terça-feira, 3 de dezembro de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR JOVENS - Lição 10 / 4º Trim 2024

    

UM TESOURO ENCONTRADO

___/ ___/ _____


Texto de Referência: Lc 15.8-10

LEITURA SEMANAL

Seg 2Co 4.7 Somos semelhantes a vasos de barro.

Ter Jr 29.13 Devemos buscar o Senhor de todo o coração.

Qua 2Co 5.17 Em Cristo, somos novas criaturas.

Qui Rm 6.4 Devemos andar em novidade de vida.

Sex Gl 2.20 O velho homem foi crucificado na cruz.

Sab 2Co 4.6 Em nosso coração brilha a luz de Deus.

VERSÍCULO DO DIA
"Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo". Mt 13.44.

VERDADE APLICADA
A alegria da salvação é superior a qualquer outra coisa que possamos ter ou usufruir.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

✔ Apresentar a Parábola do Tesouro Escondido;

✔ Apresentar a Parábola da Dracma Perdida;

✔ Contextualizar as Parábolas do Tesouro e da Dracma Perdida.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que a alegria da salvação irradie e alcance outras pessoas por intermédio de nossa vida.

INTRODUÇÃO
As Parábolas do tesouro escondido e da dracma perdida, nos ensinam sobre alegria de encontrar-se com Jesus e a transformação que isso faz na vida de quem se entrega a Cristo.

Ponto-Chave
"O Reino de Deus é caracterizado pela entrega integral de nosso ser e pela alegria da salvação".

1- O TESOURO ESCONDIDO
A Parábola do tesouro escondido nos conta a história de um homem que encontrou um tesouro escondido em um campo e se alegrou de tal modo que vendeu tudo quanto tinha e comprou o terreno (Mt 13.44).

1.1. A grande descoberta
Possivelmente, o tesouro encontrado era um vaso de barro, pois era comum em Israel, nos tempos de Jesus, guardar moedas de prata ou pedras preciosas nestes recipientes (2Co 4.7). David H. Stern afirma que, se um tesouro fosse achado em um local público, o achado pertenceria a quem o encontrasse (Comentário judaico do Novo Testamento. São Paulo: Didática Paulista, Belo Horizonte: Editora Atos, 2008. p.75,76). Neste caso, o homem que achou o tesouro era, manifestadamente, um trabalhador que arava um determinado campo. Ele não toma para si simplesmente o acha- do, pois possivelmente haveria mais tesouros naquele lugar, mas se prepara para comprar todo aquele terreno. Assim é o Reino de Deus e a salvação, quanto mais você busca mais encontra. Nosso relacionamento com Deus deve ser de intimidade, encontro e profundidade (Jr 29.13).

1.2. O mais valioso tesouro é Cristo
Nos tempos antigos era por costume esconder os tesouros no solo, pois não havia bancos para os guardarem. Observamos esta prática ao ler o Evangelho de Mateus 13.44-46, onde Jesus falou sobre um homem que achou um tesouro no campo, e como não era um local público, o enterrou novamente, e foi vender o que possuía a fim de comprar o campo e se tornar o proprietário do tesouro. Cristo é o tesouro supremo, e nenhum tesouro material, notoriedade ou sabedoria humana se comparam ao Seu Reino e Sua glória (Cl 2.2,3; Rm 8.18)

Refletindo
"Somente o Senhor pode aquietar nossa alma e fazê-la descansar. Só nEle encontramos abrigo seguro. Ele é o único que pode inspirar canções de louvor em noites escuras". Hernandes Dias

2- A DRACMA PERDIDA
A Parábola da dracma perdida ilustra a história de uma mulher que perde uma de suas dez moedas e procura diligentemente por ela, e, quando a encontra, compartilha a boa notícia com suas amigas e vizinhas e se alegra com elas (Lc 15.9).

2.1. Buscando o que se perdeu
A dracma era uma moeda dos tempos antigos, semelhante ao denário romano, a qual tinha o valor de um dia de trabalho. Estudiosos acreditam que por costume as mulheres utilizavam em suas cabeças um diadema com as moedas que faziam parte do dote de casamento. Essas moedas eram parte de uma espécie de poupança nos casos emergenciais, de modo que nem para dormir o diadema era retirado. No caso da Parábola em destaque, a mulher era muito humilde, pois um enfeite com dez dracmas era muito modesto. Todavia, tal moeda representava muito mais do que uma quantia, simbolizava seu valor e pureza. Assim como aquela mulher, o crente não possui preço, mas, sim, valor, não devemos nos conformar com este mundo, antes devemos viver com dignidade (Rm 12.2).

2.2. Celebrando o achado
As casas na Antiguidade eram simples e humildes, tendo o chão de pedras e não possuíam janelas, o que dificultava a claridade em seu interior. A mulher não perdeu tempo e começou a procurar a moeda perdida, varrendo a casa a fim de ouvir o tilintar da moeda ao ser tocada pela vassoura feita com folhas de palmeira.
Ao encontrá-las, ela chama suas amigas, e tomada de grande alegria, compartilha com todas. Assim é quando encontramos a salvação em Cristo, sentimos o desejo e o anseio de compartilhar tão grande salvação que nos foi dada. Aqueles que tiveram um verdadeiro encontro com Cristo têm em sua alma o desejo de compartilhar a salvação. Para esses, não é um fardo a grande comissão, mas, sim, o anelo de sua alma (Mc 16.15).

3- O DOM DA SALVAÇÃO
A salvação é o maior dom que o ser humano pode receber de Deus, vai muito além de bens materiais, ou até mesmo do que milagres, pois o maior milagre é a salvação.

3.1. Entrega sem reservas
O homem que achou um tesouro no campo, vende tudo que tem para comprá-lo (Mt 13.44). Todo aquele que tem um encontro com o Cristo ressurreto deve, de todas as formas, entregar tudo que tem. Jesus afirma que "se faz violência e pela força se apoderam do Reino de Deus" (Mt 11.12). O termo "violência" (do grego, "biazetai"), pode ser traduzido também por: através de uma atitude radical, ou seja, não se pode entrar no Reino se não houver uma mudança drástica e violenta, deve-se haver uma completa metamorfose, pois não se conheceu verdadeiramente o Cristo se o nosso velho homem não for crucificado com Ele (Gl 2.20).

3.2. A alegria que supera toda medida
Sobre o achado da dracma perdida (Lc 15.8,9), o ensino é sobre a alegria da salvação, pois até mesmo os anjos de Deus se alegram quando um pecador se arrepende (Lc 15.10). Encontrar a salvação em Jesus Cristo é a maior alegria que o ser humano pode achar. Por isso todo aquele que outrora vivia na prática do pecado, ao encontrar-se com Jesus, deixa de praticá-lo, pois o seu prazer agora é viver para Deus. A salvação em Cristo completa o ser humano em todas as suas áreas, não somente na espiritual, porque todo o nosso ser é transformado, em nosso rosto passa a brilhar o brilho do Espírito que ilumina nosso coração (2Co 4.6), em nossa alma a alegria da salvação e em nosso espírito, a morada de Deus (1Co 6.19).

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
Os Manuscritos do Mar Morto foram o maior achado arqueológico do século XIX. Uma coleção de pergaminhos. Descobertos entre 1947 e 1956 em diversas cavernas próximo ao Mar Morto, em Qumran, na Cisjordânia, esses manuscritos faziam parte da biblioteca dos essênios, grupo religioso judaico, citado por Flávio Josefo. Os livros, na verdade, eram rolos de pergaminho envoltos em linho e colocados dentro de jarros de barro. Os vasos de barro eram os locais onde se colocavam as coisas de maior valor na Antiguidade. Fonte: WILSON, Edmund. Os manuscritos do Mar Morto: 1947-1969. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.13.

CONCLUSÃO
O Reino de Deus é caracterizado pela entrega plena, sem reservas e pela alegria da salvação.

Complementando
As dracmas em sua tiara representavam o seu dote, o único dinheiro que ela preservava de seu casamento e que, em caso de dissolução, permaneceria tecnicamente com ela. O fato dela só ter dez moedas (equivalente a dez dias de trabalho comum) sugere que a família de seu pai não era abastada; sendo assim, supõe-se que seu marido também era de família pobre. Fonte: KEENER, Craig S. Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2017, p.259.

Eu ensinei que:
Semelhante ao homem que vende tudo que tem e a uma mulher que se alegra em achar as moedas de seu dote, assim é o Reino de Deus, uma entrega sem reservas e uma vasta alegria contagiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.