INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

terça-feira, 26 de agosto de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 9 / 3º Trim 2025


AULA EM 31 DE AGOSTO DE 2025 - LIÇÃO 9

(Revista Editora Betel)

Tema: A Triunidade Divina: O Pai e o Filho em Perfeita Harmonia Eterna  



TEXTO ÁUREO
"E quem me vê a mim vê aquele que me enviou", João 12.45.
   
VERDADE APLICADA
Jesus Cristo é a plena e definitiva revelação do Pai.
  
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Compreender que, em Jesus, Deus manifestou o Seu amor.
- Ressaltar que o Filho e o Pai são Um.
- Identificar no Filho os atributos do Pai.
  
TEXTOS DE REFERÊNCIA

JOÃO 5 
19. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. 
20. Porque o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. 
22. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo. 
23. Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. 
26. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo. 
27. E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.  

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Jo 1.18 Jesus Cristo, o Eterno.
TERÇA | Mt 3.17 Jesus é o Filho de Deus.
QUARTA | Jo 5.18 O Filho e o Pai são iguais.
QUINTA | Lc 22.70 Jesus se declara o Filho de Deus.
SEXTA | 1Jo 5.10 Negar o Filho é negar o Pai.
SÁBADO | Jo 5.30 O Pai enviou o Filho

HINOS SUGERIDOS: 8, 205, 207

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que creiam que Jesus está no Pai e o Pai está em Jesus.

INTRODUÇÃO 
Professor(a), o assunto que será tratado aqui já foi tema de calorosos debates, por isso, é interessante que se aprofunde bem, estou deixando aqui, alguns comentários para enriquecer o conteúdo da aula, como, por exemplo, a lista de algumas vontades do Pai, expressa em Sua Palavra, no subtópico 1.3, e alguns detalhes sobre a crença dos gnósticos acerca de Jesus. 
O Evangelho de João relata fatos que mostram o Deus Pai na vida do Deus Filho (Jo 5.19). O próprio Jesus descreve que ver o Filho era como ver o Pai (Jo 14.9). Paulo escreve que, através do Filho, o Pai visitou o Seu povo (Gl 4.4,5). Nessa perspectiva, Jesus é a revelação plena e definitiva do Pai (Mt 11.27). Já nessa introdução convém explicar o seguinte, o Evangelho de João é o que melhor apresenta Jesus como Deus, como podemos observar já na abertura:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.", João 1.1

Isso se deu pelo fato de João ter enfrentado desde o início o problema das filosofias gnósticas que se infiltravam na Igreja, e afirmavam que o Criador jamais teria contato com sua criação na forma encarnada. Por isso João tem o cuidado de sempre ressaltar as falas de Jesus e dos apóstolos onde sobressai a divindade do Mestre. 

1- O Amor do Pai é visto no Filho
O Filho de Deus possui a mesma natureza e essência de Deus: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna", Jo 3.16. Este versículo admirável aponta para a dimensão do Amor de Deus por nossa vida. Somente por Jesus podemos receber a adoção como filhos de Deus (Gl 3.26). João, em sua primeira carta, diz que o amor do Pai por nós é tão grande que somos chamados de filhos de Deus, e nós somos de fato Seus filhos (1 Jo 3.1). 

1.1. O Filho Unigênito de Deus.
Unigênito ou filho único. O Filho Unigênito de Deus provém de Deus Pai, de Quem tem a mesma natureza (Jo 1.14). O termo aparece algumas vezes nos escritos de João, todas elas relacionadas a Jesus (Jo 1.14,18; 3.16,18; 1 Jo 4.9), e ressalta a Sua divindade. Quando o comentarista menciona "escritos de João", está se referindo ao seu Evangelho, suas cartas e o Apocalipse, embora aqui ele esteja falando apenas do Evangelho e das cartas. No entanto, a realidade é que a divindade de Jesus é expressa em todos os três escritos de João, sendo que no Evangelho e nas cartas, João atesta a divindade de Cristo, e no Apocalipse, o próprio Senhor é quem faz isso:

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.", Apocalipse 22.13

Talvez João tenha sido o apóstolo que melhor entendeu a divindade de Jesus, isso explicaria o seu apego ao Senhor, e quem sabe não foi esse o motivo de Jesus tê-lo preservado para a revelação do Apocalipse? Não há uma resposta para essa pergunta.
O Apóstolo Paulo descreve Cristo como o primogênito de toda a criação (Cl 1.15). Sendo assim, o unigênito aqui não nos conduz à ideia de geração, mas de natureza e caráter. O Unigênito de Deus tem familiaridade única com o Pai. Jesus, como o Filho de Deus, é Eterno (Cl 1.15-17), por isso Isaías O chama de Pai da Eternidade (Is 9.6). Ou seja, afirmar que Jesus é Deus, por ser o Filho de Deus, não é ideia de João, e nem de Paulo, mas desde o Antigo Testamento já era feita essa referência, como, por exemplo, as aparições do "Anjo do Senhor", destacado em diversas passagens do Antigo Testamento, e principalmente na promessa do nascimento do Filho de Deus feita por Isaías:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.", Isaías 9.6

Note que Isaías não somente registra o Messias prometido como "Pai da Eternidade", mas também como "Deus Forte", por isso, os judeus sabiam que o Messias seria de essência divina.


ATENÇÃO: 

PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO NO WHATS OU E-MAIL, SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 4,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix, no valor de R$ 3,50 por lição, e deixar agendado o restante do trimestre!
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.