A Importância do Estudo da Tipologia Bíblica
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TEXTO BÍBLICO BÁSICO
3ª feira - Lucas 24.1-32 Não convinha que o Cristo padecesse essas coisas?
4ª feira - Hebreus 10.19-23 O novo e vivo caminho que Ele nos consagrou
5ª feira - 2Pedro 3.17-18 Crescei na graça e conhecimento
6ª feira - Gálatas 4.21-31 Sara e Agar, uma alegoria dos dois concertos
Sábado - Salmo 106 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel
• saber o significado dos tipos veterotestamentários;
• compreender que todos os tipos do Antigo Testamento estão, de alguma maneira, voltados para Jesus.
3.4. Tipos do Antigo Testamento na primeira Carta de Paulo aos Coríntios
1 Coríntios 10.1-6,11
1- Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar,
2- e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
3- e todos comeram de um mesmo manjar espiritual,
4- e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
5- Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostra dos no deserto,
6. E essas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
11- Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
TEXTO ÁUREO
Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. 2 Timóteo 3.16
SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira - Hebreus 10.1-4 Os sacrifícios antigos eram transitórios
4ª feira - Hebreus 10.19-23 O novo e vivo caminho que Ele nos consagrou
5ª feira - 2Pedro 3.17-18 Crescei na graça e conhecimento
6ª feira - Gálatas 4.21-31 Sara e Agar, uma alegoria dos dois concertos
Sábado - Salmo 106 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel
OBJETIVOS
Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
• entender que a Tipologia Bíblica é o estudo dos tipos de pessoas, fatos ou objetos que haveriam de ser revelados no futuro;• saber o significado dos tipos veterotestamentários;
• compreender que todos os tipos do Antigo Testamento estão, de alguma maneira, voltados para Jesus.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Prezado professor, ao receber esta revista, revise atentamente os tópicos de cada lição. Ao longo do estudo deste trimestre, será possível perceber que todos os comentários tratam dos tipos registrados no Antigo Testamento que se cumpriram na pessoa de Jesus Cristo no Novo Testamento.
Estude cada lição com dedicação e transmita aos seus alunos este maravilhoso ensino, que certamente expandirá significativamente o conhecimento bíblico de cada um.
Excelente aula!
COMENTÁRIO
Palavra introdutória
Neste trimestre, abordaremos de forma resumida as principais figuras do Antigo Testamento, abrangendo objetos, pessoas, eventos e rituais, conhecidos teologicamente como tipos ou sombras. Esses elementos, inicialmente não tão claros, são como quadros ilustrando profecias, doutrinas e ensinamentos, posteriormente esclarecidos pelo Novo Testamento.
Uma figura ou sombra do Antigo Testamento é considerada um tipo quando é confirmada no Novo Testamento por seu antítipo, demonstrando a realização ou cumprimento do que foi prefigurado.
______________________________ No contexto teológico, um antítipo é a realização ou cumprimento de algo prefigurado anteriormente. Por exemplo, a crucificação de Jesus é considerada o antítipo do sofrimento prefigurado por diversas figuras no Antigo Testamento.
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1. A IMPORTÂNCIA DOS TIPOS BÍBLICOS NA ESCRITURA
Aqueles que abandonaram a crença na inspiração plena da Escritura - tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, conforme mencionado em 2 Timóteo 3.16 - argumentam que as histórias bíblicas antigas, embora espiritualmente significativas, seriam meras tradições ou fábulas. Deste modo, compreender o significado de um tipo é fundamental para o fortalecimento da fé cristã.
Paulo, no texto bíblico básico desta lição (1 Co 10.1-6.11), descreve diversas experiências vivenciadas pelos filhos de israel no deserto. Nesta porção da Escritura, o apóstolo esclarece que essas coisas nos foram feitas em figura (v. 6) e que Isso nos sobreveio deste modo para nosso aviso (v.11). Tais figuras do Antigo Testamento, conhecidas como tipos, foram criadas para ensinar lições especificas,
Outras porções da história do povo de Deus também foram preservadas com propósitos semelhantes. Apesar de ensinarem lições espirituais, os eventos registrados realmente aconteceram.
1.1. A autenticidade dos tipos bíblicos
Além de eventos e objetos, certas personalidades bíblicas são mencionadas no Novo Testamento como tipos. Esses indivíduos foram seres humanos reais, não personagens míticos, e suas histórias inspiradas apontam para a obra e caráter do Filho de Deus.
A história de José (Gn 37-50) é um exemplo notável de tipologia bíblica, pois ilustra aspectos da vida e obra de Jesus. José enfrentou adversidades - tais como ser vendido como escravo e preso injustamente,- mas foi exaltado como segundo no comando no Egito, salvando vidas durante a fome. Isso prefigura as aflições e a glória de Cristo (1 Pe 5.1b). Esse patriarca também foi um libertador para sua família, semelhante ao modo como Jesus oferece libertação espiritual a todos que atendem ao Seu chamado (Jo 8.36). Entre as figuras bíblicas, José é provavelmente o tipo mais completo do Senhor Jesus.
1.2. Os tipos como prefigurações proféticas
Os tipos bíblicos não são meras figuras de eventos passados, mas sim planos divinamente estabelecidos que apontam para acontecimentos futuros correspondentes. Eles demonstram a precisão e a intenção dos intentos do Altíssimo, com as ocorrências posteriores cumprindo essas prefigurações.
O relato de João sobre a crucificação, por exemplo, comprova esta realidade: Mas, vindo a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Porque isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado (Jo 19.33,36; conf. SI 34.20).
2. OS TIPOS BÍBLICOS NA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO
2.1. Sombra dos bens futuros
Na Epístola aos Hebreus, percebe-se que cada detalhe da construção do Tabernáculo foi cuidadosamente planejado por Deus, que entregou seu modelo a Moisés (Hb 8.5).
O véu do Tabernáculo, por exemplo, não era apenas uma cortina que separava dois ambientes, mas tinha um significado profundo. O escritor de Hebreus explica que o véu que separava o Lugar Santo do Santo dos Santos era uma analogia para o fato de que o caminho para o santuário celestial não seria completamente revelado enquanto o primeiro Tabernáculo, ou seja, o sistema de culto do Antigo Testamento, ainda estivesse em vigor (Hb 9.8,9).
Hebreus 9.8 é considerada uma alegoria para o tempo presente, revelando que os rituais do antigo Tabernáculo eram sombras dos bens futuros (Hb 10.1), apontando para a obra redentora de Cristo, que abriu o caminho para o verdadeiro santuário celestial por meio de Seu sacrifício (Mt 27.51).
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Além do véu, outros detalhes do Tabernáculo são igualmente significativos. Embora nem todos sejam claramente explicados, o Autor das Escrituras está pronto a nos ensinar todas as coisas (Jo 14.26), guiar-nos em toda a verdade (Jo 16.13) e anunciar o que recebeu do Pai (Jo 16.15).
______________________________3. OS TIPOS BÍBLICOS NOS ESCRITOS NEOTESTAMENTÁRIOS
Os escritores veterotestamentários destacaram a Importância dos tipos ao referirem-se ao texto sagrado, sabendo que a Escritura não pode ser quebrada. Os tipos e sombras do Antigo Testamento encontram seu cumprimento no Novo (Lc 24.27), como se observa nos exemplos a seguir:
3.1. Tipos do Antigo Testamento no Evangelho de Lucas
No decurso de Seu ministério terreno, Jesus mencionou os tipos, destacando como estes apontavam para Ele próprio. Que maravilhoso panorama da Escritura os dois discípulos que o seguiam pelo caminho de Emaús receberam, quando, respondendo à Sua própria pergunta, o Messias disse: Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? (Lc 24.26).
Os sofrimentos e a glória de Jesus foram preditos tanto nos tipos contidos no Antigo Testamento quanto nas profecias diretas. Não é de se admirar que os corações daqueles discípulos ardiam durante aquela memorável caminhada, e, depois, naquela mesma tarde, abriram-se-lhes os olhos, e o conheceram (Lc 24.31).
3.2. Tipos do Antigo Testamento no Evangelho de João
Já no primeiro capítulo do Evangelho de João, nossa atenção é direcionada para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29), fazendo-nos lembrar de todos os outros cordeiros sacrificados anteriormente, desde o de Abel (Gn 4) até o último oferecido no Templo.
Observe no quadro a seguir outras referências tipológicas a Cristo:
REFERENCIA / CRISTO
JOÃO 1.14 / ELE ED ANTÍTIPO DO TABERNÁCULO.
JOÃO 1.51 / ELE FAZ REFERÊNCIA A ESCADA DE JACO
JOÃO 2.19 / ELE COMPARA-SE AO TEMPLO.
JOÃO 3.14,15 / ELE É COMPARADO A SERPENTE DE BRONZE
JOÃO 4.6.13.14 / ELE COMPARA-SE A FONTE DE JACO.
JOÃO 6.32-35 / ELE AFIRMA SER O VERDADEIRO MANÁ
JOÃO 7.37,38 / ELE É A ROCHA FERIDA, DA QUAL FLUEM RIOS DE ÁGUA VIVA
JOÃO 8.12 69.39 / ELE É A LUZ DO MUNDO
JOÃO 10.11 / ELE É O ANTÍTIPO DE TODOS OS PASTORES DO ANTIGO TESTAMENTO
JOÃO 12.24 / ELE É O GRÃO DE TRIGO QUE GERA O FEIXE DAS PRIMÍCIAS.
JOÃO 13.5 / ELE FAZ REFERÊNCIA A PIA DE COBRE (CONF. EX 38.81)
JOÃO 15.1-5 / ELE É A VIDEIRA VERDADEIRA.
Assim, em quase todos os capítulos de João, há um tipo do Antigo Testamento sendo colocado diante de nós.
3.2.1. As fases do ministério de Jesus e o Tabernáculo
Ao analisar o Evangelho de João à luz do Tabernáculo, pode-se distinguir três fases distintas do ministério de Cristo, correspondendo a três locais diferentes: o pátio externo (átrio), o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. Observe:
CAPÍTULOS 1-12 / NOS DOZE PRIMEIROS CAPÍTULOS DO EVANGELHO DE JOÃO, OBSERVA-SE O MINISTÉRIO TERRENO DE CRISTO NO PÁTIO EXTERNO-PARA O QUAL TODO O POVO É ADMITIDO. EM JOÃO 12.44-50, LE-SE SUAS ÚLTIMAS PALAVRAS, DIRECIONADAS AOS QUE ESTÃO DE FORA.
CAPÍTULOS 13-16 / NO CAPÍTULO 13, CRISTO PREPARA SEUS DISCÍPULOS PARA O SERVIÇO. ANTES DE ADENTRAR NO LUGAR SANTO, OS SACERDOTES TINHAM DE LAVAR MÃOS E PÉS NA PIA DE COBRE. NOS CAPÍTULOS 14-16 ELE OS ENSINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO, TIPIFICADO PELO ÓLEO DO CASTIÇAL E SOBRE A ORAÇÃO EM SEU NOME, TIPIFICADA PELO INCENSO DO ALTAR DE OURO.
CAPITULO 17 / NO CAPÍTULO 17, O SUMO PASTOR ESTÁ SOZINHO - NO LUGAR SANTÍSSIMO.
3.3. Tipos do Antigo Testamento no Livro de Atos dos Apóstolos
Os escritores do Novo Testamento frequentemente referenciavam o Antigo Testamento para dar profundidade e contexto aos seus ensinamentos. Ignorar essas alusões implica perder a beleza e o significado completo de muitas passagens bíblicas.
Atos 3.21 é um exemplo desta afirmação. Neste verso, o escritor sagrado faz referência ao conceito de restauração, presente no Ano do Jubileu (Lv 25.9,10,13; 27.24), prefigurando a futura restauração de Israel pelo Messias. Assim como no Ano do Jubileu, no qual a terra e as posses eram restauradas aos seus donos originais, a vinda do Messias trará a plena restauração de Israel, conforme prometido nas Escrituras (Jr 30.3).
A primeira Carta de Paulo aos Coríntios é repleta de referências tipológicas que apontam para Cristo como o cumprimento das promessas e prefigurações do Antigo Testamento.
Paulo utiliza tipos para demonstrar como os eventos e cerimônias antigas encontram seu pleno significado em Jesus. Observe:
• em 1 Coríntios 15.4, o apóstolo diz que Cristo ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, indicando que a ressurreição de Jesus foi prefigurada nos tipos;
• em 1 Coríntios 15.20, lê-se: Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Esta é uma referência à Festa das Primícias (Ex 23.29), na qual um feixe dos primeiros frutos da colheita era movido perante o Senhor e oferecido no dia imediato ao sábado (Lv 23.9-12 ARA), imediatamente após a Páscoa;
• em 1 Coríntios 15.23, Paulo reforça essa tipologia ao declarar: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.
4. A IMPORTÂNCIA DOS TIPOS PARA A IGREJA
• Além disso, o Pentateuco oferece uma visão detalhada e clara da santidade de Deus e das nossas necessidades, enquanto cristãos, de perdão e santificação. Os relatos dos sacrifícios e as instituições do Tabernáculo trazem à luz muitos detalhes que nos ensinam lições valiosas e acentuam verdades espirituais profundas.
• em 1 Coríntios 15.20, lê-se: Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Esta é uma referência à Festa das Primícias (Ex 23.29), na qual um feixe dos primeiros frutos da colheita era movido perante o Senhor e oferecido no dia imediato ao sábado (Lv 23.9-12 ARA), imediatamente após a Páscoa;
• em 1 Coríntios 15.23, Paulo reforça essa tipologia ao declarar: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.
3.5. Tipos do Antigo Testamento na Epístola aos Hebreus
A Epístola aos Hebreus é quase inteiramente composta de referências ao Antigo Testamento. Substancialmente, Cristo é comprovado ser melhor do que todas as sombras (Hb 8.5,6) - melhor do que o antigo concerto (Hb 7.22); superior aos sacerdotes (Hb 5; 7.24); superior a Moisés (Hb 3.3); melhor do que os sacrifícios levíticos (Hb 9.12); maior do que Arão (Hb 7.11); superior ao primeiro Tabernáculo (Hb 9.11); mais sublime do que a grande nuvem de testemunhas da galeria dos heróis da fé (Hb 12.2); e, por fim, o Seu sangue derramado fala melhor do que o sangue de Abel (Hb 12.24).
3.6. Tipos do Antigo Testamento no Livro de Apocalipse
O Livro de Apocalipse apresenta Jesus como o antítipo - o cumprimento - de todos os sacrifícios do Antigo Testamento. Em pelo menos 28 ocasiões, Ele é referido como o Cordeiro.
No capítulo 5, João espera ver o Leão da Tribo de Judá (v. 5), mas Jesus se revela como o Cordeiro (v. 6), Aquele que o apóstolo havia identificado desde o início como O redentor da humanidade: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).
Os assuntos referentes aos privilégios e à unidade do Corpo de Cristo também são prenunciados no Antigo Testamento. Embora a Igreja não seja o foco principal das profecias veterotestamentárias, ela não está excluída dos tipos ali encontrados. Observe:
• Logo no segundo capítulo do Livro de Gênesis, a Igreja é prenunciada no relato da formação de Eva e de sua união com Adão. Este evento é posteriormente interpretado pelo apóstolo Paulo como um tipo da nossa relação com o Salvador (Ef 5.25-32). Paulo esclarece que a união do primeiro casal é um reflexo da união entre Cristo e a Igreja, destacando a profundidade e o significado dessa relação.• Além disso, o Pentateuco oferece uma visão detalhada e clara da santidade de Deus e das nossas necessidades, enquanto cristãos, de perdão e santificação. Os relatos dos sacrifícios e as instituições do Tabernáculo trazem à luz muitos detalhes que nos ensinam lições valiosas e acentuam verdades espirituais profundas.
CONCLUSÃO
Os tipos não são apenas uma pequena porção do texto sagrado; se examinarmos bem, eles estão espalhados por toda a Escritura. No Pentateuco e nos Livros Históricos, encontramos personalidades, eventos e instituições tipológicas; nos Livros Poéticos, pronunciamentos tipológicos; nas profecias, outras personalidades e outros eventos tipológicos. No Novo Testamento, por todas as partes eles são mencionados e explicados, e o grande antítipo, Jesus Cristo, é apresentado.
A crítica intelectual e o estudo dos tipos jamais poderão caminhar juntos, pois ninguém que tenha aprendido os ensinos espirituais das figuras do Antigo Testamento acreditaria, ou tentaria provar, que a Bíblia não foi aquilo que os tipos reivindicam que são: a genuína e imutável Palavra de Deus.
Se reconhecermos a intenção divina em cada detalhe, embora possamos não entender todo o seu ensino, e se acreditarmos que existem lições em cada incidente registrado, os ataques da crítica moderna não nos afetarão.
ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Qual o significado da palavra antítipo no contexto teológico?
R.: No contexto teológico, um antítipo é a realização ou cumprimento de algo prefigurado anteriormente no Antigo Testamento.
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