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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR JOVENS - Lição 7 / 1º Trim 2025

MIQUÉIAS, O PROFETA DEFENSOR DOS POBRES
___/ ___/ _____

Texto de Referência: Mq 7.2,3 

VERSÍCULO DO DIA
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?", Mq 6.8.

VERDADE APLICADA
Deus abomina a crueldade, a idolatria, as injustiças sociais e os cerimoniais vazios.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Exibir o contexto histórico de Miquéias;
 Mostrar o caráter ético do profeta;
✔ Advertir que a mensagem de Miquéias permanece até hoje.
 
MOMENTO DE ORAÇÃO 
Ore para que a sociedade não compactue com a prática da injustiça.

LEITURA SEMANAL
Seg Mq 3.4 Clamarão ao Senhor, mas não os ouvirá.
Ter Mq 1.3 O Senhor andara sobre as alturas da terra.  
Qua 
Mq 2.1 Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade.
Qui Mq 3.11 Os seus profetas advinham, por dinheiro.
Sex Mq 5.4 O Senhor será engrandecido até aos fins da terra.  
Sáb 
Mq 4.2 Vinde, e subamos ao monte do Senhor e a Casa do Deus de Jacó.

INTRODUÇÃO 
Chama a atenção no papel assumido pelo profeta Miquéias em ser um porta-voz de Deus, pelo fato dele revelar uma clara posição a favor dos menos afortunados. O profeta demonstra, entre os seus escritos, mensagens proféticas de censura; advertindo aos líderes que, diante da corrupção, o Senhor iria trazer um juízo devastador sobre eles.

Ponto-Chave
"Os escritos de Miquéias são uma acusação à crueldade, aos infiéis profetas, as injustiças sociais, a idolatria, contudo, também apresentam palavras que manifestam a compaixão de Deus".

1. UM PROFETA QUE CONDENA O PECADO
Assim como os demais profetas de Judá, Miquéias não menciona os reis do reino do Norte no preâmbulo dos seus textos. Suas profecias foram dirigidas para Israel e Judá, de forma mais particular para as capitais Samaria e Jerusalém (Mq 1.l)

1.1. Local de habitação do profeta
Conforme é possível apurar, Miquéias era um homem muito simples, um homem do campo, que habitava em um pequeno povoado chamado Moresete-Gate (Mq 1.14). Aage Bentzen, em sua Introdução ao AT, (1968, p.165) pontua que esta aldeia, conforme descrita em Miquéias 1.14, parece que estava estabelecida nas vizinhanças da cidade filisteia de Gate. Em consonância com essa informação, se o povoado de Moresete ficava situado anexo à cidade filisteia de Gate, Miquéias, então; sendo natural dela, também era dos arredores de Jerusalém, que distanciava pouco mais de 30 quilômetros a sudoeste de Jerusalém.

1.2. Miquéias denuncia as injustiças sociais
Miquéias deixou registrado em seu livro as injustiças sociais, denunciando os poderosos de seu tempo, os quais oprimiam os indefesos (Mq 3.3). Temos que nos ater ao fato de que estas capitais dos reinos do Sul e do Norte prosperaram e se tomaram grandes centros urbanos, fazendo com que a vida simples de muitos ficasse para trás. Pelo que se pode ver, essa migração do campo para a cidade em busca de riquezas fez que o cuidado com o próximo desaparecesse, e as injustiças sociais aflorassem, provocando a ira divina (Mq 1.5-7). Suas denúncias contra os abusos sociais percorrem por todo o livro (Mq 2.2; 3.1-3,5,11). 

Refletindo
"Miquéias aponta o total infortúnio e a exploração de seus irmãos, que afetuosamente os chama de "meu povo" e ainda "meus ossos".
Bispo Abner Ferreira 

2. UM PROFETA ÉTICO
 Miquéias evidencia-se como um dos profetas éticos devido ao destaque que ofereceu em suas profecias, principalmente em relação à justiça, paz e vida digna para todos, especialmente para as pessoas empobrecidas e famintas. 

2.1. Uma adoração vazia
Conforme é possível apurar, a mensagem de Miquéias apresenta um alerta sobre o Juízo divino que estaria por vir sobre Samaria e Judá (Mq 3.11,12). A razão do juízo é a transgressão de Jacó e os pecados da casa de Israel que rejeitaram a aliança oferecida por Moisés. É triste observar que ambas eram culpadas diante do grande Juiz. Como bem mostra as profecias de Miquéias os motivos da punição eram: infidelidade, desonestidade, idolatria e injustiça social. Neste livro, visualizamos que, mesmo empreendendo uma cadeia de injustiças sociais, a geração de Miquéias apresentava holocaustos a Deus, exercendo todos os cerimoniais. levíticos, contudo demonstra não saber o adequado significado do amor a Deus e ao próximo (Mq 6.6-8). 

2.2. Miquéias denunciou a idolatria
A disseminação da idolatria era real nos dias do profeta Miquéias (Mq 1.7). Neste livro é perceptível que a idolatria havia chegado a tal ponto que estavam a oferecer o filho primogênito como sacrifício para pagar os seus pecados e as suas maldades (Mq 6.7), como uma demonstração de completa aberração, haja vista que a Lei de Moisés condenava tal prática sob pena de morte (Lv 18.21; 20.2-5). O ritmo dos textos proféticos de Miquéias serve como demarcação de que o povo estava disposto a oferecer até mesmo os seus primogênitos, menos o essencial: uma apropriada compunção e uma correta transformação de vida (Rm 12.1,2).

MIOUÉIAS CONTEMPORÂNEO DO PROFETA ISAÍAS
Miquéias foi contemporâneo do ilustre profeta Isaías, mas isso não diminuiu a relevância ou o impacto da sua mensagem. O Bispo Abner Ferreira, (IBE - Instituto Bíblico Ebenézer, Profetas Menores, p.87) menciona que alguns teólogos dizem que Miquéias foi discípulo de Isaías, e cita a semelhança entre Miquéias 4.1-5 e Isaías 2.1-4.

3.1. Uma chamada ao arrependimento
A falta de uma verdadeira e correta adoração faz o profeta Miquéias denunciar os poderosos de seu tempo que oprimiam os humildes (Mq 3.3,4). O profeta trata do julgamento de Deus sobre os líderes corrompidos e impiedosos (Mq 3.5). Diante disso, ele os exorta a se arrependerem e se humilharem diante de Deus (Mq 3.8-12). Reparem que o profeta Miquéias não se furta em dizer a verdade, mas as diz com palavras duras e assertivas (Mq 6.1-16). Não há dúvidas de que Miquéias estava exortando o povo por não exibir os princípios estabelecidos por Deus e não mais obedecer às Suas Leis (Mq 6.2). 

3.2. A mensagem de Miqueias para hoje
A mensagem do profeta Miqueias é presente e atual. Assim como a omissão do povo de Samaria e Judá, temos responsabilidade por nossas ações. Aprendemos, através das profecias do profeta Miquéias, que toda a ação ou omissão humana traz em si o problema da culpabilidade. Sua palavra é um alerta, para que ninguém se perca. Sua finalidade é que os servos do Senhor vivam uma vida de acordo com os caminhos do Senhor (Mq 7.7). Mera devoção, deposta de integridade e de amor ao próximo, entristece a Deus (Mq 6.6-8). 

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
A primeira metade do século oitavo foi o período de grande prosperidade para Israel e Judá. Jeroboão 11, rei de Israel, o reino do Norte, conseguiu reaver parte do território que havia sido perdido para a Síria e controlou as rotas do comércio, o que trouxe grande prosperidade em forma de impostos de outras nações. Judá, governada por Uzias (783.-742 a.C.), também alcançou prosperidade. Esta situação próspera, contudo, veio a resultar em um ambiente saturado de corrupção e desonestidade na época do profeta Miquéias. A injustiça e a imoralidade tomaram conta dos dois países irmãos, onde os grandes e poderosos cada vez mais se engrandeciam praticando a injustiça e oprimindo os mais fracos (Mq 3.1· 3). Fonte: (GUSSO. A. Renato. Os Profetas Menores: introdução Fundamental e Auxílios para a interpretação. 2020. pp.82,83). 

CONCLUSÃO
A mensagem profética de Miquéias veio de encontro às violações socioeconômicas estabelecidas por uma norma tributária com penosos impostos que arrastavam o povo a se submergir em dificuldades, dívidas, perdendo suas posses e ficando a serviço de líderes corrompidos.

Complementando
A mensagem do profeta Miquéias possui uma crítica e um compromisso social em prol dos povos mais humildes. Ele condena os mais ricos (Mq 2.1,2), os sacerdotes que ensinam por interesse e os chefes do povo que dão sentenças por presentes e até mesmo os "profetas", não escaparam de suas advertências por adivinharem por dinheiro (Mq 3.11).

Eu ensinei que:
 A vida de Miquéias é uma história de combate contra todo o descomedimento por parte dos governantes. Desse modo, Miquéias nos confronta em relação ao tipo de cristianismo que estamos vivendo. 

Fonte: Revista Betel Conectar


Promoção no CLUBE DA TEOLOGIA


2 comentários:

  1. Passando aqui para agradecer, e também, parabenizar pelo conteúdo

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    1. Muito obrigado, dá um olhada no índice, pois eu publiquei um subsídio para esse estudo da Conectar, vê se ficou bom.

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