A AÇÃO DO
ESPÍRITO SANTO
NA MISSÃO
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Texto de Referência: Jl 2.28
VERSÍCULO DO DIA
"Quanto a mim, este é o meu concerto com eles, diz o SENHOR: o meu
Espirito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca,
não se desviarão da tua boca, nem
da boca da tua posteridade, nem da
boca da posteridade da tua posteridade, diz o SENHOR, desde agora e
para todo o sempre", Is 59.21
VERDADE APLICADA
O Espírito Santo é o principal propulsor e orientador da Obra missionária no mundo.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar o Espírito Santo e o
chamado Missional da Igreja
✓Apresentar o Espírito Santo
como propulsor da Missão;
✓ Mostrar o Pentecostalismo
como retorno à Missão.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que continuemos na
total dependência do Espírito Santo,
a fim de que por Ele sejamos capacitados e fortalecidos.
LEITURA SEMANAL
Seg Lc 24.49 A Igreja precisa do revestimento de poder.
Ter 1Co 12.4 O Espirito Santo nos concede diferentes tipos de dons.
Qua At 2.18 Deus tem derramado do Seu Espírito sobre a Sua Igreja.
Qui Jo 14.16 O Espírito Santo é o outro Consolador.
Sex Jo 15.26 O Espírito procede do Pai e do Filho.
Sáb Jo 16.8 O Espírito Santo é o responsável pela conversão do ímpio.
INTRODUÇÃO
Uma Igreja cheia do Espírito Santo tem no
seu coração o desejo ardente por missões,
isto quer dizer que, nós que somos Templo
e morada do Espírito Santo, devemos de alguma forma, estar comprometidos com o
Ide do Senhor.
Ponto-Chave
"O Espírito Santo é Aquele que impulsiona,
orienta e conduz a Obra missionária. Ele
direcionou a Igreja primitiva e continua a
capacitar e enviar os cristãos para o campo missionário."
1 O ESPÍRITO SANTO E O CHAMADO MISSIONAL DA IGREJA
O Espírito Santo age na Igreja vocacionando, inspirando e impulsionando à
Obra missionária. Uma Igreja cheia do
Espírito Santo é uma Igreja comprometida na Grande Comissão.
1.1. O Espírito Santo
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da
Santíssima Trindade e Sua ação na vida
do crente foi uma promessa predita no
AT pelo profeta Joel e cumprida no Pentecostes (At 2.16-21). O Santo Espírito é, das três Pessoas divinas, o maís misterioso, pois uma de suas funções é
glorificar o Pai e o Filho (Jo 16.14,15).
Ele é denominado tanto como o Espírito de Deus, como o Espírito de Cristo
(Rm 8.9). Simbolicamente é descrito
como fogo, óleo, água, pomba e vento
demonstrando o seu caráter dinâmico
e fluido, o qual não se pode controlar,
mas age de forma misteriosa, revelando a vontade de Deus à humanidade.
1.2. O chamado missional da Igreja
A Igreja é totalmente dependente da
ação do Espírito Santo, de modo que,
a maioria dos estudiosos concordam
que a origem da Igreja se dá no dia de
Pentecostes com a descida do Espírito
(At 2.4). Sobre a origem da Igreja antes
de Pentecostes somente se dá de forma profética e simbólica (Mt 16.18; Jo
20.22). Desta forma, é no Pentecostes
que os crentes em Cristo recebem o Espírito Santo e o Seu poder dinâmico que
transforma os Apóstolos em grandes
pregadores, que manifestam o poder e a
graça de Deus. É o Espírito Santo que faz
com que uma multidão de quase 3000
se convertam ao Evangelho (At 2.41).
Refletindo
"Somente o Espirito Santo pode convencer os homens do seu estado de
miséria. E qual ferramenta Ele utiliza para fazer esta obra? (...) faz isto
através da pregação do Evangelho".
Bispo Primaz Manoel Ferreira
2. O ESPÍRITO SANTO COMO PROPULSOR DA MISSÃO
O poder do Espírito Santo é o que nos capacita na empreitada de fazer missões. A vinda
do Espírito Santo aos discípulos no dia de
Pentecostes, como um som de um vento impetuoso, sendo visualizado por todos, línguas
repartidas como de fogo pousando sobre a
cabeça de cada um naquele local. Houve um
sinal revelador, pois todos foram cheios e começaram a falar em outros idiomas. Este sinal revela-nos que o Espírito Santo nos enche
de poder a fim de que falemos a todos os povos sobre a Mensagem de Cristo (At 1.1-12).
2.1. O Espírito Santo nos reveste de
poder para a Missão
É o Espírito Santo que convence o homem
da justiça, do pecado e do juízo (Jo 16.8).
É Ele que faz com que o ser humano reconheça a Obra de Cristo e o confesse como
Único e Suficiente Salvador (1Co 12.3). E é
Ele que nos dá poder para realizar a Missão.
Sobre o vocábulo poder (do grego, "dynamis"), que Jesus nos prometeu: "E eis que
sobre vós envio a promessa de meu Pai;
ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até
que do alto sejais revestidos de poder", Lc
24.49; significa que Ele nos outorga poder
dinâmico, capacidade para fazer, ousadia,
impeto e força para realização de algo extraordinário.
2.2. Os Dons do Espírito como catalisador da Missão
Ao receber o Espírito Santo, o crente tem a
oportunidade de adentrar na esfera sobrenatural e ser revestido de poder através do
batismo com o Espírito Santo (Mt 3.11). Do
mesmo modo, o Espírito nos concede os
dons espirituais para que venhamos a edificar o Corpo de Cristo (1Co 12.7). Qualquer crente, batizado ou não com o Espírito
Santo, tendo ou não os dons, deve fazer a
Obra de Deus. Mas tanto o batismo com o
Espírito Santo, quanto os dons servem de
catalisadores, ou seja, estimuladores e propulsores da Obra missionária através da
manifestação do extraordinário na vida da
Igreja e para o testemunho da fé.
3. O PENTECOSTALISMO COMO
RETORNO À MISSÃO
O Pentecostalismo foi um movimento
histórico do final do século XIX e início
do século XX que uniu a busca pelo batismo com o Espírito Santo com a Obra
missionária.
3.1. O esfriamento do espírito missionário na História da Igreja
Na História da Igreja, a Idade Média
foi um período marcado pelo obscurantismo, no qual a Igreja Católica
Romana dominou e apostatou da fé.
Neste período, gerou um sentimento
de que a Igreja precisava ser reformada, mas muitos homens de Deus foram
silenciados e mortos, até o advento da Reforma Protestante em 1517 com
Martinho Lutero. Mesmo com os reformadores retornando ao espírito neotestamentário, muitos acreditavam que
quem deveria realizar a evangelização
deveria ser o Estado e não a Igreja.
3.2. O movimento Pentecostal e
Missões
Por muito tempo, o espírito pentecostal
ficou arrefecido, entretanto, devido ao sentimento missionário, muitos cristãos começaram a buscar o dom de variedade de
línguas para pregar o Evangelho aos povos
não alcançados. Logo, com a experiência do
batismo com o Espírito Santo a grande chama missionária incendiou os corações dos
crentes do século XX como consequência
do movimento pentecostal. Infelizmente,
muitas Igrejas evangélicas de origem pentecostal têm esfriado e abandonado a busca
do batismo com o Espírito Santo; rejeitado
a promessa do revestimento de poder como
algo desnecessário para a vida espiritual e
vocacional.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
A origem das Assembleias de Deus
está alicerçada diretamente ao dom
do Espírito Santo e o movimento missionário. COSTA (2019) afirma que Gunnar Vingren conheceu Daniel Berg em
uma reunião de oração e receberam,
através de uma revelação, a ordem
de Deus para serem missionários em
uma terra distante. Eles deveriam ir a
um lugar chamado, Pará. Após a oração, eles foram à biblioteca procurar
um mapa que lhes indicasse a localização dessa cidade. Os dois
suecos chegaram ao Brasil sem dinheiro, sem falar uma palavra em português, confiando apenas na orientação
do Espírito Santo.
Fonte: (COSTA, Sergio Nascimento da.
Igreja: doutrina, história e missão. Rio
de Janeiro: Editora Betel, 2019. p. 92,93).
CONCLUSÃO
No dia de Pentecostes, em Jerusalém, pessoas de 14 nações ouviram sobre as Boas-
-Novas, cada uma em seu idioma nativo.
O cenário daquele momento era de pessoas de perto e de longe sendo alcançadas
pela Mensagem da Salvação. Isso ressalta
a que veio o Espírito Santo para conduzir
a Igreja na tarefa de tornar Cristo conhecido a todos. A Igreja nasceu com o intuito de testemunhar a todos sobre Jesus.
Complementando
O movimento Pentecostal foi uma junção do movimento de santidade iniciado por John Wesley e a busca do dom de
línguas (xenolalía) iniciada na Escola Bíblica Betel, em Topeka, Kansas, Estados
Unidos da América, em janeiro de 1901,
com Charles Fox Parham.
Eu ensinei que:
O Espirito Santo conduz, capacita
e orienta o cristão na Obra missionária.
Fonte: Revista Betel Conectar
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