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quinta-feira, 10 de julho de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR SUBSÍDIO - Lição 2 / 2º Trim 2025


AULA EM ____ DE _________ DE _____ - LIÇÃO 2


(Revista Editora Betel)

Tema: A VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO



Texto de Referência: Êx 9.16  

VERSÍCULO DO DIA
“E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra”, Dt 28.1

VERDADE APLICADA 
Deus estabeleceu Israel como um modelo a todas as nações do mundo como um povo regido pela Sua Lei e Seus princípios. 

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar o significado da Missão no AT; 
✔ Apresentar o propósito da Missão de Deus para Israel;
✔ Mostrar que Israel foi abençoado para abençoar.

MOMENTO DE ORAÇÃO  
Oremos para que o Senhorio do Deus Altíssimo seja conhecido entre todos os povos.

LEITURA SEMANAL
Seg 1Cr 16.24 Proclamem a Glória de Deus a todas as nações. 
Ter Sl 83.18  Que todos os povos reconheçam que só o Senhor é o Deus Altíssimo.  
Qua Gn 18.18 Abrado foi abençoado para abençoar.
Qui Êx 9.16 O nome do Senhor será conhecido no mundo inteiro. 
Sex Êx 16.9 Israel foi constituído como um reino de sacerdotes.
Sáb Dt 7.16 Deus estabeleceu Israel como nação santa.

INTRODUÇÃO  

Professor(a), esta lição vai dar ao aluno o entendimento do que é ser referência no mundo e o que é atuar no mundo levando a Palavra. Vamos ver que as duas condições são importantes hoje para que a Igreja cumpra sua missão. Esse subsídio visa acrescentar informações à lição da revista, para enriquecer a aula dominical. 

A missão do AT se distingui da missão neotestamentária no “ser” e no “fazer”. Enquanto Israel deveria somente “ser”, a Igreja é chamada para “ser” e “ir” realizar o propósito de Deus na história humana, resgatar o que foi perdido.
Aqui já podemos ver que a missão da Igreja é mais ampla do que a missão de Israel no Antigo Testamento. E com isso devemos compreender que não basta somente ser, é preciso também fazer, e não basta somente fazer, é preciso também ser. Isto é, pregar o que se vive e viver o que se prega.

Ponto-Chave 
“Missão é a ação pela qual Deus utiliza um povo ou individuo em favor do mundo”.

1. ISRAEL, UM POVO COM UMA MISSÃO
Mesmo que diferente do propósito da Igreja, Israel foi estabelecido como a nação pela qual Deus age no mundo no AT.

1.1. A Missão de Israel
Antes de qualquer afirmação, devemos definir o que é Missão: é aquilo que Deus está fazendo em favor do mundo - é o Seu propósito que a longo prazo irá renovar toda a criação, quando Deus fará um novo céu e uma nova terra (2Pe 3.13). É a partir desta afirmação que entra o papel e a Missão de Israel no AT, de ser o instrumento de Deus para a salvação do mundo. Da mesma forma que Israel foi o instrumento de Deus para Sua ação no mundo, no NT é a Igreja que cumpre o propósito salvífico de Deus na história humana. Vale relembrar ao aluno, que o grande propósito de Deus ao enviar Seu Filho, é trazer o ser humano de novo para perto dEle, pois Deus deseja habitar junto ao ser humano, mas o pecado atrapalha esse propósito, veja o que vai acontecer no final:
"E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.", Apocalipse 21.3
Para que se realize esse propósito, Deus instituiu um povo para ser referência no mundo e depois instituiu uma Igreja para além de ser referência, também anunciar Deus ao mundo. Ou seja, Israel preparou o caminho para que a Igreja agora possa levar a mensagem e apresentar Deus ao mundo. 

1.2. Israel foi chamado para SER
Deus estabeleceu o povo de Israel como exemplo para todas as nações do mundo, expressando assim, como Ele deseja que os outros povos fossem, uma comunidade regida pelos Seus princípios e valores estabelecidos na Lei, nos quais Ele habitaria em seu meio. Por este motivo, a Missão de Israel no AT
não está relacionada, primeiramente, em "ir", ou fazer alguma coisa, mas antes em “SER”. Este povo foi chamado Para ser santo, diferente das outras nações e com o propósito e finalidade de expressar a Glória de Deus ao mundo, povos, tribos e nações (1Cr 16.24). O Senhor sempre faz Sua obra de forma perfeita, por isso, Ele estabelece primeiramente, um povo referencial, para que o mundo observasse nesse povo um diferencial em relação às outras nações. Deus deu a esse povo uma cultura forte, espalhou esse povo pelo mundo, nas duas diásporas que conhecemos (Cativeiro babilônico e a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C.), e mesmo espalhado, o povo judeu não perdeu sua cultura e nem deixou de cumprir seus ritos. Obviamente, Israel não é um povo perfeito, mas foi chamado para "ser" povo de Deus na terra. Até hoje o povo judeu é um povo diferenciado, pois ao longo de sua história, tem se destacado em diversas áreas, com contribuições significativas para a cultura, ciência, filosofia e religião mundial. Suas realizações abrangem desde figuras bíblicas até pensadores, cientistas e artistas que moldaram o mundo moderno.
Convém informar também que, Deus em nenhum momento ordenou que Israel fosse ao nundo anunciar a salvação, apenas falou que eles expressariam a Sua Glória:
"Contai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.", 1 Crônicas 16.24  

Refletindo 
“Fundamentalmente, nossa missão significa nossa participação comprometida como povo de Deus, mediante o convite e a ordem de Deus, na própria missão de Deus na história do mundo para a redenção da criação de Deus’
Christopher Wright

2. O PROPÓSITO DE ISRAEL
Deus estabeleceu Israel como nação Sua, propriedade particular, nação santa e reino de sacerdotes.

2.1. Israel, nação santa
Partindo do princípio de que, primeiramente, a missão de Israel era “ser” e não “ir” ou “fazer”, devemos entender que o povo de Deus foi chamado a ser um povo santo (Dt 7.6). A santidade em Deus é o atributo que o distingue de as demais divindades do mundo antigo, pois, o Senhor além de ser Santo, exige que Seu povo seja também santo (1Pe 1.16). Este é o primeiro propósito da Missão de Israel no AT: servir a Deus através de uma vida de santidade e separação. A Igreja, como o novo Israel de Deus, deve primeiramente viver em santificação, orientada para Deus e para o Seu agir no mundo. Tudo o que aconteceu com a nação de Israel no Antigo Testamento, serve para que possamos aprender para os nossos dias, e os conceitos morais que o Senhor exigiu daquela nação também requer de Seu povo hoje, a Igreja. No caso da santidade, Deus exigiu de Israel, veja:
"Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a face da terra.", Deuteronômio 7.6
A santificação que o Senhor exige é a separação do mundo, sem, no entanto, sair do mundo, mas sim, ser um referencial de santificação dentro do mundo. Em Israel havia um rígido código de leis contra a mistura com estrangeiros, seja por casamento ou por associações. E para a Igreja hoje o Senhor requer essa santidade em todas as suas ações:
"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.", 1 Pedro 1.16
Aqui o apóstolo Pedro está fazendo um link com o que foi dito em Levítico 11.44
E o Senhor também requer a santidade como condição para passar a eternidade com Ele:
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;", Hebreus 12.14

2.2. Reino de sacerdotes
A função básica de um sacerdote era ministrar as coisas sagradas, o culto e o sacrifício, viver uma vida de devoção e relacionamento com Deus. Do mesmo jeito, Israel deveria apresentar ao mundo a Gloria de Deus, Seu poder e governo justo e piedoso (Sl 83.18). Esta função faz com que todos os povos reconheçam o Senhor como o Único Deus (Dt 6.4). Tal afirmação leva a compreensão de que Deus é Senhor e Criador. Desta forma, todas as criaturas devem obediência a Ele, mas todos aqueles que não reconhecem Sua soberania estão em rebelião, e consequentemente, estão diante de Sua ira e
julgamento. O sacerdote era, e ainda é, um representante de Deus na terra, por isso, é aquele que ministra as coisas sagradas. Quando alguém de qualquer nação, no tempo do Antigo Testamento, queria servir ao Deus de Israel, deveria ir até lá, se apresentar ao sacerdote e se circuncidar, e assim poderia participar dos ritos sagrados:
"Porém se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a páscoa ao Senhor, seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.", Êxodo 12.48 (grifo meu)
Dessa forma, o povo judeu poderia ministrar as coisas sagradas a todos os povos. Qualquer um que quisesse se aproximar de Deus, teria em Israel essa oportunidade. Hoje a Igreja tem a responsabilidade de exercer esse sacerdócio, sendo responsável por ministrar a todas as pessoas que desejarem se aproximar do Senhor.

3. ABENÇOADOS PARA ABENÇOAR
O chamado de Israel não foi para servir a si mesmo, mas sim de servir como testemunho de Deus aos outros povos, tribos e nações.

3.1. O chamado dos patriarcas
Abraão recebeu de Deus uma dupla promessa. A primeira: se tornar uma grande nação (Gn 18.18), de modo que não poderia ser contada a sua descendência, assim como a areia da praia ou como as estrelas do céu (Gn 22.17), A segunda: abençoar todas as nações da terra (Gn 12.3). A intenção de Deus no AT é que toda criação, toda vida e cultura humana possam, por meio de Abraão e de sua descendência, tornar-se novamente algo muito bom. Essa promessa é cumprida em dois tempos, o primeiro na formação do povo de Israel no Egito e na segunda, na vida e ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A afirmação do comentarista, de que o Senhor desejou que, por meio de Abraão, toda a cultura e vida humana se torna novamente algo muito bom, se refere às qualidades da criação, principalmente o que Ele criou no sexto dia:
"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.", Gênesis 1.31
Por meio de Jesus, o Senhor reconciliou o ser humano e por meio do Espírito Santo, o Senhor o regenera, o habilitando novamente a se aproximar do Senhor, para a posição de onde havia sido expulso no jardim do Éden.
"Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,", Tito 3.5

3.2. O papel de Israel ante as nações
Foi no Êxodo que Israel se tornou uma nação e no Sinai que Deus estabeleceu as exigências para se viver conforme seus princípios e valores. Deus estabeleceu para o Seu povo que em todas as esferas da vida deveriam ser santos, por isso, estabeleceu leis que regiam a família (Lv 19.3); a adoração (Lv 19.4); o cuidado com os pobres e estrangeiros (Lv 19.9,10); o amor fraternal (Lv 19.18); a fidelidade sexual (Lv 19.20-22), dentre outras leis. Quando Israel foi disperso entre as nações (Jr 29.4), Deus enviou para o interior dos povos pagãos tais princípios como testemunho de Seu caráter Santo, Glória e Majestade. A dispersão de Israel entre as nações, mencionada aqui, se refere à primeira diáspora, quando Israel foi disperso para Babilônia e para suas províncias, e nessas províncias o povo judeu agia de acordo com a Palavra de Deus, demonstrando os valores da Lei. Apesar de Israel sempre ter sido muito odiado entre essas nações, ele sempre foi um bom referencial de valores, principalmente os mencionados aqui: fidelidade sexual, amor fraternal e cuidado com os pobres, etc. Israel também é um referencial, até hoje, de trabalho e conhecimento. Podemos ver isso em muitas áreas, principalmente na área de tecnologia militar, onde Israel apresenta um aparato bélico superior aos dos países árabes e grupos terroristas que ameaçam o estado judeu. No último conflito de Israel contra o Hamas, Hezbollah e o Irã, foi um verdadeiro show de tecnologia, inteligência e estratégia, mesmo com a mídia internacional querendo colocar na conta de Israel as mortes na faixa de Gaza, ignorando que os terroristas fizeram suas bases em túneis de baixo de hospitais e escolas e toda vez que Israel atacou esses locais foi feito com aviso prévio.
Deve-se esclarecer o seguinte: alguns dizem que Israel falhou em sua missão, mas a verdade é que Israel fez exatamente aquilo que o Senhor queria que ele fizesse, ser um referencial de Deus no mundo, pois até hoje os códigos de leis no mundo inteiro tem como base a Lei de Moisés, além de muitas outras contribuições científicas. 

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR 
O significado da Missão no AT se dá a partir de trés conceitos distintos: 1) universalismo, que afirma que o Deus de Israel é o Único Deus e Senhor, Criador e Dominador de toda terra e de todos os povos; 2) incorporação de estrangeiros, de modo que os estrangeiros deveriam adotar as obrigações do grupo, sejam de caráter étnico, social e religioso, ao se tornarem integrantes plenos da comunidade de Israel; e 3) proselitismo, que alcançou seu auge nos tempos de Jesus, onde muitos gentios se converteram ao judaísmo.
Fonte: (GOHEEN, Michael W. A igreja missional na Bíblia. São Paulo, Vida Nova, 2014, p.35,36).

CONCLUSÃO
A Missão de Israel no AT se difere da Igreja no NT; o primeiro foi chamado a “ser”, enquanto que a Igreja, que é o novo povo de Deus, foi chamada para “ser” santa e “ir” ao mundo pregar o Evangelho, anunciando o Reino de Deus na Pessoa de Cristo Jesus.
Professor(a), ore com os jovens da sua classe pela nação de Israel, para que haja paz em Jerusalém. E se desejar, siga essas instruções para finalizar: 
- revise os pontos mais importantes comentados; 
- elabore perguntas para o final da aula se der tempo; 
- Anuncie a próxima aula, comentando um ou mais assuntos interessantes que serão tratados.

Complementando
Nem o maior ateu consegue negar que existe uma bênção sobre os descendentes de Abraão, os judeus. Elencamos aqui alguns nomes de judeus que foram excepcionais e transformaram o mundo de alguma forma com suas descobertas: Albert Einstein (físico teórico), desenvolveu a teoria da relatividade transformando toda a compreensão do tempo, espaço e gravidade; Sigmund Freud (Pai da psicanálise) revolucionou a psicologia e a psiquiatria através de suas teorias sobre o inconsciente; Robert Oppenheimer (físico e teórico) diretor do projeto Manhattan e desenvolvedor da bomba atômica, dentre outros judeus.

Eu ensinei que:
O chamado de Israel no AT não foi de “ir” ou “fazer”, mas, antes “ser” um povo santo em meio as nações pagãs, enquanto que a Igreja assume estas duas vocações.

Fonte: Revista Betel Conectar
 
ATENÇÃO: ESTE SUBSÍDIO É GRATUITO PARA OS USUÁRIOS DO CLUBE DA TEOLOGIA
 
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Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

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