VERDADE APLICADA
Perdoar uns aos outros como fomos perdoados por Deus em Cristo é uma das marcas do verdadeiro cristão.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Reconhecer a gravidade de cometer adultério.
- Saber que culpa expõe e condena os próprios acusadores.
- Ressaltar que Jesus advoga ao nosso favor.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
JOÃO 8
4. E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
5. E, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6. Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
7. E, como insistissem, perguntando-lhe endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
10. E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11. E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Jo 8.7 Que não tem pecado atire a primeira pedra.
TERÇA | 1Jo 2.1 Jesus, nosso Advogado junto ao Pai.
QUARTA | Ap 12.10 Satanás nos acusa.
QUINTA | 1Jo 1.7 O Sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.
SEXTA | Ex 20.14 Não adulterarás.
SÁBADO | Pv 6.32,33 O adultério deixa cicatrizes profundas.
HINOS SUGERIDOS: 255, 311, 484
INTRODUÇÃO
Professor(a),
a lição dessa
semana fala
de uma ocasião em que montaram uma armadilha para Jesus, e
neste subsídio deixarei alguns acréscimos, como, por exemplo, os
dados estatísticos da infidelidade conjugal no nosso país.
Hoje,
veremos um exemplo prático da verdade de que Deus enviou Seu Filho
ao mundo para Salvação, não para condenação (Jo 3.17). A Obra da
Redenção não diminui nem ignora a gravidade do pecado e a
necessidade de castigo. Jesus Cristo, porém, levou sobre Si a culpa
dos nossos pecados e, assim, não há condenação para os que vivem
unidos a Ele (Rm 8.1; 2Co 5.21). Uma
das coisas que Jesus sempre deixou claro em seu ministério terreno,
foi de que Ele não veio trazer condenação, veja:
"Porque
Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo,
mas para que o mundo fosse salvo por ele.", João 3.17
A
armadilha colocava Jesus em uma posição em que qualquer resposta o
deixava mal, e no caso, se o Senhor afirmasse que a mulher devesse
ser condenada, Ele estaria anulando o que havia afirmado em João
3.17
1- O
Adultério: Um Pecado com Consequências e Feridas Profundas
O
autor da Carta aos Hebreus nos diz que o adultério é pecado (Hb
13.4). Portanto, quem adultera se opõe à vontade de Deus (Pv 6.32).
No AT, se um homem dormisse com a esposa de outro homem, ambos
deveriam morrer para expurgar o mal de Israel (Dt 22.22). Ainda hoje,
quem comete adultério peca diante dos homens e de Deus.
1.1.
Reconhecendo o adultério.
O
adultério acontece quando um dos cônjuges se envolve em um
relacionamento amoroso extraconjugal. Segundo a Bíblia de Estudo
Plenitude (2009, p. 1184): "É uma relação sexual ilegal. É
incompatível com as leis harmônicas da vida familiar no Reino de
Deus; De acordo com o dicionário
e com o entendimento jurídico, o
adultério é a relação sexual de alguém casado, fora do
casamento, ou de alguém solteiro com alguém casado. Mas convém
acrescentar, para fins de entendimento, que, no meio cristão, também
é condenada a infidelidade conjugal, que é toda prática que quebra
o pacto matrimonial. Pois, de acordo com Jesus, a infidelidade é o
mesmo que adultério:
"Eu
porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar
já em seu coração cometeu adultério com ela", Mateus
5.28
e,
como viola o objetivo original de Deus no casamento, está sob o
julgamento de Deus" João nos diz que o Mestre estava ensinando
no Templo quando foi abordado pelos escribas e fariseus, que lhe
trouxeram uma mulher surpreendida em adultério (Jo 8.2,4). Sendo
assim, aquela mulher estava em condições de ser punida segundo a
Lei de Moisés, no entanto, estava claro diante de todos que a
intenção dos acusadores não era a punição da mulher adúltera,
mas sim, apanhar Jesus em alguma contradição.
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