível, que guardas o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!

6- Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos.

TEXTO ÁUREO
  E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Neemias 6.3

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira - Neemias 1.1-11 A intercessão de Neemias por Jerusalém

3ª feira - Neemias 2.1-18 O envio de Neemias à Cidade Santa

4ª feira - Neemias 4.1-6 A defensiva de Neemias contra seus adversários

5ª feira - Neemias 4.7-15 A ira dos adversários de Neemias

6ª feira - Neemias 6.1-9 A conspiração dos inimigos de Neemias

Sábado - Neemias 8.1-10 Esdras lê as Escrituras para o povo

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
• manter a disposição espiritual e mental correta diante das dificuldades;
• ter fé e sabedoria para estabelecer prioridades e buscar seus objetivos com determinação;
• dispor-se a fazer o que precisa ser feito, a despeito dos perigos, ameaças e adversidades.


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Querido professor, a biografia de Neemias é um verdadeiro legado de oração, altruísmo, obediência e fidelidade. Ele renunciou a um cargo de grande importância no império Persa, por volta de ano 445 a.C., para, em obediência ao chamado divino, dirigir-se a Jerusalém, que havia sido destruída por Nabucodonosor e seus exércitos durante a invasão da cidade e posterior ida para os 70 anos de exílio na Babilônia.
  A missão de Neemias era reconstruir os muros da Cidade Santa e reunir os judeus novamente como nação. Seu trabalho foi cercado de dificuldades, impostas por seus poderosos adversários, que tudo fizeram para que sua missão não obtivesse êxito.
  No entanto, Neemias alcançou grande vitória, superando ameaças externas e tomando sábias decisões de defesa contra seus Inimigos. Internamente, ele venceu desunião e rebeldia do povo judeu, a quem liderou, tornando-se um exemplo de determinação, obediência e amor por seu povo. 
  Excelente aula!

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
  O Livro de Neemias não é apenas um relato histórico; o texto contém extraordinárias lições e preciosas chaves hermenêuticas para o viver cristão. Este tomo é uma continuação do relato iniciado no Livro de Esdras; ele foi escrito em primeira pessoa, apresentando uma narrativa autobiográfica. na qual Neemias relata suas experiências, lutas e conquistas.
  A história desse homem de Deus, Neemias, pode ser usada para ensinar a Igreja a triunfar sobre seus três principais inimigos espirituais: Satanás, o mundo e a carne.

1. UMA BREVE BIOGRAFIA
  Neemias era filho de Hacalias, ou Esquias (Ne 1.1), e seu nome significa "Jeová consola, Jeová conforta, Jeová é meu deleite". Seu pai provavelmente pertencia à tribo de Judá.
  Este filho de Hacalias viveu durante uma época em que o território de Judá estava sob o domínio do império Persa, uma geração depois de Ester e Mardoqueu.
  Neemias morava no palácio real, em Susā, tornando-se copeiro do rei Artaxerxes enquanto vivia como um judeu na Pérsia (Ne 1.11).

1.1. O Livro de Neemias
  Dois fatos principais são descritos no Livro de Neemias: o retorno do terceiro grupo de judeus do cativeiro babilônico (Ne 7.4-73; 2 Cr 36.11-21) e a reedificação dos muros de Jerusalém (Ne 2.5). O primeiro grupo retornou sob a liderança de Zorobabel; o segundo, sob a liderança de Esdras; e o terceiro, de Neemias.
  Muitos estudiosos acreditam que Esdras escreveu os livros de Esdras e Neemias durante o reinado de Artaxerxes. Estudar esses dois livros em conjunto pode facilitar a compreensão do contexto histórico-teológico, pois ambos abordam eventos relacionados à restauração de Jerusalém e ao retorno dos exilados judeus à Terra Prometida. Ademais, os dois livros oferecem insights complementares sobre a história e a religião do período pós-exílio, proporcionando uma visão mais completa das circunstâncias e desafios enfrentados pelo povo de Israel nesse período.

1.1.1. Uma história em três períodos
  O Livro de Neemias deve ser estudado partindo-se do princípio de que ele envolve esses dois fatos importantes (o retorno do terceiro grupo de judeus do cativeiro babilônico e a reedificação dos muros de Jerusalém), que ocorreram em três fases distintas:
 capítulos 1-7 tratam da reconstrução dos muros de Jerusalém; algo indispensável para a sobrevivência de Judá como nação; 
• capítulos 8-10 enfatizam a importância da Palavra de Deus, o arrependimento sincero e a renovação da aliança do povo com o Senhor durante o processo de restauração espiritual e social de Jerusalém;
• capítulos 11-13 descrevem um avivamento espiritual que irrompeu no meio do povo, graças à maneira pela qual Deus usou o líder Neemias e o escriba Esdras.

2. AS VIRTUDES DE NEEMIAS
  Ao pensar mais no povo do que em si mesmo, Neemias. demonstrou inabalável confiança em Deus e em Seus planos, pois seguiu rigorosa e fielmente Suas instruções.
  Por meio da leitura do Livro de Neemias, conclui-se que ele possuía algumas virtudes indispensáveis às pessoas que desejam ser grandemente usadas por Deus. Nos subtópicos seguintes, destacam-se as principais:

2.1. Neemias, um homem confiável
  Ser copeiro do rei era uma função reservada a pessoas de alta confiança, pois elas tinham a importante responsabilidade de provar as bebidas e alimentos servidos ao monarca, com vistas a garantir que estes não estivessem contaminados. Neemias, ocupando essa posição, tinha livre acesso ao rei Artaxerxes e sua missão principal era protegê-lo de possíveis envenenamentos. A disposição de Neemias para servir com fidelidade é um exemplo para nós, cristãos, pois precisamos estar sempre prontos para sermos usados por Deus de modo especial.

2.2. Neemias, um homem sábio 
  A sabedoria de Neemias foi fruto do seu temor a Deus (Sl 111.10; Pv 9.10). Ele sentiu profunda compaixão pela triste situação de seu povo e de sua cidade. Tão logo tomou conhecimento do estado de calamidade de Jerusalém e do templo sagrado, Neemias decidiu fazer da restauração a sua prioridade e aproveitou a oportunidade de levar ao rei sua preocupação e necessidade (Ne 2.1-5).
______________________________
  Por ser um homem sábio, Neemias soube manter o equilíbrio (como servo do rei) e conservar a piedade (como servo de Deus).
______________________________
2.2.1. Assertividade como resultado da sabedoria
  Neemias demonstrou sabedoria ao estabelecer prioridades (Ne 2.1-8):
• em relação a si mesmo - depois de enfrentar o terrível desafio de apresentar-se perante o rei, Neemias foi tomado de grande sabedoria e inteligência emocional. Ele abriu o seu coração diante da mais alta autoridade persa e Deus inclinou o coração do rei para atender à necessidade de Seu servo;
• em relação a seu povo - Neemias levou ao rei as necessidades de seu povo e foi atendido, de sorte que o muro e as portas de Jerusalém puderam ser reedificados. Neemias foi bastante cauteloso quando expôs ao rei o problema de Jerusalém. Em vez de pronunciar diretamente o nome da cidade, devido à situação da terra ocupada, ele preferiu referir-se a ela como a cidade dos sepulcros de seus pais (Ne 2.5), expressão que suscitaria compaixão no coração do rei;
• em seus planos - Neemias não passou ao rei a impressão de estar despreparado. Ele possuía um excelente plano para reedificar Jerusalém, caso o rei lhe concedesse licença para ir.

2.3. Neemias, um homem de oração
  Neemias não pertencia ao grupo de pessoas que só se lembra de orar quando está em grande aflição; ele era um homem piedoso, dedicado à oração e ao jejum. Tal realidade é evidenciada em diversas passagens bíblicas que descrevem sua prática de buscar a orientação e a intervenção divina nas situações que enfrentava. Observe:
 Neemias 1.4-11 - esta passagem descreve a oração fervorosa de Neemias pelo povo de Israel e pela cidade de Jerusalém. Ele clama a Deus por misericórdia, confessa os pecados do povo e lembra as promessas divinas, demonstrando sua profunda comunhão com Deus.

• Neemias 2.4 - Neemias orou antes de responder ao rei Artaxerxes sobre seu pedido para reconstruir os muros de Jerusalém. Sua resposta imediata após a oração mostra sua confiança na orientação divina. 

• Neemias 4.4,5 - Quando confrontado com a oposição dos inimigos de Israel, Neemias recorreu à oração, confiando no poder de Deus para proteger e fortalecer seu povo. 

• Neemias 6.9 - Novamente, diante das ameaças e tentativas de desviá-lo de sua missão, Neemias recorreu à oração para buscar força e sabedoria de Deus.

2.4. Neemias, um homem corajoso
  Diversos aspectos destacam a coragem e a determinação de Neemias em enfrentar os desafios e liderar seu povo na reconstrução de Jerusalém, o que evidencia seu caráter destemido e resiliente.

2.4.1. Corajoso para falar com o rei
  Neemias sabia os riscos que corria ao mostrar-se triste na presença do rei e ao tentar falar com ele sobre os problemas do seu povo e da sua cidade, mas Deus lhe deu a coragem necessária para fazê-lo.
  O filho de Hacalias estava arriscando sua posição e até mesmo sua vida, pois sua atitude poderia ser interpretada como falta de lealdade ou como preocupação com seus próprios interesses. Além disso, abordar Artaxerxes sem ser chamado era contra o protocolo real, o que poderia resultar em consequências negativas para Neemias (Ne 2.1,2).

2.4.2. Corajoso para deixar o palácio
  Neemias desfrutava de excelente status no palácio de Susā, mas o copeiro de Artaxerxes teve coragem de pedir permissão ao monarca para ir a Jerusalém, sem temer a perda da sua posição no reino. Para Neemias, a obra de Deus era superior a qualquer ocupação. Deixar o palácio significava enfrentar perigos desconhecidos, incluindo prováveis adversidades durante sua jornada (Ne 2.9).
  Não há registros de uma recompensa específica do rei em relação à sua posição após o retorno de Neemias de Jerusalém. A coragem de Neemias foi recompensada por Deus, que o abençoou com sucesso em sua missão e proteção durante sua jornada.

2.4.3. Corajoso para enfrentar grandes inimigos
  Neemias sabia que teria pela frente muitos adversários, mas não desanimou e corajosamente enfrentou a todos, e a todos venceu (Ne 4).
  O filho de Hacalias enfrentou oposição e conspirações de inimigos que tentaram sabotar seus esforços de reconstrução dos muros de Jerusalém. Sua resolução em continuar seu trabalho, apesar das ameaças, revela sua coragem e determinação.

2.4.4. Corajoso para enfrentar grandes desafios
  Neemias enfrentou vários desafios: ele lançou os móveis de Tobias fora da casa de Deus (Ne 13.7,8); resolveu o problema relacionado à provisão material para os levitas (Ne 13.10-14); aboliu todo tipo de atividade realizada aos sábados, como mandava a Lei de Moisés (Ne 13.15-22); e proibiu novos casamentos de judeus com gentios, pessoas que não tinham uma aliança com Deus (Ne 13.23-27).
  Esses eventos destacam a liderança visionária e pragmática de Neemias, que não apenas enfrentou grandes lutas com coragem, mas também agiu de forma decisiva para promover a justiça, a pureza e o bem-estar espiritual e material do povo de Deus.

2.5. Neemias, um homem de fé perseverante
  Neemias foi um homem de fé perseverante, pois jamais desanimou diante das muitas adversidades e críticas (Ne 4.7,8); muito ao contrário, ele acreditou que seria um instrumento de Deus para o seu tempo (Ne 2.5). O filho de Hacalias não se abateu diante das ameaças dos seus adversários e não se curvou diante das suas mentiras e afrontas (Ne 4.2,13,14).
______________________________
  Neemias não foi apenas um homem cheio de amor, planos e estratégias. Ele foi um realizador e um exemplo de determinação.
______________________________
CONCLUSÃO
  Como fruto da piedade, fé, determinação, humildade e sabedoria de Neemias e Esdras, o Senhor enviou um poderoso avivamento ao povo de Jerusalém. Esse avivamento foi marcado pelo arrependimento, contrição de espírito, confissão e conversão ao Senhor (Ne 8.1-12).
  Neemias não foi apenas um comandante, mas um pastor de almas sedentas: ele saciou, com amor e coragem, o desejo de justiça e restauração. Seu estilo de liderança é uma lição eterna de perseverança e fé que transcende ao tempo. Seus passos ecoam como poemas de esperança nas páginas da História.

ATIVIDADES PARA FIXAÇÃO

1. Quais são os dois fatos principais narrados no livro de Neemias?

R.:O retorno do terceiro grupo de judeus do cativeiro babilônico (Ne 7.4-73; 2 Cr 36.11-21) e a reedificação dos muros de Jerusalém (Ne 2.5).

2. Qual função Neemias exercia no palácio real?

R.: Ele era copeiro do rei Artaxerxes. Uma de suas mais importantes atividades era provar os alimentos - especialmente o vinho - do rei, para assegurar que estes não estivessem envenenados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.