MIQUÉIAS, O PROFETA DEFENSOR DOS POBRES
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Texto de Referência: Mq 7.2,3
VERSÍCULO DO DIA
"Ele te declarou, ó homem, o que é
bom; e que é o que o Senhor pede
de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes
humildemente com o teu Deus?", Mq 6.8.
VERDADE APLICADA
Deus abomina a crueldade, a idolatria, as injustiças sociais e os
cerimoniais vazios.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Exibir o contexto histórico de Miquéias;
✔ Mostrar o caráter ético do
profeta;
✔ Advertir que a mensagem de
Miquéias permanece até hoje.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Ore para que a sociedade não
compactue com a prática da injustiça.
LEITURA SEMANAL
Seg Mq 3.4
Clamarão ao Senhor, mas não os ouvirá.
Ter Mq 1.3
O Senhor andara sobre as alturas da terra.
Qua Mq 2.1 Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade.
Qua Mq 2.1 Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade.
Qui Mq 3.11 Os seus profetas advinham, por dinheiro.
Sex Mq 5.4
O Senhor será engrandecido até aos fins da terra.
Sáb Mq 4.2 Vinde, e subamos ao monte do Senhor e a Casa do Deus de Jacó.
Sáb Mq 4.2 Vinde, e subamos ao monte do Senhor e a Casa do Deus de Jacó.
INTRODUÇÃO
Chama a atenção no papel assumido pelo
profeta Miquéias em ser um porta-voz
de Deus, pelo fato dele revelar uma clara
posição a favor dos menos afortunados.
O profeta demonstra, entre os seus escritos, mensagens proféticas de censura; advertindo aos líderes que, diante da
corrupção, o Senhor iria trazer um juízo
devastador sobre eles.
Ponto-Chave
"Os escritos de Miquéias são uma
acusação à crueldade, aos infiéis
profetas, as injustiças sociais, a idolatria, contudo, também apresentam
palavras que manifestam a compaixão de Deus".
1. UM PROFETA QUE CONDENA
O PECADO
Assim como os demais profetas de
Judá, Miquéias não menciona os reis
do reino do Norte no preâmbulo dos
seus textos. Suas profecias foram dirigidas para Israel e Judá, de forma mais
particular para as capitais Samaria e
Jerusalém (Mq 1.l)
1.1. Local de habitação do profeta
Conforme é possível apurar, Miquéias era
um homem muito simples, um homem do
campo, que habitava em um pequeno povoado chamado Moresete-Gate (Mq 1.14).
Aage Bentzen, em sua Introdução ao AT,
(1968, p.165) pontua que esta aldeia, conforme descrita em Miquéias 1.14, parece
que estava estabelecida nas vizinhanças da
cidade filisteia de Gate. Em consonância
com essa informação, se o povoado de Moresete ficava situado anexo à cidade filisteia
de Gate, Miquéias, então; sendo natural
dela, também era dos arredores de Jerusalém, que distanciava pouco mais de 30
quilômetros a sudoeste de Jerusalém.
1.2. Miquéias denuncia as injustiças sociais
Miquéias deixou registrado em seu livro
as injustiças sociais, denunciando os poderosos de seu tempo, os quais oprimiam
os indefesos (Mq 3.3). Temos que nos ater
ao fato de que estas capitais dos reinos do
Sul e do Norte prosperaram e se tomaram
grandes centros urbanos, fazendo com que
a vida simples de muitos ficasse para trás.
Pelo que se pode ver, essa migração do
campo para a cidade em busca de riquezas fez que o cuidado com o próximo desaparecesse, e as injustiças sociais aflorassem, provocando a ira divina (Mq 1.5-7). Suas denúncias contra os abusos sociais percorrem por todo o livro (Mq 2.2; 3.1-3,5,11).
Refletindo
"Miquéias aponta o total infortúnio e a exploração de seus irmãos,
que afetuosamente os chama de "meu povo" e ainda "meus ossos".
Bispo Abner Ferreira
2. UM PROFETA ÉTICO
Miquéias evidencia-se como um dos profetas éticos devido ao destaque que ofereceu em suas profecias, principalmente
em relação à justiça, paz e vida digna para
todos, especialmente para as pessoas empobrecidas e famintas.
2.1. Uma adoração vazia
Conforme é possível apurar, a mensagem de Miquéias apresenta um alerta
sobre o Juízo divino que estaria por vir
sobre Samaria e Judá (Mq 3.11,12). A razão do juízo é a transgressão de Jacó e os
pecados da casa de Israel que rejeitaram
a aliança oferecida por Moisés. É triste
observar que ambas eram culpadas diante do grande Juiz. Como bem mostra as
profecias de Miquéias os motivos da punição eram: infidelidade, desonestidade,
idolatria e injustiça social. Neste livro, visualizamos que, mesmo empreendendo
uma cadeia de injustiças sociais, a geração de Miquéias apresentava holocaustos
a Deus, exercendo todos os cerimoniais. levíticos, contudo demonstra não saber
o adequado significado do amor a Deus
e ao próximo (Mq 6.6-8).
2.2. Miquéias denunciou a idolatria
A disseminação da idolatria era real
nos dias do profeta Miquéias (Mq 1.7).
Neste livro é perceptível que a idolatria
havia chegado a tal ponto que estavam
a oferecer o filho primogênito como
sacrifício para pagar os seus pecados e
as suas maldades (Mq 6.7), como uma
demonstração de completa aberração,
haja vista que a Lei de Moisés condenava tal prática sob pena de morte
(Lv 18.21; 20.2-5). O ritmo dos textos
proféticos de Miquéias serve como
demarcação de que o povo estava disposto a oferecer até mesmo os seus
primogênitos, menos o essencial: uma
apropriada compunção e uma correta
transformação de vida (Rm 12.1,2).
3 MIOUÉIAS CONTEMPORÂNEO DO PROFETA ISAÍAS
Miquéias foi contemporâneo do ilustre profeta Isaías, mas isso não diminuiu a relevância ou o impacto da sua mensagem. O Bispo Abner Ferreira, (IBE - Instituto Bíblico
Ebenézer, Profetas Menores, p.87) menciona que alguns teólogos dizem que Miquéias
foi discípulo de Isaías, e cita a semelhança
entre Miquéias 4.1-5 e Isaías 2.1-4.
3.1. Uma chamada ao arrependimento
A falta de uma verdadeira e correta adoração faz o profeta Miquéias denunciar os
poderosos de seu tempo que oprimiam os
humildes (Mq 3.3,4). O profeta trata do julgamento de Deus sobre os líderes corrompidos e impiedosos (Mq 3.5). Diante disso,
ele os exorta a se arrependerem e se humilharem diante de Deus (Mq 3.8-12). Reparem que o profeta Miquéias não se furta em
dizer a verdade, mas as diz com palavras
duras e assertivas (Mq 6.1-16). Não há dúvidas de que Miquéias estava exortando o
povo por não exibir os princípios estabelecidos por Deus e não mais obedecer às Suas
Leis (Mq 6.2).
3.2. A mensagem de Miqueias
para hoje
A mensagem do profeta Miqueias é presente e atual. Assim como a omissão do povo
de Samaria e Judá, temos responsabilidade
por nossas ações. Aprendemos, através das
profecias do profeta Miquéias, que toda a
ação ou omissão humana traz em si o problema da culpabilidade. Sua palavra é um
alerta, para que ninguém se perca. Sua finalidade é que os servos do Senhor vivam
uma vida de acordo com os caminhos do
Senhor (Mq 7.7). Mera devoção, deposta de
integridade e de amor ao próximo, entristece a Deus (Mq 6.6-8).
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
A primeira metade do século oitavo foi
o período de grande prosperidade para
Israel e Judá. Jeroboão 11, rei de Israel, o
reino do Norte, conseguiu reaver parte
do território que havia sido perdido para
a Síria e controlou as rotas do comércio,
o que trouxe grande prosperidade em
forma de impostos de outras nações.
Judá, governada por Uzias (783.-742 a.C.),
também alcançou prosperidade. Esta situação próspera, contudo, veio a resultar
em um ambiente saturado de corrupção e desonestidade na época do profeta Miquéias. A injustiça e a imoralidade tomaram conta dos dois países irmãos, onde
os grandes e poderosos cada vez mais
se engrandeciam praticando a injustiça
e oprimindo os mais fracos (Mq 3.1· 3).
Fonte: (GUSSO. A. Renato. Os Profetas
Menores: introdução Fundamental e
Auxílios para a interpretação. 2020.
pp.82,83).
CONCLUSÃO
A mensagem profética de Miquéias veio de
encontro às violações socioeconômicas estabelecidas por uma norma tributária com
penosos impostos que arrastavam o povo
a se submergir em dificuldades, dívidas,
perdendo suas posses e ficando a serviço
de líderes corrompidos.
Complementando
A mensagem do profeta Miquéias possui uma crítica e um compromisso social em
prol dos povos mais humildes. Ele condena
os mais ricos (Mq 2.1,2), os sacerdotes que
ensinam por interesse e os chefes do povo
que dão sentenças por presentes e até mesmo os "profetas", não escaparam de suas
advertências por adivinharem por dinheiro
(Mq 3.11).
Eu ensinei que:
A vida de Miquéias é uma história de combate contra todo o
descomedimento por parte dos
governantes. Desse modo, Miquéias nos confronta em relação
ao tipo de cristianismo que estamos vivendo.
Fonte: Revista Betel Conectar
Promoção no CLUBE DA TEOLOGIA
Passando aqui para agradecer, e também, parabenizar pelo conteúdo
ResponderExcluirMuito obrigado, dá um olhada no índice, pois eu publiquei um subsídio para esse estudo da Conectar, vê se ficou bom.
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