quarta-feira, 9 de outubro de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR JOVENS - Lição 1 / 4º Trim 2024


A PEDAGOGIA DE JESUS NAS PARÁBOLAS
___/ ___/ _____

Texto de Referência: Mc 4.34
LEITURA SEMANAL

Seg Lc 17.20,21 O Reino de Deus se faz presente entre os discípulos de Jesus.

Ter Mt 4.17 Jesus pregou a chegada do Reino de Deus.

Qua Mt 13.13 Nem todos entendiam as Parábolas de Jesus.

Qui Mc 4.33 Jesus lhes falava em Parábolas segundo podiam compreender.

Sex Mc 4.34 Jesus explicava Suas Parábolas aos Seus discípulos em reservado.

Sab Mt 13.24 A maneira predileta de Jesus ensinar era pelo uso de Parábolas.

VERSÍCULO DO DIA
"Tudo isso disse Jesus por parábolas à multidão e nada lhes falava sem parábolas, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo." Mt 13.34,35.

VERDADE APLICADA
A Igreja está sob o governo e a autoridade de Deus e tem seus princípios e valores baseados nos ensinos de Jesus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar a Pedagogia de Jesus nas Parábolas;

✔ Apresentar o ensino de Jesus sobre o Reino de Deus;

✔ Mostrar o caráter significativo das Parábolas.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que possamos ter discernimento sobre os ensinamentos de Jesus e aplicá-los em nossa vida.

INTRODUÇÃO
Jesus utilizou vários meios didáticos para ensinar sobre o Reino dos Céus, sobre a salvação, sobre a Sua missão e sobre a vontade de Deus. As Parábolas eram um desses meios que utilizavam elementos do cotidiano e da vida rural; de modo a fazer com que o ensino fosse mais acessível e compreensível às pessoas mais simples e humildes. Ao ensinar por Parábolas, o Mestre nos expõe que a nossa vida diária e espiritual estão conectadas

Ponto-Chave
"As Parábolas representam os ensinos de Jesus sobre o Reino de Deus, o Seu ministério e o relacionamento com o Pai".

1- O MÉTODO DE ENSINO DE JESUS
Jesus não inventou o gênero retórico das parábolas, mas o utilizou de forma única e inovadora na história humana, trazendo verdades espirituais em uma linguagem simples e acessível a todos.

1.1. O que é uma parábola?
Uma Parábola era um meio didático utilizado pelos orientais para ensinar sobre verdades morais. Conhecido no hebraico como "mashal", possui o significado de comparação, alegoria, provérbio, enigma, símbolo. Jesus utilizava Suas Parábolas no sentido estrito de comparação, que é um ensinamento baseado em casos costumeiros (Lc 5.36), mas que continham uma profundidade espiritual incomparável. Outra característica das Parábolas de Jesus é que seu ensino não era simplesmente algo teórico, mas sim, uma reflexão que incitava a decisão e o posicionamento, pois, diante de Jesus, ninguém pode ficar inerte.

1.2. O contexto histórico-social como chave interpretativa
O grande desafio para entender corretamente as Parábolas é compreender que elas se situam em um momento específico do ministério terreno de Jesus; logo, elas devem ser colocadas diante de questionamentos e ensinos específicos, como, por exemplo, quando Ele as pronunciou para justificar Seu cuidado com os pecadores (Lc 7.41-43), explicar sobre o amor de Deus (Lc 15.11- 32), sobre Seu Ministério (Mt 13.31-32), sobre a oração (Lc 18.1-8); dentre outros. Outra coisa importante é conhecer sobre o cotidiano rural da Palestina do século I, pois é crucial para a percepção correta do Seu ensino. Jesus utilizou Suas Parábolas como algo completamente único, simples e desafiador, assim como é o Evangelho.

Refletindo
"O Reino de Deus é o governo dinâmico de Deus agindo ativamente em Jesus". George Eldon Ladd

2- O ENSINO DE JESUS SOBRE O REINO DE DEUS
A grande mensagem de Jesus é sobre o Reino de Deus e como Ele se fez presente na vida e no Seu Ministério. Para entender a mensagem das Parábolas, antes devemos entender o que é o Reino de Deus e por que Jesus o pronunciou como tema de Sua pregação (Mt 4.17).

2.1. O Reinado de Deus
O Reino de Deus ou dos Céus é a ideia central na pregação de Jesus. O vocábulo Reino (do hebraico: "malkut") se relaciona diretamente com os seguintes termos: 1) dignidade ou poder real; 2) exercício desse poder real; e 3) área de atuação deste reinado. Podemos entender então que o Reino de Deus é a atuação direta de Deus como governante pleno e reconhecido dignamente como rei; sua forma justa e imparcial de governo, com estabelecimento de leis e regras; e sua área de atuação, seja ela sobre territórios, ou pessoas. Em Jesus, começa a irrupção do Governo Régio de Deus, inicialmente sobre Sua Igreja e no futuro, sobre toda a Criação (1Co 15.24-28).

2.2. O Reino presente
O Reino de Deus é um presente oferecido por Deus aos seres humanos, por isso ele é considerado como dom. Este dom é oferecido agora, na Pessoa de Jesus, por isso as ações de Jesus não são simplesmente milagres (do grego, "thauta"), mas, sim, ações de poder "dynamis", e sinais "semeia". Em Cristo, Deus age diretamente e Seu poder real ataca diretamente domínio de Satanás através da expulsão dos demônios, libertando os homens de sua influência e pressão. Em Jesus, Deus também cura doenças e livra as pessoas das enfermidades. Jesus apresenta-nos, hoje também, a salvação da condenação eterna e a habitação eterna com Deus.

3- O CARÁTER MISTERIOSO DAS PARÁBOLAS DE JESUS
As Parábolas tinham um caráter misterioso e revelado ao mesmo tempo. Misterioso, pois nem todos entendiam o que Jesus estava dizendo diretamente, mas revelado, porque Jesus explicava em particular aos Seus discípulos.

3.1. O mistério do ensino das Parábolas
Tanto as Parábolas como o Reino de Deus têm um caráter misterioso, por isso nem todos entendiam o que Jesus estava dizendo diretamente. Em Mateus 13.13-17, Jesus afirma que nem todos compreendiam o ensino de Suas Parábolas, porque a incredulidade reinavam seus corações, pois suas mentes estavam como que fechadas (2Co 3.14-16). As palavras de Jesus sempre despertam a fé. Ele exige que respondamos ao Seu chamado com fé, gratidão e entrega plena do nosso ser, pois, a ausência de tais virtudes dificultam o agir de Deus sobre nossa vida (Mt 13.58).

3.2. A revelação aos Seus discípulos 
Até mesmo Seus discípulos tinham dificuldades para entender algumas Parábolas, de modo que Jesus os ensinava em particular (Mc 4.34). O ensino particular de Jesus denota a autoridade apostólica de Seus discípulos depois de Sua partida, outorgando assim à Igreja a capacidade de proclamar os ensinos de Jesus. É a Igreja do Senhor que tem autoridade para ensinar sobre as verdades do Reino. Fique atento, pois, em tempos em que o "conhecimento" é divulgado pela internet, muitos falsos mestres e profetas têm se apresentado como "porta-vozes" de Jesus.

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
O ensino sobre o Reino de Deus é parte preponderante nos ensinos de Jesus, em especial, em Suas Parábolas. O Reino de Deus é uma grandeza que tem duas características distintas, ele é tanto algo presente como futuro. A expressão utilizada atualmente para se referir a este processo é chamada de "Já, ainda não". Pois, em Cristo, o Reino de Deus "Já" se faz presente, Deus Reina hoje, através de Cristo, sobre Sua Igreja, a qual reconhece nEle o Seu Senhorio, Majestade e Realeza. Porém, Seu Senhorio, Sua Majestade e Sua Realeza "ainda não são reconhecidas plenamente, somente no futuro, quando Cristo voltar, será reconhecido como Senhor por todos, pois todo joelho se dobrará e reconhecerá Sua Autoridade, Poder e Majestade (Fp 2.10).

CONCLUSÃO 
As Parábolas foram usadas por Jesus para ilustrar verdades espirituais concernentes ao Reino de Deus e para exigir de Seus ouvintes uma atitude e um comportamento. Os discípulos de Jesus, assim como a Igreja hoje, são os grandes proclamadores destas verdades apresentadas por Cristo.

Complementando
De acordo com a Hermenêutica (Teologia da interpretação do Texto Sagrado), as Parábolas de Jesus não foram contadas somente para revelar verdades ocultas, mas, especialmente, elas servem para evocar dos seus ouvintes uma resposta, um posicionamento, uma atitude e um comportamento. De certa forma, elas são, em si mesmas, uma mensagem, pois faz com que seus ouvintes pensem e se decidam quem eles são realmente. Fonte: (FEE, Gordon D; STUART, Douglas Entendes o que lês? Um guia para entender a Bíblia com auxílio da exegese e da hermenêutica. São Paulo: Vida Nova, 2011. p.183).

Eu ensinei que:
Jesus utilizou as Parábolas como um método de ensino sobre o Reino de Deus e uma forma de evocar de Seus ouvintes uma atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.