(Revista Editora Betel)
Tema: MIQUÉIAS, O PROFETA DEFENSOR DOS POBRES
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Texto de Referência: Mq 7.2,3
VERSÍCULO DO DIA
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?", Mq 6.8.
VERDADE APLICADA
Deus abomina a crueldade, a idolatria, as injustiças sociais e os cerimoniais vazios.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Exibir o contexto histórico de Miquéias;
✔ Mostrar o caráter ético do profeta;
✔ Advertir que a mensagem de Miquéias permanece até hoje.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Ore para que a sociedade não compactue com a prática da injustiça.
LEITURA SEMANAL
Seg Mq 3.4 Clamarão ao Senhor, mas não os ouvirá.
Ter Mq 1.3 O Senhor andara sobre as alturas da terra.
Qua Mq 2.1 Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade.
Qua Mq 2.1 Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade.
Qui Mq 3.11 Os seus profetas advinham, por dinheiro.
Sex Mq 5.4 O Senhor será engrandecido até aos fins da terra.
Sáb Mq 4.2 Vinde, e subamos ao monte do Senhor e a Casa do Deus de Jacó.
Sáb Mq 4.2 Vinde, e subamos ao monte do Senhor e a Casa do Deus de Jacó.
INTRODUÇÃO
Professor(a), estamos iniciando mais esse subsídio, que será postado semanalmente, como fazemos com os outros. Esse trabalho visa auxiliar professores da Escola Dominical, com o objetivo de melhorar a qualidade das aulas dominicais, pois nem sempre os professores conseguem tempo para elaborar suas aulas, devido à correria do dia-a-dia. Esperamos que esse trabalho promova o efeito desejado para as Escolas Dominicais do nosso país.
Chama a atenção no papel assumido pelo profeta Miquéias em ser um porta-voz de Deus, pelo fato dele revelar uma clara posição a favor dos menos afortunados. O profeta demonstra, entre os seus escritos, mensagens proféticas de censura; advertindo aos líderes que, diante da corrupção, o Senhor iria trazer um juízo devastador sobre eles. É bom, já de início, passar para a classe o contexto da nação no momento em que Miquéias profetizou, vejamos:
Ele profetizou para os dois reinos, do Norte (Israel, consistindo em 10 tribos com capital em Samaria), e do Sul (Judá, consistindo em 2 tribos com capital em Jerusalém). No período em que Miquéias profetizou reinaram os reis Jotão, Acaz e Ezequias em Judá. No mesmo período o reino do Norte estava um caos, com conspirações e tomadas de poder, e reinaram os seguintes reis: Jeroboão, Zacarias, Salum, Menaem e Pecaias, Peca e outros.
Pode-se acrescentar que Miquèias foi contemporâneo de Isaías, Oseias e Amós.
Ponto-Chave
"Os escritos de Miquéias são uma acusação à crueldade, aos infiéis profetas, as injustiças sociais, a idolatria, contudo, também apresentam palavras que manifestam a compaixão de Deus".
1. UM PROFETA QUE CONDENA O PECADO
Assim como os demais profetas de Judá, Miquéias não menciona os reis do reino do Norte no preâmbulo dos seus textos. Suas profecias foram dirigidas para Israel e Judá, de forma mais particular para as capitais Samaria e Jerusalém (Mq 1.l) Na verdade, O Senhor sempre profetizava para toda a nação, mas sempre citava as capitais, como podemos ver no livro do profeta Jeremias citando Miquéias:
"Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o Senhor dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque.", Jeremias 26.18
No caso do livro de Miquéias, ele já menciona de início as cidades principais:
"Tudo isso por causa da prevaricação de Jacó e dos pecados da casa de Israel; qual é a transgressão de Jacó? Não é Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém?", Miquéias 1.5 (grifo meu)
1.1. Local de habitação do profeta
Conforme é possível apurar, Miquéias era um homem muito simples, um homem do campo, que habitava em um pequeno povoado chamado Moresete-Gate (Mq 1.14). Aage Bentzen, em sua Introdução ao AT, (1968, p.165) pontua que esta aldeia, conforme descrita em Miquéias 1.14, parece que estava estabelecida nas vizinhanças da cidade filisteia de Gate. Em consonância com essa informação, se o povoado de Moresete ficava situado anexo à cidade filisteia de Gate, Miquéias, então; sendo natural dela, também era dos arredores de Jerusalém, que distanciava pouco mais de 30 quilômetros a sudoeste de Jerusalém. A cidade de Miqueias dá a ele o adjetivo pátrio de "morastita", como vemos no início do livro:
"Palavra do SENHOR, que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém.", Miquéias 1.1
Era comum entre os profetas escritores designar a cidade de origem, exemplo:
"Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho, nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.", 1 Reis 17.1 (grifo meu)
Miquéias provavelmente morava próximo à Gate, terra dos filisteus, onde hoje seria a cidade israelense de Tel-Zafit, entre Jerusalém e a Faixa de Gaza. Então Miquéias teria nascido próximo a essa cidade.
Google Maps: https://maps.app.goo.gl/98axnUX8q4DKnsMe6
1.2. Miquéias denuncia as injustiças sociais
Miquéias deixou registrado em seu livro as injustiças sociais, denunciando os poderosos de seu tempo, os quais oprimiam os indefesos (Mq 3.3). Temos que nos ater ao fato de que estas capitais dos reinos do Sul e do Norte prosperaram e se tomaram grandes centros urbanos, fazendo com que a vida simples de muitos ficasse para trás. Pelo que se pode ver, essa migração do campo para a cidade em busca de riquezas fez que o cuidado com o próximo desaparecesse, e as injustiças sociais aflorassem, provocando a ira divina (Mq 1.5-7). Suas denúncias contra os abusos sociais percorrem por todo o livro (Mq 2.2; 3.1-3,5,11). Geralmente, quando Deus liberava palavras de juízo por meio de Seus profetas, o alvo era a idolatria, mas em Miquéias vemos o foco mais sobre os abusos sociais.
Veja como Miquéias utiliza a metáfora para denunciar a injustiça:
"e que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como carne do meio do caldeirão.", Miquéias 3.3
A linguagem nesse versículo é toda metafórica, para afirmar como os mais ricos exploravam os mais pobres e não lhes estendiam a mão para ajudar. Outro versículo que fala muito sobre as injustiças sociais é este:
"Os seus chefes dão as sentenças por presentes, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.", Miquéias 3.11
A diferença é que neste versículo não se faz uso de metáfora, aqui Deus está falando literalmente.
Refletindo
"Miquéias aponta o total infortúnio e a exploração de seus irmãos, que afetuosamente os chama de "meu povo" e ainda "meus ossos".
Bispo Abner Ferreira
2. UM PROFETA ÉTICO
Miquéias evidencia-se como um dos profetas éticos devido ao destaque que ofereceu em suas profecias, principalmente em relação à justiça, paz e vida digna para todos, especialmente para as pessoas empobrecidas e famintas.
2.1. Uma adoração vazia
Conforme é possível apurar, a mensagem de Miquéias apresenta um alerta sobre o Juízo divino que estaria por vir sobre Samaria e Judá (Mq 3.11,12). A razão do juízo é a transgressão de Jacó e os pecados da casa de Israel que rejeitaram a aliança oferecida por Moisés. É triste observar que ambas eram culpadas diante do grande Juiz. Como bem mostra as profecias de Miquéias os motivos da punição eram: infidelidade, desonestidade, idolatria e injustiça social. Neste livro, visualizamos que, mesmo empreendendo uma cadeia de injustiças sociais, a geração de Miquéias apresentava holocaustos a Deus, exercendo todos os cerimoniais. levíticos, contudo demonstra não saber o adequado significado do amor a Deus e ao próximo (Mq 6.6-8). Aqui o comentarista está ressaltando o fato de o povo, mesmo afundado em um mar de injustiças, maldades e idolatria, ainda assim cultuava como se nada estivesse acontecendo. Veja como Miquéias registra a mensagem de Deus contra a adoração vazia:
"6 Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus Altíssimo? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano?
7 Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma?
8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?", Miquéias 6.6-8
Note que essa profecia contra Israel e Judá, serviria para muitos crentes hoje, pois a verdade é que muitos praticam suas maldades, mas não se consertam enquanto não forem confrontados pela Palavra , pela revelação ou pela denúncia, assim estavam os israelitas das tribos do Norte e do Sul.
2.2. Miquéias denunciou a Idolatria
A disseminação da idolatria era real nos dias do profeta Miquéias (Mq 1.7). Neste livro é perceptível que a idolatria havia chegado a tal ponto que estavam a oferecer o filho primogênito como sacrifício para pagar os seus pecados e as suas maldades (Mq 6.7), como uma demonstração de completa aberração, haja vista que a Lei de Moisés condenava tal prática sob pena de morte (Lv 18.21; 20.2-5). O ritmo dos textos proféticos de Miquéias serve como demarcação de que o povo estava disposto a oferecer até mesmo os seus primogênitos, menos o essencial: uma apropriada compunção e uma correta transformação de vida (Rm 12.1,2). Ou seja, o povo estava disposto a manter e aprofundar ainda mais o falso culto para ser aceito por Deus, quando, na verdade, deveria demonstrar arrependimento com atitudes que provavam uma vida transformada. O grande aprendizado para os alunos aqui, é que Deus não deseja um louvor com gritos e lágrimas, se no dia-a-dia, o crente não tem atitudes de servo.
"1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.", Romanos 12.1,2
No verso 1 fala que o nosso corpo deve ser para sacrifício vivo em culto a Deus, ou seja, o nosso corpo deve demonstrar nossa adoração ao Senhor.
No verso 2 fala que não devemos ser parecidos em nada com o mundo, mas estar em constante transformação.
3 MIOUÉIAS CONTEMPORÂNEO DO PROFETA ISAÍAS
Miquéias foi contemporâneo do ilustre profeta Isaías, mas isso não diminuiu a relevância ou o impacto da sua mensagem. O Bispo Abner Ferreira, (IBE - Instituto Bíblico Ebenézer, Profetas Menores, p.87) menciona que alguns teólogos dizem que Miquéias foi discípulo de Isaías, e cita a semelhança entre Miquéias 4.1-5 e Isaías 2.1-4.
3.1. Uma chamada ao arrependimento
A falta de uma verdadeira e correta adoração faz o profeta Miquéias denunciar os poderosos de seu tempo que oprimiam os humildes (Mq 3.3,4). O profeta trata do julgamento de Deus sobre os líderes corrompidos e impiedosos (Mq 3.5). Diante disso, ele os exorta a se arrependerem e se humilharem diante de Deus (Mq 3.8-12). Reparem que o profeta Miquéias não se furta em dizer a verdade, mas as diz com palavras duras e assertivas (Mq 6.1-16). Não há dúvidas de que Miquéias estava exortando o povo por não exibir os princípios estabelecidos por Deus e não mais obedecer às Suas Leis (Mq 6.2). Fica claro nas palavras do profeta Miquéias que a repreensão era contra os líderes religiosos e contra todo o povo, veja essa passagem contra os líderes:
"Assim diz o Senhor contra os profetas que fazem errar o meu povo, que mordem com os seus dentes e clamam: Paz! Mas contra aquele que nada lhes mete na boca preparam guerra.", Miquéias 3.5
Aqui o Senhor fala contra os profetas que tinham a responsabilidade de orientar o povo, mas faziam o povo errar.
Veja essa outra profecia contra o povo:
"2 Ouvi, montes, a contenda do Senhor, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o Senhor tem uma contenda com o seu povo e com Israel entrará em juízo.
3 Ó povo meu! Que te tenho feito? E em que te enfadei? Testifica contra mim.", Miquéias 6.1,3
Aqui a Palavra vai direto contra o povo, pois deveriam ter atentado em tudo quanto o Senhor já havia feito por eles. Era um povo que não conhecia a própria história.
3.2. A mensagem de Miqueias para hoje
A mensagem do profeta Miqueias é presente e atual. Assim como a omissão do povo de Samaria e Judá, temos responsabilidade por nossas ações. Aprendemos, através das profecias do profeta Miquéias, que toda a ação ou omissão humana traz em si o problema da culpabilidade. Sua palavra é um alerta, para que ninguém se perca. Sua finalidade é que os servos do Senhor vivam uma vida de acordo com os caminhos do Senhor (Mq 7.7). Mera devoção, deposta de integridade e de amor ao próximo, entristece a Deus (Mq 6.6-8). Uma expressão utilizada aqui foi "omissão do povo", isto é, quando o cristão sabe que deve fazer algo e se omite, isso é pecado, veja:
"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.", Tiago 4.17
A proposta neste estudo é que sejamos íntegros e tenhamos o amor ao próximo guardado no nosso coração, para que não venhamos estar trabalhando na igreja, mas com o coração reprovado diante de Deus.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
A primeira metade do século oitavo foi o período de grande prosperidade para Israel e Judá. Jeroboão 11, rei de Israel, o reino do Norte, conseguiu reaver parte do território que havia sido perdido para a Síria e controlou as rotas do comércio, o que trouxe grande prosperidade em forma de impostos de outras nações. Judá, governada por Uzias (783.-742 a.C.), também alcançou prosperidade. Esta situação próspera, contudo, veio a resultar em um ambiente saturado de corrupção e desonestidade na época do profeta Miquéias. A injustiça e a imoralidade tomaram conta dos dois países irmãos, onde os grandes e poderosos cada vez mais se engrandeciam praticando a injustiça e oprimindo os mais fracos (Mq 3.1· 3). Fonte: (GUSSO. A. Renato. Os Profetas Menores: introdução Fundamental e Auxílios para a interpretação. 2020. pp.82,83).
CONCLUSÃO
A mensagem profética de Miquéias veio de encontro às violações socioeconômicas estabelecidas por uma norma tributária com penosos impostos que arrastavam o povo a se submergir em dificuldades, dívidas, perdendo suas posses e ficando a serviço de líderes corrompidos.
Professor(a), para esse encerramento, dê ênfase na sinceridade de coração diante do Senhor e da sociedade, pois era isso que Deus exigia e exige do Seu povo.
- revise os pontos e ideias mais importantes comentados;
- elabore perguntas para os alunos, se houver tempo;
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.
Complementando
A mensagem do profeta Miquéias possui uma crítica e um compromisso social em prol dos povos mais humildes. Ele condena os mais ricos (Mq 2.1,2), os sacerdotes que ensinam por interesse e os chefes do povo que dão sentenças por presentes e até mesmo os "profetas", não escaparam de suas advertências por adivinharem por dinheiro (Mq 3.11).
Eu ensinei que:
A vida de Miquéias é uma história de combate contra todo o descomedimento por parte dos governantes. Desse modo, Miquéias nos confronta em relação ao tipo de cristianismo que estamos vivendo.
Fonte: Revista Betel Conectar
ATENÇÃO: ESTE SUBSÍDIO É GRATUITO PARA OS USUÁRIOS DO CLUBE DA TEOLOGIA
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Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)
Me ajudou muito para transmitir para os JOVENS,e aprendemos que Praticar a justiça, Agir corretamente sem prejudicar os outros,Ser justo nas decisões sejam pequenos ou grandes,Não se resumir em apenas orar.
ResponderExcluirQue bênção, fico alegre em saber que o conteúdo foi útil. Vamos preparar o próximo.
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