INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 4 / 1º Trim 2025


AULA EM 26 DE JANEIRO DE 2025 - LIÇÃO 4
(Revista Editora CPAD)

Tema: Deus é Triúno

  TEXTO ÁUREO

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)

VERDADE PRÁTICA
Desde a eternidade Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a Bíblia.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn 1.1 Os primeiros vislumbres da Trindade
Terça – Is 63.8-10 Javé, o Anjo de sua face e o Espírito de sua santidade são distinguíveis como três pessoas
Quarta – 1 Co 12.4-6 O Deus Triúno presente na distribuição dos dons espirituais
Quinta – 2 Co 13.13 A Santíssima Trindade presente na bênção apostólica
Sexta – Ef 4.4-6 Três pessoas: Pai é Pai, Filho é Filho e Espírito Santo é Espírito Santo
Sábado – 1 Pe 1.2 A Trindade atua na obra da salvação

Hinos Sugeridos: 185, 307, 553 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 3.15-17; 28.19,20

Mateus 3
15- Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.
16- E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17- E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Mateus 28
19- Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho,
e do Espírito Santo;
20- ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

INTRODUÇÃO 
Professor(a), a doutrina que será ministrada nesta lição é uma das mais combatidas desde os pais da Igreja até hoje, e tudo iniciou quando começaram a questionar a deidade de Jesus e do Espírito Santo, daí houve a necessidade de estudo teológico sobre o assunto. A principal heresia que será combatida nesta lição é o "unicismo" que existe desde os pais da Igreja até os dias atuais. 
O Novo Testamento mostra que os cristãos do período apostólico reconheciam o seu Deus como triúno sem precisar de formulação teológica, recurso a que a igreja mais tarde precisou recorrer para responder às ideias equivocadas sobre Deus. A Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer essa terminologia, a “Trindade”, os cristãos do período apostólico reconheciam essa verdade. Os cristãos do período apostólico não conheciam a terminologia "Trindade", simplesmente por ela não ser mencionada no Antigo Testamento, nem no Novo Testamento, ela está implícita, tanto em um como no outro. A primeira vez que a doutrina da Santíssima Trindade foi estabelecida formalmente, foi no Concílio de Nicéia em 325 d.C. 

I- COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE

1- A Trindade e o monoteísmo judaico-cristão.
As Escrituras ensinam que o Deus de Israel, revelado nas Escrituras dos judeus (Dt 6.4; 2 Rs 19.15; Ne 9.6; Sl 83.18; 86.10), é o mesmo Deus do Novo Testamento (Mc 12.29 32). Convém mencionar que existem doutrinas gnósticas que afirmam que o Deus do Antigo Testamento não é o mesmo Deus do Novo Testamento, isso é uma heresia antiga.
a) Cada uma das três pessoas é chamada “Deus”. A mesma Bíblia que ensina haver um só Deus, e que Deus é um só, ensina também que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. O nome “Deus” se aplica ao Pai sozinho (Fp 2.11), da mesma forma ao Filho (Cl 2.9) e ao Espírito Santo (At 5.3-4). Assim aprendemos que a Bíblia menciona a Trindade, mas de forma subentendida, veja:

"8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;", Colossenses 2.8,9

Nesta passagem, Paulo está afirmando abertamente a divindade de Jesus, embora ele nunca mencione a Trindade, mas acreditava que Jesus é Deus e também o Espírito Santo.

b) Cada uma das três pessoas é cada “Senhor”. Isso também ocorre com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino Yhwh), “senhor”, pois aplica-se ao Pai sozinho (Sl 110.1), ao Filho (Is 40.3; Mt 3.3), e ao Espírito Santo (Ez 8.1,3). No entanto, aplica-se à Trindade (Dt 6.4; Sl 83.18).
c) O monoteísmo bíblico não contradiz a Trindade. “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4). Essa é a confissão de fé no Judaísmo. A palavra hebraica ‘echad, traduzida como “único”, indica uma unidade composta, é o mesmo termo usado para afirmar que marido e mulher são ambos “uma só carne” (Gn 2.24). O termo ‘echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a Trindade.
Professor(a), a pronúncia em hebraico mais aproximada para a palavra "echad" é "essad", como foi dito, é uma palavra que se traduz por "único", mas se refere à unidade de pessoas ou coisas em uma única essência. Ela é utilizada em Deuteronômio 6.4 com o objetivo de combater a idolatria, e não com a ideia de afirmar que Deus é uma só pessoa. Para confirmar isso, veja o contexto:

"4 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.", Deuteronômio 6.4


=> Para adquirir este subsídio completo, siga as instruções abaixo:

ATENÇÃO: PARA RECEBER ESTE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESTES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix para todas as lições do trimestre e deixar agendado conosco!
 
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.