TEXTO ÁUREO
“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Jo 1.1)
VERDADE PRÁTICA
A divindade de Jesus está muito clara e direta na Bíblia, além de ser revelada no seu ministério terreno, na manifestação dos seus atributos e obras divinas.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Sl 45.6,7 A divindade de Jesus segundo o salmista
Terça – Is 9.6 A deidade absoluta do Messias segundo o profeta
Quarta – Jo 8.58 Jesus é o mesmo “Grande Eu Sou”, do Antigo Testamento
Quinta – Tt 2.13 A divindade do Senhor Jesus segundo o apóstolo Paulo
Sexta – 2 Pe 1.1 A deidade absoluta de Cristo segundo o apóstolo Pedro
Sábado – 1 Jo 5.20 O Senhor Jesus é o verdadeiro Deus segundo o apóstolo João
Hinos Sugeridos: 17, 41, 545 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 1.1-4,9-14
1- No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 – Ele estava no princípio com Deus.
3- Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4- Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;
9 – Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo,
10- estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.
11-Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12- Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome,
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
14-E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
INTRODUÇÃO
Professor(a),
dando continuidade à "apologética cristológica", essa
lição falará da divindade de Jesus, para que possamos combater as
heresias que vão contra essa verdade bíblica.
O
apóstolo João, como judeu monoteísta instruído na sinagoga, não
está apresentando um novo Deus, mas colocando o Verbo dentro da
divindade dos seus antepassados. O apóstolo não admitia, em
hipótese alguma, outra divindade, senão só, e somente só, o Deus
Javé de Israel (Mc 12.28-30). Por isso, no prólogo do seu Evangelho
ele descreve o Verbo com os atributos da deidade, aqueles que mais se
destacam no seu relato do começo ao fim. Ou
seja, João não está apresentando um novo Deus, mas mostrando uma
pessoa da Trindade que esteve presente desde o início. Isto é uma
revelação que muitos judeus não entenderam e não entendem até
hoje. Por isso, no decorrer do seu livro, João vai demonstrando a
deidade de Jesus, pelos seus atributos.
I-
A DOUTRINA BÍBLICA DA DIVINDADE DE JESUS
1-
Jesus é Deus.
O
Novo Testamento é direto quanto à natureza divina de Jesus: “E o
Verbo era Deus” (Jo 1.1); “Ao que Tomé lhe respondeu: – Senhor
meu e Deus meu!” (Jo 20.28); “mesmo existindo na forma de Deus,
não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a
qualquer custo” (Fp 2.6, NAA); “para conhecimento do mistério de
Deus, que é Cristo” (Cl 2.2, NAA); “e a manifestação da glória
do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2.13, NAA); “aos
que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso
Deus e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 1.1, NAA); “E nós estamos
naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o
verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 Jo 5.20, NAA). Todas
estas passagens do Novo Testamento servem para dar base à
Cristologia, que é o estudo sobre Cristo, e eles atestam a deidade
de Jesus. No entanto, de
todos esses versículos, o que registra o encontro de Jesus com Tomé
deve ser o mais impactante:
"27 Depois
disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a
tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
28
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
29
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os
que não viram e creram.", João 20.27-29
Note
como Tomé se dirige a Jesus após confirmar a Sua ressurreição.
Professor(a),
para acrescentar, informe à classe que, houve uma votação no
concílio de Niceia em 325 d.C. para a aceitação da deidade de
Jesus, e por isso, muitos críticos da Igreja e ateus contestam que
Jesus seja realmente Deus, no entanto, os versículos mencionados
aqui, não foram acrescentados após o concílio de Niceia, eles já
estavam nos livros do Novo Testamento desde o começo. O concílio de
Niceia apenas serviu para se estabelecer oficialmente a doutrina
sobre a divindade de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.