quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 10 / 4º Trim 2024


AULA EM 8 DE DEZEMBRO DE 2024 - LIÇÃO 10
(Revista Editora Betel)

Tema: Não dirás Falso Testemunho contra o teu Próximo: Falar a verdade é fundamental para a confiança e integridade nas relações humanas

TEXTO ÁUREO
“Não admitirás falso rumor e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa” Êxodo 23.1

VERDADE APLICADA

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Citar o prejuízo de falar da vida das pessoas.
Expor a verdade como maior requisito da vida cristã.
Mostrar a relevância do nono mandamento.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

DEUTERONÔMIO 19
16 Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para testificar contra ele acerca de transgressão,
17 Então aqueles dois homens, que tiverem a demanda, se apresentarão perante o Senhor, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias.
18 E os juízes bem inquirirão; e eis que, sendo a testemunha falsa testemunha, que testificou falsidade contra seu irmão,
19 Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e, assim, tirarás o mal do meio de ti
20 Para que os que ficarem o ouçam, e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Lv 19.16 Não espalhem calúnias entre o seu povo.
TERÇA | Is 29.20-21 Os que prejudicam os outros desaparecerão.
QUARTA | Jo 7 .24 Não julgueis segundo a aparência.
QUINTA | CI 3.9 Não mintais uns aos outros.
SEXTA | Tg 2.13 A misericórdia triunfa sobre o juízo.
SÁBADO | Tg 4.11 Não faleis mal uns dos outros.

HINOS SUGERIDOS: 231,247, 258

INTRODUÇÃO
Professor(a), esse mandamento que vamos estudar, significa basicamente "não mentir" e é o mandamento que Jesus utilizou para apontar a obra de Satanás, veja:
"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.", João 8.44
O nono mandamento se estende além de falsos testemunhos acerca de alguém. Ele ressalta o cuidado que devemos ter com o que ouvimos e, também, com o que iremos dizer. Podemos notar que Deus aponta os mandamentos sempre em relação ao próximo, demonstrando que a mentira é terrivelmente prejudicial ao relacionamento entre as pessoas. E pelas palavras de Jesus, podemos notar a gravidade do não cumprimento desse mandamento, pois a pessoa se torna semelhante ao diabo, que é o pai da mentira. Neste subsídio, vamos mostrar como a fofoca se torna mais terrível com as mídias sociais da atualidade.

1- A proteção da honra
Assim como Deus é a verdade, Ele também deseja que sejamos verdadeiros. Precisamos ter cuidado com tudo aquilo que a nossa boca profere, porque Deus está atento, também, com aquilo que sai de nossa boca.

1.1. O sistema de justiça do mundo antigo.
Na Antiguidade, havia pouca proteção às pessoas acusadas de um crime. Até que se provasse o contrário, elas eram consideradas culpadas. Como havia poucas normas para a apresentação de provas, os acusados não tinham sequer chance de montar uma defesa. Geralmente, os tribunais antigos condenavam pela força de uma única testemunha. Nesse caso, a vida de um réu sempre corria risco, visto que as palavras de um falso testemunho poderiam ser fatais. Aqui, o comentarista aponta como se exercia a lei no mundo antigo, não entre os Hebreus que tinham a Lei de Moisés, mas entre as nações pagãs que tinham suas próprias leis. Muitas injustiças eram cometidas por conta disso.
Como esse sistema legal era sujeito a abusos, Deus estabeleceu o nono mandamento para proteger a vida humana [Nm 35.30; Dt 19.15-20}. Ficou estabelecido também que o acusador deveria atirar a primeira pedra [Dt 17.7] e caso fosse comprovado que a alegação fosse falsa, o acusador deveria ser punido [Dt 19.18-I9]. Notemos que, pela lei não bastava uma só testemunha para que a acusação fosse aceita, veja:

"Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá.", Deuteronômio 17.6

E todo o povo participava da punição, de forma que todos pudessem ver as consequências do crime, e aquele que trouxe a acusação deveria ser o primeiro a ver o seu próximo morrer pelas suas palavras:

"As mãos das testemunhas serão primeiro contra ele, para matá-lo; e depois as mãos de todo o povo; assim tirarás o mal do meio de ti.", Deuteronômio 17.7

Dessa forma havia mais chance de se fazer justiça, por isso a Lei de Moisés é considerada um sistema de leis avançado para a sua época.


Para adquirir este subsídio completo, siga as instruções abaixo:
 
ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:


1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!
 
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.