(Revista Editora Betel)
Tema: A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA MISSÃO

Texto de Referência: Jl 2.28
VERSÍCULO DO DIA
"Quanto a mim, este é o meu concerto com eles, diz o SENHOR: o meu Espirito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca da tua posteridade, nem da boca da posteridade da tua posteridade, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre", Is 59.21
VERDADE APLICADA
O Espírito Santo é o principal propulsor e orientador da Obra missionária no mundo.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar o Espírito Santo e o chamado Missional da Igreja
✓Apresentar o Espírito Santo como propulsor da Missão;
✓ Mostrar o Pentecostalismo como retorno à Missão.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que continuemos na total dependência do Espírito Santo, a fim de que por Ele sejamos capacitados e fortalecidos.
LEITURA SEMANAL
Seg Lc 24.49 A Igreja precisa do revestimento de poder.
Ter 1Co 12.4 O Espirito Santo nos concede diferentes tipos de dons.
Qua At 2.18 Deus tem derramado do Seu Espírito sobre a Sua Igreja.
Qui Jo 14.16 O Espírito Santo é o outro Consolador.
Sex Jo 15.26 O Espírito procede do Pai e do Filho.
Sáb Jo 16.8 O Espírito Santo é o responsável pela conversão do ímpio.
INTRODUÇÃO
Professor(a), essa lição traz conhecimentos importantes sobre a ação do Espírito Santo na missão da Igreja, e nesse subsídio eu apresento comentários com mais conteúdos para enriquecer sua aula.
Uma Igreja cheia do Espírito Santo tem no seu coração o desejo ardente por missões, isto quer dizer que, nós que somos Templo e morada do Espírito Santo, devemos de alguma forma, estar comprometidos com o Ide do Senhor. O Ide é um mandamento que o Senhor Jesus deixou para a Sua Igreja, no entanto, ele não pode ser visto, como apenas mais um mandamento, e sim como o grande mandamento da graça. Jesus tem o ide em Seu coração e para ser uma pessoa segundo o coração de Deus, é preciso ter também a mesma intensão de Cristo no coração, ganhar almas.
Ponto-Chave
"O Espírito Santo é Aquele que impulsiona, orienta e conduz a Obra missionária. Ele direcionou a Igreja primitiva e continua a capacitar e enviar os cristãos para o campo missionário."
1 O ESPÍRITO SANTO E O CHAMADO MISSIONAL DA IGREJA
O Espírito Santo age na Igreja vocacionando, inspirando e impulsionando à Obra missionária. Uma Igreja cheia do Espírito Santo é uma Igreja comprometida na Grande Comissão.
1.1. O Espírito Santo
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e Sua ação na vida do crente foi uma promessa predita no AT pelo profeta Joel e cumprida no Pentecostes (At 2.16-21). O Santo Espírito é, das três Pessoas divinas, o maís misterioso, pois uma de suas funções é glorificar o Pai e o Filho (Jo 16.14,15). Ele é denominado tanto como o Espírito de Deus, como o Espírito de Cristo (Rm 8.9). Simbolicamente é descrito como fogo, óleo, água, pomba e vento demonstrando o seu caráter dinâmico e fluido, o qual não se pode controlar, mas age de forma misteriosa, revelando a vontade de Deus à humanidade. Sendo assim, o Espírito Santo age no interior dos crentes, levando eles a executarem os desígnios do Senhor. A verdade é que se um crente não tem o Espírito Santo em sua vida, então ele até faz parte da igreja local, mas não faz parte da Igreja de Jesus. Quando analisamos a atuação do Espírito Santo na Igreja Primitiva, notamos que Ele direcionava a obra de missões, veja:
"E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.", Atos 16.6
A própria história da evangelização em nosso país, ocorreu pela visão que o Espírito Santo deu a Daniel Berg e Gunnar Vingren, missionários que trouxeram o Movimento Pentecostal para o Brasil, enquanto estavam nos Estados Unidos.
1.2. O chamado missional da Igreja
A Igreja é totalmente dependente da ação do Espírito Santo, de modo que, a maioria dos estudiosos concordam que a origem da Igreja se dá no dia de Pentecostes com a descida do Espírito (At 2.4). Sobre a origem da Igreja antes de Pentecostes somente se dá de forma profética e simbólica (Mt 16.18; Jo 20.22). Desta forma, é no Pentecostes que os crentes em Cristo recebem o Espírito Santo e o Seu poder dinâmico que transforma os Apóstolos em grandes pregadores, que manifestam o poder e a graça de Deus. É o Espírito Santo que faz com que uma multidão de quase 3000 se convertam ao Evangelho (At 2.41). Aqui o comentarista está afirmando corretamente, que a maioria dos autores concorda sobre a origem da Igreja no Pentecostes, porque na verdade, não há um consenso único entre os teólogos, isso porque a Bíblia não define o momento exato da origem da Igreja, alguns falam que foi quando Jesus proferiu o ide, outros falam que foi quando Jesus sobe ao céu, mas, o fato é que foi no Pentecostes que aqueles cento e vinte irmãos, começaram a se assumir como uma comunidade no nome de Jesus, e a anunciar o Evangelho. E outra realidade, é que foi o Espírito Santo quem os impulsionou a isso, porque, tanto no pentecostes, como nas outras ocasiões, foi o Espírito Santo quem inspirou os discípulos a pregarem a Palavra:
"Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,", Atos 4.8
O interessante é que, o mesmo Espírito que impulsionava os discípulos a pregarem, estava agindo nos corações dos ouvintes, e levando eles a se arrependerem:
"E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?", Atos 2.37
Refletindo
"Somente o Espirito Santo pode convencer os homens do seu estado de miséria. E qual ferramenta Ele utiliza para fazer esta obra? (...) faz isto através da pregação do Evangelho".
Bispo Primaz Manoel Ferreira
2. O ESPÍRITO SANTO COMO PROPULSOR DA MISSÃO
O poder do Espírito Santo é o que nos capacita na empreitada de fazer missões. A vinda do Espírito Santo aos discípulos no dia de Pentecostes, como um som de um vento impetuoso, sendo visualizado por todos, línguas repartidas como de fogo pousando sobre a cabeça de cada um naquele local. Houve um sinal revelador, pois todos foram cheios e começaram a falar em outros idiomas. Este sinal revela-nos que o Espírito Santo nos enche de poder a fim de que falemos a todos os povos sobre a Mensagem de Cristo (At 1.1-12).
2.1. O Espírito Santo nos reveste de poder para a Missão
É o Espírito Santo que convence o homem da justiça, do pecado e do juízo (Jo 16.8). É Ele que faz com que o ser humano reconheça a Obra de Cristo e o confesse como Único e Suficiente Salvador (1Co 12.3). E é Ele que nos dá poder para realizar a Missão. Sobre o vocábulo poder (do grego, "dynamis"), que Jesus nos prometeu: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder", Lc 24.49; significa que Ele nos outorga poder
dinâmico, capacidade para fazer, ousadia, impeto e força para realização de algo extraordinário. Professor(a), todos os pronomes relativos "que", utilizados aqui para se referir ao Espírito Santo, estão incorretos, pois o pronome correto para se referir a uma pessoa, é o pronome relativo "quem". Sendo assim, o correto seria: ao invés de "É Ele que faz com que o ser humano reconheça..." escrever "É ele quem faz com que o ser humano reconheça...".
E o poder mencionado neste subtópico, é o poder do Espírito Santo em nossas vidas, que é concedido por meio dos dons, veja:
"Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;", 1 Coríntios 12.8
Dificilmente se alcança outras culturas sem a ação dos dons do Espírito, pois para se pregar a outros povos, não pode ser somente com argumentos, mas com demonstração do poder de Deus:
"E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder;", 1 Coríntios 2.4
Aqui é Paulo falando como ele agiu ao ir pregar aos Coríntios.
2.2. Os Dons do Espírito como catalisador da Missão
Ao receber o Espírito Santo, o crente tem a oportunidade de adentrar na esfera sobrenatural e ser revestido de poder através do batismo com o Espírito Santo (Mt 3.11). Do mesmo modo, o Espírito nos concede os dons espirituais para que venhamos a edificar o Corpo de Cristo (1Co 12.7). Qualquer crente, batizado ou não com o Espírito Santo, tendo ou não os dons, deve fazer a Obra de Deus. Mas tanto o batismo com o Espírito Santo, quanto os dons servem de catalisadores, ou seja, estimuladores e propulsores da Obra missionária através da manifestação do extraordinário na vida da Igreja e para o testemunho da fé.
3. O PENTECOSTALISMO COMO RETORNO À MISSÃO
O Pentecostalismo foi um movimento histórico do final do século XIX e início do século XX que uniu a busca pelo batismo com o Espírito Santo com a Obra missionária.
3.1. O esfriamento do espírito missionário na História da Igreja
Na História da Igreja, a Idade Média foi um período marcado pelo obscurantismo, no qual a Igreja Católica Romana dominou e apostatou da fé. Neste período, gerou um sentimento de que a Igreja precisava ser reformada, mas muitos homens de Deus foram silenciados e mortos, até o advento da Reforma Protestante em 1517 com Martinho Lutero. Mesmo com os reformadores retornando ao espírito neotestamentário, muitos acreditavam que quem deveria realizar a evangelização deveria ser o Estado e não a Igreja. Aqui, o comentarista da lição fez duas afirmações corretíssimas que vale a pena serem destacadas:
1º - Os reformadores não desejavam criar uma nova igreja, mas eles queriam apenas reformar a Igreja Católica que estava fora da visão bíblica, no entanto, esse não era o propósito do Senhor, por isso surgiu diversas igrejas fundamentadas nas diretrizes da reforma, que são os "cinco solas". Diretrizes essas que levavam os cristãos à Palavra de Deus, a Cristo, à graça, a fé e ao Senhor.
2º - Embora Lutero seja o nome mais mencionado da Reforma Protestante, outros reformadores, surgiram antes e depois dele.
Neste subtópico mostra como tanto na Igreja Católica, quanto na Reforma, a atividade de missões estava fria, pois era necessário ainda um reavivamento pentecostal naqueles crentes, porque somente a chama pentecostal pode gerar desejo por missões nos corações dos servos de Cristo.
Obs: os cinco solas da reforma são:
"A salvação se alcança somente através da fé (Sola Fide), somente através da graça de Deus (Sola Gratia), somente através de Cristo (Solus Christus), somente através da Escritura (Sola Scriptura), e a glória é somente para Deus (Soli Deo Gloria)"
3.2. O movimento Pentecostal e Missões
Por muito tempo, o espírito pentecostal ficou arrefecido, entretanto, devido ao sentimento missionário, muitos cristãos começaram a buscar o dom de variedade de línguas para pregar o Evangelho aos povos não alcançados. Logo, com a experiência do batismo com o Espírito Santo a grande chama missionária incendiou os corações dos crentes do século XX como consequência do movimento pentecostal. Infelizmente, muitas Igrejas evangélicas de origem pentecostal têm esfriado e abandonado a busca do batismo com o Espírito Santo; rejeitado a promessa do revestimento de poder como algo desnecessário para a vida espiritual e vocacional. As Assembleias de Deus no Brasil tiveram origem com o movimento Pentecostal vindo dos Estados Unidos, e ao chegar aqui impactou nossa nação, de forma que cresceu mais do que qualquer denominação reformada, e mais do que a Igreja Católica, porém, como o comentarista apontou, esse movimento tem se esfriado em muitas congregações pentecostais, isso se deve por muitos fatores, mas, principalmente pelo advento da internet e a falta de conhecimento, pois muitos dos nossos jovens, adolescentes e novos convertidos, ao invés de frequentarem as aulas dominicais, preferem ficar assistindo vídeos de críticos dos pentecostais. E com isso, ao invés de adoradores na igreja, nós temos hoje "questionadores da igreja". Alguns dos que ainda buscam o Espírito Santo, chegam a questionar se não seria melhor que houvesse uma nova Reforma nas igrejas cristãs.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
A origem das Assembleias de Deus está alicerçada diretamente ao dom do Espírito Santo e o movimento missionário. COSTA (2019) afirma que Gunnar Vingren conheceu Daniel Berg em uma reunião de oração e receberam, através de uma revelação, a ordem de Deus para serem missionários em uma terra distante. Eles deveriam ir a um lugar chamado, Pará. Após a oração, eles foram à biblioteca procurar um mapa que lhes indicasse a localização dessa cidade. Os dois suecos chegaram ao Brasil sem dinheiro, sem falar uma palavra em português, confiando apenas na orientação do Espírito Santo. Fonte: (COSTA, Sergio Nascimento da. Igreja: doutrina, história e missão. Rio de Janeiro: Editora Betel, 2019. p. 92,93).
CONCLUSÃO
No dia de Pentecostes, em Jerusalém, pessoas de 14 nações ouviram sobre as Boas- -Novas, cada uma em seu idioma nativo. O cenário daquele momento era de pessoas de perto e de longe sendo alcançadas pela Mensagem da Salvação. Isso ressalta a que veio o Espírito Santo para conduzir a Igreja na tarefa de tornar Cristo conhecido a todos. A Igreja nasceu com o intuito de testemunhar a todos sobre Jesus.
Complementando
O movimento Pentecostal foi uma junção do movimento de santidade iniciado por John Wesley e a busca do dom de línguas (xenolalía) iniciada na Escola Bíblica Betel, em Topeka, Kansas, Estados Unidos da América, em janeiro de 1901, com Charles Fox Parham.
Eu ensinei que:
O Espirito Santo conduz, capacita e orienta o cristão na Obra missionária.
Fonte: Revista Betel Conectar
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Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)
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