A VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO
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Texto de Referência: Êx 9.16
VERSÍCULO DO DIA
“E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra”, Dt 28.1
VERDADE APLICADA
Deus estabeleceu Israel como um modelo a todas as nações do mundo como um povo regido pela Sua Lei e Seus princípios.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar o significado da Missão no AT;
✔ Apresentar o propósito da Missão de Deus para Israel;
✔ Mostrar que Israel foi abençoado para abençoar.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que o Senhorio do Deus Altíssimo seja conhecido entre todos os povos.
LEITURA SEMANAL
Seg 1Cr 16.24 Proclamem a Glória de Deus a todas as nações.
Ter Sl 83.18 Que todos os povos reconheçam que só o Senhor é o Deus Altíssimo.
Qua Gn 18.18 Abrado foi abençoado para abençoar.
Qui Êx 9.16 O nome do Senhor será conhecido no mundo inteiro.
Sex Êx 16.9 Israel foi constituído como um reino de sacerdotes.
Sáb Dt 7.16 Deus estabeleceu Israel como nação santa.
INTRODUÇÃO
A missão do AT se distingui da missão neotestamentária no “ser” e no “fazer”. Enquanto Israel deveria somente “ser”, a Igreja é chamada para “ser” e “ir” realizar o propósito de Deus na história humana, resgatar o que foi perdido.
Ponto-Chave
“Missão é a ação pela qual Deus utiliza um povo ou individuo em favor do mundo”.
1. ISRAEL, UM POVO COM UMA MISSÃO
Mesmo que diferente do propósito da Igreja, Israel foi estabelecido como a nação pela qual Deus age no mundo no AT.
1.1. A Missão de Israel
Antes de qualquer afirmação, devemos definir o que é Missão: é aquilo que Deus está fazendo em favor do mundo - é o Seu propósito que a longo prazo irá renovar toda a criação, quando Deus fará um novo céu e uma nova terra (2Pe 3.13). E a partir desta afirmação que entra o papel e a Missão de Israel no AT, de ser o instrumento de Deus para a salvação do mundo. Da mesma forma que Israel foi o instrumento de Deus para Sua ação no mundo, no NT é a Igreja que cumpre o propósito salvífico de Deus na história humana.
1.2. Israel foi chamado para SER
Deus estabeleceu o povo de Israel como exemplo para todas as nações do mundo, expressando assim, como Ele deseja que os outros povos fossem, uma comunidade regida pelos Seus princípios e valores estabelecidos na Lei, nos quais Ele habitaria em seu meio. Por este motivo, a Missão de Israel no AT
não está relacionada, primeiramente, em "ir", ou fazer alguma coisa, mas antes em “SER”. Este povo foi chamado Para ser santo, diferente das outras nações e com o propósito e finalidade de expressar a Gloria de Deus ao mundo, povos, tribos e nações (1Cr 16.24).
Refletindo
“Fundamentalmente, nossa missão significa nossa participação comprometida como povo de Deus, mediante o convite e a ordem de Deus, na própria missão de Deus na história do mundo para a redenção da criação de Deus’
Christopher Wright
2. O PROPÓSITO DE ISRAEL
Deus estabeleceu Israel como nação Sua, propriedade particular, nação santa e reino de sacerdotes.
2.1. Israel, nação santa
Partindo do princípio de que, primeiramente, a missão de Israel era “ser” e não “ir” ou “fazer”, devemos entender que o povo de Deus foi chamado a ser um povo santo (Dt 7.6). A santidade em Deus é o atributo que o distingue de as demais divindades do mundo antigo, pois, o Senhor além de ser Santo, exige que Seu povo seja também santo (1Pe 1.16). Este é o primeiro propósito da Missão de Israel no AT: servir a Deus através de uma vida de santidade e separação. A Igreja, como o novo Israel de Deus, deve primeiramente viver em santificação, orientada para Deus e para o Seu agir no mundo.
2.2. Reino de sacerdotes
A função básica de um sacerdote era ministrar as coisas sagradas, o culto e o sacrifício, viver uma vida de devoção e relacionamento com Deus. Do mesmo jeito, Israel deveria apresentar ao mundo a Gloria de Deus, Seu poder e governo justo e piedoso (Sl 83.18). Esta função faz com que todos os povos reconheçam o Senhor como o Único Deus (Dt 6.4). Tal afirmação leva a compreensão de que Deus é Senhor e Criador. Desta forma, todas as criaturas devem obediência a Ele, mas todos aqueles que não reconhecem Sua soberania estão em rebelião, e consequentemente, estão diante de Sua ira e
julgamento.
3. ABENÇOADOS PARA ABENÇOAR
O chamado de Israel não foi para servir a si mesmo, mas sim de servir como testemunho de Deus aos outros povos, tribos e nações.
3.1. O chamado dos patriarcas
Abraão recebeu de Deus uma dupla promessa. A primeira: se tornar uma grande nação (Gn 18.18), de modo que não poderia ser contada a sua descendência, assim como a areia da praia ou como as estrelas do céu (Gn 22.17), A segunda: abençoar todas as nações da terra (Gn 12.3). A intenção de Deus no AT é que toda criação, toda vida e cultura humana possam, por meio de Abraão e de sua descendência, tornar-se novamente algo muito bom. Essa promessa é cumprida em dois tempos, o primeiro na formação do povo de Israel no Egito e na segunda, na vida e ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
3.2. O papel de Israel ante as nações
Foi no Êxodo que Israel se tornou uma nação e no Sinai que Deus estabeleceu as exigências para se viver conforme seus princípios e valores. Deus estabeleceu para o Seu povo que em todas as esferas da vida deveriam ser santos, por isso, estabeleceu leis que regiam a família (Lv 19.3); a adoração (Lv 19.4); o cuidado com os pobres e estrangeiros (Lv 19.9,10); o amor fraternal (Lv 19.18); a fidelidade sexual (Lv 19.20-22), dentre outras leis. Quando Israel foi disperso entre as nações (Jr 29.4), Deus enviou para o interior dos povos pagãos tais princípios como testemunho de Seu caráter Santo, Glória e Majestade.
SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
O significado da Missão no AT se dá a partir de trés conceitos distintos: 1) universalismo, que afirma que o Deus de Israel é o Único Deus e Senhor, Criador e Dominador de toda terra e de todos os povos; 2) incorporação de estrangeiros, de modo que os estrangeiros deveriam adotar as obrigações do grupo, sejam de caráter étnico, social e religioso, ao se tornarem integrantes plenos da comunidade de Israel; e 3) proselitismo, que alcançou seu auge nos tempos de Jesus, onde muitos gentios se converteram ao judaísmo.
Fonte: (GOHEEN, Michael W. A igreja missional na Bíblia. São Paulo, Vida Nova, 2014, p.35,36).
CONCLUSÃO
A Missão de Israel no AT se difere da Igreja no NT; o primeiro foi chamado a “ser”, enquanto que a Igreja, que é o novo povo de Deus, foi chamada para “ser” santa e “ir” ao mundo pregar o Evangelho, anunciando o Reino de Deus na Pessoa de Cristo Jesus.
Complementando
Nem o maior ateu consegue negar que existe uma bênção sobre os descendentes de Abraão, os judeus. Elencamos aqui alguns nomes de judeus que foram excepcionais e transformaram o mundo de alguma forma com suas descobertas: Albert Einstein (físico teórico), desenvolveu a teoria da relatividade transformando toda a compreensão do tempo, espaço e gravidade; Sigmund Freud (Pai da psicanálise) revolucionou a psicologia e a psiquiatria através de suas teorias sobre o inconsciente; Robert Oppenheimer (físico e teórico) diretor do projeto Manhattan e desenvolvedor da bomba atômica, dentre outros judeus.
Eu ensinei que:
O chamado de Israel no AT não foi de “ir” ou “fazer”, mas, antes “ser” um povo santo em meio as nações pagãs, enquanto que a Igreja assume estas duas vocações.
Fonte: Revista Betel Conectar
Subsídio da Lição 2
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