INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

segunda-feira, 21 de julho de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 4 / 3º Trim 2025


AULA EM 27 DE JULHO DE 2025 - LIÇÃO 4
(Revista Editora CPAD)
Tema: Uma Igreja cheia do Espírito Santo


 TEXTO ÁUREO

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” (At 4.31).

VERDADE PRÁTICA
Uma igreja cheia do Espírito Santo suporta aflições, ora com poder e ousa no testemunho cristão.

LEITURA DIÁRIA
Segunda — Mt 10.19,23 Suportando as provações
Terça — Ef 5.18,19 Adorando no Espírito
Quarta — At 13.9,10 Autoridade espiritual
Quinta — Rm 8.11,12 Poder sobre o pecado
Sexta — Rm 5.5 Capacidade de amar
Sábado — At 4.31 Orando com poder

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 4.24-31.
24 — E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;
25 — Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs?
26 — Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido.
27 — Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;
28 — Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.
29 — Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
30 — Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
31 — E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

HINOS SUGERIDOS 126, 224 e 387 da Harpa Cristã.

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Professor(a), essa lição fala de um dos maiores problemas da Igreja na atualidade, a falta de perseverança, tanto na oração, como na busca pelo Espírito Santo, como em suportar as aflições, etc. Neste subsídio vou acrescentar várias informações à tua aula, dentre elas, falarei dos fundamentos bíblicos da oração que agrada a Deus e darei também uma ideia geral do que é pregar com ousadia.
Nesta lição, veremos como uma igreja cheia do Espírito Santo se comporta. A partir do capítulo 4.24-31 do livro de Atos dos Apóstolos, encontramos uma das principais marcas que caracterizam a igreja de Jerusalém: a perseverança. Uma igreja perseverante é capacitada para dar testemunho de sua fé mesmo que em meio ao fogo da provação (1Pe 4.12). Essa igreja suporta as provações porque é cheia do Espírito. Por causa do Evangelho, ela renuncia seu próprio bem-estar e não aceita ficar na “zona de conforto”. Na verdade, sem a capacitação do Espírito, o Corpo de Cristo não suporta as provas para cumprir sua missão no mundo. Outra marca uma igreja cheia do Espírito Santo é a sua capacidade de orar com poder e, por isso, impactar o mundo ao seu redor. Essa oração fortalece a igreja, capacita-a a testemunhar de maneira eficaz. Da mesma forma, uma igreja cheia do Espírito Santo é marcada pela ousadia para proclamar o Evangelho com poder. E, por isso, se tornar relevante para o mundo. A igreja de Jerusalém fez a diferença devido à ação do Espírito Santo em seus membros, então a grande característica daqueles cristãos, que verdadeiramente alterou todo o curso da história, foi a perseverança em buscar o Espírito Santo de Deus. Notamos que em todas as ações deles, o Espírito de Deus estava envolvido, capacitando os discípulos. E veja o tipo de oração que eles gostavam de fazer:

"Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;", Atos 4.29

I. UMA IGREJA PERSEVERANTE

1. Suporta o sofrimento. 

Após sua pregação junto à Porta Formosa, Pedro e João são levados presos (At 4.3) e, posteriormente, ameaçados por pregarem o nome de Jesus (At 4.17). Foi dito a eles que não falassem nem ensinassem no nome do Senhor (At 4.18). A ordem era clara, mas os apóstolos estavam dispostos a pagarem o preço de não segui-la. Eles suportariam tudo por amor a Jesus. Agiam com perseverança. Naquele momento a ressurreição do Mestre estava recente, e os religiosos, fariseus, saduceus e sacerdotes, haviam espalhado a notícia de que os discípulos roubaram o corpo do Senhor, mas agora os discípulos apareceram pregando e falando que Jesus de fato ressuscitou, e não só isso, eles também confirmavam com muitos sinais e maravilhas, veja:

"E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.", Atos 3.8

Esse milagre chamou a atenção de todos os que estavam no templo, então Pedro aproveitou a oportunidade e começou a pregar sobre Jesus ressurreto. Se o povo cresse que Jesus estava mesmo ressuscitado, então estaria evidente a mentira dos religiosos sobre o desaparecimento do corpo do Senhor.
Isso só foi possível porque Pedro, que falava por si e pelos demais apóstolos, havia sido cheio do Espírito Santo (At 4.8). O tempo verbal do grego usado no versículo 8 (tendo sido cheio) demonstra que o apóstolo, que já havia sido batizado no Espírito Santo, no Pentecostes (At 2.4), foi revestido novamente do poder do alto. Uma igreja continuamente cheia do Espírito suporta as provas e o sofrimento. Na forma como foi relatado no verso 8, parece que se refere ao Pentecostes, veja:

"Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo e vós, anciãos de Israel,", Atos 4.8

Porém, entendemos pela lição, que a melhor tradução seria:

"Então, Pedro, tendo sido cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo e vós, anciãos de Israel,", Atos 4.8 (grifo meu)

Isso mostra que não se refere ao primeiro batismo, mas que ele foi renovado. Esse revestimento descrito aqui, é o que chamamos de uma renovação espiritual, não significando que Pedro tivesse perdido o Espírito Santo, mas indica que devemos continuamente buscar o renovo do Senhor. Isso é evidente, pois nós estamos diariamente envolvidos com as atividades do mundo, e por isso é sempre necessário termos períodos de oração, tanto em casa como na igreja, para buscar de Deus essa renovação.


ATENÇÃO: 

PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO NO WHATS OU E-MAIL, SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 4,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix, no valor de R$ 3,50 por lição, e deixar agendado o restante do trimestre!
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.