INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD JOVENS SUBSÍDIO - Lição 2 / 4º Trim 2024


AULA EM 12 DE OUTUBRO DE 2025 - LIÇÃO 2
(Revista Editora CPAD)

Tema: A mensagem de Jeremias para Judá

 

TEXTO PRINCIPAL 
“Ouvi a palavra do SENHOR, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel.” (Jr 2.4).

RESUMO DA LIÇÃO
Jeremias chama Judá ao arrependimento e alerta sobre a disciplina que receberia como fruto da desobediência e afastamento de Deus.

LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — Dt 32.7-12 Deus santificou Israel
TERÇA — Ez 18.1-32 Deus insiste no arrependimento de seu povo
QUARTA — Pv 3.11,12 A correção de Deus
QUINTA — 2Rs 24.1-20 A desobediência de Judá
SEXTA — Lm 3.25 Deus é bom para os que o buscam
SÁBADO — Lc 15.1-32 O Senhor e o arrependimento de seu povo

OBJETIVOS
APRESENTAR a palavra profética enviada a Judá por intermédio de Jeremias;
EXPLICAR a dura advertência divina a Judá;
DESTACAR o chamado ao arrependimento anunciado por Jeremias.

INTERAÇÃO
[...]
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
[...]

TEXTO BÍBLICO

Jeremias 2.5-13.
5 — Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade e tornando-se levianos?
6 — E não disseram: Onde está o SENHOR, que nos fez subir da terra do Egito? Que nos guiou através do deserto por uma terra de ermos e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava, e na qual não morava homem algum.
7 — E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes os seus frutos e o seu bem; mas, quando nela entrastes, contaminastes a minha terra e da minha herança fizestes uma abominação.
8 — Os sacerdotes não disseram onde está o SENHOR? E os que tratavam da lei não me conheceram, e os pastores prevaricaram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal e andaram após o que é de nenhum proveito.
9 — Portanto, ainda pleitearei convosco, diz o SENHOR; e até com os filhos de vossos filhos pleitearei.
10 — Porquanto, passai às linhas de Quitim e vede; e enviai a Quedar, e atentai bem, e vede se sucedeu coisa semelhante.
11 — Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto não serem deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito.
12 — Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o SENHOR.
13 — Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém as águas.

COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO 
Professor(a), nesta lição, o tema fala de uma realidade que serve para os nossos dias, que é a necessidade de arrependimento, e espero que este material de apoio possa lhe acrescentar conhecimento relevante para uma excelente aula.
Nesta lição, faremos uma análise do foco principal da profecia de Jeremias: o arrependimento. Esse era o fundamento de sua mensagem. Ele alerta a respeito da iminente destruição de Jerusalém pela invasão da Babilônia. A invasão seria uma consequência da desobediência e apostasia do povo.
Para se buscar do povo o arrependimento, Jeremias mostrou a eles que suas afrontas contra Deus teriam consequências devastadoras, o mesmo tipo de mensagem deve ser ensinada aos crentes nos dias atuais. Vamos entrar na mensagem da lição. Devemos zelar pela atualidade das mensagens da Palavra de Deus.

I. A PALAVRA PROFÉTICA ENVIADA A JUDÁ

1. O ministério profético. 
O termo profeta vem do hebraico nabi e do grego prophetes e, conjuntamente, referem-se à...
Existiam no Antigo Testamento, três ofícios que tratavam diretamente com o Senhor e que eram parte da liderança da nação, esses ofícios eram o juiz/rei, o sacerdote e o profeta. O rei era encarregado de comandar a nação, mas para isso ele precisava da unção e direção divina. A unção era dada pelo sacerdote e a direção pelo profeta. O ministério profético no Antigo Testamento era árduo, pois o Senhor fazia o profeta profetizar com a própria vida, veja um exemplo do profeta Ezequiel:
"16 Filho do homem, eis que, de um golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas.
17 Geme em silêncio, não faças luto por mortos; ata o teu turbante, e põe nos pés os teus sapatos, e não cubras os teus lábios, e não comas o pão dos homens.
18 E falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como me foi mandado.", Ezequiel 24.16-18
Neste caso específico, Deus anunciou a Ezequiel que mataria a sua esposa e ordenou que o profeta não chorasse e nem se lamentasse, apenas gemesse em silêncio, tudo isso para transmitir uma mensagem de Deus ao povo. Ser ministro de Deus hoje é fácil, se comparado àquela época.

2. A natureza profética da mensagem de Jeremias.
Como resposta ao chamado divino, Jeremias é visto entregando uma mensagem de...
Devemos entender a profecia de Deus nos dias de hoje, pelo menos de duas formas: como palavra direta pela boca de um profeta ou como a ministração da mensagem bíblica nos púlpitos das igrejas. E como é ensinado aqui neste subtópico, nas duas situações a profecia precisa estar em concordância com a natureza de Deus e com a sua Lei. Quando se fala em "Lei do Senhor" deve-se entender como sendo a Sua Palavra. Sendo assim, toda profecia, seja ela como uma revelação, predição para o futuro ou uma pregação, precisa estar em acordo com a Palavra do Senhor, não podendo jamais contradizer a Bíblia. 

3. Judá, o alvo de Deus. 
Por volta do ano 931 a.C., com a ascensão de Roboão ao reinado, ocorreu a triste divisão de Israel em... 
Após a divisão do Reino em dois, o Reino do Norte se apartou completamente do Senhor, por isso eles foram completamente rejeitados por Deus. Após o rei da Assíria levar o Reino do Norte ao cativeiro, jamais aquele Reino se levantou novamente. 
"17 Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocarem à ira.
18 Portanto o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá.", 2 Reis 17.17,18
O Reino de Judá ficou entre altos e baixos, pois alguns reis que se levantaram eram bons e outros ruins. Porém, o Reino de Judá, mesmo entre altos e baixos, manteve suas tradições e religião, por conta disso ele não foi rejeitado inteiramente pelo Senhor.

SUBSÍDIO I
[...]

II. A DURA ADVERTÊNCIA DIVINA

1. A ira de Deus. 
Desde que foi chamado por Deus, Jeremias esteve ciente de que, se por um lado...
Embora saibamos que a correção do Senhor pode ser dura e suas palavras difíceis de se ouvir, o juízo de Deus é muito melhor do que qualquer outro. Pois na correção do Senhor há crescimento em experiência, aperfeiçoamento da fé e misericórdia, veja o que disse Davi:
"Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.", 2 Samuel 24.14
Essa passagem se refere ao momento em que Davi precisou escolher entre ser punido por Deus ou pelos homens, e ele escolhe a punição de Deus por saber que o Senhor é misericordioso.
Por mais que, às vezes, a correção do Senhor seja dura, precisamos estar em Sua presença.

2. Uma palavra de condenação.
De acordo com os textos dos capítulos 2 e 3 do livro de Jeremias, o profeta recebeu...
[...]

3. As causas da condenação. 
Inicialmente, é preciso afirmar que Deus não tem prazer em fazer...
Vemos aqui, que existe uma série de causas que levaram à destruição de Judá, e a principal delas foi a idolatria, no entanto, é bom acrescentar que existem dois problemas interligados, que levam aos outros problemas, e esses são a falta de conhecimento e o afastamento do Senhor. Esses problemas dos servos de Deus foram apontados pelos profetas Jeremias e Oséias:
"Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.", Jeremias 2.13
Aqui, Jeremias aponta o afastamento de Deus como uma grave maldade. E veja o que Oséias apontou:
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.", Oséias 4.6
A falta de conhecimento e o afastamento de Deus, se tornam a raiz das outras causas, pois a idolatria, a ingratidão e outras causas, ocorrem por causa da falta de conhecimento e afastamento do Senhor.
Sendo assim, devemos combater primeiro a falta de conhecimento e o afastamento de Deus, pois destas vem todas a outras causas. 

III. UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO

1. O que é arrependimento?
O chamado ao arrependimento foi uma das tônicas principais da mensagem de Jeremias, conforme... 
Nota-se que o arrependimento ordenado por Deus, por meio do profeta Jeremias, embora seja uma mudança no interior, parece sugerir alterações no exterior, veja:
"Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião.", Jeremias 3.14
O apóstolo Paulo chega a tratar sobre essa mudança no interior:
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus", Romanos 12.2

2. Arrependimento, o caminho da restauração.
Na prática, arrepender-se é mudar de opinião, de posição e de comportamento. A pessoa arrependida...
Neste subtópico está afirmando que, o arrependimento deve ser confirmado pelas atitudes da pessoa que se arrependeu, isso é, com suas obras:
"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento", Mateus 3.8
É bom esclarecer que, as obras não produzem arrependimento, mas o arrependimento verdadeiro produz obras. Ou seja, a salvação não é por obras, mas sim pela fé, no entanto, as obras comprovam a fé:
"Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.", Tiago 2.18

3. A necessidade permanente de arrependimento. 
O profeta que fez a transição do Antigo Testamento para o Novo foi João Batista. Semelhante a...
A situação da humanidade hoje não é diferente do que era no passado: 
"Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.", Romanos 5.12
Ou seja, a humanidade precisava de arrependimento no tempo de Jeremias, no tempo de João Batista, no tempo de Pedro e de Paulo, e ainda precisa de arrependimento para os dias atuais. Algumas denominações, principalmente as pós-modernas já não pregam contra o pecado e nem explicam sobre a necessidade do arrependimento. Nessas denominações, a liderança deixa a pessoa ir comparecendo aos cultos até se sentir a vontade para se tornar membro, muitas vezes sem uma declaração pública de arrependimento. Com isso, essas denominações vão edificando ministérios frágeis. Que as palavras de Jeremias ecoem nos dias atuais.
"7 No momento em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para arrancar, e para derribar, e para destruir,
8 se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.", Jeremias 18.7,8

SUBSÍDIO III
[...]

CONCLUSÃO
A necessidade da entrega de uma mensagem divina justificava a existência de...
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar: 
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados; 
- faça as perguntas do questionário, se houver tempo; 
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.

ESTANTE DO PROFESSOR
RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

HORA DA REVISÃO
1. Com quem o ofício profético tem início?
O ofício profético tem início com Samuel que, além de ser uma referência, foi também o fundador da chamada escola de profetas.
2. Segundo a lição, qual foi a missão principal de João Batista?
O ofício profético se deu até João Batista, cuja missão principal foi a de realizar a transição deste período para o inaugurado por Cristo.
3. Jeremias era natural de qual cidade?
Anatote.
4. Na ascensão de qual rei ocorreu a divisão de Israel em dois reinos?
Com a ascensão de Roboão ao reinado.
5. A ira de Deus é a manifestação de que?
A ira de Deus é a manifestação de sua repulsa ao pecado e tem como base a sua santidade e justiça.

___________________________________ 
Este é um subsídio para professores e alunos, com comentários do pastor Marcos André (em azul) 
Para mais conteúdos de Escola Dominical, acesse o CLUBE DA TEOLOGIA (Blog de estudos). 
Convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp). 
Conheça meu livro “O Maior Milagre de Jesus” Clique aqui.
Conheça meu livro “Livro das Obras Contexto” Clique aqui.

Fonte: Revista CPAD Jovens
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.