terça-feira, 3 de setembro de 2024

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 10 / 3º Trim 2024


AULA EM 8 DE SETEMBRO DE 2024 - LIÇÃO 10
(Revista Editora CPAD)

Tema: O Plano de Livramento e o Papel de Ester
 
TEXTO ÁUREO
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera.” (Is 64.4)

VERDADE PRÁTICA
É nos momentos dramáticos da vida que mais aprendemos a confiar em Deus e a depender dEle realmente.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Et 4.1-5 Ester envia Hataque para perguntar o que se passava com Mardoqueu
Terça – Nm 12.3-10; Êx 23.22; Sl 5.11 O favor de Deus em livrar seus servos dos infortúnios
Quarta – Et 4.13 Se Ester não agisse nem ela mesma seria poupada
Quinta – Et 4.14 Se o livramento divino não chegasse por intermédio de Ester, chegaria por outro meio
Sexta – 1 Sm 25.18-35; Pv 19.2 A rainha Ester agiu com a sabedoria de outras mulheres na Bíblia
Sábado – Et 5.2,3 O rei Assuero viu Ester e estendeu o seu cetro, disposto a atender-lhe

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Ester 4.5-17; 5.1-3,7,8

Ester 4
5 – Então, Ester chamou a Hataque (um dos eunucos do rei, que este tinha posto na presença dela) e deu-lhe mandado para Mardoqueu, para saber que era aquilo e para quê.
6 – E, saindo Hataque a Mardoqueu, à praça da cidade que estava diante da porta do rei,
7 – Mardoqueu lhe fez saber tudo quanto lhe tinha sucedido, como também a oferta da prata que Hamã dissera que daria para os tesouros do rei pelos judeus, para os lançar a perder.
8 – Também lhe deu a cópia da lei escrita que se publicara em Susã para os destruir, para a mostrar a Ester, e lhe fazer saber, e para lhe ordenar que fosse ter com o rei, e lhe pedisse, e suplicasse na sua presença pelo seu povo.
9 – Veio, pois, Hataque e fez saber a Ester as palavras de Mardoqueu.
10 – Então, disse Ester a Hataque e mandou-lhe dizer a Mardoqueu:
11 – Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei bem sabem que para todo homem ou mulher que entrar ao rei, no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu, nestes trinta dias, não sou chamada para entrar ao rei.
12 – E fizeram saber a Mardoqueu as palavras de Ester.
13 – Então, disse Mardoqueu que tornassem a dizer a Ester: Não imagines, em teu ânimo, que escaparás na casa do rei, mais do que todos os outros judeus.
14 – Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?
15 – Então, disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:
16 – Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço.
17 – Então, Mardoqueu foi e fez conforme tudo quanto Ester lhe ordenou.

Ester 5
1 – Sucedeu, pois, que, ao terceiro dia, Ester se vestiu de suas vestes reais e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte do aposento do rei; e o rei estava assentado sobre o seu trono real, na casa real, defronte da porta do aposento.
2 – E sucedeu que, vendo o rei a rainha Ester, que estava no pátio, ela alcançou graça aos seus olhos; e o rei apontou para Ester com o cetro de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou e tocou a ponta do cetro.
3 – Então, o rei lhe disse: Que é o que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará.
7 – Então, respondeu Ester e disse: Minha petição e requerimento é:
8 – se achei graça aos olhos do rei, e se bem parecer ao rei conceder-me a minha petição e outorgar-me o meu requerimento, venha o rei com Hamã ao banquete que lhes hei de preparar, e amanhã farei conforme o mandado do rei.

Hinos Sugeridos: 372, 432, 473 da Harpa Cristã

INTRODUÇÃO 
Professor(a), esta é mais uma das interessantes histórias do livro de Ester, e nessa história pode ser ensinado sobre as atitudes eficazes para se cuidar da igreja e da família. Quanto mais aplicada for a aula, isto é, com exemplos práticos, melhor para a classe, e a aula fica mais interessante. Nesta lição estudaremos as atitudes de Mardoqueu e Ester...
Aqui vale a pena fazer uma revisão da história do livro de Ester e das aulas que já foram ensinadas sobre esse livro. Esse link com a lição anterior serve para manter o aluno ligado ao tema do trimestre, e por consequência, o aluno fica mais conectado à EBD.

I – O PERIGOSO PLANO E O TEMOR DE ESTER

1- Lamento, choro e compadecimento.
Mardoqueu não escondeu seu abatimento. O quadro trágico produziu nele um profundo lamento. Do palácio, Ester soube da crítica situação do primo e.... Mardoqueu não queria nenhum cuidado sobre ele, pois a sua preocupação estava sobre o povo judeu, e é isso que ele queria despertar em Ester, por isso ele chega a clamar por uma atitude de Ester em favor do povo:

"Também lhe deu a cópia da lei escrita, que se publicara em Susã, para os destruir, para que a mostrasse a Ester, e a fizesse saber; e para lhe ordenar que fosse ter com o rei, e lhe pedisse e suplicasse na sua presença pelo seu povo.", Ester 4.8

Pelo que podemos compreender, Mardoqueu queria que Ester entrasse naquela causa, que não ficasse indiferente ao que estava acontecendo, por isso ele entrega à Ester, as cópias das cartas.

Seus sentimentos eram sinceros, assim como de todos os judeus das províncias, diante da ordem de matança emitida... No geral, os crentes não têm tanta dificuldade em compartilhar os sentimentos (salvo algumas exceções), o problema é encontrar as pessoas certas para se abrir, isto é, pessoas que não compartilharão com outros sem a nossa permissão, ou mesmo pessoas que nos aconselharão fora da Palavra de Deus. Um outro critério para a pessoa certa, é aquela que poderá nos ajudar. Mardoqueu decidiu falar com a única pessoa que poderia ajudar diante daquela situação, a rainha. 

=> Para adquirir este subsídio completo, siga as instruções abaixo:

ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix para todas as lições do trimestre e deixar agendado conosco!
 
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.