O Grande "Eu Sou": As Declarações
Poderosas de Jesus Cristo
10 de Agosto de 2025
TEXTO ÁUREO
"Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade
vos digo que, antes que Abraão existisse, eu
sou", João 8.58.
VERDADE APLICADA
Jesus Cristo é o Filho de Deus, enviado ao mundo
para oferecer salvação a todos que creem n'Ele.
Além de redimir, Ele também sustenta e supre as
necessidades daqueles que caminham com Ele.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Destacar que Jesus se revelou aos judeus como sendo
maior que Abraão.
- Saber que Jesus estava
seguro de Sua identidade e
missão.
- Identificar nas palavras do
grande Eu Sou oferece uma
visão da Sua divindade.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
JOÃO 6
35. É Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida;
aquele que vem a mim não terá fome; e quem
crê em mim nunca terá sede.
48. Eu sou o pão da vida.
51. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se
alguém comer deste pão, viverá para sempre; e
o pão que eu der é a minha carne, que eu darei
pela vida do mundo.
JOÃO 8
12. Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo:
Eu sou a luz do mundo; quem me segue não
andará em trevas, mas terá a luz da vida.
58. Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade
vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.
JOÃO 11
25. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida;
quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Mt 11.29 Aprendei que mim que sou manso e humilde.
TERÇA | Êx 15.26 Eu sou o Senhor que te sara.
QUARTA | Is 51.12 Eu sou Aquele que vos consola.
QUINTA | Ez 38.13 E saberão que eu sou o Senhor.
SEXTA | Os 13.4 Eu sou o Senhor, teu Deus.
SÁBADO | 1Pe 1.16 Sede santos porque eu sou santo.
HINOS SUGERIDOS: 84, 185, 526
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que o poder e a autoridade do Eu
Sou continuem a operar na Igreja.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, exploraremos as declarações de Jesus Cristo que evidenciam Sua Divindade. Ele é a maior e mais completa revelação de Deus à humanidade. O EU
SOU se fez carne e habitou entre nós, tornando visível o Pai, demonstrando Seu
poder, reconciliando a humanidade com Deus, oferecendo vida em abundância e
consumando o plano da redenção. Através de Suas palavras e obras, Jesus não apenas revelou a essência do Pai, mas também abriu o caminho para a salvação eterna.
PONTO DE PARTIDA – Jesus é a revelação completa de Deus à humanidade.
1- A Divindade de Jesus
O Evangelho de João registra alguns
momentos nos quais Jesus declarou: "Eu Sou" (Jo 4.26; 6.35,48,51;
8.12,18,24,28,58;
10.7,9,11,14;11.25;13.19;
14.6; 15.1,5; 18.5,6,8), o
que aponta para Sua natureza Divina. Dessa forma, o Filho de Deus revela que há nEle a mesma
autoridade e os mesmos
atributos do Pai.
1.1. Jesus revela ser o Messias.
Na conversa com a samaritana,
junto à fonte de Jacó (Jo 4.6), quando ela afirma que sabia que o Messias viria, Jesus Cristo lhe revela que Ele é o
Messias: "Eu Sou" (Jo 4.25). Assim se
apresenta a natureza divina do Filho
de Deus. Então, devemos
continuar em Sua presença,
glorificando Seu santo nome, porque o grande Eu Sou
não tardará a vir nos buscar.
Comentário MacArthur - Gênesis a Apocalipse (2019, p.1345): "Vinte
e três vezes ao todo encontramos o significativo
"EU SOU" do nosso Senhor
mi, em grego) no texto grego desse Evangelho (Jo 4.26;6.20,35,41,48,51;
8.12,18,24,28,58;10.7,9,11,14; 11.25;
13.19; 14.6; 15.1,5;18.5,6,8). Em vários desses versículos, ele combina
o `EU SOU' com sete metáforas que
expressam sua relação de salvação
com o mundo. `EU SOU o pão da
vida0 (6.35,41,48,51); `EU SOU a luz
do mundo' (8.12); `EU SOU a porta das ovelhas' (10.7,9); `EU SOU o
bom pastor' (10.11,14); `EU SOU a
ressurreição e a vida' (11.25); `EU
SOU o caminho, a verdade e a vida'
(14.6); `EU SOU a videira verdadeira' (15.1,5)".
1.2. Jesus se apresenta como "Eu Sou".
Nosso Senhor Jesus fez uso da expressão "Eu Sou"; juntamente com diferentes predicados, em vários momentos
no exercício de Seu Ministério terreno.
Assim, revelou diversos aspectos de Sua
Pessoa, mensagem e ações: o Pão da vida (Jo 6.35), a Luz do mundo (8.12); a
Porta das ovelhas (10.7,9); o Bom Pastor (10.11,14); a Ressurreição e a Vida
(11.25); o Caminho, a Verdade e a Vida
(14.6); a Videira Verdadeira (15.1,5), e
assim por diante. Certa vez, quando Jesus estava conversando com os judeus
sobre Sua missão, eles lhe perguntaram:
"Es tu maior do que o nosso pai Abraão,
que morreu? ; Jo 8.53. A resposta de Jesus os escandalizou: "Em verdade, em
verdade vos digo que, antes que Abraão
existisse, Eu Sou"; Jo 8.58.
ARRINGTON, French &
STRONSTAD ROGER (2009, p.552):
"A palavra grega aqui enfatiza que
Abraão era um ser criado, voltando a João 1.3 pelo uso do mesmo verbo
(traduzido lá pelo verbo "fazer"). Em
contraste, Jesus se refere a si como
"Eu Sou"; ocorrência absoluta deste
título, denotando sua deidade. Esta
expressão se liga com João 8.12-59,
visto que "Eu sou aparece em ambos
os lugares (embora no v.12, "eu sou
não ocorra no sentido absoluto).
João conclui esta seção (v.59) acrescentando a nota que esses "judeus"
pegam pedras para atirar em Jesus.
Eles pretendem apedrejá-lo por blasfêmia, pois consideram "eu sou" referente a deidade. Pessoas acusadas
deste crime capital eram apedrejadas
como castigo"
1.3. Deus se revelou como "Eu Sou".
Deus se revelou ao Seu povo com
diferentes nomes. No Monte Sinai,
quando Moisés perguntou quem falava com ele por meio da sarça ardente
(Êx 3.13), a resposta de Deus foi: "EU
SOU O QUE SOU", Êx 3.14. Essa resposta é a revelação total e completa
da suficiência de Deus em Si mesmo.
"EU SOU O QUE SOU" sugere que
Deus é autoexistente. Ele é o manancial da vida (Sl 90.1-4; 102.25-27; Is
40.28-31; Jo 5.26; Ap. 4.10,11). Deus
ainda disse a Moisés: "Assim dirás aos
filhos de Israel: Eu Sou me enviou a
vós"; Ex 3.14.
Pr. Sergio Costa (Pentateuco - Origem, Promessa & Aliança. Editora Betel. 1 Edição: Fevereiro/2023, p. 86):
"Ao derivar o seu nome do verbo ser no
hebraico "haya"; existe também uma
mensagem que Deus apresenta a Moisés na revelação de Seu nome, Ele existe em si mesmo. Existir em si mesmo
designa que o Deus da Aliança não está
preso a nada, seja nas estruturas locais,
Ele não é uma divindade presa a uma
terra ou algum lugar, como eram os
deuses antigos, que estavam vinculados ao céu, ao mar, à guerra, apesar de
os patriarcas terem levantado altares a
Ele em locais de aparições. Ele também
não está vinculado ao tempo, pois permanece inalterado. Ele "não era'; mas
"É" eternamente; pois é o EU SOU, o
que indica atemporalidade, eternidade
e imutabilidade".
EU ENSINEI QUE:
No Evangelho de João, Jesus declara "Eu
Sou", revelando Sua identidade Divina e,
missão salvadora.
2. Jesus: Pão, Luz e Porta
Neste tópico, veremos três metáforas usadas por Jesus Cristo
para expressar algo em relação a
Si mesmo e aspectos relevantes
de Seu Ministério terreno: Pão,
Luz e Porta.
2.1. O Pão da Vida.
Jesus é o "Pão da
Vida", que veio dar vida aos homens.
Isso significa que Ele alimenta a alma como o pão alimenta o corpo (Jo
6.35,41,48,51). Essa afirmação do Filho de Deus vem posteriormente
ao milagre da multiplicação de pães
e peixes (Jo 6.1-15). Na conversa
com Jesus, os judeus disseram que
seus pais comeram o maná no deserto, diante de Moisés, seu maior
profeta (Jo 6.31). Jesus, mostrando
ser maior que Moisés, disse: "(...)
Moisés não vos deu o pão do céu;
mas meu Pai vos dá o verdadeiro
pão do céu. Porque o pão de Deus
é aquele que desce do céu e dá vida
ao mundo (Jo 6.32-33).
Comentário MacArthur - Gênesis
a Apocalipse (2019, p.1334): "Parece
que a lógica da multidão era que a
alimentação milagrosa de Jesus consistia em um milagre pequeno em
comparação ao que Moisés fizera.
A fim de que eles cressem em Jesus,
precisariam vê-lo alimentar toda a
nação de Israel na mesma escala em
que Deus fizera, enviando o maná e
alimentando a nação inteira de Israel
em suas andanças no deserto durante quarenta anos (Êx 16.11-36). Eles
estavam exigindo que Jesus superasse
Moisés, para que, então eles acreditassem nele. Eles citaram o Salmo 78.24".
2.2. A Luz do Mundo.
Somente um encontro pessoal com o Filho de Deus
pode iluminar nossa vida: "(...) Eu sou
a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida", Jo 8.12. Sabendo que Jesus Cristo
é Luz, o cristão pode brilhar em meio
às trevas deste mundo (Jo 1.5). Quem
serve a Cristo não caminha em trevas
tenebrosas, pois é iluminado pela Sua
luz (Lc 11.33-36).
William Barclay (O NOVO TESTAMENTO Comentado - JOÃO):
"Quando Jesus afirmou que era a luz
do mundo, os escribas e fariseus reagiram com hostilidade. Para eles essa afirmação devia parecer bem mais
surpreendente que para nós. Apareceria como uma afirmação, o que era
correto, por parte de Jesus a respeito
de que era o Messias e, além disso, a
respeito de que cumpriria a tarefa que
só Deus podia levar a cabo. No pensamento e no idioma judeus se associava em forma muito especial a palavra
luz com Deus. "O SENHOR é a minha luz" (Salmo 27.1). "O SENHOR
será a tua luz perpétua" (Isaías 60:19).
"Quando eu, guiado por sua luz, caminhava pelas trevas" (Jó 29.3). "se
morar nas trevas, o SENHOR será a
minha luz" (Miquéias 7.8). Os rabinos
sustentavam que o nome do Messias é
luz. Quando Jesus afirmou que era a
luz do mundo estava fazendo a maior
afirmação que podia pronunciar".
2.3. A Porta das Ovelhas.
O Filho
de Deus é a Porta por onde entram
frescor e vida (Jo 10.7), a porta pela qual podemos passar e encontrar
pastagens (Jo 10.9). Somente por Ele
as ovelhas (os crentes) podem entrar
no aprisco (o Reino de Deus) e receber a Salvação. Com essa convicção,
o Apóstolo Paulo diz que Jesus é o
único Mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5).
Comentário Bíblico Matthew Henry (2003, p.805): "Cristo é a porta; e
que maior segurança a Igreja de Deus
poderia ter do que saber que o Senhor
Jesus está entre ela e todos os seus inimigos? Ele é uma porta aberta para
passar e para comunicar. Aqui estão
instruções claras sobre como entrar
no redil. Devemos entrar por Jesus
Cristo, pois Ele é a porta".
EU ENSINEI QUE:
Quem serve a Cristo não caminha em trevas
tenebrosas, pois é iluminado pela Sua luz.
3. Jesus: A Ressurreição e a
Vida, o Caminho, a Verdade e a Vida, e a Videira
Verdadeira
Neste tópico, vamos refletir sobre
mais alguns predicados que acompanham a afirmação de Jesus Cristo sobre Si mesmo: "Eu sou"; que o
identifica com a natureza de Deus.
Assim, Jesus veio para restaurar e
conceder vida, mediar a relação
entre o ser humano e o Pai Celestial e proporcionar as condições
necessárias para frutificarmos
conforme o propósito divino, para
a glória de Deus.
3.1. A Ressurreição e a Vida.
João
descreve a morte de Lázaro e destaca a dor de Marta pela perda do
irmão: "Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido"; Jo 11.21. Jesus, então, disse a
Marta que Lázaro iria ressuscitar
(Jo 11.23). Talvez Marta não acreditasse que isso seria possível pelo
poder de Jesus, e afirmou que sabia que seu irmão haveria de ressuscitar na ressurreição do último
dia (Jo 11.24). Entretanto, para que
ela reconhecesse o poder do Filho
de Deus, Ele se apresentou como a
Ressurreição e a Vida (Jo 11.25).
Em seguida, o Mestre ressuscitou
Lázaro (Jo 11.43,44).
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (2020, p.1441): "Quando Jesus viu
o choro e a lamentação da família de
Lázaro, também chorou publicamente. Talvez tenha sentido a mesma tristeza que as irmãs de Lázaro sentiram
ou estivesse preocupado com a descrença delas. Seja qual for o caso, Jesus
mostrou que se importa o bastante,
a ponto de chorar conosco quando
estamos tristes. Jesus ressuscitou outras pessoas incluindo a filha de Jairo
(Mt 9.18-26; Mc 5.42-43; Lc 8.40-56)
e o filho de uma viúva em Naim (Lc
7.11-15)".
3.2. O Caminho, a Verdade e a Vida.
Jesus resume Sua missão e identidade
dizendo que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida; ou seja, ninguém vai ao Pai sem que Ele seja o Mediador
(Jo 14.6). Essa afirmativa nos assegura
de que ninguém pode salvar a si mesmo pelos próprios méritos. Somente
Jesus nos dá vida em abundância (Jo
10.10). A verdade que o Filho de Deus
apregoa é o Reino dos Céus (Mt 6.33).
Ele é o caminho seguro que nos leva
ao Pai. Jesus é a verdade que liberta e
salva quem nEle crê.
Bíblia de Estudo Holman (2018,
p.1697): "Só Jesus é capaz de prover
acesso a Deus, porque só Ele pagou a
pena pelos nossos pecados (Is 53.5;
Hb 1.3). Ele é a verdade (Jo 1.14,17;
5.33; 18.37). (...) Todas as reivindicações contrárias são falsas. Só Ele é
a vida (1.4) e tem vida em si mesmo
(5.16). Portanto, Ele pode dar vida
eterna a todos que creem nele (3.16).
Jesus é a verdade e vida, e é o único e
exclusivo caminho da salvação".
3.3. A Videira Verdadeira.
O crente
só pode ter uma vida frutífera se
estiver unido à Videira Verdadeira, que é Cristo, pois sem Ele nada
podemos fazer (Jo 15.1,4). Quando estamos unidos a Cristo, damos
muitos frutos; afinal, todo discípulo
é chamado por Jesus para dar bons
frutos (Mt 7.17-20). O bom fruto é
produzido pelo Espírito Santo (Gl 5.22,23).
ARRINGTON, French &
STRONSTAD ROGER. (2009, p.586):
"Devemos examinar a apresentação
da Igreja feita por João. Na alegoria
da videira acham-se informações
bastante surpreendentes, exatas ao
ensino deste Evangelho e seu contexto. O AT usa a imagem do vinhedo
como símbolo de Israel. Em outras
palavras, esta metáfora em muitos
contextos representa o povo de Deus. Contudo em geral esta imagem está
relacionada com contextos de julgamento. Jesus é o tronco, o Pai é o
Jardineiro, e os crentes em Jesus são
os ramos.
EU ENSINEI QUE:
O crente só pode ter uma vida frutífera se
estiver unido à Videira Verdadeira, que é
Cristo.
CONCLUSÃO
Devemos permanecer em Cristo. Ao enfatizar as declarações de Jesus como
o "Eu sou'; a lição de hoje nos exorta a permanecer em Cristo, pois Ele é
suficiente para salvar, sustentar, prover, guardar, restaurar e nos fazer frutíferos ao longo da nossa caminhada cristã até que Ele venha, para a glória
de Deus.
Subsídio / Vídeo
Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)
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