TEXTO ÁUREO
I- COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE
1-
A Trindade e o monoteísmo judaico-cristão.
As
Escrituras ensinam que o Deus de Israel, revelado nas Escrituras dos
judeus (Dt 6.4; 2 Rs 19.15; Ne 9.6; Sl 83.18; 86.10), é o mesmo Deus
do Novo Testamento (Mc 12.29 32). Convém
mencionar que existem doutrinas gnósticas que afirmam que o Deus do
Antigo Testamento não é o mesmo Deus do Novo Testamento, isso é
uma heresia antiga.
a)
Cada uma das três pessoas é chamada “Deus”. A mesma Bíblia que
ensina haver um só Deus, e que Deus é um só, ensina também que o
Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. O nome
“Deus” se aplica ao Pai sozinho (Fp 2.11), da mesma forma ao
Filho (Cl 2.9) e ao Espírito Santo (At 5.3-4). Assim
aprendemos que a Bíblia menciona a Trindade, mas de forma
subentendida, veja:
"8
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de
filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo
os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
9
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;",
Colossenses 2.8,9
Nesta passagem, Paulo está afirmando abertamente a divindade de Jesus, embora ele nunca mencione a Trindade, mas acreditava que Jesus é Deus e também o Espírito Santo.
b)
Cada uma das três pessoas é cada “Senhor”. Isso também ocorre
com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino Yhwh),
“senhor”, pois aplica-se ao Pai sozinho (Sl 110.1), ao Filho (Is
40.3; Mt 3.3), e ao Espírito Santo (Ez 8.1,3). No entanto, aplica-se
à Trindade (Dt 6.4; Sl 83.18).
c)
O monoteísmo bíblico não contradiz a Trindade. “Ouve, Israel, o
Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4). Essa é a
confissão de fé no Judaísmo. A palavra hebraica ‘echad,
traduzida como “único”, indica uma unidade composta, é o mesmo
termo usado para afirmar que marido e mulher são ambos “uma só
carne” (Gn 2.24). O termo ‘echad, em Deuteronômio 6.4, indica
que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a Trindade.
Professor(a),
a pronúncia em hebraico mais aproximada para a palavra
"‘echad" é "essad",
como foi dito, é uma palavra que se traduz por "único",
mas se refere à unidade de pessoas
ou coisas em uma única essência.
Ela é utilizada em Deuteronômio 6.4 com o objetivo de combater a
idolatria, e não com a ideia de afirmar que Deus é uma só pessoa.
Para confirmar isso, veja o contexto:
"4
Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda
a tua alma, e de todo o teu poder.", Deuteronômio 6.4
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