INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD JOVENS SUBSÍDIO - Lição 11 / 3º Trim 2024


AULA EM 14 DE SETEMBRO DE 2025 - LIÇÃO 11
(Revista Editora CPAD)

Tema: A carne e o Espírito: a luta que existe em nós
 

TEXTO PRINCIPAL 
“Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.” (Gl 5.16).

RESUMO DA LIÇÃO
A quem nos submetemos mostrará se andamos na carne ou no Espírito.

LEITURA DA SEMANA

SEGUNDA — Gl 5.17 Nossa luta interior
TERÇA — Gl 5.23 Não há Lei contra o Fruto do Espírito
QUARTA — Gl 5.24 Quem é de Cristo crucifica a carne
QUINTA — Gl 5.25 Viva e ande no Espírito
SEXTA — Gl 5.26 Cuidado com o orgulho
SÁBADO — Rm 8.14 Se somos filhos de Deus

OBJETIVOS
EXPLICAR o que significa andar em Espírito;
COMPREENDER o perigo das ações da carne;
SABER o que é o Fruto do Espírito.

INTERAÇÃO
[...]

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
[...]

TEXTO BÍBLICO

Gálatas 5.16-23.
16 — Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 — Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.
18 — Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 — Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
20 — idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 — invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
22 — Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 — Contra essas coisas não há lei.


COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO

 Professor(a), estamos tentando melhorar os nossos conteúdos para a Escola Dominical, e aqui estamos iniciando o trabalho com a revista de jovens da CPAD, espero que esse subsídio possa ajudá-lo a preparar a sua aula, bons estudos.

No capítulo 5, Paulo mostra que... 
[...]
O entendimento qui nessa introdução é simples, há uma batalha no interior de cada ser humano, para que ele atenda a um dos seguintes desejos, ou à carne, ou ao Espírito. Acrescento aqui o seguinte: o apóstolo chega a mencionar que nessa luta somos impedidos de fazer o que queremos:
"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.", Gálatas 5.17 (grifo meu)
Ou seja, nessa luta você não consegue tomar decisões mais lógicas e racionais. Por exemplo, se um jovem estuda para um concurso, pela lógica ele sabe que precisa ler, revisar os conteúdos, fazer exercícios, etc., mas pelo Espírito ele sente o desejo de buscar a Deus e pela carne ele sente a preguiça, por isso ele precisará se equilibrar internamente. E a verdade é que ele deve se render ao Espírito, mas não deixar de agir logicamente para poder passar na prova. 

I. ANDANDO NO ESPÍRITO

1. Andai em Espírito. 
Paulo já tratou sobre a importância... 
[...]
Aqui entendemos que a única forma de reprimir as obras da carne é ter intimidade com o Espírito e ter total dependência dele. 
Voltando ao nosso exemplo do jovem que precisa estudar para uma prova: se ele não se render ao Espírito Santo, então ele será levado a agir pela natureza carnal, que o impedirá de estudar corretamente, pois a natureza carnal o levará a produzir as obras da carne e a ociosidade é uma delas, isto é, a preguiça. E antes que alguém afirme que a ociosidade não está na relação de obras da carne que Paulo apresenta, veja melhor a passagem:
"invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.", Gálatas 5.21 (grifo meu)
Ou seja, não só a ociosidade, mas muitas outras coisas não relacionadas aqui, são obras da carne.

2. A luta que existe em nós.
Há uma luta interior constante...
[...]
O erro de alguns jovens é subestimar a natureza carnal, os locais onde os jovens mais se desviam são, na faculdade, nos clubes, academias, no trabalho e na internet. Pois são locais onde eles estão em contato com outros jovens guiados pela carne e por Satanás, e são nesses locais onde o jovem receberá mais convite para satisfazer ainda mais a sua carne. Por isso, a orientação neste subtópico é que as consequências são visíveis, ou seja, é fácil observar quando um jovem não está bem espiritualmente.
Mas a boa notícia, apresentada aqui pelo comentarista é que o fruto do Espírito pode ser produzido na vida de cada jovem, basta andar no Espírito do Senhor.  

II. AÇÕES DA CARNE

1. Prostituição, impureza, lascívia. 
As três primeiras obras...
[...]
A prostituição, impurezas e lascívia são as obras que mais afetam o povo de Deus nestes últimos dias. E a prostituição é a que possui um significado mais abrangente, ela "abarca todas as relações sexuais ilícitas", e das relações sexuais ilícitas, a fornicação é a que mais afeta os jovens. Fornicação entende-se como o sexo antes do casamento, por isso se um jovem está namorando deve se cuidar por causa da fornicação e a melhor forma, senão a única, de fazer isso, é andando em Espírito:
"Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.", Gálatas 5.16
E andar em Espírito aqui significa andar sob a direção, influência e dependência do Espírito Santo de Deus.

2. Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações. 
A idolatria, de acordo com...
[...]
Note que a idolatria e feitiçarias estão na mesma classificação de pecados, e são os que afetam a relação humana com o Criador, onde tanto a idolatria quanto a feitiçaria podem destruir a nossa relação com Deus. Convém notar que a idolatria que compreendemos hoje não é a mesma de quando foi escrito esse texto. Antes se referia ao culto pagão aos deuses, mas hoje, qualquer coisa que tome o lugar de Deus em nossa vida, pode ser considerado como um ídolo. 
Dentro das obras que afetam os relacionamentos entre os indivíduos temos estas: "inimizades, porfias e emulações" sendo que, porfias significa confronto de palavras, discussão intensa, ou seja, o famoso "bate-boca", e emulações significa "disputas", é a competição por tudo, sendo observado mais comumente nas empresas, e eventualmente entre os obreiros nas igrejas.
"Mas eles calaram-se, porque, pelo caminho, tinham disputado entre si qual era o maior.", Marcos 9.34
Se entre os discípulos de Jesus já ocorria isso, imagine hoje. 

3. Iras, pelejas, dissensões e heresias. 
A ira é uma manifestação de fúria...
[...]
Embora a ira seja apresentada aqui como uma obra da carne, existe, no entanto, uma ira que é natural do ser humano e que pode ocorrer diante de uma agressão. Paulo chega a recomendar essa ira da seguinte forma;
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.", Romanos 12.19
Ou seja, Paulo está dizendo que é melhor se irar, do que buscar vingança.
A heresia normalmente vemos como o acréscimo feito à Palavra de Deus, isto é, dizer que a Bíblia afirma alga que não está afirmando. No texto bíblico de Gálatas, Paulo usa uma palavra que também é traduzida por "facções", e o comentarista fecha o subtópico com a seguinte explicação: "A sua tônica é a categorização para a exclusão." isso quer dizer que, quando Paulo escreveu esse texto, "heresias" estava se referindo à exclusão de irmãos, isto é, a formação de facções entre os irmãos, a divisão, os grupinhos, aquilo que em algumas regiões se conhece como a "panelinha", onde um grupo de pessoas se associam informalmente para excluírem os demais. 

4. Invejas, homicídios, bebedices e glutonarias.
A inveja é o desejo de possuir...
[...]
...

III. O FRUTO DO ESPÍRITO

1. Amor, gozo, paz. 
Se Paulo apresenta uma lista daquilo que...
[...]
Nessa parte a lista de Paulo se inicia com a principal característica do fruto do Espírito, que é o amor, inclusive o comentarista informa que ele é "a base para os demais frutos", cometendo um equívoco teológico, pois não são nove frutos, mas um único fruto com nove características. No entanto, a ideia do subtópico é correta em afirmar que o amor é a base para os demais sentimentos que o Espírito produz em nós. Ou seja, se alguém manifestar alegria, mas não tiver o amor gerado pelo fruto do Espírito Santo, então essa alegria é apenas passageira ou falsa.

2. Longanimidade, benignidade, bondade.
Longanimidade é sinônimo de paciência...
[...]
É interessante notar que, o Espírito não produz obras, mas sim sentimentos, nós é que vamos fazer as obras compartilhando esses sentimentos com as pessoas e tomando atitudes coerentes com eles. Por exemplo, se o jovem for paciente, benigno e bondoso, então suas ações seguirão esses sentimentos, ele ajudará as pessoas, fará o bem a todos, essas serão obras resultantes do fruto do Espírito Santo.

3. Fé, mansidão, temperança.
Fé, ou fidelidade em grego é...
[...]
Devido à falta de tempo, não foi possível finalizar todos os subtópicos, na próxima lição retomaremos com a lição completa.

CONCLUSÃO
“Contra essas coisas...
[...]
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar: 
- revise junto com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados; 
- faça as perguntas do questionário, se houver tempo; 
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.
___________________________________ 
Este é um subsídio para professores e alunos, com comentários do pastor Marcos André (em azul) 
Para mais conteúdos de Escola Dominical, acesse o CLUBE DA TEOLOGIA (Blog de estudos). 
Convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp). 
Conheça meu livro “O Maior Milagre de Jesus” Clique aqui.
Conheça meu livro “Livro das Obras Contexto” Clique aqui.

Fonte: Revista CPAD Jovens
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.