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quinta-feira, 13 de março de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR SUBSÍDIO - Lição 11 / 1º Trim 2025


AULA EM ____ DE ______________ DE ______ - LIÇÃO 11

(Revista Editora Betel)

Tema: AGEU, O PROFETA DA RESTAURAÇÃO






Texto de Referência: Ag 2.3 

VERSÍCULO DO DIA
"Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o Senhor", Ag 1.7,8.

VERDADE APLICADA
Ageu exortou os sacerdotes, os líderes políticos e o povo a se voltarem para Deus.
 
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Mostrar que Ageu foi o primeiro profeta pós-cativeiro;
 Revelar que a glória da segunda Casa será maior que a da primeira;
✔ Alertar que a justiça de Deus é ampla e chega a todos nós.
 
MOMENTO DE ORAÇÃO 
Oremos para que o povo entenda a necessidade do retorno e do compromisso com Deus.
 
LEITURA SEMANAL
Seg  Ag 2.8 Toda a riqueza provém do Senhor.
Ter  Ag 1.12 A liderança e o povo entenderam a voz do Senhor.    
Qua 
Ag 1.7 Ageu convoca a todos a refletirem.
Qui  Ag 2.23 A destruição dos inimigos.
Sex  Ag 2.9 A glória da segunda casa é maior do que a da primeira.  
Sáb  
Ag 1.5 Aplicai o vosso coração.

INTRODUÇÃO  
Professor(a), esta lição e as próximas falam dos profetas da reconstrução, aqueles que profetizaram após o cativeiro, pouco antes do período inter-bíblico. Para o entendimento dessa lição, é importantíssimo conhecer o cenário da época.
Ageu significa "festivo" ou "minha festa de gratidão". Veremos nesta lição que este profeta desempenhou sua missão profética nos dias do rei Dario, posteriormente aos setenta anos do Cativeiro Babilônico sofrido pelos judeus, conforme predissera Jeremias (Jr 25.11). De início, é importante ensinar que Ageu profetizou num momento de reconstrução da nação, e fala mais especificamente ao trabalho de reedificação do Templo. Esdras chega a mencionar Ageu em seu livro histórico associando-o à reconstrução do Templo:
"E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia.", Esdras 6.14  
 
Ponto-Chave
""Ageu exortou o povo para que se comprometessem com todo empenho na Obra e Deus movimentaria céus e terra."

1. BIOGRAFIA DO PROFETA AGEU 
O profeta Ageu foi o autor do livro do AT que traz seu nome. Cumpre notar que não há qualquer citação sobre quem foi Ageu além do que é dito em seu livro. O que sabemos é que este profeta foi o primeiro profeta a atuar no pós-exílio babilônico. 

1.1. O primeiro profeta pós-cativeiro
Conforme é possível apurar na Bíblia, entre os doze Profetas Menores, somente três desenvolveram seus ministérios posteriormente ao Cativeiro Babilônico: Ageu, Zacarias e Malaquias. Após os setenta anos de Cativeiro, o rei Ciro, da Pérsia, baixou o decreto que pôs fim ao Exílio de Judá, conforme profetizado pelo profeta Isaías (Is 45.1-13). Podemos ver que, depois do decreto de Ciro, a primeira leva dos judeus regressou da Babilônia para Judá com ouro, prata, outras coisas que foram presenteadas, além dos objetos que Nabucodonosor tinha retirado do Templo para a Babilônia (Ed 1.6-11). É bom entender que após o cativeiro, o povo retorna em três grupos e em datas diferentes.
1. O primeiro grupo sob a responsabilidade de Zorobabel;
2. O segundo grupo sob a responsabilidade de Esdras; e
3. O terceiro grupo sob a responsabilidade de Neemias.
Quando o primeiro grupo chegou, eles restauraram o altar e buscaram reconstruir o Templo, mas houve desânimo, por isso o Senhor precisou usar os Seus profetas Ageu e Zacarias. Veja o problema relatado por Esdras:
"Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em Jerusalém; e cessou até ao ano segundo do reinado de Dario, rei da Pérsia.", Esdras 4.24
Por isso, podemos dizer que o principal objetivo da profecia de Ageu foi de animar o povo de Deus a reconstruir o Templo e o anúncio da futura Graça.

1.2. Destinatários da mensagem
A profecia do profeta Ageu foi direcionada a Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá e a Josué, filho de Jozadaque, que era o sumo sacerdote de Judá depois do Exílio na Babilônia (Ag 1.1). Zorobabel foi o líder responsável pela edificação dos alicerces do Templo (Ed 3.8-10). Ele e Josué foram os responsáveis pelo restabelecimento do Templo e do culto (Ag 1.1,12, 14; 2.4; Zc 3.1,3,6,8,9; 6.11 ). Zorobabel era o responsável pelos assuntos civis da terra de Judá sob a liderança Persa. Já Josué, o sumo sacerdote, tinha a responsabilidade de conduzir os assuntos religiosos. A escolha de Zorobabel para liderar a primeira expedição de judeus no retorno do cativeiro não foi aleatória, pois Zorobabel era da descendência de Davi, como aparece na genealogia de Jesus:
"E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;", Mateus 1.12
Ou seja, se fosse reestabelecido o reinado, Zorobabel seria o rei. E Josué também era da linhagem dos sumos sacerdotes.
Zorobabel e Josué foram destinatários diretos da mensagem do profeta, por serem líderes do povo, e o Senhor queria animar o coração deles para reiniciar a obra do Templo que estava parada, e quando o Senhor deseja reavivar a Sua obra, na maioria das vezes, Ele começa com a liderança:
"Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos.", Ageu 2.4
No entanto, convém salientar que, a mensagem de Ageu não foi somente para a liderança, mas também para todo o povo, veja:
"Então, Ageu, o embaixador do Senhor, falou ao povo, conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor", Ageu 1.13
"Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao resto do povo, dizendo:", Ageu 2.2 (grifo meu)
Deus fala para todos, mas a liderança é essencial, pois se um líder ficar desanimado, seus liderados ficarão também e se ele se animar, conseguirá animar os demais. 

Refletindo
"As referências a Zorobabel nas duas genealogias de Jesus (Mt 11.12,13; Lc 3.27) representam algo significativo no cumprimento da tipologia de Ageu 2.23, na qual Zorobabel serve como protótipo de Jesus, o "anel de selar" escolhido do Senhor.".
Paul Gardner 

2. INICIA-SE A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO 
O profeta Ageu inicia sua profecia apontando que o povo de Judá estava em débito com o Senhor (Ag 1-2,3). Sua mensagem é uma exortação para iniciarem sem demora a reconstrução do Templo, que deveria ser restaurado para a glória de Deus (Ag 1.8). 

2.1. Ageu conclama o povo a sair da inércia 
Embora os judeus tivessem adquirido recursos satisfatórios (Ed 1.6) e contassem com o apoio do rei Dario para começar as obras da reconstrução do Templo, quando a obra foi interrompida devido à oposição dos samaritanos, eles usaram parte dos seus recursos na edificação de suas próprias casas (Ag 1.9). Sem uso de termos evasivos, Ageu diz que, diante disso, eles semeavam pouco; comiam, e não se saciavam; bebiam, mas não se satisfaziam; usavam agasalhos, mas não se aqueciam; recebiam salários em um saco furado. Ageu nos faz entender que as ações do povo foram reprovadas por Deus (Ag 1.1l). Na verdade, o texto de Ageu 1.9, não está afirmando que eles utilizaram parte do recurso que receberam da doação do rei Dario na construção de suas próprias casas, veja:
"Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu lhe assoprei. Por quê? — disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à sua própria casa.", Ageu 1.9
O texto apenas está dizendo que eles só trabalhavam por suas próprias casas e deixaram de lado a casa do Senhor. 
Ainda que Deus não habite em templos feitos por mãos humanas, o templo físico é uma representação da presença de Deus, por isso, deixar ele abandonado, reflete o valor que damos para as coisas de Deus. E no capítulo 1 de Ageu, vemos que as bênçãos relativas ao sustento do povo, estavam associadas ao valor que o povo dava à Casa de Deus.
"E fiz vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, e sobre os animais, e sobre todo o trabalho das mãos.", Ageu 1.11
Note que, depois dessa palavra, o povo se animou a trabalhar:
"E o Senhor levantou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo, e vieram e trabalharam na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus,", Ageu 1.14
No entanto, esse agir do povo, foi por causa do temor, mas o Senhor queria é que eles trabalhassem por um propósito maior, a glória de Deus.

2.2. A glória da segunda Casa
Os judeus contemporâneos de Ageu, posteriormente ao iniciarem à reparação do Templo, tiveram a oportunidade de compreender que aquela reconstrução não proporcionaria a mesma graça, atrativo e vanglória do Templo de Salomão reedificado por Zorobabel, por isso ficaram abatidos, por se darem conta de que o antigo Templo de Salomão extrapolava em muito quanto ao esplendor do Templo reparado por Zorobabel (Ag 2.3-6). Então, para consolá-los, Deus diz pela boca do Profeta Ageu: "A glória desta última casa será maior do que a da primeira [...]", (Ag 2.9). Ageu apontou que o motivo de eles terem parado a obra da Casa de Deus, foi por desanimarem por causa do tamanho daquele empreendimento em comparação com a casa anterior:
"Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada em vossos olhos, comparada com aquela?", Ageu 2.3
Deus mostrou para eles, que o verdadeiro motivo de seu desânimo estava no fato de estarem fazendo um templo pequeno em relação ao anterior. Então o Senhor dá a eles uma promessa, a fim de animá-los:
"7 e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos.
8 Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.
9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.", Ageu 2.7-9 
E só para acrescentar, Deus nunca falou que a glória da "segunda" casa seria maior, mas sim que, a glória "desta última" casa. Então pode-se interpretar que o Senhor estaria se referindo a uma outra casa, uma casa não feita por mãos humanas, mas uma casa feita por Ele mesmo, isto é, a última casa onde Deus quer habitar, o nosso interior, pois somos templos do Senhor.

3. A IMPORTÂNCIA DE UM LÍDER
O profeta Ageu profetizou durante o período de apatia do povo judeu durante o pós-exílico babilônico; sendo usado, no momento apropriado, por Deus como profeta entre Seu povo. Como se vê, Deus o convocou para encorajar os judeus a completarem o trabalho, apesar da oposição dos inimigos. 

3.1. Descendência do Messias
Na profecia de Ageu, há grande esperança de que o Desejado de todas as nações, o descendente de Davi, haveria de apresentar Sua glória e paz ao povo de Deus (Ag 2.7-9). Segundo os estudiosos; naquele tempo, Zorobabel prefigurou o Messias. O Bispo Abner Ferreira (IBE- Instituto Bíblico Ebenézer - Profetas Menores, p.122) nos lembra de que não podemos esquecer que a própria linhagem messiânica passa por ele (Mt 1.12; Lc 3.27). Dessa forma, Jesus é o "Filho de Davi", mas também filho de Zorobabel. A própria reconstrução do Templo empreendida por Zorobabel também aponta para Cristo e Sua Igreja. Quando João Ferreira de Almeida traduziu essa passagem, ele grafou a palavra "Desejado", com um "D" maiúsculo, por entender que se referia àquele que o Senhor havia prometido, o Messias. Em outras traduções, aparece "coisas preciosas", pois se entendeu que a palavra "desejado", estivesse se referindo às coisas preciosas, que Roma doou para Herodes fazer a reforma daquele Templo, e sabemos que os recursos romanos vinham do espólio de guerra das nações. 
Se trocarmos a expressão "Desejado" por "coisas preciosas", então teremos uma interpretação materialista da Palavra do Senhor. 
Mas quando entendemos que Deus prometeu enviar o Desejado, e que Ele seria responsável por trazer a paz de Deus à última casa, então compreendemos que o Desejado é Cristo, que a última casa somos nós, e que a paz de Deus é o Espírito Santo habitando em nós:
"A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.", Ageu 2.9
Entendemos então, que a mensagem de Ageu aponta para a vinda do Messias, e isso fica bem claro na última parte, quando o profeta fala diretamente a Zorobabel fazendo uma tipologia do Senhor Jesus:
"Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, te tomarei, ó Zorobabel, filho de Sealtiel, servo meu, diz o Senhor, e te farei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos.", Ageu 2.23
Anel de Selar, era o anel com que as autoridades faziam a marca para chancelar a assinatura dos decretos e cartas. Assim, Jesus é quem faz a marca em nós, chancelando a assinatura de Deus em nossos corações. 
  
3.2. Nossa prioridade deve ser sempre as coisas de Deus
O livro de Ageu é curto, entretanto apresenta uma mensagem admirável, a de que não podemos nos descuidar das coisas de Deus. O profeta nos ensina que o discípulo de Cristo precisa estar sempre revendo suas prioridades, se estão conforme a vontade de Deus. Ageu reitera que a prosperidade de Judá só viria, após o povo rever as suas prioridades (Ag 1.4-8). O profeta Ageu nos ensina que rever as no~ prioridades pode ser a melhor maneira de sermos abençoados por Deus. Quando colocamos Deus como nossa prioridade, estamos colocando Ele no lugar mais alto da nossa vida (Mt 6.33). Ter Deus como prioridade, é a maior mensagem do livro de Ageu, e reflete diretamente nos dias de hoje, pois a vida de todos está carregada de coisas que fazem os nossos dias virarem uma correria. Muitos crentes hoje, por mais que afirmem ter Deus como sua prioridade, na verdade, não tem. Muitos, quando recebem uma bênção, não vão primeiro agradecer a Deus, ou quando recebem uma notícia desagradável ligam primeiro para o deputado, advogado ou empresário e não vão primeiro a Deus em oração, e quando recebem seus pagamentos não separam primeiro o que é para a obra de Deus. Não basta afirmar com a boca, é preciso demonstrar com atitudes.

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Zacarias foi contemporâneo de Ageu, em Esdras 5.1 está registrado que trabalhou com ele - "Ora, o profeta Ageu e o profeta Zacarias, descendente de Ido, profetizaram aos judeus de Judá e Jerusalém em nome do Deus de Israel". A primeira profecia de Zacarias ocorreu no oitavo mês do segundo e a terceira profecia de Ageu (Zc. 1.1; Ag 2.1 e 2.10). Dois anos e um mês depois, no quarto ano do rei Dario (518 a.C.), quando Ageu parece ter-se desvanecido do quadro, Zacarias ainda recebia e passava aos ouvintes a Palavra do Senhor (Zc 7.1). Nesses dois anos, Zacarias ainda seria Jovem e pode ter sobrevivido a eles por um bom período. [...] Alguns estudiosos acham que Zacarias apoiava ou secundava o ministério de Ageu, mas talvez seja melhor pensar que os dois homens cooperavam um com o outro e se completavam (Esdras 5.1; 6.14). (Normam A. Shields. Conheça os Profetas Menores. Paulo: Editora Press, 2012. pp.185).
Fonte: (PFEIFFER, F. Charles. Comentário Bíblico Moody, vf 1, 2017, p.1476).

CONCLUSÃO
A profecia apresentada por Ageu tem a finalidade de mostrar que a reconstrução do Templo seria mais do que uma edificação física, seria um resgate a identidade daquele povo. Nessa conclusão cabe acrescentar que, em Ageu, Deus faz uma forte alusão à vinda do Messias e de Sua glória que se manifestaria no tempo da Graça.  
  
Complementando
Apreciamos que as profecias de Ageu podem ser dispostas em 4 mensagens: 
• Restauração do Templo (Ag 1.1-15); 
• Maior Potencial da Glória de Deus no segundo Templo (Ag 2.l-9); 
• Deus daria bênçãos futuras ao povo (Ag 2.10-19); 
• Promessa de vitória do povo de Israel sobre as nações.
 
Eu ensinei que: 
Ageu é içado por Deus para animar o povo a restaurar o Templo que havia sido destruído por Nabucodonosor. Chama a atenção que, mesmo esse Templo tendo uma aparência mais humilde quando confrontado ao Templo edificado por Salomão, ainda assim. Deus assegurou que Sua glória "será maior do que a da primeira", (Ag 2.9).

Fonte: Revista Betel Conectar
 
ATENÇÃO: ESTE SUBSÍDIO É GRATUITO PARA OS USUÁRIOS DO CLUBE DA TEOLOGIA
 
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Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

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