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quarta-feira, 23 de julho de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR JOVENS - Lição 4 / 3º Trim 2025


MISSÕES E O MINISTÉRIO DE CRISTO
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Texto de Referência: Lc 15.1-7  

VERSÍCULO DO DIA
"E, chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida". Lc 15.6

VERDADE APLICADA 
Jesus veio ao mundo para resgatar e salvar todo aquele que estava perdido.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar a universalidade do Ministério de Cristo: 
Apresentar o Reino de Deus como esperança universal; 
✔Mostrar a Paixão de Cristo como evento universal.

MOMENTO DE ORAÇÃO  
Oremos para que tenhamos ousadia ao falar sobre Cristo aos perdidos.

LEITURA SEMANAL
Seg Lc 15.7 Há alegria no céu quando um pecador se arrepende. 
Ter Mc 7.26 Jesus libertou a filha de uma mulher grega.  
Qua Is 52.7 O Reino de Deus são as Boas-Novas.
Qui Mc 1.15 Jesus pregou a proximidade do Reino de Deus. 
Sex Mc 10.45 Jesus deu Sua vida em resgate.
Sáb Rm 8.32 Jesus se ofereceu para a salvação da humanidade.

INTRODUÇÃO  
O universalismo do ministério de Jesus significa que Seu ministério, pregação e morte vicária sempre foi apontado para todos, pois Ele sabia que seria rejeitado por Israel (Jo 1.11,12).

Ponto-Chave
"A mensagem do Reino de Deus pregada por Jesus é universal, não cabendo barreiras sociais, ideológicas, étnicas ou culturais."

1. A UNIVERSALIDADE DO MINISTÉRIO DE CRISTO
Apesar do Ministério de Jesus ser voltado para o resgate das ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 15.24), Seu sacrifício e morte foram além dos limites de Israel, de modo a agregar aos Seus discípulos os gentios de todo mundo.

1.1. A missão de Jesus em resgate aos perdidos
Algumas vezes, os judeus questionaram o porquê de Jesus se relacionar com pecadores (Lc 15.2). Neste ínterim, Jesus responde com três Parábolas tal questionamento: a Parábola da ovelha perdida (Lc 15.4-7); da dracma perdida (Lc 15.8-10); e a do Filho Pródigo (Lc 15.11-32). Todas as parábolas explicam o Ministério de Jesus e sua busca por todos aqueles que são subjugados pelo pecado. Nestas Parábolas, é nítido o cuidado de Deus com as ovelhas que se desprendem do rebanho; a grande alegria ao encontrar
a dracma que se perdeu e o amor do Pai aos filhos perdidos, pelo que estava distante e pelo que estava em casa.

1.2. A missão de Jesus em resgate aos gentios
O Ministério de Jesus não foi direcionado somente para Israel, mas podemos ver alguns eventos em que Jesus se dirigiu a pessoas que não pertenciam ao povo de Israel, como no caso da mulher samaritana (Jo
4.1-42). Apesar de serem povos irmãos, os samaritanos e judeus tinham uma rivalidade acirrada devido às queixas históricas. Outro milagre que abençoou uma pessoa que, neste caso, era gentia, foi a mulher cananeia (Mt 15.21-28), que Marcos chama de grega, de origem siro-fenícia (Mc 7.26). Jesus também curou o servo de um centurião romano (Mt 8.5-13) e libertou um gadareno (Mc 5.1-20), região na Galileia chamada de Decápolis, conhecida por ser habitada por muitos gentios.

Refletindo
"Não é possível estar perto de Deus e não pensar nos perdidos. Eles estão sempre presentes nos pensamentos do Senhor".
Randy Alcorn

2. O REINO DE DEUS COMO ESPERANÇA UNIVERSAL 
Em Seu Ministério terreno, Jesus pregou a mensagem do Reino de Deus. Este governo como profetizado no AT, tanto em Isaias 52.7, quanto em Salmos 93.1, afirmam que o Senhor reina, que todo domínio está em Suas mãos.

2.1. A esperança do Reino de Deus no AT 
O senhorio de Deus é uma mensagem retratada no AT que expressa que o Senhor reina, mas também, se tornará Senhor sobre todo tipo de poder ou autoridade. A mensagem escatológica, que aponta para o fim dos tempos, designa que todos os poderes que se opõem a Deus serão subjugados, e o Senhor implantará um reinado de justiça e paz. O Senhor julgará os povos com aquilo que é correto e direito e exercerá a equidade (Sl 96.10). Este Reino de paz e justiça foi preparado por Deus antes mesmo da fundação do mundo e serve ao propósito missionário das Boas-Novas (Mt 25.34). 

2.2. A mensagem de Jesus sobre o Reino de Deus
Além da mensagem central de Jesus que foi a pregação do Reino de Deus (Мc 1.15) e sua manifestação através da vida e ministério de Cristo, o Reino de Deus é a ação régia do Senhor e um novo relacionamento com o ser humano. Desta forma, está contida na mensagem do Reino de Deus a paternidade divina. É por meio de Jesus que nós passamos a ser filhos de Deus e herdeiros das bênçãos celestiais. Este reinado é universal, e se estende à humanidade de todas as gerações e épocas. Ele também é presente, mas velado, mas também é escatológico, ou seja, tem um caráter futuro, pois Deus reinará plenamente sobre todos. 

3. A PAIXÃO COMO EVENTO UNIVERSAL
O sacrifício de Cristo quebra todas as barreiras étnicas, sociais, raciais, econômicas e culturais, pois é através de Sua morte que somos resgatados e o preço do pecado de toda a humanidade é pago (Cl 1.14). 

3.1. A Paixão de Cristo
A Paixão de Cristo faz referência aos últimos dias do Ministério terreno de Jesus em que foi crucificado pelos romanos. Este termo não se refere somente ao amor pelos pecadores, mas principalmente pelo Seu sofrimento e dor. A mensagem impactante é que a morte sacrificial de Cristo segue o propósito agradável de Deus em moer o Seu Filho Unigênito (Is 53.10). Jesus foi moído, assim como se moi a flor da farinha para se fazer o pão, tudo isso por nos amar. Seu amor quebra as barreiras; sublime amor, que se entrega, não em parte, mas totalmente. Jesus nos amou acima da própria vida. Somos constrangidos por esse amor (2Co 5.14). 

3.2. A extensão do sacrifício de Cristo 
O amor de Deus não busca seus interesses, ele é ágape, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1Co 13.4-7). Desta forma, se o sacrifício de Cristo é a expressão plena do amor de Deus, logo sua extensão está além de qualquer barreira. Ele ama a todos e se entregou por todos, mesmo tendo aqueles que não responderam positivamente ao chamado para o banquete (Mt 22.1-14). Ele veio para dar a Sua vida em resgate de muitos (Mc 10.45). Sua expiação é ilimitada, ou seja, Seu sacrifício é suficiente para salvar qualquer um que reconheça Jesus como Senhor e Salvador (Rm 10.9). 

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
"Antes de subir ao céu, Jesus deu à Igreja a autoridade de Seu nome: 'E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas' (Mc 16.17). A partir de então, os discípulos partiram levando consigo o poder desse nome, que é sobre todo nome (Fp 2.9). Pedro e João tiveram uma grande experiência à porta do Templo, quando disseram ao paralítico: 'Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou: Em nome de Jesus, o Nazareno, levanta-te e anda' (At 3.6). Usemos pois, este poder na principal tarefa da Igreja, a evangelização". Fonte: (FERREIRA, Samuel de Cássio. Revista Betel Dominical, 4o. Trimestre, 1996, Lição 1). 

CONCLUSÃO
A manifestação do Reino de Deus pregado por Jesus está ligada diretamente à pregação do Evangelho. Que possamos assumir a responsabilidade de sermos aqueles a quem Deus quer usar para salvar. 

Complementando 
O livro de Atos 1.8 descreve a explicação necessária a todos os discípulos de Jesus, bem como a relevância do Espírito Santo na jornada cristã, a fim de capacitar no cumprimento da missão: evangelizar o mundo. E começamos a missão sendo testemunha fiel de Cristo, vivendo de acordo com Seus ensinamentos, para que o mundo veja Cristo em nós. 

Eu ensinei que: 
A mensagem de Jesus sobre о Reino de Deus e Sua morte de cruz serve ao propósito universal da Salvação.

Fonte: Revista Betel Conectar

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